“A fórmula para a minha felicidade: um Sim, um Não, uma linha reta, uma meta.”
Friedrich Nietzsche
Jornalismo com Opinião
“A fórmula para a minha felicidade: um Sim, um Não, uma linha reta, uma meta.”
Friedrich Nietzsche
Uma comissão de deputados, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), assegurou a realização de nova avaliação psiquiátrica aos candidatos reprovados nos exames clínicos do concurso da Polícia Militar (PM). O impasse levava à quase totalidade dos convocados à exclusão.
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (30) durante reunião com o Governador Robinson Faria (PSD).
Para o deputado Ezequiel Ferreira, a contribuição da Assembleia Legislativa foi fundamental para a decisão.
PEC
Os deputados aprovaram na sessão plenária desta quinta-feira (30), importante Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A de autoria do deputado Agnelo Alves (PDT) altera os artigos 106 e 107 da Constituição Estadual.
Ela torna obrigatória a execução da programação orçamentária do Estado com relação às emendas dos deputados. É a chamada “emenda impositiva”, seguindo o que fora decidido pela Câmara Federal.
A Prefeitura de Baraúna e o Sindicato dos Servidores Públicos de Baraúna (Sindserb) entraram em acordo para o fim da greve dos professores da rede municipal. O consenso foi obtido em reunião, no final da tarde de hoje (30), no Centro Administrativo Francisco Bezerra Sobrinho, sede do Executivo.
Município e Sindserb acertaram reajuste de 6,5% para os docentes, em maio; melhoria das condições de trabalho, com reforma e outros investimentos nas escolas municipais e envio à Câmara Municipal, este ano, de projeto para instituição de eleições diretas para diretor das escolas, de forma escalonada.
A proposta foi apresentada pela prefeita Luciana Oliveira (PMDB), auxiliada pelos secretários Marcos Antônio de Sousa (Educação) e Rosan Soares (Administração).
A comissão representante do funcionalismo garantiu, na reunião, que os professores retornarão ao trabalho próxima semana.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Baraúna.
O Governo Robinson Faria (PSD) protocolou hoje na Assembleia Legislativa, projeto de lei que promete gerar muita polêmica. A proposição cria a Previdência Complementar pro servidor estadual.
Com a extinção do Fundo Previdenciário no final do Governo Rosalba Ciarlini (DEM), tornou-se inevitável a constituição dessa proposta.
Em alguns estados, medida similar tem gerado muito conflito. O mais notório é o formalizado no Paraná, que causou sérios atritos entre servidores e Polícia Militar.
Do Portal Noar
Nesta quinta-feira (30), as construtoras potiguares envolvidas no pagamento da dívida federal sobre o programa Minha Casa, Minha Vida no RN tiveram uma reunião com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon RN), Arnaldo Gaspar Júnior.
O empresário conversou sobre a reunião que teve na quarta-feira (29) com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, porém, as empresas garantem que vão continuar com as obras paralisadas e as demissões.
“As empresas não querem voltar atrás, estão irredutíveis. Querem começar na segunda-feira (4) as demissões e o aviso prévio dos funcionários”, declarou Arnaldo Gaspar Júnior. As construtoras estão com mais de quatro mil unidades em andamento e 4.500 funcionários serão demitidos.
Robinson
Com este cenário, o presidente do Sinduscon/RN informou ao governador Robinson Faria sobre a situação atual e conta com ajuda do chefe do Executivo estadual. “Expliquei ao governador a situação e reforcei que isso é ruim para as empresas, para o Estado e conto com a ajuda dele”, disse.
Segundo Arnaldo, o governador se comprometeu entrar em contato com Kassab, para que o Ministério das Cidades reconheça a dívida vencida, que está na casa do R$ 14 milhões, e faça este repasse.
“Eu aguardo essa resposta para trabalhar em duas frentes com as empresas: que não haja demissão e que não seja aviso prévio indenizatório, que seja aviso prévio trabalhado”, pontou.
A Assembleia Legislativa, como antecipou este Blog, mudará seu regimento interno. Objetivo: permitir a reeleição de sua mesa diretora.
Em sessão ordinária hoje, houve a definição de que às 9h de terça-feira (5), haverá votação de projeto nesse sentido.
Em seguida, a eleição antecipada para o biênio 2017/2018.
O atual presidente Ezequiel Ferreira (PMDB) não encontra resistência à alteração e ao seu nome como consenso.
Da Governadoria, também há sinalizador positivo.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), recebeu nesta quinta-feira (30) a visita do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Jório Nogueira (PSD).
O vereador esteve na Casa para propor uma parceria entre a TV Assembleia e a TV Câmara de Mossoró, que está no Canal 12 da TV Cabo Mossoró (TCM).
Durante o encontro, os parlamentares discutiram sobre a possibilidade de inserção de programas do quadro da TV Assembleia na grade de programação da TV Câmara de Mossoró.
A transmissão em rede aberta do canal da TV Câmara do município oestano também foi debatida durante a visita.
O primeiro secretário da AL, deputado Galeno Torquato (PSD), acompanhou a reunião.
Com informações da AL.
A Prefeitura de Mossoró investiu, em 2014, 31,98% em saúde pública, o dobro do que determina a legislação federal, que é de 15%. A informação foi passada pela secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, na Audiência Pública da Câmara Municipal de Mossoró. O evento ocorreu à manhã de hoje.
O encontro discutiu a prestação de contas da pasta referentes ao período do I, II e III quadrimestre de 2014.
A secretária ainda destacou que só as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) realizaram, em 2014, 749,883 atendimentos. A Atenção Básica realizou, no mesmo período, 360.025 atendimentos. “São números que mostram o tamanho da grandeza que é a saúde pública de Mossoró”, disse.
Saída
Durante a audiência pública, vereadores da oposição resolveram se retirar. Protestaram contra “uma clara tentativa de se tolher a palavra dos oposicionistas”, justifica Genivan Vale (PROS).
“A nossa saída foi acompanhada pelos vereadores Tomaz Neto (PDT) e Professor Francisco Carlos (PV)”, salienta ele em nota à população.
Tomaz Neto destaca que a secretária demonstrava interesse em atender às prerrogativas e exigências legais, “mas a bancada do Governo, não”.
“A Secretaria de Saúde estava republicanamente respondendo a todos os vereadores, mas a bancada governista quis impedir que os oposicionistas fizessem suas colocações”, reitera Genivan.
Começa nesta quinta-feira (30/04) o processo seletivo para 2016 da Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), sediada no Rio de Janeiro (RJ). Jovens potiguares entre 13 e 15 anos podem se candidatar, até dia 22/05, às quatro (04) bolsas integrais disponibilizadas para o Rio Grande do Norte na escola-residência.
O edital e todas as informações relativas às inscrições estão disponíveis no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br. As inscrições são feitas por meio do site da escola, owww.escolasesc.com.br.
Além da exigência da faixa etária, também é preciso que o estudante tenha concluído ou seja concluinte do 9º ano do Ensino Fundamental. Também é dada prioridade a dependentes de comerciários, a alunos cujas rendas familiares não ultrapassem três (03) salários mínimos e a estudantes oriundos de Escolas Sesc e de escolas públicas, bem como a bolsistas de escolas particulares.
Os computadores das bibliotecas Sesc RN estarão à disposição para que os candidatos efetuem suas inscrições.
O Sesc criou há sete anos um projeto pioneiro na área de educação: a Escola Sesc de Ensino Médio. Localizada na Barra da Tijuca, é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que recebe alunos de todo o país.
Com informações do Sistema Fecomércio.
Por Emery Costa (O Mossoroense)
Um secretário da Prefeitura de Mossoró solicitou da Fundação Vingt-un Rosado oito exemplares rememorando o ataque de Lampião a Mossoró, editado por aquela fundação, para serem doados a oito netos de Rodolfo Fernandes.
Exatamente um secretário dessa prefeitura que praticamente está decretando o fechamento da Fundação Vingt-un Rosado. Incrível.
Nota do Blog – A vasta biblioteca do falecido jornalista Dorian Jorge Freire foi desdenhada no Governo Fafá Rosado. Ignoraram sua importância. Que fim levou?
E a biblioteca do professor João Batista Cascudo, que precisaria ser preservada, que fim levou?
Pobre Mossoró!
Em comentário neste Blog, interagindo com outro webleitor, o médico e dirigente dessa entidade, Dix-sept Sobrinho, relata a dificuldade de manter vivo esse patrimônio de Mossoró e do Brasil.
Veja abaixo:
Prezado Inácio, um abraço.
O convênio com a Fundação Vingt-un Rosado faz anos que não foi renovado. Há cerca de 3 anos que não temos nenhum convênio com a Prefeitura Municipal de Mossoró, nem repasse. Continuamos uma saga de mais de 60 anos. Atendemos estudantes, professores, jornalistas, pesquisadores.
De Mossoró, do Brasil e de outros países. É bem verdade que ultimamente tivemos que precarizar bastante este atendimento.
Até quando?
Dix-sept Rosado Sobrinho
Duas secretárias influentes no Governo Robinson Faria (PSD) entraram em rota de colisão.
O próprio governador interveio com ponderação para o atrito não evoluir para uma crise de Governo.
Ânimos aplacados.
Mas há fogo de monturo.
Do Blog de Thaísa Galvão
O ex-primeiro-damo do Rio Grande do Norte, Carlos Augusto Rosado, tem sido visto com uma certa frequência, ao lado do ex-deputado e agora ministro, Henrique Alves.
Carlos estava lá, firme e forte na posse de Henrique no Ministério.
Ontem, lá estava Carlos no Ministério em mais um encontro com o ministro.
O marido da ex-governadora Rosalba Ciarlini tem trabalhado intensamente junto a advogados para reverter a inelegibilidade de Rosalba para viabilizar a candidatura dela à prefeita de Mossoró.
E se conseguir, Henrique é forte candidato a apoiar a candidatura de oposição ao prefeito Francisco Silveira Júnior.
Prova de que a política é dinâmica até demais, já que no processo sucessório do ano passado, Henrique foi apontado como parceiro do senador José Agripino Maia na criação de uma estratégia para atrapalhar a candidatura de Rosalba à reeleição.
E como sempre há tempo para reverter revezes, Henrique e Carlos Augusto parecem bem afinados.
Os protestos que ocorreram em Curitiba (PR), com reação violenta da Polícia Militar, deve deixar o servidor do Rio Grande do Norte ressabiado.
Os deputados votaram, a portas fechadas, o projeto do governo Beto Richa (PSDB) que modifica a previdência dos funcionários públicos estaduais.
Para os servidores, a matéria é nociva ao segmento. Sua aposentadoria está comprometida.
No Rio Grande do Norte, o então Governo Rosalba Ciarlini (DEM), com apoio do sucessor Robinson Faria (PSD), extinguiu o Fundo Previdenciário.
Ainda este ano, o novo governador terá de enviar à Assembleia Legislativa um projeto criando uma Previdência Complementar.
Será espelho do que se faz no Paraná?
O servidor tem motivos para ficar mais atento.
O Jornal de Hoje do Natal, que circula há 18 anos, marcando sua trajetória sobretudo pela pluralidade de ideias e opiniões, circula em formato impresso pela última vez hoje.
Essa marca do economista e jornalista Marcos Aurélio de Sá vai seguir jornada na plataforma cibernética, ou seja, via Internet.
Já de Mossoró vem um exemplo de resistência.
O jornal Gazeta do Oeste atinge hoje seu 38º aniversário, cria do professor e jornalista Canindé Queiroz.
Parabéns!
Deve entrar em pauta hoje, em mais uma sessão ordinária da Assembleia Legislativa, projeto de resolução que dispõe sobre a reeleição da mesa diretora.
A matéria, em síntese, pode viabilizar novo mandato do atual presidente Ezequiel Ferreira (PMDB), para o segundo biênio dessa legislatura, ou seja, 2017/2018.
“A liberdade começa onde acaba a ignorância.”
Victor Hugo
Do portal UOL
Após servidores estaduais do Paraná tentarem romper o cerco da Polícia Militar na Assembleia Legislativa e a corporação reagir com bombas de gás e balas de borracha, manifestantes e PMs entraram em confronto na tarde desta quarta-feira (29) em frente à Casa. O local virou uma praça de guerra onde ao menos 170 pessoas se feriram.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, 20 dos feridos são policiais. Já a prefeitura de Curitiba estipula que 150 civis foram feridos.
Os protestos ocorreram no Legislativo porque os deputados votaram, a portas fechadas, o projeto do governo Beto Richa (PSDB) que modifica a previdência dos funcionários públicos estaduais. De acordo com o sindicato servidores, foram à manifestação 15 mil pessoas –a PM não fez estimativa.
Apesar da confusão e dos protestos, o projeto da administração tucano acabou sendo aprovado pela Assembleia, onde Richa tem maioria. A proposta reduz a contribuição do governo – em crise financeira desde o ano passado – sobre as pensões pagas pelo Estado no PR. Os manifestantes reclamam que perderam benefícios.
NOTA DO BLOG – há tempos eu não via cenas tão tristes e repugnantes.
Trabalhadores em choque: polícia e servidores civis.
Faleceu dona Ivone Dantas da Rocha, 83.
Estava internada no Hospital Wilson Rosado (HWR) – em Mossoró.
Teve problemas cardiovasculares e passou a ser mantida na UTI.
Era mãe de prole numerosa (dez filhos), tendo como um dos filhos mais conhecidos o ex-vereador Chico da Prefeitura (DEM).
Seu corpo deverá ser velado à Rua Desembargador Licurgo Nunes, 50, Barrocas, em Mossoró.
O sepultamento está acertado para as 17h de amanhã, no Cemitério São Sebastião, Centro.
Equilibrada. Assim foi a primeira partida da decisão do Campeonato Potiguar na noite desta quarta-feira (29), na Arena das Dunas. América e ABC ficaram no empate por 1 a 1.
Max abriu o placar para os rubros, aos 26 minutos do primeiro tempo, e Reginaldo empatou para o Alvinegro aos 39 minutos da etapa complementar.
A segunda parte da finalíssima acontece no sábado (3), às 16h, no estádio Frasqueirão. Quem vencer fica com o título. Novo empate leva a disputa para as penalidades. A equipe americana busca do bicampeonato, enquanto a abecedista tenta o título depois de quatro anos.
Ficha Técnica
Local: Arena das Dunas, Natal (RN)
Árbitro: Dewson Fernando F da Silva (Fifa/PA)
Cartões amarelos: Maguinho, Judson, Busatto, Cléber (América); Bruno Luiz, Lima, Mael, Michel, Suéliton, Fabinho Alves (ABC)
Cartão vermelho: Maguinho (América)
América: Busatto, Diogo, Flávio Boaventura, Cléber e Álvaro; Judson, Maguinho, Zé Antônio Paulista e Cascata (Tiago Dutra); Max e Thiago Potiguar (Adriano Pardal). Técnico: Roberto Fernandes.
ABC: Saulo, Reginaldo, Suéliton, Leandro Amaro e Lima; Fábio Bahia, Michel (Bruno Luiz), Rafael Miranda e Erivelton; Kayke e Fabinho Alves. Técnico: Josué Teixeira.
Lucro do Bradesco cresce 23,3% no Brasil da recessão.
Como é fácil percebermos, as crises no Brasil são comuns e cíclicas.
O lucro dos bancos, não.
É perene e crescente.
Ninguém espere uma campanha farta no próximo ano.
Há carregada nuvem sobre as disputas eleitorais municipais de 2016 no Rio Grande do Norte.
É provável que seja um cenário comum em praticamente todo o país.
Há dois enormes complicadores para o financiamento das campanhas.
Estão intercalados.
Um, a óbvia retração na economia do país, com juros disparados, desemprego, paralisação/atraso de obras públicas, aumento de tarifas públicas, redução do crédito etc.
Dois, o pânico causado pela Operação Lava Jato.
Até para se fazer doação legal está complicado e perigoso.
Não será fácil passar a “sacolinha”.
Por Marcos Aurélio de Sá (O Jornal de Hoje)
– O preço médio do metro quadrado para aluguel em Natal teve a maior desvalorização entre 33 cidades analisadas pelo Índice DMI-VivaReal (que mede indicadores do mercado imobiliário em todas as regiões do país).
– A pesquisa também mostrou valorização do valor mediano do metro quadrado para venda em Natal, porém em níveis abaixo da inflação acumulada.
– O VivaReal é o portal de anúncios de imóveis e responsável pelo Índice DMI-VivaReal, que mostrou em Natal uma desvalorização de 4,52 por cento no valor médio dos aluguéis na capital potiguar. O estudo também mostrou que a cidade teve valorização de 0,38 por cento no metro quadrado para venda, o que fica abaixo do indicador correspondente para inflação no período, de 3,5 por cento (com base no IPCA).
– O DMI (Dados do Mercado Imobiliário) é o levantamento realizado pelo portal com sua base de mais de 3 milhões de anúncios classificados. Neste trimestre, a amostra contemplou 33 cidades em diferentes regiões do País.