• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 18/08/2022 - 22:38h
Economia

Balanço da Festa do Bode 2022 revela grande volume de negócios

A Festa do Bode 2022 superou todas as expectativas da organização. Somente no setor econômico, neste ano foi movimentado algo em torno de 5 milhões de reais durante os quatro dias de evento. A festa realizada pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), e ocorreu de 11 a 14 de agosto no Parque de Exposições Armando Buá.

Evento teve diversas atrações paralelas às exposições de animais (Foto: Wilson Moreno)

Evento teve diversas atrações paralelas às exposições de animais (Foto: Wilson Moreno)

De acordo com os organizadores, o volume financeiro gerado na 22ª Festa do Bode foi contabilizado entre os serviços diretos e indiretos. Os números incluem vendas de animais, comércio dentro do espaço da festa, ocupação de hotéis, turismo, etc.

O secretário de Agricultura Faviano Moreira destacou que neste ano a participação popular foi estimada em mais de 50 mil pessoas que visitaram o Parque de Exposições Armando Buá. Estiveram em diversos eventos dentro da festa, como festival gastronômico, espaço Vila do Bode com forró pé de serra, Vila do Forró, feira da agricultura familiar, feira de artesanato, estandes de empresas e área de exposição de animais.

Em relação à acomodação de animais foram oferecidos 116 currais tradicionais e 80 currais móveis no segmento da ovinocaprinocultura, totalizando 196 currais. Foram expostos 983 animais, sendo 467 ovinos, 420 caprinos, 95 bovinos e 1 equino. A competição voltada para julgamento atingiu 476 animais julgados, entre caprinos e ovinos. Nos diversos julgamentos, torneios leiteiros e peso pesado foram premiados mais de 200 animais.

Seminário

Mais de 900 animais estiveram em exposição e sendo negociados (Foto: Wilson Moreno)

Mais de 900 animais estiveram em exposição e sendo negociados (Foto: Wilson Moreno)

A Seadru, através de caravanas e do programa “Mossoró Rural”, garantiu a participação de 425 agricultores e agricultoras no dia de campo que aconteceu no dia 8 no Assentamento São Romão. Na semana da Festa do Bode foram ministrados cursos de palma forrageira no Independência, manejo alimentar de caprinos e ovinos no Rancho da Caça e inclusão digital em parceria com o Senar.

Aconteceu ainda o seminário “Mossoró Rural” que foi voltado ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), seminário de ovinocaprinocultura e oficinas técnicas em parceria com a Ufersa.

Participaram da festa expositores do Rio Grande do Norte e outros estados, como Ceará, Paraíba e Pernambuco: Mossoró, Angicos, Alto do Rodrigues, Baraúna, Bom Jesus, Caicó, Campo Grande, Carnaubais, Ceará-Mirim, Cruzeta, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Macaíba, Messias Targino, Nova Cruz, Parelhas, Patu, Pedro Avelino, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, Tangará e Upanema do RN. São Bento, Catolé do Rocha e São Sebastião do Umbuzeiro da Paraíba; Venturosa de Pernambuco, além de Tianguá, Morada Nova e Jaguaribara do Ceará.

O setor de comércio e serviços variados teve 14 restaurantes no Parque de Exposições Armando Buá e 144 comerciantes no entorno do parque com diversidade de alimentos, bebidas, brinquedos e produtos. Além das instituições, com presença através de estandes, com 58 participantes nos mais variados segmentos de produtos e serviços.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O retorno foi na base de 14 X 1?
    ////
    VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.