“O silêncio não existe; viver é mantermo-nos no centro de um fluxo que só a morte interromperá.”
François Mauriac
Jornalismo com Opinião
“O silêncio não existe; viver é mantermo-nos no centro de um fluxo que só a morte interromperá.”
François Mauriac
Se você achou absurdo o PT escolher a “amante” Gleise Hoffmann para presidi-lo, não deve estranhar Aécio Neves presidindo o PSDB de novo.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Se o Congresso Nacional não tem amparo moral para votar reformas trabalhistas, previdenciárias, fiscais, políticas etc., por que alguns acham que possui para aprovar “Diretas Já”?
Hein?
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Ainda não saiu uma nota de protesto de qualquer partido político, pela ‘soltura’ de Aécio Neves e Cia.
Entendi.
Desculpe atrapalhar.
Podem voltar à sua realidade virtual.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Do portal G1
O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar nesta sexta-feira (30) o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR).
Ao autorizar a soltura do peemedebista, Fachin determinou que ele passe a usar tornozeleira eletrônica e que deverá permanecer em casa à noite (de 20h às 6h), finais de semana e feriados.
Além disso, ficará proibido de contato com outros investigados e de deixar o país, devendo se apresentar à Justiça sempre que requisitado.
Rocha Loures foi preso preventivamente (antes de julgamento) no dia 3 de junho, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), em razão das delações de executivos da JBS.
Loures foi flagrado com uma mala abarrotada de dinheiro. Seriam R$ 500 mil em dinheiro, fruto de propina do grupo JBS, que envolveria o presidente Michel Temer (PMDB). Era o “homem da mala”.
Veja matéria completa clicando AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Do portal G1RN
A juíza Ana Karina de Carvalho Costa Carlos da Silva, da comarca de Goianinha, publicou decisão determinando o imediato cumprimento de pena do deputado estadual Dison Lisboa (PSD). Ele tem condenação de cinco anos e oito meses de reclusão por apropriação de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio, quando era prefeito de Goianinha.
O pedido de cumprimento imediato da pena tinha sido feito pelo Ministério Público Estadual (veja AQUI), no início desta semana. Dison foi condenado em 2013 e havia recorrido em liberdade.
De acordo com o MPRN, ele tentou sem sucesso a redução da pena e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o envio dos autos ao Tribunal de origem para providências quanto ao início da execução. Contra a decisão do STJ, o deputado impetrou habeas corpus perante o Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo liminar para suspensão dos efeitos da decisão, o que foi indeferido.
Cumpra-se
Por isso, o órgão ministerial solicitou que o juízo da comarca de Goianinha determinasse o imediato cumprimento da pena. A decisão da juíza Ana Karina de Carvalho Costa Carlos da Silva foi publicada nesta sexta-feira (30).
“Cumpra-se a determinação contida na parte final do acórdão proferido pelo TJRN, comunicando-se a decisão ao Ministério Público Eleitoral e ao Órgão da Justiça Eleitoral competente, enviando, ainda, a cópia do acórdão condenatório à Procuradoria Regional Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte para as providências cabíveis”, escreveu a magistrada.
Pela condenação, o deputado Dison Lisoba deve iniciar o cumprimento da pena em regime semiaberto. A Justiça determinou ainda a publicação do mandado de prisão contra ele.
Nota do Blog Carlos Santos – Se houver afastamento do deputado, o suplente “Major Fernandes” (veja AQUI) poderá ser convocado.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Em dificuldade e carecendo de doação, a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) recebeu cadeiras de roda, fraldas e material de higiene, hoje de manhã (30), doados por alunos do Centro Brasileiros de Cursos (Cebrac).
Valéria Viana Martins, assistente social da Liga, elogiou e enalteceu o caráter exemplar da iniciativa. “São itens de uso diário dos nossos pacientes. Só temos a agradecer. Que atos como esse se multipliquem, porque precisamos muito”, diz.
A experiência teve caráter pedagógico para os estudantes, que conheceram a Casa de Saúde Santa Luzia, antigo imóvel que sedia a Liga. “A gente ouve falar da realidade, mas conhecer de perto aumenta a nossa vontade de ajudar”, conta Nayane Marques, 22, aluna do Cebrac.
As cadeiras de roda foram arrecadadas no Eco Solidariedade Cebrac. “Esse projeto ensina aos nossos alunos o valor da ação solidária, para que isso repercuta na atuação profissional deles”, diz o coordenador pedagógico, Francisco Melo.
Social
Antes da visita à Liga Mossoroense de Combate ao Câncer, os estudantes entregaram, no mesmo projeto, gêneros alimentícios e material de limpeza à Aldeias Infantis, que atende a jovens em risco social e funciona o Conjunto Ulrich Graff.
Assistente social da entidade, que funciona em 132 países, Maressa Távora ressaltou benefícios da ação. “Uma ação como essa nos fortalece enquanto profissionais e fortalece os jovens atendidos enquanto seres humanos. Obrigada”, agradeceu.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
O discurso de que pelo estudo se chega ao alto, pelo menos em termos de cargos públicos de alta remuneração, esconde intencionalmente uma outra verdade – insofismável: o ponto de partida não é igual para todos.
À grande maioria não faltaria apenas força de vontade. Ou inteligência. Faltam meios.
Ser juiz, promotor público etc., com boa retaguarda financeiro/familiar, bons colégios, cursinhos etc., deve ser menos difícil do que nascendo na periferia, em famílias desestruturadas, ocupando sala insalubres em colégios públicos e ambientes sociais muitas vezes inóspitos.
Nem todos têm a “sorte” de sair desse tipo de ambiente, dando salto vertiginoso em termos de emprego e renda.
Existem as exceções, mas são mesmo exceções.
Infelizmente.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Quem estreou hoje (sexta-feira, 30) nas ruas de Natal, “debaixo de chuva”, foi o boneco gigante “Bonitinho”, sátira ao governador Robinson Faria (PSD). É uma das “atrações” do Dia Nacional de Luta no Rio Grande do Norte.
O equipamento de crítica política faz parte da mobilização nacional que chegou ao Rio Grande do Norte, contra as reformas previdenciárias e trabalhistas, além de atrasos salariais na gestão estadual.
Bonitinho, para quem não lembra, é o codinome atribuído ao governador pelo esquema de propinas da Construtora Norberto Odebrecht. Veio à tona em abril, na divulgação das delações premiadas de seus executivos (veja AQUI).
Na mobilização de hoje, coube ao Sindicato dos Servidores da Saúde Pública Estadual (SINDSAÚDE-RN) dá vida ao boneco, propondo também um “Fora, Robinson!”
Rosalba
O uso desse tipo de meio de crítica política não é novo no RN.
Quem sofreu com situação semelhante foi a hoje prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP), quanto esteve à frente do governo estadual (2011-2014).
De Natal ao interior a boneca “Rosalba” esteve em diversas movimentações contra sua administração – veja AQUI. O Sindsaúde também também foi autor da obra, pedindo sua destituição do cargo no “Fora, Rosalba!”
Atormentou sobremodo a governadora.
Rosalba e Robinson foram candidatos a governador e vice eleitos em 2010. Houve racha político de ambos no final do primeiro ano de governo, mas em 2014, ela deu apoio velado a ele em Mossoró na vitória que obteve contra o então deputado federal Henrique Alves (PMDB).
Na atualidade, Robinson e Rosalba mantêm canal aberto a entendimento às eleições do próximo ano. O rosalbismo e seu partido, o PP, fazem parte da administração Robinson Faria.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Do G1
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou nesta sexta-feira (30) o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) das funções parlamentares. Com isso, Aécio poderá retomar as ativades no Senado.
Na mesma decisão, o magistrado negou um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para prender o senador.
Por meio de nota, o senador disse que recebeu com “absoluta serenidade” a decisão de Marco Aurélio. ” da mesma forma como acatei de forma resignada e respeitosa a decisão anterior. Sempre acreditei na Justiça do meu país e seguirei no exercício do mandato que me foi conferido por mais de 7 milhões de mineiros”, afirmou o Aécio (veja a íntegra da nota ao final desta reportagem).
A Secretaria-Geral do Senado informou que o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi notificado da determinação do STF e que Aécio já pode retornar ao trabalho. Não é necessário nenhum outro trâmite, segundo a secretaria.
Saiba mais detalhes clicando AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Por Dinarte Assunção (Portal Noar)
A homologação da colaboração do empresário Fred Queiroz, um dos alvos da Operação Manus (veja AQUI) será feita no Supremo Tribunal Federal por envolver agentes com foro nessa corte, apurou a reportagem do portalnoar.com.
O Supremo Tribunal Federal (STF) é a instância em que respondem deputados federais e senadores.
Até a data em que foi libertado da prisão, Fred Queiroz tinha dado oralmente indicativos de como iria contribuir, apontando pessoas e indícios com elementos para sustentar suas afirmações.
Formalmente, no entanto, nada foi tomado a termo, ou seja, escrito formalmente, por envolver figuras com prerrogativa de foro no STF. Para esse caso, é preciso que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, designe poderes a um membro do MPF para colher os depoimentos.
Operação Manus
No MPF do RN, o procurador Rodrigo Telles tinha sido investido de tais poderes para acompanhar os inquéritos do senador José Agripino e do deputado federal Felipe Maia, ambos do DEM e que não estão envolvido na Operação Manus, cujos alvos são agentes do PMDB.
Ao pedir a revogação da prisão de Fred Queiroz, os procuradores da República assinalaram que o réu manifestou interesse em colaborar. Ou seja, àquela altura, o empresário tinha feito o relato oral dimensionando sua contribuição. Mas, formalmente, o MPF no RN preferiu requerer um novo pedido de investidura de poder ao PGR para colher os novos fatos envolvendo agentes com prerrogativa no STF.
A defesa de Fred Queiroz, feita pelo advogado Eduardo Nobre, está incontatável desde que o empresário saiu da prisão.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
O secretário municipal de Administração e Finanças, Ronaldo Cruz, se reuniu no final da tarde dessa quinta-feira (29) com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERPUM). A convocação foi desencadeada porque a entidade reagiu negativamente à informação corrente de que o salário de junho e outros entendimento financeiros com o Executivo teriam alteração neste final de mês.
Cruz anunciou o pagamento referente ao mês de junho deste ano para amanhã (sábado, 1º de julho) em vez do dia 30.
De acordo com o secretário, no mesmo montante estará o pagamento referente aos aniversariantes do mês de junho e do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ).
Reação
Outro anúncio feito durante a reunião, foi o pagamento da quarta parcela da folha do mês de dezembro para o próximo dia 10, atrasada da última gestão, e ainda 50% do 13º dos servidores referente ao mesmo pagamento, exceto os da Educação que já receberam.
“Aproveitamos para pedir ao secretário que a prefeita (Rosalba Ciarlini-PP) marque a audiência para negociar o reajuste de 2017, pois vai fazer um mês que o sindicato aguarda essa audiência”, disse a presidente do Sindiserpum, Marleide Cunha, utilizando as redes sociais para interagir com os servidores.
“Não vamos esperar para sempre!”, estrilou.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Tem sido ampliada sobremodo nas últimas semanas, a agenda do governador Robinson Faria (PSD) na governadoria e fora dela, com pauta fortemente política.
Canal aberto para prefeitos, deputados governistas e lideranças interioranas.
Corrida contra o tempo e contra números de avaliação desfavoráveis em relação ao pleito de 2018.
Leia também: Uma prisão como ‘fato novo’ para 2018 (AQUI).
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Será amanhã (sábado, 1º de Julho), a “Festa da Melhor Idade” no Oba Restaurante em Mossoró, a partir das 21 horas.
Banda Tremendão de Fortaleza e Infla 6 de Mossoró vão animar a noitada.
Senhas no próprio Oba Restaurante.
A promoção é do “Clube da Melhor Idade Reviver” de Mossoró.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Como é estranho que algumas pessoas achem estranho, que o Governo Michel Temer (PMDB) usará todo expediente para aprovar matérias do seu interesse no Congresso Nacional.
Desde Cabral (o descobridor português) é assim.
Francamente!
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Aberto a qualquer jovem, mesmo os que não professam religião, o Acamp´s deseja ser opção sadia de lazer e entretenimento no período das férias. Durante as manhãs acontecem atividades de lazer.
No período da tarde, são oferecidos cursos, bem como a celebração Eucarística. Nas noites são realizados shows musicais, festas temáticas e peças teatrais.
Mais informações: (84) 99658 8644 (84) 3317 0662
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
“Não vos parece que certos pais querem castigar nos filhos a má educação que lhes deram?”
Carmen Sylva
Nos intramuros da Câmara Municipal de Mossoró, finalmente foi localizado um calhamaço da prestação de contas da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB).
Andava sumido, digamos.
Essa nebulosidade em torno do assunto, com escassa ou nenhuma informação, não é de hoje nem está circunscrita à atual legislatura na Câmara Municipal de Mossoró.
Há muitos interesses em jogo, mesclando oposição e governo; passado, presente e futuro.
Há gente com pressa, agora, à sua aprovação vapt-vupt.
Traremos novidades de bastidores.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca acionou a Justiça com um pedido liminar para que a Prefeitura Municipal pague o salário referente ao mês de dezembro de 2016 aos servidores. A decisão foi-lhe favorável.
O despacho da juíza Uefla Fernanda Duarte Fernandes – titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Areia Branca – determina “que o Município demandado proceda com o pagamento, à parte requerente”, advertindo que “o descumprimento da presente determinação judicial implicará na realização de bloqueio judicial nas contas públicas” da municipalidade.
Quinze dias
Estabeleceu também que deva ocorrer intimação “com urgência, do Prefeito Municipal ou o Procurador do Município, para dar imediato cumprimento a esta decisão, devendo informar a este Juízo sobre o seu integral cumprimento, no prazo legal de 15 dias”.
A decisão, que cabe recurso, deve beneficiar cerca de 1.400 servidores.
A prefeita Iraneide Rebouças (PSD) e o Sindicato não tinham chegado a acordo sobre essa pendência. O conflito ficou insanável, levando a entidade a provocar a Justiça, em face da disponibilidade apresentada por ela de sanar o débito somente em dez meses.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Do Blog do FM e Blog Carlos Santos
Os vereadores de Natal elegeram por unanimidade o vereador Sueldo Medeiros (PHS), 2º Vice-presidente da Mesa Diretora da Casa.
Ele assume a vaga deixada pela ex-vereadora e ex-governadora Wilma de Faria (PTdoB), que faleceu no dia 15 de junho.
Sueldo passa a integrar a Mesa Diretora da Câmara até dezembro de 2018.
O suplente de vereador Dickson Nasser Júnior (PSDB) assumiu a titularidade do mandato, em face do falecimento de Wilma.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Do Congresso em Foco
A autorização judicial para o deputado preso Celso Jacob (PMDB-RJ) conciliar o cumprimento da pena de sete anos e dois meses de reclusão com o exercício do mandato expõe mais que uma situação insólita na política brasileira. Assim como Jacob, o senador Ivo Cassol (PP-RO) e os deputados Paulo Maluf (PP-SP), Paulo Feijó (PR-RJ) e Roberto Góes (PDT-RR) foram condenados à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O catarinense João Rodrigues (PSD) está pendurado em um recurso no Supremo para reverter a condenação imposta pela Justiça Federal.
Entre os condenados, apenas Góes teve a pena de prisão convertida em prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa. Embora recorra, ele não corre o risco de ser preso, ao menos nesse caso. O pedetista é o parlamentar com mais acusações criminais no Supremo: 18, entre inquéritos (investigações preliminares) e ações penais (processos, de fato).
Todos eles recorrem à mais alta corte do país em liberdade e no exercício do mandato.
Ontem o juiz Valter Bueno Araújo, da Vara e Execuções Penais de Brasília, determinou que Jacob, por ter sido condenado a cumprir a pena inicialmente em regime semiaberto, exerça suas atividades parlamentares até o fim da tarde e se recolha para dormir no Complexo Penitenciário da Papuda. Ou seja, à luz do dia, parlamentar; à noite, preso comum.
Saiba mais detalhes clicando AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
O deputado federal Walter Alves (PMDB), 37, é o novo presidente do PMDB no Rio Grande do Norte (PMDB-RN). Primeiro vice-presidente da legenda, Walter assume o cargo de presidente em substituição ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves – preso no último dia 6 (veja AQUI).
Walter Alves foi deputado estadual por dois mandatos (2007-2010 e 2011-2014) e, atualmente, cumpre seu primeiro mandato como deputado federal após ser eleito, em 2014, com 191.064 votos, o mais votado do estado.
O PMDB-RN é um dos maiores partidos do Rio Grande do Norte.
A legenda conta hoje com um senador, um deputado federal, três deputados estaduais, 41 prefeitos, 27 vice-prefeitos e 293 vereadores.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.