quinta-feira - 01/05/2025 - 06:48h
Política e sindicalismo

Lula evita novo vexame público e se distancia de atos no 1º de Maio

Em 2024, houve fracasso em evento, o que irritou bastante Lula (Foto: reprodução)

Em 2024, houve fracasso em evento, o que irritou bastante Lula (Foto: reprodução)

Do Poder 360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de participar dos atos deste 1º de Maio – data em que se comemora o Dia do Trabalho– organizados pelas centrais sindicais em São Paulo. O petista quer evitar um desgaste político de estar presente em um evento que provavelmente será esvaziado. Será no Campo de Bagatelle, zona norte de São Paulo-SP, a partir das 11 horas.

Em São Bernardo do Campo, berço político e sindical de Lula, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) resolveu fazer um ato público à parte, distante das outras entidades sindicais.

Desde que começou seu terceiro mandato presidencial em 2023, é a primeira vez que ele se esquiva de presença em comemoração do 1º de Maio.

A decisão, porém, ganhou maior peso depois da revelação de fraudes no INSS. Em 2024, o ato das centrais teve um público de pouco mais de 1.600 pessoas, de acordo com levantamento da USP (Universidade de São Paulo). O evento foi realizado no estacionamento da Neo Química Arena, do Corinthians, na zona leste de São Paulo-SP.

Na época, Lula reuniu centrais sindicais e 9 ministros. Diante de um público diminuto, deu uma bronca no ministro Márcio Macêdo, que comanda a Secretaria Geral da Presidência, órgão ligado aos movimentos.

Lula classificou o ato como “mal convocado”.

Desde então, outras manifestações convocadas pela esquerda também tiveram pouca participação popular.

Em 30 de março, o ato chamado pelo deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) em protesto à discussão do projeto de lei 2.858 de 2022 que anistia os condenados do 8 de Janeiro reuniu cerca de 5.500 pessoas na av. Paulista, em São Paulo. O público foi bem menor do que os cerca de 26.000 ativistas pró-Bolsonaro que defenderam o mesmo projeto de lei em um ato realizado duas semanas antes na praia de Copacabana, no Rio.

Saiba mais clicando AQUI.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.