Gustave Le Bon
Compartilhe:
O ex-jogador Romário, candidato a deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro, deve se tornar um dos fenômenos dessa eleição no Estado.
A última pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) apontou o “Baixinho” como o segundo candidato com maior expectativa de votos, atrás apenas do ex-governador Anthony Garotinho (PR).
– A expectativa é que o Romário consiga em torno de 300 mil votos e ainda leve mais dois candidatos do partido à Câmara dos Deputados – festeja o presidente do PSB do Rio, deputado Alexandre Cardoso.
Do Blog Poder Online.
Nota do Blog – E em São Paulo, o comediante "Tiririca" poderá passar dos 500 mil votos, puxando mais gente, pelo PR, à Câmara Federal.
Compartilhe:
O endereço fica no centro da cidade, perto da Central de Abastecimento.
O evento contou com o próprio Carlos, o candidato a senador, Sávio Hackradt (PCdoB), e seu primeiro suplente, o empresário Rútilo Coelho (PDT).
“Estou aqui porque também sou livre e independente, como os mossoroenses, e porque quero fazer um bom governo para Mossoró e o Rio Grande do Norte”, afirmou o candidato.
Foto da Assessoria de Imprensa da Coragem Pra Mudar – Rútilo Coelho, Carlos Eduardo Alves, Sávio Hackradt e o candidato a deputado estadual Gutemberg Dias (PCdoB).
Compartilhe:
Ele teria começado a ver Wilma de Faria (PSB), mais à distância, no retrovisor.
Sondagem interna do Instituto Gama foi-lhe informada nesse sentido.
Compartilhe:
A Convite dos Vereadores de Mossoró/RN, recentemente o Superintendente do Ibama do RN compareceu a Câmara Municipal desta cidade juntamente com outras autoridades para discutir o problema da preservação da fauna em nossa Região.
Vários foram os depoimentos: criadores de galos solicitando igualdade na aplicação da lei, populares reclamando que a Policia Ambiental atua com dois pesos e duas medida; vereadores sugerindo campanhas educativas; formação de comissão; estatística do Ibama mostrando morte de animais como se fosse a coisa mais natural; denúncia de abuso por parte da força militar especializada (Policia ambiental) e maus-tratos dos animais pelo Ibama diante da falta de estrutura em nossa cidade.
Enfim ocorreu uma discussão ampla a respeito do assunto.
Parabéns a Câmara e a sociedade presente na Casa do Povo.
Naquela oportunidade o superintendente do Ibama no RN foi claro, afirmando perante a todos “que não existe possibilidade de um cidadão legalizar a criação de um animal silvestre” e “caso ocorra tal situação estará ele cometendo um crime”, inclusive tal orientação foi dada a uma vereadora ali presente, sendo-lhe sugerido que adotasse um filho em vez de um pássaro, ocasionando transtorno a edil e um clima desconfortável no ambiente.
Tal entendimento está na contramão do direito e contradiz o posicionamento doutrinário dominante e decisões recentes do Judiciário. Na condição de operador das ciências jurídicas, tenho a obrigação de tornar publico a improcedência de tal posicionamento, buscando amenizar o clima de terror que reina naquelas pessoas que cria algum animal de estimação, fazendo-o da seguinte forma:
Precisamente em Caxias do Sul/RS, uma mulher que criava dois papagaios há mais de 11 (onze) anos, foi absolvida da acusação de crime ambiental pela Turma Recursal do Tribunal de Justiça daquele Estado (10.05.10), mesmo estando tais animais naquele Estado incluídos na lista dos ameaçados de extinção, publicada em 2003.
Na primeira instância a mulher tinha sido condenada a prestar serviços à comunidade, pagar multa de um salário mínimo, além de ter as aves apreendidas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).
A relatora do recurso, juíza Laís Ethel Corrêa Pias, acolheu os argumentos da defesa, afirmando que as aves estão na família há mais de uma década e eram bem tratadas, entendendo que deixou de existir crime, não mais subsistindo o delito, pois o tempo em que os animais permaneceram cativos foi suficiente para domesticá-los.
De modo que não são mais considerados silvestres e não mais se adaptam ao meio original. Como se diz na linguagem jurídica: “a magistrada votou pela absolvição da ré" ao considerar que o fato não constitui infração penal (art. 386, inciso III, do Código de Processo Penal), tendo sido acompanhada pelas juízas Ângela Maria Silveira e Cristina Pereira Gonzales integrante daquela turma recursal .
Como se vê, trata-se da mesma infração que gerou toda a polêmica, indicada na Lei 9.605/98 em seu art. 29. Na verdade, como diria o Professor José Oto Santana: “tal decisão nada mais é do que a aplicação da lógica e do bom senso”, pois, jamais poderia o Judiciário endossar a interpretação unilateral e absurda de que “alguém que crie um animal silvestre há décadas esteja cometendo um crime”.
Por tal lógica, o posicionamento indicado pela autoridade do IBAMA do RN publicado naquela audiência publica está “na contramão do direito”, devendo ser revisto, inclusive com a aplicação da figura do “depositário provisório indicado pela lei” aos criadores em tal situação, pois, assim procedendo, certamente não teria ocorrido as mortes anunciadas na estatística do referido instituto (IBAMA).
Enfim, a lei deve ser aplicada e para tanto deve se levar em consideração a analise de caso a caso, pois, duvido muito que a Justiça condene alguém que há décadas crie de forma carinhosa um papagaio, um periquito, um graúna, um macaco, enfim qualquer animal.
Crime certamente será considerado devolver a natureza animais domesticados, já que não são mais considerados silvestres e não mais se adaptam ao meio original, vindo a sucumbir. Discordo daqueles que pensam em contrário.
Por tal lógica jurídica não há crime. Busque o auxilio de um profissional do direito que certamente lhe indicará o remédio jurídico adequado junto à Justiça para continuar criar legalmente seu animal de estimação.
Félix Gomes Neto – Advogado da Associação Criadores Pássaros de Mossoró/RN)
Compartilhe:
À frente de numerosa carreata que cruza os bairros Doze Anos e Boa Vista, próximos ao centro de Mossoró, a candidata natalense a deputado federal, Rosy de Sousa (PV), é anunciada efusivamente por um locutor:
– Ela conhece Mossoró, minha gente!
Sorvendo mais um gole de cerveja, do alpendre do tradiconal "Carlos Bar", um eleitor nativo não perde a chance da piada diante da aberração.
– Solte ela ali no "Buraco do Tatu" pra ver se chega no Centro – brada, em referência a um tradicional trecho do Boa Vista.
Compartilhe:
Internada no Hospital Natal Center, ela não tem podido receber visitas. Porém outra vez demonstra altivez e determinação.
Telefone celular ligado, pessoalmente atende aos amigos e correligionários. Faz questão de dizer que está bem.
Ave, Niná.
Nota do Blog – Com o afastamento compulsório da Câmara de Vereadores, Niná é substituída pelo suplente e ex-vereador Manoel Bezerra de Maria.
Compartilhe:
Cercado por correligionários e assessores, não descola-se do perene bom humor.
Mas por frações de segundos se encrespa, ao admitir que sua candidatura passou a incomodar. Alguns arquitetos da postulação apostavam em tê-lo apenas batendo "esteira".
– Eu vou me eleger, irmão; pode anotar o que estou lhe dizendo – proclamou.
Nota do Blog – Não duvido.
Paulo é um predestinado, com enorme capacidade de luta e na condição de comunicador nato – 24 horas/dia – tem conseguido superar permanentes dificuldades pessoais e políticas.
Ele pode ser a surpresa, ou a novidade, na lista dos oito eleitos à Câmara Federal.
Na coligação formada por PMDB, PR e o seu PV, o nome da irmã da prefeita Micarla de Sousa (PV) é preferencial, além dos virtuais reeleitos Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR). Falta combinar com o povo.
Compartilhe:
Conhaque para aluizista
Passeata e comício efervescentes do líder Aluízio Alves tomam conta de Mossoró.
A paixão messiânica pelo líder leva a massa à sua louvação nas ruas da cidade.
Nesse ínterim, um tradicional ponto de encontro de aliados do adversário Vingt Rosado, o "Bar IP", recebe a inesperada visita de um freguês que não percebe ter pousado no lugar errado.
Lenço verde contornando o pescoço, mãos encaliçadas, botas e esporas empoeiradas, rosto inundado de suor e respiração ofegante, é recebido pelo sisudo João Pinheiro, comandante-em-chefe do lugar.
– Bote aí uma dose de conhaque São João da Barra – pede o cliente, que quer mais combustão para continuar no encalço de Aluízio.
– Não vendo essa bebida e tenho nojo de quem bebe – exorciza Joao Pinheiro, pondo o "adversário" para correr.
Compartilhe:
O Lula do Paço Municipal era outro; que se preparava para ser o exterminador do futuro e ninguém sabia. Só ele e Golbery do Couto e Silva. Nem o cardeal Paulo Arns, conhecedor das conversas do general com o metalúrgico, conseguiu decifrar o LUla daquele tempo. Nem Lula se conhecia.
Como estava dizendo, JK não se interessou pela sorte das eleições de sua sucessão. E esse desinteresse acabou por destruir as aspirações de voltar à Presidência. E desaguou na pior de todas as ditaduras, que fez da de Vargas uma imagem pífia.
A desculpa de que Lott não venceria Jânio nem com o empenho de Juscelino, não procede. Mesmo sendo verdadeira a assertiva.
O problema residia na escolha de um bom candidato. JK sabia da impossibilidade de ganhar com Lott. Mas poderia ganhar com outro. Inclusive fazer uma aliança com a UDN e impedir a candidatura de Jânio, que era mal visto pelos udenistas não-lacerdistas.
Lacerda bancou a chapa janista, na convenção. Teve dificuldade. Se o governo dá uma mãozinha, o candidato seria outro. E outro seria o resultado.
Mas JK queria voltar, em 65, como candidato da oposição. Seria imbatível. E praticamente abandonou a campanha. Ele e Lacerda pagaram com preço da morte política.
Lula faz diferente. Aprendeu com a História. Não quer devassa do seu governo feita por governo adversário. Aposta todas as fichas na eleição de Dilma.
A sorte de Lula, no futuro, fora do seu controle, dependerá de Dilma. Ela não me parece uma pessoa conformada em ser a costela de Adão. Leva jeito de dar rasteira até na serpente. Quando estiver naquela cadeira, nego se segure. A velha e surrada luta da criatura contra o criador.
Se eu estiver errado, também dependerá dela a sorte de Lula. Precisará fazer um excelente governo, sob pena de jogar nele o desgaste de um governo ruim. E aí será o paraíso desmascarado que expulsará Lula para o ocaso em Node, ao oriente do Éden.
Se houvesse bolsa família quando Lula era garoto, em vez de metalúrgico teria sido apenas um cachaceiro de botequim. E o Brasil não teria a era Lula. Essa lição de Laurence Nóbrega é um achado.
Nossa estabilidade social é sustentada na esmola. Um mendigo faz mal a si mesmo. Uma nação mendicante faz mal à humanidade. Nunca sairá da pré-humanidade.
E aceita viver sem educação, sem saúde, sem segurança, sem cultura. As alternativas são desanimadoras. É o passado se oferecendo como opção. Na disputa, não há futuro. É o presente não convicente contra o passado que não convenceu.
Lula aposta no futuro que ele pensa ter edificado matando Getúlio, sepultando Jango e pondo flores no jazigo de Juscelino.
Té mais.
François Silvestre – escritor (Texto originalmente publicado no Novo Jornal, 29 de agosto de 2010)
Compartilhe:
Ontem, enquanto fazia pronunciamento dirigindo duras críticas à gestão verde, inclusive afirmando que a saúde da capital esteve bem melhor quando Carlos Eduardo Alves (PDT) era prefeito, a prefeita ligou para seu líder, Enildo Alves (PSB), e pediu que este fizesse o comunicado a Adão.
O edil do PR teceu críticas até à Mobilidade Urbana, cujo secretário (Renato Fernandes) é do seu partido, o PR.
Adão Eridan, que segundo vídeos de posse de Micarla, vem pedindo votos para Carlos Eduardo no seu reduto, Felipe Camarão, chegou a dizer que a prefeita nem aparecesse no bairro porque era capaz de ser mal recebida e levar até "ovada". Para deleite da oposição.
A prefeita determinou a exoneração de todas as pessoas indicadas por Adão.
Micarla entende que é melhor uma bancada reduzida do que contar com aliados dessa natureza.
Hoje, ela tem um encontro com o presidente do PR, deputado João Maia, para discutir a relação.
Com informações do Blog de Oliveira Wanderley.
Compartilhe:
Estamos exatamente a um mês das eleições de 3 de outubro.
Tempo para arrancada final à vitória ou ao fracaso.
O tudo ou nada.
Estratégias e determinação – além de ações inconfessáveis – são todas despejadas agora em toda sua força.
Realmente a sorte está lançada. "Não há mais pontes atrás do Volga, como diriam os alemães."
Compartilhe:
A decisão do juiz Aurino Lopes Vila, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nega o pedido de liminar do Ministério Público Eleitoral (MPE). O magistrado afirma que não há sanção específica para a denúncia formulada pelos procuradores.
Nota do Blog – Os dois candidatos focam sua atuação na comunidade evangélica potiguar. Ambos pertencem a esse segmento.
Adenúbio está em seu primeiro mandato como vereador em Natal.
Jácome já exerceu outros mandatos como deputado e foi vice-governador na gestão Wilma de Faria (PSB) entre 2003 e 2006.
Compartilhe:
O empossado é o desembargador Vivaldo Otávio Pinheiro. Substituirá ao desembargador Expedito Ferreira.
O desembargador Vivaldo foi eleito para presidir o TRE no dia 5 de julho último, em sessão plenária do Tribunal de Justiça do RN (TJRN). Ficará durante um ano no posto.
O vice-presidente é o desembargador Francisco Saraiva Sobrinho.
O desembargador Vivaldo Pinheiro é natural de São José de Campestre e está na magistratura desde 1982.
Compartilhe:
O presidente Lula (PT) vai estar em Mossoró no próximo dia 11, um sábado.
Horário de chegada e sua programação ainda estão sendo definidos.
Ele cumprirá agenda administrativo-política no Rio Grande do Norte, procedente do Ceará, onde estará na sexta (10).
Na campanha de 2008, Lula também teve presença na campanha eleitoral, realizando comícios em Mossoró e Natal.
Na primeira cidade em favor da candidatura a prefeito da deputada estadual Larissa Rosado (PSB); em Natal, em defesa da postulação da deputada federal Fátima Bezerra (PT).
As duas foram derrotadas, respectivamente, por Fátima Rosado (DEM) – reeleita – e Micarla de Sousa (PV).
Compartilhe:
Programação festiva começa no dia 6 (segunda) com programação diversificada a partir das 19h10 na Praça de Eventos na Avenida Rio Branco.
No dia seguinte (terça, 7) haverá movimentação variada em sua própria programação radiofônica.
Nota do Blog – A Difusora é uma importante escola da radiofonia mossoroense, símbolo de vanguarda, desde os tempos de seus criadores, em que brilharam nomes como Genildo Miranda, Paulo Gutemberg e outros.
Tenho as melhores lembranças de minhas passagens por lá, ao lado de um time sempre envolvido intensamente na tarefa de produzir entretenimento, informação e prestação de serviço, sob o comando de Ângelo Fernandes.
Mas antes disso eu sintonizava Jota Belmont, Givanildo Silva, Paulo José, Paulo Bertrand, Edmilson Lucena, Phabiano Santos, Patrício de Oliveira, Assis Cabral, Coronel Pereira, Ivonete de Paula, Aglair Abreu, Ramildo Oliveira e tantos outros.
Vida longa para a "Velha Senhora".
Compartilhe:
O deputado federal Henrique Alves (PMDB) e o senador Garibaldi Filho (PMDB) passam o dia de hoje no ar.
Como bons bacuraus que são, ambos cumprem agenda política intensa em vários municípios, utilizando um helicóptero para agilizar os deslocamentos.
Eles passam no denominado de “Voo do Bacurau” por Vera Cruz, Bom Jesus, Santo Antônio, Lagoa Danta, São José de Campestre, Japi, São Bento do Trairi, Lagoa de Velhos, Lajes Pintada, Coronel Ezequiel e São Tomé.
Nota do Blog – Os primos e herdeiros políticos do líder Aluízio Alves trabalham com o foco no alcance de um feito importante, para o atual momento da carreira de ambos e seu PMDB: querem o primeiro lugar em votação à Câmara Federal e ao Senado.
A aspiração é mais do que possível.
Compartilhe:
Querem aproveitar ao máximo a presença do presidente Lula no estado. A passagem será fugaz e o aproveitamento de sua fala terá que ser de palanque.
A ideia é usar à exaustão a apologia eleitoral de Lula, de modo a produzir efeito multiplicador em favor de cada um dos candidatos. No geral, eles precisam somar para que possa ocorrer segundo turno.
Lula não será monopólio de Iberê ou Carlos. Ambos são candidatos da base governista federal.
A senadora e candidata ao Governo do Estado, pela oposição, Rosalba Ciarlini (DEM), é a concorrente comum.
Lula é o cartucho decisivo.
Compartilhe:
Atenção, atenção, senhores (as) eleitores do candidato presidencial Eymael (PSDC).
Hoje à noite ele desembarca no Aeroporto de Parnamirim, para cumprir agenda política no Rio Grande do Norte.
O candidato à Presidência da República pelo PSDC, ex-deputado federal José Maria Eymael, chegará às 19h30.
Do aeroporto, Eymael seguirá para encontro com partidários no Hotel Residence. Já no sábado (4), terá café da manhã no mesmo hotel com imprensa e correligionários.
Às 9h dará entrevista coletiva e às 10 horas caminhará pelo bairro do Alecrim.
No Rio Grande do Norte, a principal expressão do PSDC é o advogado e candidato ao Senado Joanilson de Paula Rego.
Compartilhe:
A banda Retrovisor é a atração da noite de hoje no "Oba Restaurante" (Mossoró), localizado próximo ao giradouro do Hotel Thermas (BR-304). Música de boa qualidade e muita gente amiga, com certeza.
O Supermercado Queiroz, situado no bairro Barrocas, foi atingido por um incêndio na madrugada desta sexta (3), cujas causas ainda são desconhecidas. A perícia vai investigar e analisar as causas do incidente. Jair Queiroz, diretor da Rede Queiroz, comunica que, felizmente, os prejuízos foram apenas materiais, e pede aos clientes da unidade que se dirijam a uma das outras lojas da Rede.
O ator Paulo Betti é o protagonista do filme "Lamarca", anunciado pelo Cineclube Mossoró para as 19h30 deste sábado (4), no Hotel VillaOeste em Mossoró. A fita conta a história do capitão do Exército, Carlos Lamarca, que desertou para entrar na luta armada contra o regime militar de 1964.
O Tempero Regina ganhou o titulo de maior marca empresarial de Mossoró, segundo levantamento do certame anual denominado de Top Dez, apresentado formalmente à noite dessa quinta (2), através da TV Cabo Mossoró (TCM), numa iniciativa da Agência Quatro Mídia. O resultado é fruto de pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Consult. Os parabéns do Blog à sua diretoria e empregados. Merecido o êxito.
A Festa do Boi/2010, que esse ano será de 09 a 16 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN, região da Grande Natal, terá duas exposições nacionais: Caprinos Boer e Bovinos Sindi. A exposição terá 6.000 animais, entre caprinos, ovinos, bovinos e equinos. Desse total, 3.000 caprinos e ovinos. As baias, os boxs, os currais e as argolas, como também os estandes comerciais estão 90% vendidos.
No sábado (18 de setembro) haverá mais uma "Reunião dos Parkinsonianos", pessoas que são atingidas pelo Mal de Parkinson. A reunião acontece no 3º sábado de cada mês em Mossoró e dessa feita será às 15h na Loja Maçônica BET-EL, situada a Rua Edmar Francisco Pereira, S/N, Bairro Aeroporto, próximo ao Hospital Tarcisio Maia. O encontro vai contar com a presença de profissionais que atuam com a doença, afetados, familiares e interessados no tema.
Mistura de Raças é a atração musical da antiga Aspetro, hoje Cepe-Mossoró, a partir das 16h do próximo sábado (4). No domingo (5), Nataly em voz e violão a partir do meio-dia.
Uma enxurrada de vírus comprometeu postagens mais atualizadas deste Blog nas últimas horas. O jeito é recorrer a uma lan-house, onde estou agora. São ossos do ofício, mas comuns, infelizmente.
Compartilhe:
Um passado baseado no poder da força, da força ilimitada. É uma ameaça ao Estado Democrático de Direito, por mais que muitos prefiram tratar a questão de forma passional, apenas como um episódio de campanha eleitoral.
Existem sinais claros de que o Estado está sendo aparelhado para intimidar, garrotear e desnudar a vida de qualquer pessoa física ou jurídica. Quem não é aliado, é inimigo.
Esse novo episódio, que envolve Verônica Serra, filha do candidato oposicionista José Serra (PSDB), é nauseante.
Difícil acreditar que tenha sido ato isolado. Porém é pouco provável que as "investigações" cheguem aos verdadeiros mandantes.
Todo brasileiro consciente, o que é uma minoria, precisa estar atento à tamanha violência.
Num país de democracia mais consistente e respeito ao cidadão, o secretário-geral da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, já teria sido demitido.
Toda ditadura é, por si só, imunda e desqualificada moralmente. Tanto faz de esquerda ou direita. Até porque em termos de métodos arbitrários, uma não difere em nada da outra.
Vice-presidente da República do regime Costa e Silva, o civil Pedro Aleixo foi a única voz – no governo – contra o Ato Institucional número 5, o AI-5, que recrudesceu a ditadura.
Em reunião ocorrida no dia 13 de dezembro de 1968, em que era lapidado o texto final do AI-5, sua posição foi questionada por uma autoridade verde-oliva:
– O senhor não confia no presidente, nos generais?
– Confio. O que me preocupa é o soldado da esquina – teria ponderado ele.
Compartilhe:
Isso, na Suécia, país europeu que tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano da Terra.
O parlamento sueco possui 349 deputados. Nenhum tem assessor pessoal. Existem cerca de 30 assessores por legenda.
Mesmo não existindo uma lei específica em relação ao nepotismo, o emprego de parentes é rechaçado. Não há um caso sequer.
Os gabinetes não passam de 22 metros quadrados, os apartamentos parlamentares são de a penas 50 metros quadrados, há concessão de passagens aéreas e de trem aos deputados. Entretanto eles não podem repassar a parentes ou outras pessoas.
Em termos de remuneração, cada parlamentar ganha cerca de R$ 12 mil/mês.
Veja reportagem na íntegra AQUI.
Veja também clicando AQUI.


























