“Temos que aprender a ser nossos melhores amigos, porque caímos facilmente na armadilha de sermos nossos piores inimigos.”
Roderick Thorp
Jornalismo com Opinião
“Temos que aprender a ser nossos melhores amigos, porque caímos facilmente na armadilha de sermos nossos piores inimigos.”
Roderick Thorp
As Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa começam a ser instaladas na manhã desta terça-feira (28), com a eleição de presidente e vice-presidente de cada grupo de trabalho, responsável pela análise, discussão e votação de matérias que serão encaminhadas ao Plenário do Legislativo, para votação final.
A primeira a ser instalada foi a Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e da Cidadania que elegeu o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) presidente e a deputada Divaneide Basílio (PT), vice-presidente. A comissão conta ainda como membro titular com o deputado Ivanilson Oliveira (União) e como suplentes, os parlamentares Kleber Rodrigues (PSDB), Taveira Júnior (União) e Eudiane Macedo (PV).
“Esta Comissão tem a prerrogativa de oferecer pareceres nas matérias que tratam de direitos humanos e defesa do consumidor. Além disso iremos realizar audiências públicas sobre esses temas. As nossas reuniões serão realizadas nas quintas-feiras, às 8h30”, afirmou o presidente Ubaldo Fernandes.
Em seguida, logo após a instalação, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação elegeu o deputado Francisco do PT presidente e Hermano Morais (PV) vice-presidente.
A CCJ tem ainda como membros titulares os deputados Ubaldo Fernandes, Galeno Torquato (PSDB), Kleber Rodrigues, Dr. Kerginaldo (PSDB) e Adjuto Dias (MDB). Os suplentes são: Nelter Queiroz (PSDB), José Dias (PSDB), Dr. Bernardo (PSDB), Tomba Farias (PSDB), Divaneide Basílio, George Soares (PV) e Coronel Azevedo (PL). As reuniões serão realizadas às terças-feiras, 9h.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O Pingo da Mei Dia, evento que abre o Mossoró Cidade Junina, este ano promete ser ainda mais maiúsculo do que o do ano passado.
Segundo foi anunciado agora à noite no Teatro Municipal Dix-huit Rosado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), Bell Marques e Raí Saia Rodada serão os principais nomes do Pingo, dia 3 de junho.
Bell Marques foi o maior nome do Pingo da Mei Dia de 2022, pós-pandemia. Ainda no trio-elétrico avisou que se fosse convidado, outra vez estaria em Mossoró em 2023.
Já Raí, a última atração antes desse período nefasto, em 2019, também estará retornando.
Compromisso marcado.
Prepare-se.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) promove movimento público de protesto contra o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) à noite desta terça-feira (28). Começou com concentração na sede da entidade a poucos metros do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, circulou pela Praça Cícero Dias em frente a esse prédio e chegou às suas escadarias.
A mobilização faz parte de pauta de greve do professorado municipal, cobrando pagamento de Piso Nacional do Magistério. Acontece antes da apresentação do projeto do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2023, no Dix-huit Rosado (veja AQUI) e de reunião entre município e sindicato, marcada para amanhã.
Vestidos de preto, outros com roupas de quadrilhas juninas, com cartazes e faixa, sindicalistas gritavam palavras de ordem.
O Sindiserpum fez transmissão de “live” (ao vivo) do protesto, quando o prefeito ao chegar ao teatro surpreendeu e foi à pequena aglomeração. A informação espalhada minutos antes pelo movimento, era de que Allyson Bezerra entraria por porta de acesso no fundo do teatro para fugir do grupo. Mesmo assim, nenhum militante foi para essa área.
E o prefeito caminhou normalmente pela frente, parou com os manifestantes, posou para fotos e filmagens, conversou em meio ao tumulto e em seguida entrou no Dix-huit Rosado, mesmo bastante fustigado.
Maior parte dos sindicalistas ficou em frente ao teatro após esse encontro. Outros poucos entraram à solenidade que está em andamento.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Caro Carlos Santos,
Desde 2019 que os servidores do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito do RN) têm acordo realizado com Fátima Bezerra (PT) para a realização do concurso público.
Já foram feitas três greves com essa reivindicação e a promessa não foi cumprida.
Fátima Bezerra governadora precisa conversar com Fátima Bezerra sindicalista.
Ângelo Júnior – Servidor Público
Nota do Canal BCS – Meu caro Ângelo, talvez uma esteja tão distante da outra, como Ruth de Raquel – personagens vividos pela atriz Eva Vilma na extinta TV Tupi, nos anos 70, novela “Mulheres de Areia” – que fica impossível a gente registrar esse encontro.
Uma virou as costas para a outra, talvez.
Lamentavelmente.
Nada mais posso adiantar, apesar da vontade.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O chamado Bloco Independente, criado ainda no primeiro ano da atual legislatura da Câmara Municipal de Mossoró, pode sofrer mais uma baixa.
Entre seus membros remanescentes e de tendência oposicionista, alguns começam a emitir sinais para o Palácio da Resistência.
Soltam manifestações para retorno à “casa” governista.
Querem afagos do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).
Nota do Canal BCS – A luta pela sobrevivência é medonha.
A campanha à reeleição está bem aí, batendo à porta.
Ô, de casa!
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) realiza a primeira edição do ano da sua Quinta Cultural, que ocorrerá nesta quinta-feira (02/03). Abrindo a temporada 2023 de eventos, a programação traz a palestra “Noventa anos de ‘Casa-Grande & Senzala’, uma revolução na cultura brasileira”.
Será ministrada pelo jornalista e escritor Vicente Serejo, a partir das 17h, no Salão Nobre do IHGRN (Rua da Conceição, 622, Cidade Alta, Natal/RN), que tem capacidade para 50 pessoas.
O diálogo aborda “Casa-Grande e Senzala”, livro mais famoso do escritor e antropólogo Gilberto Freyre. Lançada em 1933, a obra completa 90 anos e é considerada imprescindível na análise social brasileira, apresentando um país miscigenado, com diversas culturas e desigualdades.
Nota do Canal BCS – Pela distância, o ‘deslocamento’ vai ser complicado. Não custa dizer – mesmo assim – que gostaria de estar na plateia, Vicente.
Daqui dessa lonjura, até sugiro que essa programação da Quinta Cultural seja gravada em vídeo para multiplicação on-line.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Através do Ato da Presidência 02/2023, a Câmara Municipal de Mossoró oficializou, na sessão ordinária de hoje (28), a composição das comissões permanentes da Casa, para a segunda metade da legislatura (biênio 2023/2024).
Dos nove colegiados, contudo, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) foi formada, mas fará eleição para decidir a distribuição dos cargos. No biênio 2021/2022, foi presidida pelo vereador Professor Francisco Carlos (Avante).
As demais estão fechadas. Considerada a mais importante da Câmara, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) continuará sob a presidência do vereador Raério Araújo (PSD). Pelo colegiado, tramitam todas as matérias legislativas.
O vereador Pablo Aires (PSB) substituirá a vereadora Larissa Rosado (União Brasil) na vice-presidência da CCJR, e o vereador Ricardo de Dodoca (Progressistas) assume a secretaria da Comissão, no lugar do vereador Tony Fernandes (Solidariedade).
Outra estratégica, a Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC) também permanece com o mesmo presidente: vereador Marckuty da Maisa (Solidariedade).
Na COFC, que analisa, entre outras, as matérias orçamentárias (LDO, LOA), mudou apenas a vice-presidência: sai o vereador Zé Peixeiro (PMB); entra Larissa Rosado. O vereador Lucas das Malhas (MDB) continua secretário.
Outras comissões
Na presidência da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), o vereador Costinha (MDB) substitui o vereador Paulo Igo (Solidariedade), que passa à vice-presidência.
O vereador Edson Carlos (Cidadania) é o presidente da Comissão de Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, Obras e Serviços Públicos, no lugar do vereador Isaac da Casca (MDB), agora vice-presidente.
Larissa Rosado substitui a vereadora Marleide Cunha (PT) na presidência da Comissão de Desenvolvimento Social, Direitos e Deveres do Consumidor; e a vereadora Carmem Júlia (MDB) assume a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em vaga até então ocupada pelo vereador Gideon Ismaias (Cidadania).
Por fim, a Comissão de Agricultura e Cooperativismo passa a ser presidida pelo vereador Didi de Arnor (Republicanos), no lugar de Markcuty da Maisa; e Tony Fernandes assume a Comissão de Defesa dos Diretos Humanos da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, no lugar de Lucas das Malhas.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Sinceramente, é estupidez acreditar que por puro sadismo a governadora Fátima Bezerra (PT) não paga (assim mesmo, na primeira pessoa) o Piso Nacional do Magistério numa tacada. De uma vez. Não o faz porque não tem meios, com certeza. Porém, o enredo não termina aí. Não é ponto final.
Segundo publicação oficial do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), braço político-partidário da própria governadora e do seu partido, o PT, as duas propostas apresentadas até agora são “ruins” e “foram rechaçadas” (veja AQUI). Nem assim, bom que seja assinalado, a entidade foi direto à greve.
Há semanas que o governo ganha tempo e o Sinte/RN estica mais ainda essa concessão negocial, desviando-se de uma paralisação. A greve deve ser mesmo o último dos meios a ser empregado na pressão por direitos, tanto com a companheira como em relação a adversários.
O Sinte/RN – com vários de seus membros dentro do governo – tenta evitar constrangimentos à Fátima Bezerra, mesmo que fugindo à sua missão precípua de defender os interesses da categoria. Porém, o limite do compadrio está próximo de romper. O sindicato terá que escolher o lado do professor, a quem representa. Mesmo levando em conta que a governadora seja filiada à entidade (que presidiu por duas vezes) e até eleitora da atual diretoria, visto que votou no pleito sindicato do ano passado.
Ano passado – período de eleições ao Governo do RN – foi desse jeito também. Até não conseguir mais segurar a inquietação dos associados e decretar uma greve de poucas semanas, para ao fim aceitar promessa de pagamento do piso em diversos meses a perder de vista.
O RN tem níveis sofríveis de rendimento escolar sob a responsabilidade do Governo Estadual. Depois de dois anos de pandemia, não existe sinal mínimo de que isso possa mudar. Faltam professores de algumas disciplinas, escolas em boa parte seguem sucateadas, muitos docentes são desviados de suas funções para atividades burocráticas (atendendo a interesses políticos) e uma nova greve deve tornar esse cenário ainda pior.
Greve é uma panaceia. Resolverá tudo?
O piso é justo, a greve é um instrumento legal e justo (se bem utilizada), mas é ainda mais justo o direito do alunado ter qualidade no saber e no ambiente escolar. O governo da professora Fátima Bezerra foi sofrível na educação, em quatro anos. E, para esses quatro que começaram agora, terá tarefa muito maior.
Com ou sem a camaradagem seletiva sindical.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O presidente Lula (PT) decidiu topar e enfrentar os efeitos políticos do retorno de cobranças do Programa de Integração Social (PIS)/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (CONFINS) sobre a gasolina e o etanol a partir de 1º de março – amanhã. Esse o resultado de sua reunião nessa terça-feira (27) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O governo Jair Bolsonaro (PL) havia zerado as alíquotas da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) e do PIS/Cofins sobre os combustíveis até dezembro de 2022. A medida foi prorrogada por Lula para evitar aumento dos preços logo no início da gestão.
Sob a ótica política, é um drible no eleitor que em campanha ouviu um discurso diferente, falando em mudança na política de preços finais ao consumidor. Por enquanto, não.
Por outro lado, não causa estranheza, porque segue uma lógica (ou argumento) de sustentação do discurso técnico do ministro Haddad: a reoneração é para reduzir rombo na arrecadação federal e sinalizar pro mercado o compromisso governista com a estabilidade das contas públicas.
Noutra frente, a cobertura de boa parte da mídia, se vê um reordenamento de conceitos. O que era ruim, agora é bom e necessário.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Os deputados federais Paulinho Freire e Benes Leocádio, ambos do União Brasil, não dançam no mesmo ritmo.
O primeiro assinou o requerimento de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos golpistas de 8 de janeiro; o segundo, não.
Nota do Canal BCS – Meu caro Tio, absolutamente compreensível, normalíssimo.
O UB é híbrido mesmo. Está na base do presidente Lula (PT) com três ministros e deverá ampliar espaços, mas existe internamente uma ala contrária ao alinhamento. No caso da CPMI são diferenças de visão mesmo. Paulinho estreia na Casa e Benes estava por lá e afinado com bolsonarismo, no mandato passado.
Chega a ser um paradoxo, mas nem tanto, sua denominação de “União” Brasil.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A governadora Fátima Bezerra (PT) não desistiu de recolocar o suplente de deputado estadual Vivaldo Costa (PV) na Assembleia Legislativa.
Não vingou a tentativa de aboletar no secretariado um deputado governista titular, oriundo da federação PT/PV/PCdoB, para dar lugar a ele.
Mas, há esperança de que até inicio do próximo semestre uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) seja suficientemente forte, para a que um deputado (a) ceda a cadeira pro “Papa” Vivaldo Costa.
Veremos.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
No próximo dia 10 de março, em Mossoró, no Buscapé Budd, a partir das 21h, tem Especial The Beatles com a banda Alfredo & Os Caras.
Agende.
Esbarro por lá.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A Prefeitura de Mossoró lança apresenta nesta terça-feira (28) o novo conceito, identidade visual e plano de execução da edição 2023 do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2023. Aberto ao público, o lançamento será realizado no Teatro Dix-huit Rosado, às 18h.
O objetivo do Município é apresentar ao público em geral uma síntese do que será o MCJ 2023, além de outras novidades relacionadas ao evento.
“Em 2022 realizamos o maior e melhor ‘Mossoró Cidade Junina’ de todos os tempos e este ano nossa expectativa é ainda maior. Estamos trabalhando intensamente para tornar o MCJ ainda mais forte, sendo referência no país, com reflexos diretos e indiretos no fortalecimento de nossa cultura, dessa marca e da economia”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer.”
Sigmund Freud
Os professores da Rede Estadual de Ensino aprovaram ‘indicativo de greve’ em Assembleia Geral na tarde desta segunda-feira (27), na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal. Convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), o encontro de hoje definiu não começar uma paralisação logo. O movimento será deflagrado – ou não – na próxima sexta-feira (3) em nova Assembleia.
Até lá, conforme determina a Lei de Greve, o Sindicato vai comunicar ao Governo o que foi decidido coletivamente.
Assim como no ano passado, a principal reivindicação da categoria é a atualização do Piso Nacional do Magistério. Dessa vez, o índice é de 14,95%. Embora o Governo esteja negociando, “apresentou duas propostas consideradas “ruins” pelo Sindicato e pela categoria, “ambas já rechaçadas” – assinala o Sinte/RN em sua página oficial na Internet.
Propostas
A primeira proposta apresentada pelo Executivo estadual consistia no seguinte:
Em março implementar para todos os ativos e aposentados que ganham abaixo do Piso, retroativo ao mês de janeiro; para os demais (ativos e aposentados) 3% em maio; Em setembro 2,71%; e em dezembro 8,66%. Já o retroativo seria implementado a partir de maio de 2024.
A outra proposição, levada à discussão hoje, tinha o seguinte formato: implantar 5,70% em maio e 8,66% em dezembro. O retroativo seria pago a partir de maio do ano que vem. Um detalhe a mais: em janeiro de 2024 já terá que será implantado mais um Piso Nacional do Magistério.
Calendário de luta
Os participantes da Assembleia aprovaram o calendário de luta sugerido pela diretoria do Sinte/RN. Confira abaixo:
Assembleia para deflagração da greve no dia 03 de março (sexta-feira), às 14h, na E. E. Winston Churchill;
Comunicação ao Governo da deflagração da greve e solicitação de pedido de audiência de negociação, tendo como pauta emergencial os seguintes temas: Piso Salarial, Carreira dos Funcionários, Projetos de lei do Porte das Escolas e Escolas em Tempo Integral e realização de Concurso Público;
Realização de assembleias nas regionais até o dia 02/03;
Atividade de rua: faixaço no cruzamento do Midway Mall, no dia 06 de março (segunda-feira), às 15h;
Aula pública no Ato do dia 08 de março (quarta-feira), em frente à calçada do IFRN – Campus Central (Av. Sem. Salgado Filho), no período da tarde;
Assembleia no dia 10 de março (sexta-feira), às 14h, na E. E. Winston Churchill. Pauta: Avaliação da greve e encaminhamentos.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Nesta terça-feira (28) encerra o prazo para o pagamento da cota única com desconto de 25% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023. A Prefeitura de Mossoró iniciou a campanha em janeiro deste ano.
Secretário municipal da Fazenda, Ivo Franklin assinala que o contribuinte que não conseguir pagar o tributo em cota única também terá desconto em pagamento de três parcelas ou oito parcelas.
O contribuinte que pagar em três cotas terá desconto de 5%. E se optar por pagar até em oito cotas terá 3% de desconto. A mais vantajosa é a redução de 25% de desconto pagando a cota única.
Ivo Franklin ressalta ainda que a Secretaria da Fazenda oferta seus serviços on-line. “O contribuinte pode se regularizar diretamente pelo site. O cidadão pode entrar no www.prefeiturademossoro.com.br na aba contribuinte e regularizar-se. Todos os nossos serviços estão on-line”.
Calendário do IPTU 2023
Quota única/1ª Quota – 28/2/2023
2ª Quota – 31/3/2023
3ª Quota – 28/4/2023
4ª Quota – 31/5/2023
5ª Quota – 30/6/2023
6ª Quota – 31/7/2023
7ª Quota – 31/8/2023
8ª Quota – 29/9/2023.
Com informações da PMM.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O músico, compositor, jornalista e servidor público federal, Manassés Campos, 61, faleceu à madrugada desta segunda-feira (27), em Natal. Servidor de carreira do Tribunal Regional do Trabalho do RN (TRT 21), ele terá velório a partir das 20 horas de hoje no Vila Memorial São José, em Natal.
O TRT 21 emitiu nota sobre essa perda. Leia abaixo:
O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT-21) informa que o velório do servidor, jornalista e músico Manassés da Silva Campos foi confirmado para esta segunda-feira (27), às 20h, no Vila Memorial São José. O cortejo está previsto para às 10h de terça-feira (28) e, às 11h, será o sepultamento no Morada da Paz, em Emaús.
Manassés Campos tinha 61 anos e faleceu na madrugada desta segunda-feira (27). Ele se recuperava, em casa, de uma cirurgia cardíaca. Atualmente era lotado na Coordenadoria de Comunicação Social.
Formado em jornalismo pela UFRN e Servidor público do TRT-21 há mais de 30 anos, atuou em diversos setores e foi responsável por implementar a TV-21, da qual foi apresentador e editor.
Também foi fundador e vice-presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, entidade que reúne assessores de comunicação de todo Poder Judiciário brasileiro e participou do Comitê Editorial da TV Justiça, emissora do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Nos últimos anos, atuou na Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho e em 2023 retornou à Ascom.
Manassés também era compositor e músico, com participação em diversos festivais de música do Estado. Lançou discos, com destaque para os álbuns “Nós” e “Varal do Tempo”, reunindo a diversidade de sua poesia e melodias sofisticadas. Ele se preparava para lançar um novo trabalho em 2023. Também um apaixonado torcedor do ABC Futebol Clube.
Em nome de seus colegas servidores e magistrados, o TRT-RN presta solidariedade aos familiares.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou, fim de semana, que não haverá cobrança extra nas contas de luz em março, com a manutenção da Bandeira Verde. Apesar disso, a Neoenergia Cosern – concessionária do serviço no RN – chama a atenção para a necessidade de adoção de consumo consciente de energia elétrica.
Cuidados sobretudo no uso de aparelhos de ar-condicionado, máquinas de lavar e ferros de passar, por exemplo.
A Neoenergia Cosern lembra que, mesmo com essas condicionantes, é possível reduzir ainda mais o valor da conta de luz. Além disso, o cliente contribui com o meio ambiente evitando desperdícios com a adoção de pequenas mudanças de hábitos que o transformam em um consumidor de energia elétrica consciente.
É necessário observar a existência do Selo Procel na aquisição de novos equipamentos. O Selo é a garantia de que os produtos consomem menos energia elétrica.
Quanto ao condicionador de ar, por exemplo, empresa aconselha a temperatura do aparelho entre 23ºC e 25ºC e programar o desligamento automático durante a madrugada.
Sobre a geladeira, deve-se verificar a borracha de vedação e evitar colocar alimentos quentes. Outra orientação é manter o aparelho a pelo menos 10 centímetros de distância da parede e evitar abrir e fechar de porta constantemente.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A frequência de homicídios em Mossoró teve uma queda brusca nas últimas semanas. A média de um assassinato a cada dois dias em 2023 (veja matéria AQUI) caiu de forma expressiva.
Os denominados Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), ou seja, homicídios, tiveram 19 vítimas até o dia 7 passado. Até essa segunda-feira (27) só houve registro de mais três mortes, totalizando 22.
Uma ação deflagrada na quarta-feira (15/2), antes do Carnaval, pela Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado do Sistema Único de Segurança Pública (FT-Susp/RN) em Mossoró/RN – veja AQUI, com a participação da Polícia Federal, Polícia Civil/DIVIPOE, Polícia Militar/BOPE, Polícia Penal Federal e Polícia Penal Estadual, resultou na prisão de sete homens e uma mulher. Todos suspeitos de serem os líderes de uma conhecida organização criminosa paulista com atuação no Rio Grande do Norte – o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Em comunicado oficial ainda no dia 15, a Polícia Federal, que esteve à frente desse cerco ao crime organizado, afirmou: “As prisões realizadas irão contribuir para a diminuição dos crimes violentos cometidos em Mossoró e reforçam que o trabalho integrado, coordenado e sistêmico efetivado pelas Forças Tarefas, é a metodologia mais eficaz de combate à criminalidade.”
Os fatos batem com a estimativa da PF. No mínimo, deixou a matança em stand by (espera). Depois dessas prisões e várias apreensões, ocorreram homicídios nos dias 20, 21 com características de execução do universo das drogas. No dia 22, um outro com característica de latrocínio, em que a arma usada foi uma faca.
Campeãs de violência
Recentemente, mesmo com questionamentos de setores da Segurança Pública do RN quanto à metodologia usada, houve publicação de relatório internacional apontando Mossoró e Natal como cidades mais violentas no país e no mundo (veja AQUI).
Inquestionável, contudo, são os cadáveres. Veja abaixo um boxe com levantamento de homicídios em Mossoró entre 2015 e 2022
Trilha de sangue
Homicídios em 2015 – 163
Homicídios em 2016 – 221;
Homicídios em 2017 – 249;
Homicídios em 2018 – 237
Homicídios em 2019 – 222
Homicídios em 2020 – 187
Homicídios em 2021 – 158
Homicídios em 2022 – 167
Total – 1.604
Veja no vídeo abaixo, da TV Oeste, o delegado da Igor Conti, titular da Delegacia da Polícia Federal em Mossoró, sobre o trabalho feito em Mossoró, que na verdade teve início em maio do ano passado.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“Em cada coração de nossa cidade e região, o abrigo Amantino Câmara sempre acha um lugarzinho especial”. A fala do bispo Dom Mariano Manzana anuncia que o Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade 2023, em nível de Diocese de Santa Luzia de Mossoró, será destinado para ajudar na manutenção dessa importante instituição, que sofre com as despesas do dia a dia para se manter atuante.
Mas só o Gesto Concreto, que corresponde a 50% do valor arrecadado durante a coleta do Domingo de Ramos, dia 02 de abril, não será suficiente para a manutenção do Instituto Amantino Câmara. Uma verdadeira força-tarefa, com várias frentes, foi pensada para que todos possam colaborar com o abrigo.
Nesse sentido, o bispo Dom Mariano e o vigário-geral da Diocese de Mossoró, Padre Flávio Augusto, têm conduzido várias reuniões, envolvendo os sacerdotes, as pastorais e comunidades, depois instituições, e a própria sociedade, detalhando como a campanha será desenvolvida.
Além do Gesto Concreto, será realizado o sorteio de uma moto Honda Pop, doada por um empresário local. Os bilhetes, ao valor de R$ 10, já começam a ser vendidos a partir desta segunda-feira (27), no Abrigo, na Catedral de Santa Luzia, nas paróquias de Mossoró e região.
Os recursos arrecadados com o sorteio, que acontecerá no dia 9 de abril, Domingo da Ressurreição, às 11h, na Santa Missa celebrada na Catedral de Santa Luzia, serão destinados para aquisição dos equipamentos da sala de fisioterapia do Amantino e reforma da enfermaria.
Outra atividade pensada diz respeito à declaração do Imposto de Renda. O contribuinte, no ato da declaração, pode destinar 3% do valor a receber ou pagar para o Fundo Municipal do Idoso de Mossoró, sendo o Amantino Câmara a única instituição voltada para idosos apta a receber recursos desse fundo.
“É um projeto inovador essa frente que a Diocese está criando para trazer ajuda para o Amantino Câmara. Manter os idosos hoje não tem sido nada fácil, mesmo com o percentual de 70% que o abrigo recebe dos benefícios dos institucionalizados, enfrentamos dificuldades”, explica Ênia Maria, diretora do Amantino Câmara, acrescentando:
“Prestamos uma assistência de qualidade, oferecendo cuidados de enfermagem, com toda a higiene, profissionais capacitados, então só com essa frente é que as dificuldades serão amenizadas”.
História e números
Perto de completar 77 anos, o Instituto Amantino Câmara serve a Mossoró foi fundado em 8 de julho de 1946, pelo primeiro bispo da Diocese de Mossoró, Dom Jaime de Barros Câmara.
Atualmente, o Amantino Câmara acolhe 62 idosos e conta com o trabalho de 38 funcionários contratados, entre técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos e servidores de apoio à lavanderia e ao refeitório.
O abrigo está localizado na Rua Venceslau Braz, ao lado da Matriz de São José, no bairro Paredões, em Mossoró (RN), e está aberto para visitação diariamente, no período da tarde. Mais informações pelo telefone 84- 3321-4653.
Tem uma necessidade diária de 160 fraldas geriátricas, além de um custo mensal de cerca de R$ 8 mil para compra de medicamentos.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Do Blog Regy Carte
A oligarquia Alves e o MDB estão de volta ao topo do Executivo no Rio Grande do Norte, embora de forma interina. Ontem à noite (domingo, 26), o vice-governador Walter Alves (MDB) assumiu o Governo do Estado, com a viagem administrativa à Europa da governadora Fátima bezerra (PT).
Filho do ex-governador, ex-ministro e ex-senador Garibaldi Filho (MDB), Walter Alves permanece no comando do Estado até domingo (5). Assim, a oligarquia Alves volta a governar o Rio Grande do Norte pela primeira vez em mais de vinte anos.
Eleito em 1994 e reeleito em 1998, ainda na sigla PMDB, Garibaldi foi governador até abril de 2002, quando renunciou para concorrer ao Senado. Assumiu, na época no PPB, o vice Fernando Freire.
Desde então, o MDB dos Alves viu ascender ao Governo do Estado Wilma de Faria (eleições de 2002 e 2006 – nesta, derrotando o próprio Garibaldi); Iberê Ferreira (com a renúncia de Wilma para disputar o Senado, em 2010); Rosalba Ciarlini (2010); Robinson Faria (2014) e Fátima Bezerra (2018).
Em 2022, o MDB indicou Walter Alves como vice da governadora. A assunção ao Governo do vice-governador, portanto, coroa essa aliança exitosa para a oligarquia Alves.
Ainda fazem parte dessa ala político-familiar o ex-deputado federal Henrique Alves (PSB) e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) – ambos derrotados em 2022, respectivamente, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. Carlos Eduardo também perdera ao Governo do Estado, em 2018.
Oligarquia longeva
Todos são produtos do grupo político criado por Aluízio Alves (1921-2006), que consolidou poder ao vencer a disputa pelo Governo do Estado, em 1960. Também foi expoente dessa ala política o jornalista Agnelo Alves (1932-2015), ex-deputado estadual, ex-senador, ex-prefeito de Natal e de Parnamirim.
Aluízio, pai de Henrique, e Agnelo, pai de Carlos Eduardo, são irmãos do ex-senador Garibaldi Alves (1923-2022), pai de Garibaldi Filho.
Walter Alves, pois, compõe a terceira geração dessa oligarquia política, que se mantém ativa há pelo menos 78 anos, quando, em 1945, Aluízio Alves foi eleito deputado federal.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.