• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 30/04/2013 - 17:29h
CEO

Perguntas que esperam resposta

Tem algum servidor lotado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em Mossoró, que resida fora da cidade?

Essa repartição de saúde pública funciona à Rua Alfredo Fernandes, centro, diante da Praça Bento Praxedes.

Será que existem servidores desse órgão que recebem seus salários sem dar expediente?

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 30/04/2013 - 09:40h
Liso estável

De bem com o Leão (tudo declarado)

Apesar da minha condição de “liso estável” já fiz declaração do Imposto de Renda – com boa antecedência.

Estou melhor do que o ‘colega’ Eike, o Batista. Estável.

Tá tudo declarado: meus sentimentos, minha fé, minha indissociável crença no homem, meus medos (nunca o pânico).

Meus bens. Gente eu lustro, coisas eu uso.

Tudo declarado.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 30/04/2013 - 09:16h
RN Sem Sorte

Promotora cobra ideia em vez da “fulanização”

Por Ana Ximenes (no Twitter)

O cansativo e fútil das pré-campanhas ao governo é que só falam d nomes e personalidades e não d ideias. Não por falta de problemas no Rio Grande do Norte.

Que tal candidato que assinasse plano ‘realista’ de recuperação da saúde pública? Essa política com nome e rosto de pessoa está falida.

Precisamos de ideias, projetos apontando o que fazer e com que ‘$’ fazê-lo.

Nota do Blog – Doutora Ana Ximenes é promotora eleitoral em Mossoró. Vez por outra faz esses desabafos nessa rede de microblogs, o Twitter, além de empreender cruzada em defesa da lei, do cidadão e da cidadania.

Neste Blog temos cobrado, alertamos para a permanente “fulanização” da política, assentada em nomes e no marketing pessoal.

Pobre Rio Grande Sem Sorte.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 30/04/2013 - 08:59h
Força política

Centro de Odontologia resiste à interdição com “arranjos”

O Governo Cláudia Regina (DEM) faz acrobacias para camuflar outra “herança maldita” advinda da gestão de sua antecessora, a ex-prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”. Até aqui, Cláudia tem conseguido certa mágica.

Mas ela não deve sustentar por muito tempo o estado calamitoso do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Essa repartição de saúde pública funciona à Rua Alfredo Fernandes, centro, diante da Praça Bento Praxedes, a conhecida “Praça do Codó”.

O Ceo está em escombros. Sustenta-se em gambiarras, improvisos e na boa vontade de boa parte de seus servidores. Graças a manobras e arranjos de bastidores, com uso de influência política, continua aberto.

Recebeu visita da Covisa no ano de 2011 e depois de uma inspeção detalhada a instrução era clara para reparos, ou seria fechado. Continua aberto. Mais recentemente, o Ceo recebeu novo laudo e determinação de fechamento. Segue aberto.

Foram constatados graves problemas no sistema hidráulico (isto inclui os sanitários que estão interditados há muitos anos, as torneira enferrujadas, pias entupidas etc.). O sistema elétrico é uma ameaça à vida. Simples tomadas comprometem uso de equipamentos delicados, como também as condições precárias das paredes, teto, portas e até as divisórias – corroidas pelo cupim inclusive a sala do diretor.

Passados os 2 (dois) anos da pressão da Covisa, nada avançou. A blindagem da proteção política para evitar desgastes administrativos e eleitoreiros mantém o Ceo em desmanche acentuado.

Houve um prazo adicional para que algo fosse feito até setembro do ano passado, em plena campanha eleitoral. Balela. Outra vez a determinação entrou por um ouvido e saiu pelo o outro do governo Fafá Rosado, que manteve o faz-de-conta.

Na sexta-feira (dia 19.04 .2013) a Covisa em sua teimosia e ineficácia deu mais um ultimato. Ameaçou fazer interdição do imóvel. O que aconteceu? Nada.

Humilhação

Um agravante que passa quase despercebido da sociedade, é o convênio “Brasil Sorridente”, programa voltado  para a população carente. Uma lástima, levado com pouco caso pela prefeitura há considerável tempo, penalizando o povo pobre e sofrido.

A garantia de prótese dentária proporciona melhores condições de saúde e até auto-estima. Assegura até prótese dupla para os beneficiados.

O Ceo disponibiliza equipe com dois protesistas concursados, um laboratório equipado e um quadro de funcionários visto como qualificado e satisfatório à demanda. Até aí, tudo bem.

Mas  infelizmente essa estrutura não funciona a contento. Os protesistas estão em outras funções; os protéticos não constumam dar expediente no laboratório (quando fazem algum trabalho, o fazem em casa ou no próprio laboratório particular).

Os beneficiados pelo programa, geralmente pessoas idosas, são maltratadas com incontáveis visitas ao Ceo, na expectativa do tratamento. Há situações absurdas, com mais de um ano para se entregar prótese.

Incrível, é que os recursos do programa ganharam “engorda” federal, mas a agilidade no atendimento a essas pessoas necessitadas teve resultado inversamente proporcional.

Até quando o Ceo vai ficar aberto, sem estar em condições adequadas de atendimento à população, é uma incógnita.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Repet
segunda-feira - 29/04/2013 - 23:59h

Pensando bem…

‘Não se pode acreditar que é possível ser feliz procurando a infelicidade alheia.”

Sêneca

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 29/04/2013 - 22:34h
Ufersa

Reitor e ex-reitor vivem relações estremecidas

As relações entre o ex-reitor e o atual reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) estão estremecidas.

Na verdade, criador e criatura afastam-se vertiginosamente um do outro.

O ex-reitor Josivan Barbosa e o seu sucessor e “pupilo”, José de Arimatea de Matos, parecem em pontos opostos.

Nem tudo que deriva da gestão de Barbosa reluz como antes, aos olhos de Matos.

E vice-versa.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 29/04/2013 - 20:55h
Mossoró

Guarda Civil fará parada de advertência

Hoje pela manhã, em Assembleia Geral, componentes da Guarda Civil Mossoró deliberaram por uma parada de advertência. A previsão é que essa mobilização aconteça no próximo dia 6 de maio, segunda-feira próxima.

O Sindicato dos Servidores Municipais (SINDISERPUM) conduz conversação com a Prefeitura de Mossoró.

Os guardas haviam programado fazer mais um ato de protesto pelas ruas da cidade, mas recuaram com pronunciamento do governo no sentido de afinar negociação. Mas o diálogo não teria avançado.

Os guardas lutam contra a desburocratização das permutas, o não-pagamento de gratificações e horas-extras, falta do plano de carreira e melhoria das condições de trabalho (ausência de Equipamentos de Proteção Individual – EPI´s).

Eles reivindicam ainda que a jornada de trabalho seja cumprida em duplas, e permissão para uso de armas de fogo em virtude do aumento da violência.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
segunda-feira - 29/04/2013 - 20:43h
Grande importância

Henrique anuncia 15 projetos emergenciais para o RN

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), recebeu portaria interministerial, assinada pelos ministros da Integração Nacional, das Cidades, da Saúde e do Planejamento, selecionando o 1º grupo de empreendimentos para execução de várias obras, principalmente de abastecimento de água, em diferentes municípios potiguares.

A portaria nº 141 indica obras de prevenção a seca e desastres naturais.

São 15 projetos para todo o Rio Grande do Norte. No ministério das Cidades foram autorizados dois sistemas de abastecimento de água para Assú e Caicó.

Entre os municípios beneficiados com ampliação dos atuais sistemas de abastecimento de água estão: Porto do Mangue e comunidade do Rosado, Caraúbas, São João do Sabugi, Encanto, Jardim de Piranhas, Portalegre e Pendências, todos com projetos no ministério da Saúde.

Já o Ministério da Integração Nacional aprovou os projetos da barragem de Umarizeiro e da subadutora de Governador Dix-sept Rosado, partindo do sistema adutor Apodi-Mossoró.

As comunidades que estão às margens da barragem de Santa Cruz, em Apodi, também tiveram seus sistemas de abastecimentos selecionados pelo Ministério da Integração.

A adutora de Umari, em Campo Grande, e um sistema adutor integrado ligando Pendências, Macau, Guamaré e Baixa do Meio, fazem parte da seleção de projetos publicados pelo ministério da Integração.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Henrique Alves.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 29/04/2013 - 20:36h
STJ

Desembargador será ouvido sobre Operação Sinal Fechado

Do Portal No Ar

O desembargador Francisco Saraiva Dantas Sobrinho, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi convocado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), para prestar depoimento no dia 7 de maio em um inquérito criminal que apura o envolvimento dele com o grupo denunciado na ” Operação Sinal Fechado”.

O motivo é uma denúncia feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de que ele teria um relacionamento muito “próximo” com réus da Operação Sinal Fechado – entre eles, o suplente de senador, João Faustino – e por isso poderia ter favorecido alguns deles na instalação do Consórcio Inspar no RN para a realização da Inspeção Veicular no Estado.

Antes, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já vinha apurando uma reclamação contra o desembargador pelo mesmo assunto. Na edição do final de semana, inclusive, O Jornal de Hoje publicou que Saraiva Sobrinho e o Tribunal de Justiça do RN teriam sido convocados para dar esclarecimentos sobre a relação supostamente “próxima” que ele tinha com alguns dos réus denunciados na Sinal Fechado.

Para quem não lembra, a Operação constatou uma suposta fraude no contrato firmado entre o Governo do Estado e o consórcio Inspar para a inspeção veicular no Rio Grande do Norte.

Saraiva Sobrinho teria uma relação muito próxima com o suplente de senador, João Faustino, que foi um dos presos na operação.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
segunda-feira - 29/04/2013 - 20:28h
PSL

Partido começa movimentação para eleições 2014

O Partido Social Liberal (PSL) inicia preparação para as eleições de 2014 com visitas a municípios do Rio Grande do Norte. O Presidente do Diretório Estadual do Partido, Araken Farias, afirma que haverá mudanças no comando, além de novos nomes que vão agregar ao PSL.

Comitiva do PSL já visitou os municípios de Extremoz, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim para discutir e traçar as estratégias para as eleições gerais do próximo ano.

“Novos nomes podem se filiar, garante Araken Farias.”

Durante encontro realizado no último dia 13 de abril, em São Paulo, o Secretário Nacional do PSL, Roberto Siqueira, destacou que todos os estados terão candidatos a deputado federal, estadual e ao Governo.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet
segunda-feira - 29/04/2013 - 20:08h
Saúde

Governo tenta explicar transferência de pediatras

A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, expuseram, durante reunião realizada na noite desta segunda-feira (29), todas as razões técnicas que levaram à transferência dos pediatras da Apami de São José de Mipibu.

A reunião contou com a presença dos deputados Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, Fábio Dantas (PHS) e Hermano Morais (PMDB), do prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, além de vereadores do município, direção e profissionais da unidade, e o padre Matias.

Durante a reunião, realizada na Governadoria, o secretário da Saúde disse que a transferência dos pediatras era necessária  para o fechamento das escalas dos hospitais Santa Catarina e Walfredo Gurgel, que é a única pediatria de referência em trauma ortopedia do Estado.

A governadora expressou o compromisso em encontrar uma solução que garanta o não fechamento da Apami, sem prejudicar os serviços prestados pelo Estado. A chefe do Executivo Estadual lembrou que o Hospital Regional de São José de Mipibu está sendo reformado e, após concluída a obra, a unidade passará a contar com dois centros cirúrgicos.

Um deles será destinado à obstetrícia e o outro ainda  será definido de acordo com a perfilização do hospital. Ficou agendada, para amanhã (30) à tarde, uma nova reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Apami e Prefeitura para que uma solução seja definida.

O titular da Saúde ressaltou que as medidas fazem parte de um contexto de reestruturação da rede de atendimento do Estado, conforme foi definido com o Ministério da Saúde por meio do Plano de Enfrentamento da Rede de Urgência e Emergência do Estado.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
segunda-feira - 29/04/2013 - 17:26h
Sucessão

Eduardo Campos deixa candidatura em aberto

Por Gaudêncio Torquato

Como prometi aos seguidores, me esforcei para saber a verdade de “Dudu Campos!” Ele é ensaboado como enguia!

Bem que eu tentei saber qual é a do Governador Eduardo Campos (PSB). Consegui como resposta uma grande interrogação!

Perguntei ao governador Campos: “de 0 a 100 qual e a chance de ser candidato?

Respondeu: “meu marcador não está funcionando! Não dá para saber.”

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet
segunda-feira - 29/04/2013 - 16:54h
Memória

Passado e presente causam embaraço

Secretário do Turismo do Estado, Renato Fernandes (PR) vestiu uma “saia justa” hoje. Foi durante evento de comemoração de prêmio do Hotel VillaOeste, em Mossoró.

Ele proclamou que o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) era muito “injustiçado”.

Desfiou discurso exaltando investimentos em saúde e segurança pública, justamente os que têm as piores avaliações da opinião pública.

Mas o embaraço mesmo veio no julgamento de que Rosalba paga – pelo desgaste. Renato remeteu a fatura ao governo anterior.

Só um detalhe: o PR fez parte da era Wilma de Faria (PSB) e Iberê Ferreira (PSB) até o final. O próprio Renato compôs gestão passada.

Secretário deve ter sido traído pela memória.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 29/04/2013 - 16:26h
Crise

Hotel premiado cobra apoio para setor

O empresário Rútilo Coelho, do Hotel VillaOeste, empresa vencedora na categoria Turismo do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – (MPE Brasil 2012), Sebrae, cobrou hoje iniciativa do poder público para apoio ao setor hoteleiro interiorano.

Ele admitiu que há crise na hotelaria, com baixa ocupação nos últimos meses. Foi durante almoço que ofereceu para comemorar a premiação de sua empresa.

Citou nominalmente o secretário de Turismo do Estado e prefeita mossoroense, Renato Fernandes e Cláudia Regina (DEM), respectivamente, para se pronunciarem. Para ele, é preciso “sobrar” algo e não apenas se olhar para a capital.

Renato discursou e garantiu que o governo estadual tem sido “injustiçado”. Assinalou que Mossoró terá retomada de linhas aéreas, tem ocorrido sonoros investimentos em segurança e saúde, além de perspectivas de fomento econômico de mais de 42 bilhões de reais para os próximos dois anos.

Cláudia prometeu receber representantes do segmento de bares, hotéis e restaurantes na próxima segunda-feira, conclamando todos a uma concentração de forças. Em seu entendimento, o trabalho supera qualquer crise.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
  • Repet
segunda-feira - 29/04/2013 - 08:33h
Eleições 2014

Fafá Rosado tenta sobrevida política sem prefeitura

Ex-prefeita encontra portas fechadas no DEM e PMDB e poderá pegar um atalho com PR de João Maia

A ex-prefeita de direito de Mossoró Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”, está com um pé no PR. As portas estão abertas. O presidente da sigla no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia, não esconde entusiasmo nem se furta de colocá-la à vontade para definir quando quer fazer o registro.

Fafá e Leonardo: João Maia é uma saída com seu PR (Foto Blog de Thaisa Galvão)

A ex-prefeita recebeu-o em sua mansão no bairro Santo Antônio em Mossoró, na sexta-feira (26), em jantar com a presença de outros convidados, como o secretário estadual do Turismo Renato Fernandes e empresária Ceiça Praxedes, casal dirigente da sigla em Mossoró.

Fafá e seu esquema tentam sobrevida e maior longevidade na atividade política, pós-Prefeitura de Mossoró.

O PR não é uma opção, mas um atalho, depois que ela costurou meios até aqui frustrados para se viabilizar no PMDB e no próprio DEM, como postulante à Câmara Federal nas eleições do próximo ano.

Historicamente, Fafá tinha laços com o PMDB, pelo qual foi candidata pela primeira vez a prefeito em 2000, ainda sob a batuta da hoje deputada federal Sandra Rosado (PSB).

Sandra

Mas em 2002, ela rompeu com a prima Sandra e o PMDB, saltando no PFL (hoje, DEM), de onde foi catapultada duas vezes à prefeitura e seu marido Leonardo Nogueira (DEM) para dois mandatos à Assembleia Legislativa. Tudo sob as bençãos da sua adversária de 2000, Rosalba Ciarlini (DEM), ex-prefeita por três vezes de Mossoró e atual governadora do Estado.

Fafá e seu agrupamento familiar querem mais.

Procuram manutenção de espaço na Assembleia Legislativa e vaga na Câmara Federal. Esses são seus sonhos.

A ex-prefeita não recebeu sinal verde do senador-ministro Garibaldi Filho (PMDB) para migrar do DEM para o partido. Desencorajou-a até, insinuando que seria mais justo que ficasse no DEM, a quem ela “devia muito”.

No DEM, o senador José Agripino (DEM) também não lançou ponte para Fafá ser candidata preferencial à Câmara Federal. Outro desapontamento para ela.

O deputado federal Felipe Maia (DEM), filho de José Agripino, é candidato preferencial à reeleição em 2014, mas oscila com possibilidade de retornar à vida empresarial. Aí Fafá e seu esquema cresceram os olhos, acreditando que a ex-prefeita seria o nome do partido para substitui-lo.

Felipe Maia deve ser mesmo candidato à reeleição. Sem ele, outro nome pensado como candidato em 2014 é do ex-prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rêgo (DEM), atual secretário estadual de Recursos Hídricos. Fafá, pois, estaria no rabo da fila, com chances remotíssimas de eleição.

É preciso lembrar que nesse enredo carregado de interesses, conflitos e frustrações, ainda existe o nome do atual deputado federal e ex-secretário da Agricultura do Estado Betinho Rosado (DEM), cunhado de Rosalba.

Recordações

Ele deverá tentar se manter na Câmara Federal e Mossoró é seu principal colégio eleitoral. Betinho, a propósito, não tem boas recordações da prima Fafá na prefeitura em suas campanhas.

Candidato, com ela na prefeitura, sempre teve apoio meia-boca. Em 2010, por exemplo, a prefeitura foi aparelhada para dar votos a Rosy de Sousa (PV), irmã da então prefeita natalense Micarla de Sousa (PV), concorrente à Câmara Federal.

Um terceiro nome Rosado candidato a deputado federal, em 2014, pode causar sérios prejuízos ao clã Rosado. Dividido, é pouco provável que o trio possa se eleger, ou seja, Betinho, Sandra Rosado e Fafá Rosado. Fafá, claramente, com menores chances, numa avaliação feita agora e se observando um cenário repleto de dificuldades.

Betinho foi prejudicado por Fafá

A peleja de Fafá é extremamente difícil e arriscada. Tem outro agravante.

A atual prefeita apoiada por Fafá, Cláudia Regina (DEM), priorizará a reeleição de Felipe Maia (DEM). Seu “compadre” José Agripino já contou com sua boa articulação e força de trabalho na primeira campanha de Felipe em 2006, quando coordenou conquista de votos para ele em Mossoró.

O caso, inclusive, gerou uma queixa de Rosalba e do seu marido Carlos Augusto Rosado (DEM), até hoje engolida à força, desiludidos porque Cláudia não apoiara Betinho (irmão de Carlos).

Esse era o principal argumento que os dois usavam para o desinteresse pela postulação de Cláudia à Prefeitura de Mossoró no ano passado. Só a engoliram porque não conseguiram viabilizar Ruth Ciarlini (DEM), vice-prefeita e irmã de Rosalba, à sucessão de Fafá Rosado.

Há considerável possibilidade que Fafá termine por fazer um “arranjo” dentro de sua própria casa. Mesmo inscrita no PR, é remota suas chances de ser candidata e de ser eleita.

A saída mais razoável, numa leitura fria dos fatos e conjuntura, é que seja candidata a deputado estadual, em substituição ao marido Leonardo Nogueira. O terceiro mandato consecutivo do parlamentar deve ser ainda mais difícil do que a reeleição em 2010, quando tinha a mulher na prefeitura.

Fafá não está acabada para a política. Tem carisma pessoal, é um nome  leve. Mas tem diante de si uma missão hercúlea. Com a prefeitura nas mãos não conseguiu implementar o elementar para quem aspira ser líder: criar um grupo próprio, com luz própria e força própria.

Sem a prefeitura e com sequelas de uma convivência difícil com o sistema de Rosalba e Carlos, essa sobrevida é muito complicada. Bastante complicada.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial
segunda-feira - 29/04/2013 - 07:34h
Saulo Ramos e Paulo Vanzolini

Duas perdas para o Brasil neste início de semana

Semana começa com duas perdas para o Brasil. O jurista e ex-ministro Saulo Ramos, 83; compositor Paulo Vanzolini, 89.

Saulo, ex-ministro da Justiça e consultor geral da República no Governo José Sarney (1985-1990), estava com problemas cardíacos e fazia hemodiálise regularmente. Morreu ontem à noite. O enterro será realizado nesta segunda-feira (29) em Brodowski, interior de São Paulo, onde nasceu em 8 de junho de 1929.

Além de jurista, foi escritor e professor na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Seu livro “O código da vida” virou clássico. Conta sua trajetória de vida e fatos que marcaram a história do país a partir de um caso judicial.

O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini morreu neste domingo aos 89 anos, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Ele estava internado desde a noite da última quinta (25) – seu aniversário – na UTI do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Deixa mulher, a cantora Ana Bernardo, e cinco filhos do primeiro casamento.

O velório, reservado a familiares e amigos, será nesta manhã, no Albert Einstein.

O enterro deve ocorrer durante a tarde, no Cemitério da Consolação.

Ele é autor de clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) como “Ronda” e “Volta por cima”. Nasceu em São Paulo-SP no dia 25 de abril de 1924.

Era também um consagrado cientista, na condição de zoólogo, com reconhecimento internacional e visto como autor de estudos de grande contribuição à ciência.

Nota do Blog – No vídeo, um dueto de Ney Matogrosso e Simone para Ronda. E os dois ainda dão testemunho sobre a relação profissional de ambos com São Paulo.

Fantástico.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 28/04/2013 - 23:54h

Pensando bem…

“Como os homens são estranhos!Eles têm mais vergonha das suas lágrimas do que de seus pecados.!”

Friedrich Hebbel

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 28/04/2013 - 22:08h
Sucessão estadual

Garibaldi diz o mesmo do mesmo para viabilizar PMDB

O conteúdo político mais importante da semana que passou, em termos de Rio Grande do Norte, foi entrevista veiculada com o senador-ministro Garibaldi Filho (PMDB) n’O Jornal de Hoje. Tratou de pontos delicados como sucessão estadual, aliança com o DEM da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e possibilidade de candidatura própria do PMDB ao governo ou apoio a outro nome.

Garibaldi leva relação com a "barriga"; Henrique vira solução para tudo no RN de hoje

Quando a gente enxuga tudo, faz a maior depuração possível e procura a última filtragem, descobre sem qualquer sobressalto que não há nenhuma novidade nas declarações de Garibaldi. É o mesmo do mesmo.

A entrevista não acrescenta nada ao que se chama de “governabilidade” e sucessão estadual. É praticamente a mesma essência do que Garibaldi falou há um mês, há dois meses, há três meses… zzzzzz!!

A política potiguar anda tão árida, que a gente é obrigado a fazer uma espécie de tradução do mesmo do mesmo, para tentar apresentar algo de novo.

Vamos tentar.

Sobre Rompimento

“Acho que vocês não perdem por esperar e não vão esperar tanto tempo, mas isso vai ser discutido (…). No dia 10 de maio vai haver uma reunião do PMDB para discutir o momento político, claro, o administrativo também, e esses problemas que discutimos antes, a atuação do governo, os prefeitos vão colocar isso. Pode sair uma definição daí (…). Para ser muito sincero, eu acredito que vamos ouvir muitas reclamações (,,,). Eu não sei é se isso tudo vai transbordar de tal maneira, ter desdobramentos tais (que ocasione o rompimento)”, disse ele.

Nota do Blog – O PMDB não vai romper em maio ou em junho. Pode até não romper. O que o partido faz, inteligentemente, é segurar o esquife do governo, ao mesmo tempo em que trabalha ações institucionais que fortaleçam Garibaldi, o próprio partido e o deputado federal Henrique Alves (PMDB). Vai levar esse lengalenga mais adiante até promover a extrema-unção do governo em 2014. Essa é a tendência, hoje.

Sobre candidatura própria

“Eu diria que o PMDB só tem um, se o PMDB tiver candidato próprio, que é o deputado Henrique. Eu não pretendo ser, não desejo, e Walter eu ainda acho que é cedo.”

Nota do Blog – Henrique trabalha ardilosamente o fortalecimento do seu nome para ser uma opção. Sua ascensão à presidência da Câmara Federal deu-lhe mais força e poder suplementar de articulação. Transformou-se numa panaceia, com direito a sonhar (novamente) com a cadeira que já pertenceu ao seu pai, Aluízio Alves. É pouco provável que o PMDB deixe de ter candidato próprio a governador. Henrique e Garibaldi, logicamente, são nomes preferenciais. Se Garibaldi afirma que não pretende ser, então pode desconfiar. Esse aí é manhoso. Cai da rede e fica brincando com a varanda, de tão bobo que é.

Sobre apoio ao nome de Robinson Faria

“Ele me disse que é candidato. Ele me disse que tem o apoio do grupo oposicionista do Governo do Estado, mas que ele deseja ter o apoio do PMDB e de outros partidos (…). Robinson é um bom candidato, mas não é o candidato do partido. Para o partido deixar de apoiar o governo, que ainda permanece na base aliada do Governo, a candidatura própria se impõe muito e ele sabe disso.”

Nota do Blog – É perto de chance “zero” o PMDB apoiar Robinson. Por que o apoiaria quando tem condições de apresentar candidatura própria e em condições de vitória? Robinson tenta se viabilizar em articulações para uma ampla aliança e no respaldo popular. São duas frentes de costura com consideráveis dificuldades, mesmo se levando em conta que o governo do qual ele fez parte é um fracasso de público e crítica.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 28/04/2013 - 21:06h
Política em 2014

Eduardo Campos quer Wilma candidata

Por Cláudio Humberto

Em busca de palanques para 2014, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) articula para lançar ex-governadora Wilma de Faria (PSB) candidata ao governo potiguar. Já o PT cogita lançar a deputada Fátima Bezerra.

Nota do Blog – A princípio, não creio numa candidatura de Wilma ao Governo do Estado. É um nome muito vulnerável, mesmo diante de uma gestão chinfrim e calamitosa como a de Rosalba Ciarlini (DEM).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
domingo - 28/04/2013 - 21:03h
Segundo turno

Potiguar segura liderança; Baraúnas e ABC se aproximam

O Campeonato Potiguar de Futebol em seu segundo turno, denominado de Taça Cidade do Natal, ganha em emoções na reta final. Os quatro clubes considerados mais tradicionais chegam à última rodada em condições de classificação, com jogos de ontem e hoje.

O Potiguar de Mossoró manteve liderança tomada do América, com 12 pontos, o mesmo do time da capital, mas com essa condição por critério técnico.

Entretanto, ABC e Baraúnas aproximaram-se e têm condições de classificação para a final.

Veja os resultados dessa rodada,  classificação e próximos jogos abaixo:

Potiguar-M 4 x 1  Corintians; (Jogo realizado ontem, em Assu, pois o Potiguar foi punido com perda de mano de campo e teve que jogar contra o time caicoense fora de casa);

Santa Cruz  0 x 4 Baraúnas;

Assu  1 x 1 América;

ABC  1 x 0  Alecrim;

Classificação

Times – PG – JG

1 Potiguar-M – 1 2 – 6

2 América – 12 – 6

3 Baraúnas – 11 – 6

4 ABC – 11 – 6

5 Assu – 8 – 6

6 Alecrim – 7 – 6

7 Corintians – 4 – 6

8 Santa Cruz – 3 – 6

Próximos Jogos

1/05 – 20h30 Assu x ABC

1/05 – 20h30 América x Alecrim

1/05 – 20h30 Santa Cruz x Potiguar-M

1/05 – 20h30 Baraúnas x Corintians

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • Repet
domingo - 28/04/2013 - 09:35h
A casa é sua

Mossoró, paraíso institucionalizado da bandidagem

Uma das mais conceituadas óticas de Mossoró foi assaltada em plena luz do dia, à semana passada, à Rua Santos Dumont – centro. Arrastão de 90 relógios.

Bandido usava uma espingarda calibe 12. Sem máscara ou capacete.

Parecia sereno, mas intimidador no manuseio da arma de grande poder letal.

Saiu numa boa, sem ser molestado por ninguém e ainda deu “tchauzinho” para vendedoras e clientes que estavam no interior da loja, em pânico.

Ontem, pouco além das 23h, na Praça da Convivência, centro de Mossoró, dois homens com “berro” à mão promoveram terror em barzinhos e restaurantes do lugar. Arrastão de pleno êxito.

Segundo relato do fotógrafo Luciano Léllys, a dupla fugiu sem maiores preocupações.

Imagine você como ficará isso no período da Copa do Mundo, em que Natal e arrabaldes precisarão oferecer o máximo de segurança a turistas e desportistas. Toda a segurança pública precisará estar concentrada nesse setor.

O Rio Grande do Norte será dividido em dois “pedaços”: um que deve funcionar e outro que tende a piorar muito em tudo.

Cada interiorano que se arme com pedaço de pau e pedras e evite sair de casa da Reta Tabajara pra cá.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
domingo - 28/04/2013 - 08:44h

Crônica para tocar a vida em frente

Por Carlos Santos

Segunda-feira, 22 de abril deste 2013. Trabalho com o computador, mas vez por outra dou uma espiada em minha “pracinha virtual”, o Facebook. Já escrevi por lá e reproduzo aqui: é “minha terapia desocupacional”, lugar onde me sinto à vontade, de calção, nonsense e lúdico. Naquele rincão cibernético nada é muito sério para me tirar do sério.

A vida parece passar mais lenta, sem compromissos.

Daí, resolvo postar letra e áudio da música “Tocando em Frente”, de autoria da dupla Almir Satter e Renato Teixeira.

Essa letra/música diz-me muito. Parece minha biografia. Um dia, após tê-la ouvido tantas vezes, percebi que não era apenas uma música com letra bem-elaborada. Vi-me em seu enredo. Acho que cada um de nós tem uma música feita “por encomenda”. Às vezes nem percebemos isso até que um dia… a encontramos“, escrevi em meu endereço no Face.

E complementei: “Eis Tocando em frente, perfeita – para mim – a partir do título“. Foi o suficiente para surgirem várias manifestações de endosso à beleza da música e ao meu enfoque.

Tocando em Frente (Almir Sater e Renato Teixeira)

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Ou nada sei

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.

Suplemento o que eu tinha escrito com dois depoimentos distintos e que se somam, postados no próprio Facebook. Assim, consigo produzir uma crônica para o Blog, em parceria com os webleitores Nilson Gurgel e Yonara Carrilho, em cima dessa obra prima de Almir e Teixeira.

Nilson premia-nos com detalhes quanto ao contexto e formatação da letra/música, narrada pelo próprio Satter para ele, no distante ano de 1998. Yonara disserta sobre a essência do que os autores retraram, falando de vida, experiência, maturidade… serenidade.

Aproveito esse cabedal de informações, conhecimento e emoções de ambos e faço uma crônica para tocar a vida em frente. “Estrada eu sou…” Somos.

Caro Carlos,

Esta música é também minha paixão, todos meus amigos que têm o dom de cantar me presenteiam e homenageiam-me com ela. Nossos amigos do “Sêbado” (confraria que se reúne todos os sábados em Mossoró), Ferreira que já partiu, Joãozinho dos Teclados em Alexandria, Nonato de Tabuleiro, por aí vai, incluindo Almir Sater. Por volta de 1998, em um “Confaz” (reunião do conselho fazendário do país), que houve em Bonito MG do Sul, ele fez o show de encerramento, a convite do governo de lá.

Na oportunidade, referenciou nosso pedido. Esta música, na época, fazia o maior sucesso na gravação de Maria Bethânia. Como tive a oportunidade de um dia todo de contato, aproveitei-me e nas conversas, comentei com ele e perguntei como tinha se inspirado para fazer e musicar um poema tão perfeito.

Ele disse: “Não foi inspiração, nem trabalho, foi um dádiva. Eu estava sentado com Reneto Teixeira e peguei a viola, dei um acorde e comecei… Ando devagar, aí o Renato emendou ‘ porque já tive pressa'”, ou vice versa. Quando cuidaram, estava pronta, rapidinho.

Quando Almir chegou em casa tinha uma ligação de Maria Bethania – que nem o conhecia. Retornou a ligação e ela foi logo dizendo: “Quero gravar uma composição sua”, aí ele contou que deu essa resposta: “Acabei de fazer uma agoro com Renato, quer que eu cante um pouco?” Ela disse logo: “Cante”.

Almir narrou que começou a cantar e não demorou muito para Bethânia se manifestar. “Ela disse: Essa é minha, quero gravá-la e fechei na hora”.

Paixão por esta música não divide, só soma. acho que por isso não senti ciúmes de sua postagem, Carlos Santos.

Um abraço. Nilson Gurgel.

Yonara Carrilho complementa nossas palavras, sem pressa…

Carlos Santos,

Muita gente se identifica com essa música. Principalmente quem tem mais de 4 décadas de vida. Ter muita pressa junto com a ansiedade de que as coisas aconteça ao nosso tempo é marca registrada de quando se tem menos 30 anos de vida.

Só os anos nos ensinam a ser paciente. Vem junto com os primeiros fios de cabelos brancos e com as primeiras rugas a compreensão de que não se pode fazer muita coisa, a não ser esperar.  O tempo de Deus é diferente do nosso, e muitas vezes falta merecimento de nossa parte ou da outra, faltas que precisam ser trabalhadas, para que se consiga o almejado.

Por isso que é sempre bom carregar o sorriso de uma consciência tranquila, de que minha lição eu fiz e estou fazendo direitinho…

Yonara Carrilho

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.