“Estamos ligados aos nossos atos como um fósforo à sua chama.”
André Gide
Jornalismo com Opinião
“Estamos ligados aos nossos atos como um fósforo à sua chama.”
André Gide
Do Jornal do Brasil
Com o objetivo de mobilizar e esclarecer os cidadãos sobre a sonegação fiscal no Brasil, o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) realizou um estudo que estabelece indicadores para a evasão fiscal. No endereço eletrônico www.sonegometro.com, a população poderá acompanhar o placar da sonegação fiscal em tempo real e ter acesso a diversas informações sobre justiça fiscal no Brasil.
O resultado do estudo mostra que o país deixa de arrecadar R$ 415 bilhões por ano – o que corresponde a 10% do Produto Interno Bruto (PIB). O valor estimado de sonegação tributária é superior a tudo que foi arrecadado em 2011 de Imposto de Renda (R$ 278, 3 bilhões), a 90% do que foi arrecadado de tributos sobre Folhas e Salários (R$ 376,8 bilhões) ou a quase metade do que foi tributado sobre Bens e Serviços (R$ 720,1 bilhões).
Para se chegar ao índice de sonegação, o estudo selecionou 13 tributos que correspondem ao 87,4% do total da arrecadação tributária no Brasil (IR, IPI, IOF, INSS, COFINS, CSLL, FGTS, ICMS, ISS, dentre outros).
Veja matéria completa clicando AQUI.
A Polícia Federal – Delegacia de Mossoró – praticamente fechou ciclo de depoimentos relativos à “Operação Vulcano” que foi desencadeada ano passado, contra suposto cartel de combustíveis automotivos em Mossoró.
Os trabalhos foram encerrados esta semana, com uma série de sabatinas com nomes influentes da política e do setor empresarial.
Dois delegados federais participaram diretamente dessa apuração inquisitorial.
Tem empresários e políticos extremamente embaraçados com as apurações feitas pela PF e Ministério Público.
Depois trago mais informações.
Veja o que foi a Operação Vulcano clicando AQUI.
O Potiguar, atual campeão norte-rio-grandense de futebol, estreia hoje às 16h no Campeonato Brasileiro da Série D. Joga fora de casa. O time alvirrubro pegará o Central de Caruaru-PE, no Estádio Lacerdão.
A comissão técnica comandada pelo treinador Miluir Macedo, campeão pelo alvirrubro em 2004, pegará um adversário perigoso e “ferido”.
O Central estreou no campeonato à semana passada e vem de derrota para o Tiradentes de Fortaleza, por 1 a 0, jogando na capital cearense.
Baraúnas
O Baraúnas fará sua segunda partida na Série C hoje, jogando em Brasília, contra o Brasiliense. O tricolor vem de uma goleada de 1 x 4 para o Fortaleza-CE, jogando no último final de semana no Estádio Marizão em Caicó, porque perdeu mando de campo.
A partida de hoje começará às 17h.
O técnico Samuel Cândido terá uma tarefa muito difícil para superar o adversário.
Em sua estreia, o Brasiliense foi goleado também. Perdeu de 5 x 1 para o Sampaio Corrêa em São Luís, no Maranhão.
Começa daqui a pouco a programação que abre, oficialmente, o denominado “Mossoró Cidade Junina”. Trata-se do “Pingo da mei dia”.
A iniciativa da Prefeitura Municipal de Mossoró reúne uma série de atrações no chamado corredor cultural, à Avenida Rio Branco, Centro.
A expectativa é de que uma multidão ocupe essa artéria e outras que desaguam nela à participação nessa festa.
– A presidente Dilma Rousseff (PT)antecipa viagem e embarca às 14 hrs para Portugal. Assumiremos, na Base Aérea, protocolarmente a Presidência da Republica.
Essa mensagem acima foi postada há poucos minutos pelo presidente da Câmara Federal, Henrique Alves (PMDB), que assumirá interinamente a Presidência da República.
Ele fez o comunicado através do seu endereço próprio na rede de microblogs Twitter.
Acompanhe o Twitter do Blog Carlos Santos clicando AQUI.
Mossoró começou seu final de semana com mais dois mortos à bala. A sexta-feira (7) foi assim.
Chegamos ao sábado (8), início oficial do “Mossoró Cidade Junina”. Já são 85 homicídios em 2013, a maioria à bala.
Uma guerra civil disfarçada. Cada um cuide de si e dos seus.
Deus por todos.
O sábado não é só de festa e descanso, não. Hoje é o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Paralisia Infantil.
Desde as 8 horas e até as 17 horas, em todo o Brasil, o país se mobiliza contra essa terrível doença que está erradicada há anos do Brasil.
Mas não podemos baixar a guarda.
Todos nós somos responsáveis pelo êxito dessa luta em favor de nossas crianças.
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou na noite de ontem (7), do ato de inauguração das novas instalações da sede do PT-Mossoró, localizado Rua Amaro Cavalcante, 247 – Centro.
Evento contou com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro, do presidente do Diretório Municipal do PT de Mossoró, Valdomiro Morais, do vereador professor Luiz Carlos, além de filiados e militantes.
O partido participou das últimas eleições em Mossoró coligado ao PSB e outro elenco de partidos de oposição.
Teve o professor Josivan Barbosa como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela deputada estadual Larissa Rosado (PT) e elegeu o professor Luiz Carlos Martins a vereador.
Nota do Blog – Estranho a ausência do professor Josivan Barbosa do evento e a não-presença da aliada do ano passado, Larissa Rosado.
Não foram convidados?
Do Blog Panorama Político
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) terá audiência, na próxima segunda-feira, com o presidente em exercício da República, Henrique Eduardo Alves. Ontem, a chefe do Executivo embarcou na aeronave oficial que levou o parlamentar potiguar a Brasília.
Na segunda-feira, a governadora apresentará ao presidente em exercício o pleito de agilidade para aprovação do empréstimo de 540 milhões de dólares do Governo do Rio Grande do Norte ao Banco Mundial.
O processo ainda aguarda tramitar no Senado Federal.
O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados, assume hoje (8) interinamente a Presidência da República. Sua ascensão decorre de viagem da presidente Dilma Rousseff para Portugal.
Dilma viaja à noite, mas antes passa o cargo para o presidente da Câmara.
Henrique cancelou viagem oficial à Rússia para assumir a Presidência da República.
O vice-presidente Michel Termer (PMDB) , que naturalmente assumirá o cargo, está em viagem ao exterior. Henrique é o segundo na linha de sucessão da presidente Dilma.
Esta é a primeira interinidade de Henrique Eduardo Alves.
Antes dele, quem esteve na Presidência da República, como representante político do Rio Grande do Norte, foi Café Filho. Eleito vice-presidente da República em 1050, passou à titularidade com o suicídio de Getúlio Vargas em 24 de agosto de 1954.
Café filho era natural de Natal.
Por Edmo Sinedino (Portal Nominuto.com)
A primeira vitória escapou, mais uma vez, entre os dedos do América na abertura da quinta rodada, nesta sexta-feira (7), no Estádio Barrettão.
O time rubro abriu 2 a 0 diante do Guaratinguetá, realizou boa partida, mas foi castigada por desperdiçar chances de matar o jogo. Cedeu o primeiro gol e nos acréscimos veio o castigo: gol marcado por Jonatas Belusso.
Agora com três pontos, o time potiguar permanece na mesma 19ª posição, na zona do rebaixamento, na frente do maior rival ABC, que foi goleado em Santa Catarina. Enquanto isso, o time paulista chegou aos quatro pontos, em 18.º, também ameaçado. Mas evitou sofrer a quarta derrota seguida, porque antes tinha caído diante do Avaí, por 2 a 1, Bragantino, 2 a 0 e Sport, por 4 a 1.
Veja postagem completa AQUI.
ABC
O Chapecoense aplicou em cima do ABC a maior goleada da Série B deste ano pelo placar de 5 a 1. Os gols foram marcados por Bruno Rangel (2), Soares (2) e Athos, Wanderley descontou para o alvinegro que é o lanterna da competição.
O técnico Paulo Porto não é mais o técnico do time alvinegro.
Com informações do Portal No Ar.
Nota do Blog – O Mecão atinge 10 partidas sem vencer e continua invicto no Estádio Barretão em Ceará-mirim. Que situação vexatória. Bora, Mecão.
Tem algo errado na cabeça de nossos gestores e parece não mudar, em mais de 120 anos de república e mais de 512 anos de descobrimento oficial desse pindorama.
Infelizmente, o festim é mais importante do que a Saúde, Educação e Segurança.
A vitoriosa festa “Mossoró Cidade Junina” começa oficialmente hoje em Mossoró, com investimentos de mais de R$ 5 milhões.
Nessa mesma hora, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte continua fechada desde sua inauguração no dia 28 de dezembro de 2012.
A prefeitura alega não ter recursos para terminar sua instalação físico-material e à sua manutenção.
Tem algo de errado.
Todos nós precisamos refletir sobre isso, independentemente de paixões e interesses político-partidários-pecuniários etc.
Tem algo de errado.
“A adversidade tem o efeito de despertar talentos que em circunstâncias prósperas teriam continuado adormecidos.”
Horácio
O América de Natal contratou quatro ex-jogadores do Potiguar campeão, time que o treinador Roberto Fernandes desdenhava.
Nenhum será titular. Anote.
O forte do Potiguar foi o conjunto.
Nomes eram de talento mediano, com um ou outro destaque.
O “Time Macho” pegou “sapatinho” do América na reta final e foi campeão.
Alvirrubro da capital jogou quatro jogos seguidos contra o Potiguar, precisando de apenas uma vitória. Perdeu uma, empatou três e ainda deixou o título ir embora nos pênaltis, jogando em casa.
Nota do Blog – Os quatro contratados pelo América foram os meias Vaninho e Daniel, atacante Kattê e lateral-direito Chiquinho (que fez dois gols históricos contra o próprio time da capital).
Vale lembrar que América estava a 18 partidas invicto e hoje ostenta nove partidas sem vencer (quatro contra o Potiguar, uma contra o Atlético-PR na Copa do Brasil e quatro da Série B do Brasileirão).
Nesta sexta-feira (7 de junho), o reitor Milton Marques de Medeiros e o reitor eleito Pedro Fernandes Ribeiro Neto da Universidade do Estado do RN (UERN) , apresentam e entregam portarias à equipe de transição das duas gestões.
A reunião ocorrerá às 14h30, na Sala dos Conselhos, da Reitoria da Uern.
A transmissão do cargo de reitor, com a posse de Pedro Fernandes, e transmissão do cargo de vice-reitor, com a posse do professor Aldo Gondim, ocorrerão no final de setembro deste ano, na tradicional Assembleia Universitária.
À ocasião a instituição completará 45 anos.
Flanando em uma das minhas quatro “baladeiras”, cá em meu “Muquifo Resort”, sem nenhuma pressa para coisa nenhuma e com um monte de coisas para não fazer, percebo mais uma vez como tenho uma vida abençoada.
Saúde, paz, filhos encaminhados, amigos, gente que gosta de mim e eu retribuo, profissão que pedi a Deus e Ele me ofertou, além da condição de “liso estável”.
Ao contrário do que diz a sabedoria popular, vida boa não é a dos outros. É a minha.
Amém!
A audiência pública realizada pela Câmara de Mossoró nessa quinta-feira (6), sobre a reforma do Estádio Leonardo Nogueira, o “Nogueirão”, e a possibilidade da construção de um novo estádio para a cidade, além de tratar da situação do futebol de Mossoró.
O presidente da Casa, Francisco José Júnior (PSD), um dos propositores da audiência, defendeu a validade da realização de uma permuta já buscada a muito pela Câmara Municipal.
Nessa transação, o Nogueirão seria cedido para a iniciativa privada em troca da construção de um novo estádio para 25 mil torcedores, dotado de instalações modernas e consonantes com as mais recentes normas da FIFA (Federação Internacional de Futebol).
O Nogueirão só passaria ao pleno uso do adquirente, quando esse deixasse a nova praça esportiva em condições de uso.
“Nesse acordo, a prefeitura, livre das despesas geradas pelo Nogueirão, realizaria a infraestrutura em torno do novo estádio, enquanto que a empresa/grupo privado receptor seria responsável pela construção do novo palco para o esporte de Mossoró”.
A Audiência Pública serviu para informar a população que, para a efetivação da proposta da permuta do Nogueirão, a Câmara Municipal de Mossoró já tem elaborado o texto de um Projeto de Lei, que, se aprovado, poderia ser utilizada para efetivação da permuta, a qual seria acompanhada por uma comissão até o final do processo. Durante a Audiência os vereadores se comprometeram a aprovar o projeto.
A Câmara apresentou a intenção de lutar pela viabilização da construção de 50 campos de futebol na cidade, de modo a trazer de volta esses locais, retirados quase que por completo de Mossoró por causa do mercado imobiliário. Também foi firmado compromisso em elaborar um novo projeto que trate de subvenções sociais, a fim de que os vereadores possam destinar recursos às entidades ligadas ao esporte mossoroense. Uma proposta de desmembramento da Secretaria de Educação e Esporte também ocorreu como resultado da Audiência, além do planejamento para a elaboração de emendas coletivas na Casa, direcionadas ao orçamento municipal, voltadas à manutenção da Liga Desportiva Mossoroense e ao apoio para o esporte amador.
A proposta da realização de um projeto arquitetônico para o novo estádio foi outro dos resultados da Audiência.
Por fim, a Lei de Incentivo ao Esporte Amador (bolsa atleta) teve seu projeto aprovado pela Câmara e será brevemente promulgado pela presidência da Casa.
Nota do Blog – Francisco José Júnior lembrou bem em entrevista à TV Cabo Mossoró (TCM), que a permuta estava bem adiantado em 2011, quando a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) implodiu esse processo – que era acompanhado pelo Ministério Público -, prometendo investir R$ 8 milhões no Nogueirão.
Setores da imprensa, que têm financiamento do governismo, chegaram a levianamente tratar os membros da comissão como marginais e insinuar que eles trabalhavam para levar vantagem financeira na negociação. Implicitamente até deixaram o MP em situação vexatória, em nome dos propósitos politiqueiros.
Depois, a governadora recuou dizendo não saber quem teria soltado essa versão de R$ 8 milhões. Seriam bem menos, para assegurar que o estádio já tivesse em uso em 2012. Nunca botou uma pá de cal.
Para completar o engodo, em plena campanha municipal de 2012 apareceu com uma maquete de suposto estádio reformado e ampliado, que custaria quase 40 milhões.
Nunca houve qualquer projeto e a própria secretária estadual da infraestrutura, Kátia Pinto, admitiu que não há nada posto para esse fim, nem existem recursos.
Torçamos que daqui para frente, a ideia da permuta – ou investimentos de reforma e ampliação, com apoio do poder público – seja de verdade.
Chega de tanto estelionato usando a boa-fé dos apaixonados por futebol.
Ah, só para lembrar: no próximo ano temos outra campanha eleitoral. Não permitamos que esse tipo de patifaria seja novamente apresentada, seja lá por quem for, de um lado ou de outro.
Em São Paulo-SP, pouco mais de duas mil pessoas promovem protesto contra aumento nas passagens de ônibus urbanos.
Para isso, “precisam” utilizar meios de vandalismo.
Depredam o que vêem pela frente, não poupando lojas, carros e até bancas de jornais/revistas.
Modus operandi fora de moda, antipático e criminoso.
Ainda querem o tratamento delicado da polícia.
“Não é a riqueza nem a pompa, mas a tranquilidade e a ocupação que dão felicidade.”
Thomas Jefferson
Os servidores do Itep farão uma paralisação de 48 horas nos dias 18 e 19 deste mês. A decisão foi tomada em assembléia extraordinária na noite desta quinta-feira (06), na sede do Sindicato da Polícia Civil (SINPOL).
A categoria aprovou o indicativo de greve por tempo determinado devido à morosidade do Governo em avaliar a minuta do anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão.
Além da matéria estar sendo avaliada por vários órgãos desde 2009, o consultor-geral do Estado, José Marcelo, não conclui um parecer ao anteprojeto, apesar de estar avaliando há vários meses (com requisição de diligências diversas, fazendo o processo ir e voltar nas pastas governamentais).
Na última reunião ocorrida com o consultor no dia 06 de maio, por exemplo, ele informou que o processo estava com todas as diligências concluídas e seu trabalho estava praticamente finalizando, apenas aguardando ajuste no texto.
A categoria deu um prazo de 30 dias, mas não recebeu qualquer informação de conclusão.
Diante deste desrespeito com os servidores, que demonstram paciência para com o governo, a paralisação de 48 horas e inclusive a sinalização para uma greve por tempo indeterminado.
De Saboya.com
O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, comandado por César Ferrário, filho do saudoso Luiz Aquino e Vânia Leite… chega pela primeira vez a Portugal com o espetáculo “Sua Incelença Ricardo III”, para participar do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, dentro da programação de encerramento do Ano do Brasil em Portugal.
Serão duas apresentações durante os dias 9 e 10, na Praça D. João I na cidade do Porto.
Essa é a quinta vez que o grupo potiguar se apresenta em terras estrangeiras, já tendo estado em países como o Equador, Chile, Uruguai, Espanha e agora Portugal.
Sua Incelença, Ricardo III, dirigido pelo renomado diretor Gabriel Villela, estreou em solo potiguar em novembro de 2010 e de lá pra cá se apresentou nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro do Brasil, alem de temporada no SESC Belenzinho em S. Paulo e circulação por dezenas de estado brasileiros, totalizando mais de 80 apresentações.
Precisa dizer do suceso que andam causando por lá?


