“É erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os”.
Alexandre Herculano
Jornalismo com Opinião
“É erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os”.
Alexandre Herculano
O Padre Guido Tonelotto se estivesse vivo completaria nesta segunda-feira (3) 100 anos de vida. Uma Missa em Ação de Graças pelo centenário de nascimento de Padre Guido será celebrada, às 17h, na Matriz de São José, onde ele viveu seu sacerdócio por mais de 30 anos.
Na São João ele fundou uma das mais significativas ações sociais de Mossoró, o Projeto Esperança. Padre Guido faleceu aos 89 anos no dia 11 de novembro de 2009, deixando um legado de solidariedade e amor aos mais humildes.
Padre Guido nasceu em 3 de fevereiro de 1920, em Concórdia, província de Veneza, Itália, filho de José Tonelotto e da costureira Maria Zadro, irmão de Vitorino, Bruno e Amélia.
Sua família vai residir na França, onde faz sua Primeira Comunhão em 1927, em Jallieu, Diocese de Grenoble, onde também foi crismado em maio de 1932. Aos 12 anos, ingressou no Seminário de Grenoble, onde ficou até 1939, quando a família voltou à Itália, cidade de Verona.
Ingressa na Ordem Salesiana em 1939. Conclui os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Salesiano de Monteortono, em Pádua. A 29 de junho de 1948, é ordenado sacerdote por D. Carlos Agostini, bispo de Pádua, na Igreja de Monteortono. Celebrou a primeira missa na Catedral de Concórdia, a 11 de julho de 1948.
Iniciava-se ali grande missão de pastorear as “ovelhas de Cristo”. Foi diretor, professor, orientador espiritual. Em todas as atividades pastorais deixou o marco de seu carisma espiritual, sua caridade, seu serviço.
Brasil-Mossoró
Em maio de 1955, tornou-se um missionário Salesiano em terras brasileiras. Chegou ao Brasil em novembro. Rezou a sua primeira missa no Dia de Finados, no Colégio Salesiano de Carpina, onde foi diretor do Seminário Menor e orientador do Aspirantado Salesiano.
Conheceu então o Padre Dom Gentil Diniz, Pároco de Limoeiro (PE), futuro bispo de Mossoró. Em 1958, foi enviado à região Norte, onde dirigiu os Colégios Salesianos de Belém e de Manaus.
Volta à Itália e assume a direção do Centro de Formação para Leigos na América Latina. Permanece em Roma até 1973, quando, convicto de sua paixão pelos pobres, especialmente, pelas crianças marginalizadas, volta para o Brasil a convite de Dom Gentil, assumindo a paróquia de Martins.
Em 1978, transfere-se para paróquia de São José, em Mossoró (RN).
Nela realizou sua grande obra social. Fundou o Projeto Esperança, voltado à assistência integral de crianças, adolescentes e jovens da periferia de Mossoró. Uma obra social voltada à assistência integral de crianças, jovens e adolescentes da periferia de Mossoró, oferecendo atividades diversas.
O Projeto hoje atende mais de setecentas crianças na sede própria ao lado da Matriz de São José.
Com informações da Diocese de Mossoró e o site O Bom de Mossoró.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Dando sequência à série entrevistas de entrevista do programa especial “Conversa de Alpendre 2020”, nesta sexta-feira (31), prefeitos da região Oeste serão entrevistados.
O jornalista Vonúvio Praxedes conversou com Haroldo Ferreira (PSB) – Prefeito de Felipe Guerra; Alan Silveira (MDB) – Prefeito de Apodi; Júnior Alves (PSD) – Prefeito de Caraúbas e Luiz Jairo (PL) – Prefeito de Upanema.
Vários assuntos ligados as administrações municipais foram abordados, além das eleições 2020.
Assim como nos outros programas, respostas sobre o processo eleitoral chamaram a atenção.
O Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, confirmou a decisão e revelou o nome apoiado por seu grupo político para à eleição de outubro.
Alan de Apodi disse que vai repetir a dupla com sua vice em busca da reeleição.
Júnior Alves de Caraúbas afirma que deve caminhar para disputar a reeleição.
De Upanema, Luiz Jairo revelou quem vai apoiar no processo eleitoral deste ano. Ele está em seu segundo mandato consecuti vo.
As entrevistas foram gravadas no Olho D’água Park Hotel em Caraúbas e no Hotel Thermas em Mossoró.
Esta é a última edição do Conversa de Alpendre na temporada 2020.
O programa vai ao ar nesta sexta-feira (31), às 20h10, na TCM Telecom. O programa pode ser visto também no tcm10hd.com.br e no app TCM10Play.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O ex-vereador natalense George Câmara (PCdoB) foi remanejado do cargo de adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) para pasta similar na Secretaria de Estado da Administração (SEAD).
O nome do novo adjunto da Seplan não foi publicado ainda.
As portarias correspondentes à alteração de Câmara estão no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (31).
Nos bastidores, a informação corrente é de que a migração atendeu pedido do próprio ex-vereador e de seu partido, para maior efetividade de atuação no governo.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A governadora Fátima Bezerra (PT) tem um encontro marcado, até aqui postergado ao máximo, com a sindicalista/oposicionista Fátima Bezerra. O projeto de Reforma da Previdência do Estado do RN não é o que lhes atrai, mas motivo de uma distância que se alarga – de uma para a outra.
Parecem excludentes.
Chegou a hora da verdade, digamos.
Fátima Bezerra, a professora paraibana que virou sindicalista, depois deputada estadual, deputada federal, senadora e agora governadora potiguar, vive o conflito de bater de frente com sua própria história, discurso e princípios em nome da “governabilidade”. Cumpre um papel além das prioridades sindicais e estratégias partidárias que a marcaram nas últimas décadas.
Ela agora é governadora; precisa e tem que pensar ‘fora da caixa’. Longe da crença do “quanto pior, melhor”.
Nesse momento, não seria estranho um “Fora, Fátima” – como já foi oportuno (para ela, seu partido e sindicatos bradarem) o “Fora, Rosalba” e o “Fora, Robinson”. Mas os tempos e a personagem na Governadoria são outros.
Fátima Bezerra governadora, é a mesma pessoa que bradou da tribuna do Senado que a Reforma da Previdência engendrada pelo então presidente Michel Temer, era inaceitável. “Não se trata de defender privilégios, ao contrário. Se trata de afirmar direitos”, proclamou.
Fátima governadora, é a mesma pessoa que vociferou contra o teto de gastos do governo federal, mas emplacou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criou esse limitador de despesas, até para atender exigências da Administração Jair Bolsonaro, que toma várias medidas para controle fiscal na União e entes federados.
Fátima governadora, é a mesma que não aceitava em hipótese nenhuma a cessão onerosa do pré-sal: “Esse projeto é um escândalo. Faz parte do processo em curso de desmonte da Petrobras e impacta na vida da população”. Ano passado, esforçou-se desesperadamente para que esses recursos fossem logo liberados, aliviando compromissos de folha de pessoal do Estado do RN.
Fátima governadora, é a mesma que sempre lutou pelos direitos dos trabalhadores, mas logo que assumiu o governo estadual, determinou suspensão do gozo e pagamento de licença-prêmio até o dia 31 de dezembro de 2019. Aquele lema da esquerda contra os governos Michel Temer e Bolsonaro, “nenhum direito a menos”, foi ferido de morte.
Pressionada pelo sindicalismo lulopetista, ela desistiu da medida. Ficou o dito pelo não dito. Recuou.
Descobre, só agora, que reformas como da Previdência, não podem ser mesmo mais adiadas. Num passado recente no RN, o então governador Robinson Faria (PSD) tentou e foi barrado por feroz luta do movimento sindical e partidos de oposição, como o PT de Fátima Bezerra.
Nesse momento em que muitos números vêm à tona, mostrando déficit expressivo da previdência estadual (veja AQUI), bem que poderia aparecer algum técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), entidade técnica ligada ao movimento sindical, para socorrer a governadora.
No fim da administração Rosalba Ciarlini (DEM, hoje no PP), em 2014, houve apresentação de um estudo do Dieese, ‘provando’ que as contas do erário do RN estavam sadias: “Não há desequilíbrio fiscal”. Atrasos salariais que remontam àquela época continuam até hoje.
Hoje, ninguém tem dúvidas, de que a previdência precisa ser socorrida. A reforma não é a solução, mas seria capaz de minimizar o buraco – para salvar o futuro dos servidores estaduais, pensionistas e aposentados.
Alguém precisa fazer algo. A tarefa caiu no colo de quem tanto era contra: Fátima Bezerra.
Ao contrário da narrativa da “Assembleia dos ratos”, contida na fábula de Esopo, é imprescindível que alguém enfrente o inadiável, mesmo que para isso contrarie tudo que pregava e fazia antes.
Na fábula, um gato impedia os ratos de se alimentarem furtivamente na cozinha daquela casa. Proposta de um dos participantes da discussão foi que se colocasse um guizo (espécie de sineta) no pescoço do bichano indócil, para alertá-los. Foi aprovada por unanimidade.
Mas quem colocaria? Todos silenciaram.
No RN, Fátima vai tentar colocar o guizo, custe o que custar.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O Fórum Estadual dos Servidores do RN saiu possesso de reunião com representantes do Governo Fátima Bezerra (PT), nessa quinta-feira (30), no Centro Administrativo em Natal.
Na pauta, discussão sobre a Reforma da Previdência do RN. O governo não conseguiu apresentar minuta completa do projeto que apresentará à Assembleia Legislativa.
Representantes das entidades de trabalhadores preferiram se retirar da reunião. O governo vai encaminhar nesta sexta-feira (31), a proposta de aumento da alíquota pensada para a reforma estadual.
No dia 05 de fevereiro, haverá uma nova audiência entre Fórum e equipe estadual, mas algumas categorias já deixaram claro que sequer voltam à negociação.
“Direitos não se negociam”
Está mantida greve geral de 48 horas, para os dias 3 e 4 de fevereiro. “Direitos não se negociam”, avisa Carlos Alexandre do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (SINDSAÚDE/RN).
“Foi apresentada uma maquiagem mal feita e incompleta da proposta de Bolsonaro”, comentou Janeayre Souto, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (SINSP/RN).
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Conversei essa semana com a presidente municipal do Democratas, ex-prefeita de Mossoró Cláudia Regina.
Óbvio que política fez parte da conversa. Resumo trecho minúsculo do diálogo, que teve um tom coloquial, sem o formalismo de uma entrevista.
Foi um bate-papo.
– Onde você estará nas eleições municipais de 2020? – questionei.
– Eu vou participar ativamente do pleito – restringiu-se a responder.
Faz sentido.
Mesmo com a cassação, Cláudia participou de todas as eleições, sejam municipais ou gerais.
A sua inelegibilidade termina em outubro deste ano.
O Dem, partido que ela é também vice-presidente estadual, é oposição ao governo Rosalba Ciarlini (PP), e tem o mandato do vereador Petras Vinícius como referência.
Nota do Blog Carlos Santos – Cláudia Regina é quem melhor conhece as entranhas sociais de Mossoró. Sua curta passagem pela municipalidade também tem identidade própria e seu banimento da política, paradoxalmente, não significou um ostracismo.
Caso inverso, por exemplo, da ex-prefeita Fafá Rosado (PSB), que apesar de plenos direitos políticos, não tem qualquer vitalidade eleitoral ou representatividade, não obstante dois mandatos como executiva local.
Cláudia tem-se reinventado e deixa claro que segue no jogo, mesmo com limitações legais.
Está viva.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança…”
Oswaldo Montenegro
A governadora Fátima Bezerra (PT) cumpre agenda em Mossoró nesta sexta-feira (31). Às 10h, no Auditório Central da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), será feita a entrega do programa estadual de sementes crioulas, maior aquisição de grãos deste tipo do Brasil, até então.
Em seguida, haverá o lançamento do Portal Pecafes (Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária) e a entrega de escrituras públicas de propriedades rurais, sementes para os Bancos das Regionais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RN) em Pau dos Ferros, Umarizal, Mossoró e Assu, além de cheques do programa Microcrédito Empreendedor.
Às 14h, no prédio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), haverá o lançamento do programa “Tolerância Zero”, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O comando municipal do PCdoB de Mossoró vai dar carta de anuência para que o vereador Flávio Tácito, o “Flavinho”, procure novo rumo partidário.
Não criará dificuldades à sua mudança.
Legalmente, ele teria que se decidir por eventual migração partidária ano passado, até 60 dias depois da incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) – legenda em que se elegeu.
O PPL deixou de existir em maio de 2019 (veja AQUI).
Governista no município, postura diametralmente oposta à legenda, o vereador deve se acomodar numa das siglas que o grupo da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) vai atrair para seu arco de alianças.
A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, ficou fixada de 5 de março a 3 de abril.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Titular da pasta do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) do RN, o economista Aldemir Freire defende com unhas, dentes, números e argumentos a Reforma da Previdência do Governo Fátima Bezerra (PT).Para ele, uma das vozes mais influentes do governismo, não há meio-termo ou outra saída para se minimizar (solução não é) o déficit previdenciário do RN.
Em seu endereço pessoal no Twitter (rede social), mostra que não para de inflar essa bomba, tornando inviável a administração estadual.
Só em 2019, o Tesouro Estadual teve que injetar mais de R$ 1,570 bilhão no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN (IPERN), que não anda com as próprias pernas.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Do Globo Esporte RN
O ABC goleou o Assu por 5 a 0 na noite dessa quarta-feira (29) e consolidou a primeira posição da Copa Cidade do Natal, primeiro turno do Campeonato Estadual do RN-2020.
Com isso, vai decidir o título do turno contra o América-RN em casa e terá a vantagem de ser campeão com um empate.
Os gols no Estádio Edgarzão, na cidade de Assú, foram marcados por Igor Goularte, Jailson, Richardson e Núbio Flávio, duas vezes. Veja mais detalhes clicando AQUI.
América
O América-RN sabia que não dependia das próprias forças para ter a vantagem na decisão do primeiro turno do estadual, mas fez sua parte na Arena das Dunas. O Mecão bateu o Potiguar por 3 a 1 nessa quarta-feira, mas, como o ABC venceu o Assu, terminou a primeira fase na segunda posição, com 18 pontos.
Adílio abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo, Palominha empatou para o Potiguar logo depois.
Na segunda etapa, a história do jogo mudou após as três substituições feitas pelo técnico Waguinho Dias. Botou Tiago Orobó, Felipe Pará e André Krobel em campo. Orobó aos 32, aproveitou a falha bisonha do goleiro Wadson para marcar de cabeça. Depois, recebeu passe de “bandeja” de Adílio e completou para as redes. Veja detalhes clicando AQUI.
Grande virada
O Força e Luz conquistou uma vitória de forma eletrizante (a terceira seguida) na tarde dessa quarta-feira. Após ver o Globo FC fazer 3 a 0 no primeiro tempo, o Time Elétrico obteve a virada na segunda etapa: 4 a 3. O jogo foi realizado no Estádio Frasqueirão, em Natal.
Jonathan, Gravatá e Gabriel Silva fizeram 0 x 3 para o Globo, que ainda teve um jogador expulso (lateral Leozinho no inicio do segundo). O Força e Luz perdeu um pênalti em seguida, mas mesmo assim virou o jogo com gols de Gravatá (contra), Diego Viana, Felipe Moreira (que havia perdido pênalti) e Diego Silva. Veja mais detalhes clicando AQUI.
Veja tabela com colocação de cada clube clicando AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Do Blog Diário Político
A TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom), Canal 10, exibiu mais uma reportagem em que mostra a falta de insulinas de alto custo na Farmácia Municipal de Mossoró.
A situação tem deixado ainda mais complicada a vida dos diabéticos que precisam desse medicamento para sobreviver.
As insulinas voltaram a faltar, o que é rotina há anos, desde a quarta-feira passada, dia 22(veja AQUI).
Nota do Blog – Ano passado (veja AQUI) houve promessa de reabastecimento de remédios no sistema municipal de saúde, além de assegurado que não faltariam nenhum item – com certeza, até o fim do mandato da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), dia 31 de dezembro deste ano.
Essa promessa (mais uma) nunca foi cumprida. E provavelmente não o será.
O último lote de insulina chegou a Mossoró no dia 23 de novembro de 2019. Portanto, há mais de dois meses. Mesmo assim, dois dias depois a municipalidade percebeu que precisaria de pelo menos mais 200 unidades e foi socorrida pela Prefeitura do Natal (veja AQUI).
A questão da falta de insulina não é apenas um caso de saúde pública, mas sobretudo de polícia. Se houver investigação rasteira, superficial, logo se detectará o porquê desse problema insanável. Compra-se o produto para atender a 100% dos cadastrados, mas mesmo assim o que é adquirido não atende integralmente o público-alvo.
Precisa desenhar?
Pelo visto, o assunto não parece mesmo ser importante.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Por cinco votos a dois, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) afastou a cassação de diplomas e perda de mandatos do prefeito e da vice-prefeita de Guamaré, Francisco Adriano Holanda Diógenes (MDB) e Iracema Maria Morais da Silveira (MDB).
A Corte Regional deu provimento aos recursos apresentados pela defesa chapa, que havia sido condenada por captação ilícita de votos nas eleições suplementares do município, ocorridas em 9 de dezembro de 2018. A condenação em primeira instância foi proferida pela juíza Andrea Cabral Antas Câmara, da 30ª Zona Eleitoral com sede em Macau.
Nos autos do processo, um vídeo veiculado nas redes sociais mostrava supostamente o ex-prefeito José da Silva Câmara (Dedé Câmara) sendo flagrado comprando votos em favor de Francisco Adriano e Iracema Maria.
Voto vencido
Um detalhe: Dedé Câmara não completou mandato e já foi condenado por improbidade administrativa.
A defesa da chapa apresentou recurso pedindo a nulidade da sentença e apontando ilicitude da gravação que circulou durante o período das eleições suplementares, alegando que o material seria um flagrante provocado pela coligação adversária no pleito municipal.
O relator do processo , Juiz federal, Carlos Wagner Dias Ferreira, foi voto vencido no julgamento, que aconteceu nessa terça-feira (28).
Nota do Blog – Se um vídeo como o constante dos autos (reproduzido nesta postagem e veiculado à época da campanha em 2018 – veja AQUI) não é acatado por esse colegiado, com certeza está liberado o vale-tudo na política atribulada de Guamaré, que coleciona prefeitos afastados do poder por atos de corrupção.
Pega fogo, cabaré!
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O deputado federal João Maia (PL) dá um tempo na rotina de trabalho para cuidar da saúde.
Recidiva de um problema sanável o obriga a novos cuidados.
O parlamentar dirige o PL no Rio Grande do Norte e tem atuação e trânsito político importante em Brasília.
Nota do Blog – Saúde, meu caro.
Cuide-se.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Do Blog Saulo Vale
O Instituto de Mama de Mossoró suspendeu nessa quarta-feira (29) os exames de mamografias pelo SUS.
O motivo da paralisação é a dívida da Prefeitura de Mossoró com essa unidade hospitalar especializada: R$ 150 mil.
Segundo a direção, o débito se refere ao período de junho de 2019 a janeiro de 2020.
Acordo descumprido
“Nós fizemos um acordo com a Prefeitura em outubro, para amortizar esse débito, mas não foi cumprido. Esses recursos são enviados rigorosamente pelo Ministério da Saúde, para o Município fazer somente o repasse, mas não sei o porquê desse atraso”, afirmou Silvia Maria Vasconcelos, diretora da unidade.
“Ficamos sem condições de continuar os atendimentos e o jeito foi suspender”, complementa.
O Instituto de Mama de Mossoró é ligado à Fundação Doutor José Vieira e costuma realizar, em média, 50 mamografias por dia, pelo SUS.
Só para lembrar, a mamografia é o principal exame para detectar o câncer de mama.
Nota do Blog – A gestão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) está em metástase há muito tempo. A saúde é um setor em que os problemas só se agravam, mesmo com densa propaganda tentando provar o contrário.
Nesse caso específico, há componentes ainda mais graves: quem hipoteticamente tem câncer, não pode esperar. Os recursos para pagamento são especificamente para esse fim e não podem ser retidos ou destinados à outra cobertura de débito.
Lamentável.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) teve 52 alunos aprovados na 1º chamada do Sistema de Seleção Unificada 2020 (SISU). O resultado foi divulgado na noite de 28 de janeiro e já nesta quarta-feira, 29, a escola realizou o Açaideira do Dió, um encontro especial com os estudantes, criado para confraternizar, comemorar, agradecer e compartilhar este momento de alegria.
Uma das vagas em instituições públicas foi para o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conquistada pelo aluno Davi Barbosa. A escola centenária de Mossoró conseguiu também 9 ingressos para o curso de Direito, divididos entre Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).
Entre as dezenas de aprovações o Colégio Diocesano alcançou ainda 5 primeiros lugares, sendo todos para graduação na UERN.
Dedicação, família e trabalho de equipe
As vagas são de Isabel Assunção (Direito), Júlia Carneiro (Música), Nilson Neto (Economia), Vinícius Emanuel (Filosofia) e Daniel Diógenes (Educação Física).
As diversas áreas da Engenharia também somaram um bom número nas aprovações dos estudantes do Diocesano. Foram 13 entre Civil, Elétrica e Ciência e Tecnologia.
“Por trás de todos esses bons resultados que estamos conquistando nos últimos anos está a dedicação desses meninos e meninas, e da nossa equipe pedagógica, em parceria com as famílias. Estarmos unidos na formação desses jovens é importante, não só para que possamos garantir o futuro deles, mas também garantir que sejam profissionais comprometidos com a sociedade”, avaliou o diretor do Diocesano, Pe. Charles Lamartine.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Há gente que, em vez de destruir, constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega.”
O PSB do Rio Grande do Norte marcou para a próxima quinta-feira (6), às 17h40, no auditório da Assembleia Legislativa, a filiação dos deputados estaduais Hermano Morais e Souza. Durante o ato, prefeitos, vereadores e demais lideranças também serão filiados.
O presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, participa do ato, que será presido pelo deputado federal Rafael Motta, que está à frente da legenda no Estado.
Hermano Morais está no seu terceiro mandato como deputado estadual. Servidor da Caixa Econômica Federal, ele é graduado em Direito e tem pós em Gestão Pública. Foi vereador do Natal por quatro legislaturas e é pré-candidato a prefeito da cidade.
Bancada
Saiu há pouco do MDB.
Souza exerce o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, tendo sido o deputado que mais ampliou a votação entre os anos de 2014 e 2018. Ele é agrônomo, servidor público federal e já foi vereador, vice-prefeito e prefeito do município de Areia Branca.
Estava filiado ao PHS.
Na AL, o PSB passa a contar com bancada própria, composta pelos dois parlamentares.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) segue com dificuldades para escamotear, camuflar e ignorar a avalanche de críticas, denúncias e problemas de sua administração. Sua versão de que tudo não passa de calúnia da imprensa “vil” (reles, ordinária, sem valor), como ela resolveu classificar, está difícil de convencer.
Hoje (quarta-feira, 29) pela manhã, por exemplo, na FM 93, empresa do grupo da vereadora-aliada e prima Sandra Rosado (PSDB), relatos de ouvintes mostravam falta de medicamentos básicos em unidades de saúde do município.
Houve até quem informasse que chegou a obter remédio no sistema público em Apodi, mas não em Mossoró.
O apresentador Carlos Cavalcante reforçou o drama dessas pessoas com comentários incisivos, que reproduzem realidade mostrada por vários outros endereços da mídia, tratados como imprensa vil’ (reles, ordinário, sem valor) por Rosalba.
‘Culpados’
A metástase da administração municipal está mesmo difícil de disfarçar e desmentir. As manifestações saem de todas as direções, o que levou a prefeita no dia passado a finalmente se manifestar.
Ela entrou em erupção no próprio Instagram do portal Mossoró Hoje e julgou que o ex-prefeito e antecessor Francisco José Júnior (veja AQUI) seria culpado por todas suas dificuldades, além do jornalista-editor da página, jornalista Cézar Alves.
No dia seguinte, hoje, seu destempero bate de frente com relatos de outras pessoas e numa rádio que não tem motivo algum para lhe ser hostil. Ou vil.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Nome de proa nas discussões sucessórias em Mossoró, o empresário e ex-candidato a vice-prefeito em 2016, Jorge do Rosário (PL), agiu rápido e abortou nova tentativa de sabotagem de chapa competitiva na oposição.
Abriu os braços para “não ser engolido”, reagindo à suposta montagem de chapa a prefeito em seu partido, que o excluía e o transformava em mero endossante passivo.
A manobra disparada no início desta semana durou poucas horas e morreu também por inanição nas redes sociais. Fez parte do vasto arsenal de fake news que deve inundar o ano eleitoral mossoroense.
No Palácio da Resistência, laboratório da manobra canhestra, a grande aposta à reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) continua assentada na crença de que é dividindo e fracionando ao máximo a oposição, que será possível vencer com menor sofrimento possível.
Leia também: Rosalbismo quer vencer eleição municipal por “WO”.
No governismo, não sai da mesa a hipótese de fomento e financiamento de chapa na oposição, para pulverizar os votos desse campo político. Os cálculos revelam que a prefeita tem baixa margem de crescimento até as eleições em outubro.
Achatar o capital adversário, dividindo-o mais ainda, é um meio indireto de evitar desastre eleitoral.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
No último mês do ano, o Rio Grande do Norte registrou saldo negativo (-3.133 vagas) no emprego com carteira assinada. Este foi o maior volume de cortes do ano e tem sua explicação nas dispensas de mão de obra temporária pelos diversos setores que a contrataram, exclusivamente, para fazer frente a manufatura de produtos e de vendas de fim de ano.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED).
Neste sentido, a atividade de Serviços foi quem mais cortou empregados (-1.912). Por conseguinte, no rol das atividades desagrupadas, mostradas na tabela final – ranking individualizado de dezembro – deste sumário, o maior o volume de dispensas (-1.456 vagas) veio exatamente do segmento locação de mão de obra temporária.
Trata-se de empresas especializadas em terceirização de mão de obra destinada a setores diversos. Os demais agrupamentos setoriais com balanço negativo em dezembro foram Agropecuária (-786), Indústria (-532) e Administração Pública (-3). Apenas Comércio (+100) assinalou resultado positivo no mês.
Ainda considerando o conjunto da economia, no balanço de 2019, foram criados 3.741 empregos formais no estado.
Setor de Serviços
O setor de Serviços (+2.161) foi, também, o principal destaque, e dentro deste o agrupamento de Comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviços técnico-científicos (+1.367), segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme mostrado na tabela do balanço janeiro-dezembro.
Utilizando-se o enquadramento de atividades da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), estas seriam, principalmente, as atividades de Teleatendimento e de Fornecimento de recursos humanos para terceiros (ver tabela do ranking individualizado janeiro-dezembro).
Considerando-se a série histórica de saldos de vagas industriais para meses de dezembro iniciada em 2009, em que todos os balanços são negativos, constata-se que o resultado do último mês de 2019 apresenta o menor volume de dispensas (-532). Tal tendência corrobora a hipótese de que a indústria potiguar se encontra em trajetória de recuperação, ainda que em ritmo modesto.
Construção Civil
Os cortes do mês foram liderados pela Construção civil (-207 vagas), nas atividades de Construção de edifícios e de Barragens e Represas para Geração de Energia Elétrica, com destaques para Natal e Assú.
Em segundo lugar, aparece a cadeia de Têxteis e Vestuário (-201), sobretudo em Confecção e Facção roupas e de Tecelagem de fios de algodão, em Natal, Parelhas e Jardim do Seridó.
O terceiro destaque coube ao agrupamento de Alimentos e Bebidas (-170), especialmente na moagem e fabricação de produtos de origem vegetal e na manufatura de Balas e bombons, nos municípios de Mossoró e Macaíba.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.