“Onde não falta vontade existe sempre um caminho.”
John Ronald Tolkien
Jornalismo com Opinião
“Onde não falta vontade existe sempre um caminho.”
John Ronald Tolkien
Para o vice-governador dissidente, Robinson Faria (PSD), “as conversas estão bem adiantadas” entre seu partido e o PT, para uma aliança à campanha estadual deste ano.
Mas nem por isso, deixou claro em conversa com o Blog agora à noite, existe esgotamento de diálogo com outros partidos e lideranças. “Acho que ninguém está fechando porta”, assinalou.
O que Robinson fez questão de frisar, é que “a partir de agora, PT e PSD passam a conversar juntos sobre a campanha, com qualquer outro interlocutor. “Não se trata de Robinson se reunir em separado. Estamos juntos”, reiterou.
Robinson – pré-candidato a governador – desembarcou em Mossoró para jantar na casa do presidente do PDT local, empresário Rútilo Coelho. A recepção selou apoio público do partido ao governo do prefeito provisório Francisco José Júnior (PSD).
Em seguida, vice-governador, acompanhado do deputado federal Fábio Faria (PSD), outros correligionários e assessores, atendeu convite de Francisco José Júnior e participou da abertura do carnaval da cidade.
Depois, tinha agendado viagem a Apodi.
Faleceu ao final da manhã de hoje, no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, o médico Rosado Cantídio, 80.
Corpo é velado na Capela do Seminário Santa Terezinha.
Será sepultado às 17h30, no Cemitério São Sebastião, Centro.
Ele estava internado há 60 dias na UTI do hospital.
A causa morte foi em decorrência de complicações cardíacas.
Que descanse em paz.
Nota do Blog – Mossoró perdeu também nos últimos dias, dona “Chiquita” (Francisca Araújo da Silva), Sebastião da Mota (Sebastião de Zoraide) e Maria do Carmo Porto.
Grandes desfalques do nosso universo humano.
Fazem falta.
Mossoró vai viver hoje um momento histórico e emblemático: a efetiva inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento UPA) do bairro Belo Horizonte.
Será às 17h, iniciativa da administração do prefeito provisório Francisco José Júnior (PSD).
Obra foi inaugurada de mentirinha no dia 28 de dezembro de 2012. Nunca funcionou.
“Realização” da prefeita Fafá Rosado, que estava no DEM.
À época, a imprensa amestrada anunciou que a grande obra custara cerca de R$ 5 milhões.
Depois da festa, fecharam suas portas e ponto final.
Um crime hediondo contra Mossoró e sobretudo seu povo carente.
Um ano e dois meses depois do faz-de-conta, eis a realidade.
Amém!!
O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO) escolheu sua nova diretoria em pleito realizado nessa sexta-feira (27). O pleito ocorreu entre 14 e 18h, em sua sede.
A nova diretoria eleita apresenta o empresário Michelson Frota como presidente e o supermercadista Jair Queiroz na condição de vice.
Na verdade, houve um reordenamento de posição na chapa, em relação à diretoria vigente: Jair é presidente e Michelson o vice.
O pleito foi bastante concorrido, com boa presença de votantes e algumas visitas ilustres.
Prestígio
Ao final da votação apareceram o prefeito provisório Francisco José Júnior (PSD) e as deputadas federal e estadual, respectivamente Sandra Rosado (PSB) e Larissa Rosado (PSB) .
Também prestigiaram a votação nomes como de Valdemar Silveira e Pedro Alcântara Lopes, ex-dirigentes da entidade, bem como o presidente da Câmara de Dirigente Lojista (CDL) – Antônio Alexandrino, e Nilson Brail, que dirige a Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM).
– Vamos precisar da união de todos nessa nova missão – assinalou Michelson.
Jair destacou, em seu discurso, o interesse em continuar presente e colaborando de forma ativa com o sindicato.
PMDB e PV, em suas representações em Mossoró, fecharam aliança comum: marcharão juntos na campanha municipal suplementar de Mossoró, este ano, que tem pleito definido para o dia 4 de maio.
Nessa quinta-feira (27), dirigentes e nomes representativos das duas siglas estiveram reunidos num restaurante da cidade.
Trataram de pontos de afinidades e eventuais divergências, para que sejam mais representativos na mesa de negociações.
Os dois partidos estão abertos ao diálogo, estudando composição e apoio a alguma candidatura a prefeito ou até numa eventual aposta em candidatura própria.
Decisões conjuntas
Participaram da reunião a vereadora Izabel Montenegro (PMDB) e João Gentil (PV), presidentes de seus respectivos partidos.
Além deles, o ex-reitor da Universidade do Estado do RN (UERN), professor Walter Fonseca (PV), e o presidente provisório da Câmara Municipal, Alex Moacir (PMDB).
– Vamos tomar decisões em conjunto – assinalou João Gentil, que assumiu comando partidário no final do ano passado.
– Nossa pretensão é estarmos juntos – reforçou discurso Izabel Montenegro.
Com eleições suplementares marcadas para o dia 4 de maio, faltando apenas sua resolução ser baixada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Mossoró testemunha movimentação de pré-campanha de potenciais candidatos à prefeitura.
Bailes carnavalescos, posses em entidades sindicais, corpo a corpo, disseminação de imagem em redes sociais, entrevistas na mídia etc. fazem parte da programação “informal”.
O tempo urge e ruge. A campanha terá apenas 20 dias, conforme o calendário eleitoral (veja AQUI) divulgada em primeira mão por este Blog.
Dois exemplos dessa corrida são dados pela deputada estadual Larissa Rosado (PSB) e o prefeito provisório Francisco José Júnior (PSD).
O dia tem sido pequeno para agendas “sociais”, para o contato com o povo, para reuniões políticas com aliados, assessores e abordagens da imprensa.
Com relação à engenheira Kátia Pinto (DEM), secretária da Infraestrutura do Estado, a tática é acompanhar a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em visitas “administrativas” a Mossoró, como aconteceu esta semana ao inaugurar viaduto da entrada do Conjunto Santa Delmira.
Que venham as eleições!
O professor Josué Moreira (PSDC) mantêm-se firme. Segue como pré-candidato a prefeito de Mossoró, em eleição suplementar marcada para o dia 4 de maio deste ano.
Candidato em 2012, Josué questiona a prioridade da mídia em noticiar “dois nomes que estão inelegíveis e que segundo decisões da Justiça Eleitoral, concorreram para anulação do pleito”, se referindo a prefeita cassada e afastada Cláudia Regina (DEM) e a deputada estadual Larissa Rosado (PSB).
Segundo Moreira, ele tem incentivo do Diretório Estadual para reiterar candidatura e do presidente nacional do PSDC, José Maria Eymael.
– Conversei com ele ao telefone e fui incentivado a continuar em minha luta – diz.
Por Bruno Araújo (Portalnoar)
Uma noite para o torcedor americano não esquecer. Numa grande partida do América nesta noite de quinta-feira (27), na Arena das Dunas, a equipe goleou o CRB-AL por 4 a 0 e garantiu a classificação para as semifinais da Copa do Nordeste. Wálber, Adriano Pardal, Raí e Giovanni fizeram os gols da vitória Alvirrubra.
Na primeira partida, o time potiguar havia perdido por 2 a 0 e precisava vencer por pelo menos 3 a 0 para garantir a vaga. Agora, classificado, o América espera o vencedor de Vitória-BA e Ceará para conhecer seu adversário nas semifinais da competição regional.
O jogo
Começar o jogo em desvantagem não é fácil para ninguém, ainda mais em uma partida de mata-mata da Copa do Nordeste e diante de um adversário disposto a dificultar a missão de vencer o adversário por 3 a 0. E a dificuldade se comprovou nos 45 minutos iniciais de partida. Não por isso, o América se acanhou e partiu para cima desde o início.
O atacante Rafinha foi o primeiro a tentar pelo time potiguar, se livrou da marcação em jogada individual e bateu cruzado. A bola passou bem perto da trave. A resposta alagoana foi quase instantânea e o atacante do CRB passou pelo goleiro Dida num vacilo da marcação, mas a defesa se recuperou a afastou o perigo.
Com uma forte marcação e pouco espaço cedido pelas defensivas, as jogadas laterais eram as alternativas dos times para chegar ao primeiro gol do jogo. E numa trama ofensiva nas raras oportunidades em que a defesa alagoana não conseguiu acompanhar, o América chegou cara a cara com o goleiro Júlio César. Adriano Pardal recebeu livre dentro da área, mas finalizou direto para fora.
O CRB não se assustou com o lance e atacou em dobro e só parou no goleiro Dida que, em duas grandes defesas, impediu que os alagoanos chegassem ao primeiro gol da partida. Diante do equilíbrio, a partida se encaminhava para um empate sem gols. Wálber, entretanto, impediu que o placar do intervalo marcasse a igualdade. Aos 41 minutos, o ala fez jogada individual e, de fora da área, disparou chute forte e colocado para abrir o placar e diminuir a desvantagem americana.
O empate quase veio para o CRB pouco depois. Em cruzamento na área, Tozim subiu mais do que a defesa americana para cabecear forte, no canto oposto do arqueiro americano que precisou se esticar todo para mandar para longe o perigo e levar para o vestiário o placar em favor do América.
No retorno para o segundo tempo, o CRB voltou com Marcelo Maciel no lugar de Denilson. Para os alagoanos, nada mudou. Para o América, foram necessários apenas cinco minutos. Em grande jogada pelo lado direito, Raí foi à linha de fundo e tocou para o meio da área, a bola passou pelo goleiro e Adriano Pardal mandou para as redes.
O técnico Roberval Davino, vendo seu time atrás no placar e sob risco de ir às penalidades, sacou Johnnattan para a entrada de Bogé. A mudança teve efeito contrário e, poucos minutos depois, Raí arriscou da intermediária, a bola tocou na trave e foi para o fundo do gol para delírio da torcida americana na Arena das Dunas.
Numa última tentativa para promover a reação do seu time, o comandante fez uma nova mudança e sacou Giovanni para a entrada de Valber. Pouco depois, foi a vez de Leandro Sena mudar o time. Com dores na coxa direita, jogador deixou o campo para entrada de Edson Rocha. Sena ainda sacaria Adriano Pardal para a entrada de Giovanni.
O tempo insistia em passar devagar, o que aumentava o clima de apreensão da torcida americana nas arquibancadas da Arena das Dunas, na expectativa para comemorar a classificação heroica. Os três minutos de acréscimo assinalados pelo árbitro pareciam uma eternidade para os rubros da capital potiguar que ainda tiveram tempo de comemorar, aos 47 minutos, o gol de Giovanni que liberou a torcida para, enfim, poder comemorar a classificação.
Ficha técnica:
Local: Arena das Dunas
Horário: 20h
Árbitro: Sandro Meira Ricci – PE
Cartão amarelo: Wálber, Raí, Fabinho, Edson Rocha, Thiago Dutra (América); Johnnattan e Marcus Vinícius (CRB-AL).
América: Dida; Walber (Judson), Cléber, Edson Rocha e Raí (Jean Cleber); Márcio Passos, Tiago Dutra, Fabinho e Rubinho; Rafinha e Adriano Pardal (Giovanni). Técnico: Leandro Sena.
CRB-AL: Júlio César; Paulo Sérgio, Marcus Vinícius, Audálio e Gleidson; Olívio, Johnnattan (Bogé), Diego Aragão e Geovani (Valber); Tozim e Denilson (Marcelo Maciel). Técnico: Roberval Davino.
Copa RN
Pela Copa RN, o Potiguar chegou ao seu quarto jogo consecutivo na competição, no Estádio Nogueirão, sem vitória. São duas derrotas e dois empates.
Nesta quarta-feira, empatou em 2 x 2 com o Santa Cruz. Esteve duas vezes à frente do placar com Rayllan e Lindoval, mas Thomas fez os dois gols do empate do tricolor.
“Quando estiveres entre os lobos, uiva como eles.”
George Gudjeff
Depois de longa e tenebrosa antipatia bilateral, a mesma política que desuniu, também reaproxima a deputada federal Sandra Rosado (PSB) e o ex-reitor da Universidade do Estado do RN (UERN) – Walter Fonsêca (PV).
Fumaram o “cachimbo da paz” nessa quinta-feira (27) em Mossoró.
Ensarilharam armas.
“Voltaram a se falar, se reaproximaram; estão em paz”, relatou – sorrindo – a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), em contato com o Blog.
A bandeira branca tem relação direta com as eleições suplementares a prefeito e vice, marcada para 4 de maio.
O PV pavimenta caminho para se compor com o PSB.
Então, tá!
Acompanhe bastidores da política também por nosso TWITTER, clicando AQUI.
Ao final do processo eleitoral de Mossoró, haverá com certeza um grande vencedor: juiz José Herval Sampaio Júnior.
Deixará a titularidade da 33ª Zona Eleitoral após pleito suplementar de 4 de maio.
Dever mais do que cumprido, com certeza.
O doutor Herval, o editor desta página testemunhou ao vivo e em cores, foi objeto de troça, vilipêndio e leviandades.
Nem sua família escapou de baixarias.
Os fatos calam seus algozes de um lado e de outro.
Desagradar aos principais protagonistas do pleito de 2012, é o maior termômetro de seu trabalho ilibado.
Mossoró, um dia, lhe será muito grata.
Os mais conscientes e que adoram esta terra, de graça, o fazem logo agora.
Valeu, cearense porreta!
O prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, cancelou carnaval na cidade por falta de segurança.
O Estado não tem meios para assegurar o direito de ir e vir dos foliões.
Em Mossoró, a gente aboliu conversa na calçada pelo mesmo motivo.
Do Jornal de Hoje
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte publicou decisão em que o colegiado de desembargadores condena a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) por improbidade administrativa, tornando-a “ficha suja” por enquadramento na lei complementar 135, de 2010. Com isso, a governadora fica apta a perder o mandato e também não poderá disputar eleição. Mas, da decisão, ainda cabe recurso.
O caso aconteceu quanto Rosalba era prefeita de Mossoró. A atual governadora do Rio Grande do Norte foi condenada por improbidade administrativa por ter contratado servidores sem concurso público, entre 1997 e 2004. Como punição, ela deve pagar multa civil no valor de R$ 30 mil. A condenação foi publicada no site do Tribunal de Justiça do RN nesta quarta-feira.
Segundo a sentença, Rosalba também está proibida de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos. Para o Ministério Público, Rosalba Ciarlini, na condição de governante, teria admitido pessoal para prestar serviço ao Município sem a deflagração do devido concurso público, em situações que não caracterizam necessidade temporária de excepcional interesse público.
Conduta
Para o MP, a conduta da ex-prefeita caracteriza ato de improbidade administrativa, justamente porque as contratações temporárias realizadas pela gestora não se enquadram na situação de temporariedade, muito menos de excepcionalidade. O Ministério Público alegou que os servidores contratados temporariamente promoviam atividades em diversos setores da administração municipal, cujas atribuições públicas possuem “natureza permanente, obrigatória e imprescindível diante das responsabilidades constitucionais dos Municípios”.
Com isso, a ex-prefeita teria violado a regra constitucional do concurso público, conduta que se amolda ao tipo do artigo 11, inciso V da Lei nº. 8.429/92. Para o juiz Airton Pinheiro, as funções desempenhadas pelos profissionais contratados eram de caráter permanente e fundamentais ao Município, de modo que não poderiam ser desenvolvidas de forma transitória. Os profissionais são essencialmente da área de saúde: médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.
“Figura inquestionável o dolo da ré em violar o seu dever de realizar concurso público para admissão de pessoal, postura adotada durante os anos de sua gestão, optando claramente pela celebração de inúmeros contratos temporários para suprir atividades permanentes da administração pública”, disse o magistrado.
Do Blog Panorama Político
O agora exonerado secretário adjunto de Segurança e Defesa Social, Clidenor Cosme da Silva Júnior afirmou, a assessores próximos, que não pediu a exoneração do cargo, mas que esta foi dada por ordem do secretário chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado (DEM).
Nessa conversa reservada com um assessor, que foi revelada ao Panorama Político, Clidenor afirmou que o motivo da saída foi o fato dele ter participado de uma reunião com o vice-governador Robinson Faria (PSD).
Ainda ao assessor, Clidenor disse que participou do encontro como convidado da Federação Nacional dos Policiais Federais, que estava solicitando apoio ao deputado federal Fábio Faria (PSD) para a votação de uma Proposta de Emenda Constitucional de interesse da categoria.
Clidenor da Silva Júnior estava no cargo há 3 anos. Clidenor chegou a dizer ainda ao assessor que estava “chocado com a truculência”.
Nota do Blog – Normal.
Às vezes algumas pessoas procuram esse tipo de situação, parece que querem passar por constrangimentos e “truculência”.
Tudo em nome da vaidade ou de alguns reais a mais na conta, mesmo assim recebendo com atraso.
Bem feito.
Através da solicitação do vereador Tomaz Neto (PDT), comissão de vereadores mossoroenses e representantes do Conjunto Santa Júlia participaram de audiência com o procurador da República, Fernando Rocha. A reunião foi nessa quarta-feira (26), na Procuradoria da República, em Mossoró.
O procurador deixou claro que não há como se tomar nenhuma providência para sanar os problemas do conjunto, com a ocupação indevida dos imóveis e até negociações de moradias entre invasores e pretensos interessados, sem qualquer formalização legal.
Fernando Rocha adiantou que estão sendo tomadas providências para que a desocupação seja obtida, pela via judicial. Se for o caso, com a intervenção de força policial.
O próprio procurador ponderou para que tudo possa ser resolvido de forma pacífica, para que não aconteça algum tipo de incidente no cumprimento da lei. Recomendou que vereadores solicitem a prefeitura o apoio logístico, transportante as pessoas e seus utensílios domésticos para outros locais.
Iluminação
Tomaz Neto pediu ao procurador que fiscalize de perto a questão da seleção para distribuição das casas. Solicitou ainda dos dos demais vereadores, uma articulação para que o prefeito Francisco José Júnior (PSD) receba-os e à comissão de moradores (e ocupantes indevidos).
Tomaz também destacou que há necessidade de que iluminação pública seja religada, pois compromete até a segurança das pessoas que vivem e transitam no conjunto. Procurador prometeu ver a situação.
Os vereadores Genivan Vale (PROS), Nacízio Silva (PTN) e Soldado Jadson (Solidariedade) que também participaram da reunião, garantiram trabalho nesse sentido.
Representantes de ocupantes de casas alertaram o procurador, que obra está parada há mais de dois anos e as invasões passaram a ser naturais, tamanho o imobilismo do poder público, financeira e construtora, que vivem impasse.
A Câmara Municipal de Mossoró realiza nesta quinta-feira (27), das 8h às 12h, a primeira edição do Projeto Câmara Cidadã, no bairro Santo Antonio.
A partir das 8h, na parte externa da Creche Tereza Néo, serão realizadas ações de cidadania em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UnP), Universidade Potiguar (UNP), Faculdade Mater Christi, Conselho Tutelar e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Mossoró, que estará realizando o cadastro único do Governo Federal.
A partir das 10h, os trabalhos serão transferidos para a Escola Estadual Inalda Cabral, onde será realizada uma sessão extraordinária direcionada para os problemas do bairro. Na oportunidade, a Tribuna Popular também será utilizada por um membro do bairro. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Alex Moacir (PMDB), o objetivo do projeto é levar cidadania para as pessoas que residem nessas comunidades.
A expectativa é de que esse projeto seja realizado uma vez por mês, atendendo as diversas regiões da cidade, inclusive a zona rural.
Com informações da Câmara Municipal de Mossoró.
No jogo Baraúnas 0 x 0 ABC de ontem à noite no Estádio Nogueirão, em Mossoró, pelo Campeonato Estadual de Futebol do RN, versão 2014, nova situação de risco envolvendo bandidos travestidos de torcedores foi assinalada.
Pelo menos duas bombas foram jogadas na direção de organizadas do ABC, em arremessos de fora do estádio.
Graças a Deus ninguém se feriu. Também não temos registro de alguma prisão em face do atentado.
Há algumas semanas, episódio idêntico ocorreu em relação à torcida organizada do Potiguar, em jogo do alvirrubro pela Copa do Nordeste, também no Nogueirão.
Bombas foram atiradas de fora do estádio, à esmo, para atingir torcedores.
Enfim, vamos esperar que esse tipo de gente nociva finalmente acerte o alvo, para fazermos algo?
Mais uma vez, o Governo do Estado anuncia calendário de pagamento de seus servidores, sem conseguir pagar a todos dentro do mesmo mês.
Servidores que ganham acima de R$ 5 mil líquido só receberão salários após o carnaval.
As Secretarias de Planejamento e Finanças e de Administração comunicam que o pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de fevereiro se dará de forma escalonada:
Dia 28, sexta-feira, será efetuado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde, Educação, UERN (independente do valor do salário) e de todos os demais servidores das outras áreas que recebem até R$ 5 mil líquidos (99.514 servidores, equivalente a 97% da folha).
No dia 10 de março, segunda-feira, recebem os 3.078 servidores que ganham acima de R$ 5 mil líquidos.
Prefeitura de Mossoró
Por determinação do prefeito Francisco José Júnior (PSD), a Prefeitura de Mossoró pagará os vencimentos do mês de fevereiro na sexta-feira, dia 28.
Nota do Blog – Estou há quase 30 anos na atividade jornalística. Noticiar pagamento de folha de pessoal àquele tempo era digno de manchete etc.
Passado tanto tempo, vejo que fomos devolvidos ao passado, tamanha a mediocridade e incompetência dos donos do poder estadual.
Francamente.
“As leis inúteis debilitam as necessárias.”
Barão de Montesquieu
O PMDB de Mossoró passa a discutir como se situar na possível eleição suplementar a prefeito e vice do município. Tempo urge.
A “questão ética” de evitar discutir o assunto, devido impasse judicial envolvendo a prefeita e vice cassados e afastados, Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB), está superada. Com pleito definido para o dia 4 de maio, partido não pode esperar.
Partido pode se compor com o PSB da deputada estadual Larissa Rosado, marchar com candidatura própria ou se aproximar do prefeito provisório Francisco José Júnior (PSB).
Os próximos dias darão forma a esse espectro.
Descartada, de antemão, é repetir aliança com o DEM de Cláudia e da governadora Rosalba Ciarlini, de quem o partido se afastou.
Do Blog Panorama Político
O secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Aldair Rocha, deixará a pasta para ser candidato a deputado estadual.
Presidente estadual do PTB, o pleito deste ano será a estreia de Aldair Rocha na postulação a um mandato.
Para Secretaria de Segurança o nome mais cotado é do comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo.