quarta-feira - 19/01/2022 - 07:26h
Deputado federal

Henrique Alves cumpre agenda de pré-candidato em Mossoró

Henrique: postura de pré-candidato (Foto: reprodução BCS)

Henrique: postura de pré-candidato (Foto: reprodução BCS)

Com pose de pré-candidato à Câmara dos Deputados, o ex-deputado federal Henrique Alves (MDB) esteve em Mossoró nessa terça-feira (18).

Veio especialmente para gravar edição do programa Conversa de Alpendre da TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom), Canal 10, que irá ao ar às 20h do próximo dia 27.

Também gravou participação no programa Cenário Político, da mesma emissora, exibido nessa terça-feira à noite.

Em sua estada curta, ele aproveitou ainda para visitar e circular com correligionários locais.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
quarta-feira - 19/01/2022 - 06:48h
Leonardo Péricles

Pré-candidato a presidente da República pelo partido UP estará no RN

"Léo" tem trajetória em movimento estudantil e lutas por moradia e é o nome do UP a presidente (Foto: A Verdade/Reprodução)

“Léo” tem trajetória em movimento estudantil e lutas por moradia e é o nome do UP a presidente (Foto: A Verdade/Reprodução)

Na sexta feira dia (21), Leonardo Péricles, o “Léo” Péricles, pré-candidato à Presidência da República pelo partido Unidade Popular – UP (mais novo partido registrado no Brasil), visitará a capital potiguar.

Terá agenda de reuniões com a militância da UP e dará entrevistas sobre sua pré-candidatura.

Leonardo Péricles tem 40 anos, é originário de Contagem em Minas Gerais. Iniciou sua militância política ainda quando era estudante secundarista participando do movimento estudantil.

Foi diretor da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Nacional de Estudantes (UNE), entidades nacionais.

Em seguida se tornou uma liderança de movimentos populares, participando de diversas mobilizações do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MBL).

Saiba mais clicando AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Repet
terça-feira - 18/01/2022 - 23:54h

Pensando bem…

“Se você está atravessando o inferno, continue”.

Winston Churchill

Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 18/01/2022 - 22:22h
Verdade

O tempo em ‘pix’

Postagem de Alcides Júnior, advogado e professor, o Júnior Pirata, falando que o tempo não espera. Bebeu água de cacimba e comprou Gelé em Tibau com Pix, no Facebook 17-01-22Postagem que resolvi “roubartilhar” do Facebook, com lúcida abordagem do professor e advogado Alcides Júnior, o “Júnior Pirata”.

O tempo realmente não espera por ninguém!

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais
  • Banner - Art&C - PMM - IPTU 2022 - 15 a 31 de janeiro de 2022
terça-feira - 18/01/2022 - 19:32h
Isolda Dantas

Lei que garante uso medicinal da Cannabis é sancionada

Deputada é autora do projeto (Foto: Assecom/AL)

Deputada é autora do projeto (Foto: Assecom/AL)

O Projeto de Lei nº 0149/2021 de autoria da deputada Isolda Dantas (PT), aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi transformado na Lei nº 11.055/2022, sancionada pela Governadora Fátima Bezerra (PT) no último sábado (15). A Lei trata do direito ao tratamento de saúde com produtos de Cannabis e seus derivados, do incentivo à pesquisa sobre o uso medicinal e industrial desse produto e da divulgação de informações sobre o uso medicinal para a população e para profissionais da área de saúde.

Tem como objetivos garantir o direito à saúde mediante o acesso a tratamentos eficazes de doenças e condições médicas; promover a educação em saúde, com base em evidências científicas atualizadas; incentivar a produção científica e o desenvolvimento tecnológico.

Acesso

“Uma luta que travamos na Assembleia junto com a Associação Reconstruir Cannabis Medicinal e conseguimos a aprovação da lei que foi sancionada pra Governadora Fátima Bezerra e que vai incentivar pesquisas ligadas ao uso medicinal e campanhas educativas para promover o acesso aos medicamentos à base da planta no estado”, celebrou Isolda Dantas.

A lei assegura o direito de qualquer pessoa ter acesso ao tratamento com produtos à base de Cannabis para uso medicinal, desde que com prescrição de profissional habilitado, observadas as disposições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e atendidos os requisitos previstos em lei.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política / Saúde
terça-feira - 18/01/2022 - 17:12h
Piso do magistério

Municípios aguardam MP como solução para critério de reajuste

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga sua posição de que o critério de reajuste do piso nacional do magistério, fixado na Lei 11.738/2008, perdeu sua eficácia. Para Paulo Ziulkoski, presidente da entidade, é urgente a apresentação, pelo Executivo Federal, de solução para o problema do piso nacional do magistério, e, por esta razão, a Confederação aguarda a edição de Medida Provisória com reajuste pela inflação.Reajuste-Professores

“Essa nova formatação para a correção do piso tem de ser por Lei. Hoje, fica tudo no ar. De imediato, defendemos uma medida provisória [MP], pois, enquanto em análise pelo Congresso para conversão em lei, tem vigência legal. Hoje, temos um vazio na legislação. Infelizmente, apesar de termos alertado isso, só agora essa definição está sendo buscada”, alerta o presidente da CNM.

Um novo critério de reajuste tem sido uma bandeira defendida pela CNM há mais de 13 anos. Advoga a aprovação do texto original do Projeto de Lei (PL) 3.776/2008, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a adoção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos doze meses anteriores para reajuste do piso.

AGU

O reajuste para 2022 é de 33,23%, visto inclusive como inviável para muitos estados e municípios. O Piso é calculado com base no crescimento percentual dos valores mínimos do Fundeb de dois anos anteriores.

A Lei do Piso estabelece como indexador o percentual de crescimento dos dois últimos anos do valor anual mínimo nacional por aluno dos anos iniciais urbano do ensino fundamental do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), fazendo referência à Lei 11.494/2007, expressamente revogada pela Lei 14.113/2020, do novo Fundeb.

O entendimento da CNM sobre a validade jurídica do critério de reajuste do piso foi confirmado por manifestação do Ministério da Educação (MEC), por meio de Nota de Esclarecimento publicada no dia 14 de janeiro, na qual registra posição da Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo a AGU,  “o critério previsto na Lei 11.738/2008 faz menção a dispositivos constitucionais e a índice de reajuste não mais condizente com a mudança realizada pela EC 108/2020, que cria o novo Fundeb” e que, portanto, é “necessária a regulamentação da matéria por meio de lei específica”.

Leia também: Governo do RN faz as contas e vê Fundeb com reajuste difícil de ser pago.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Educação / Política
  • Repet
terça-feira - 18/01/2022 - 15:26h
Covid-19

Governadora suspende agenda oficial preventivamente

Fátima terá atividades regulares, mas com restrições (Foto: arquivo 22-06-21)

Fátima terá atividades regulares, mas com restrições (Foto: arquivo 22-06-21)

O Governo do Estado comunica que, em virtude das recomendações previstas no Decreto n° 1.265, de 17 de janeiro de 2022 e publicado hoje (18) – veja AQUI, definindo as regras para contenção da transmissão da nova variante da covid-19 – a Ômicron – e do vírus da gripe influenza, as agendas oficiais da governadora Fátima Bezerra (PT) previstas para esta terça-feira (18) foram suspensas para avaliação e adequação aos protocolos.

Apesar de as novas regras entrarem em vigor na próxima sexta-feira (21), a suspensão das agendas de hoje é necessária para as devidas adequações, em respeito às recomendações das autoridades em saúde.

As demais agendas previstas para esta semana serão mantidas, em princípio, respeitando os limites de público, distanciamento e demais recomendações previstas no decreto, e com reavaliação diária quanto ao cenário epidemiológico.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Política
terça-feira - 18/01/2022 - 14:10h
Quarta-feira

OAB de Mossoró lança a campanha “Anjos da Educação”

Projeto Anjos da Educação - OAB Mossoró - Lançamento 18 de 01 de 2022A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Mossoró, lança às 17 horas dessa quarta-feira (19) o projeto Anjos da Educação. Evento será em sua sede.

O Anjos da Educação é uma campanha que consiste em adquirir material escolar para doação a crianças em idade escolar e que estão em vulnerabilidade social.

Esse projeto está sendo exumado, pois já existia há algum tempo, mas não vinha sendo encetado pela OAB de Mossoró.

A nova gestão da OAB, recém-empossada, com o presidente Hermeson Pinheiro e vice Diana Paula, resgata a iniciativa.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Educação / Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público
  • Repet
terça-feira - 18/01/2022 - 12:48h
Ufersa

MPF recorre contra reitora Ludimilla; juiz vê “patrulhamento ideológico”

Duelo confronta procurador e magistrado em caso que a priori era do universo de luta acadêmica

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso para pedir a condenação da reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Ludimilla de Oliveira, pelos crime de ameaça à aluna Ana Flávia de Lira, além de prevaricação. O pedido deve ser apreciado pelo Tribunal Regional Federal da 5a Região (TRF5).

Ludimilla foi absolvida em sentença da 8a Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN).

Juiz Orlan Donato rejeitou ação contra Ludimilla, mas procurador Emanuel usa recurso no TRF (Fotomontagem BCS)

Juiz Orlan Donato rejeitou ação contra Ludimilla, mas procurador Emanuel faz recurso ao TRF (Fotomontagem BCS)

Segundo o autor do recurso, o procurador da República Emanuel de Melo Ferreira, Ludimilla proferiu grave ameaça à aluna Ana Flávia de Lira ao mencionar a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) em resposta a comentário crítico da estudante em uma rede social.

A ação é baseada em precedente do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu grave desvio de finalidade das atividades de inteligência, mediante a utilização do aparato estatal para produzir relatórios e dossiês de pessoas identificadas como sendo antifascistas, em ato de perseguição política e ideológica (ADPF 722). O recurso ressalta que “a ameaça em torno da utilização da Abin era algo real e não meramente imaginário, com potencialidade lesiva. O mal injusto e grave consiste, precisamente, na busca pelo silenciamento no debate público a partir da possível elaboração de dossiês que poderiam ser compartilhados por todos os órgãos da Administração Pública que compõem o sistema de inteligência, como reconhecido pelo STF”.

Juiz vê “patrulhamento ideológico” do MPF

Na decisão de primeiro grau, o titular da 8ª Vara, com sede em Mossoró, Orlan Donato Rocha, destacou que “a presente ação penal, como um todo, retrata muito mais um patrulhamento ideológico sobre a ré do que um efetivo exercício de fiscalização da lei por parte do parquet denunciante, o que não é admissível e foge à competência do Poder Judiciário”.

O mesmo magistrado também exumou que “a questão do posicionamento ideológico em ações judiciais quanto ao membro do MPF denunciante, inclusive, está sob investigação dentro do âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)”.

O procurador também reforça que a reitora cometeu o crime de prevaricação ao adiar a colação de grau da Ufersa, em janeiro de 2020, com o objetivo de evitar protestos, alegando ser uma medida de prevenção à covid-19. A cerimônia já seria realizada virtualmente, pelo YouTube, e a reitora chegou a publicar uma portaria proibindo qualquer protesto de estudantes no chat da plataforma.

Somente quando uma decisão judicial acatou pedido da Defensoria Pública da União e anulou a portaria pela clara violação à liberdade de expressão, a reitora decidiu cancelar o evento e a colação de grau foi realizada posteriormente sem cerimônia.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – O procurador da República Emanuel Ferreira é um dos autores da polêmica Ação Civil Pública (ACP) contra a União “por danos morais coletivos causados pela atuação antidemocrática do ex-juiz Sérgio Fernando Moro na condução da chamada Operação Lava Jato” (veja AQUI). O assunto ganhou notoriedade nacional.

Ele também  foi coautor – ao lado de outros seis procuradores – de outra ACP, em 2019, contra o então ministro da Educação, Abraham Weintraub e a União, por supostos danos morais coletivos causados à honra e à imagem de alunos e professores das instituições públicas federais de ensino. Weintraub, entre outras declarações, disse à imprensa que as universidades deveriam “melhorar desempenho acadêmico”, em vez de fazerem “balbúrdia”.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público / Reportagem Especial
terça-feira - 18/01/2022 - 11:20h
Quarta-feira, 19

Sindicato convoca servidores para discussão de pauta da saúde

Após assembleia, sindicato vai encaminhar pauta ao Executivo (Foto: arquivo)

Após assembleia, sindicato vai encaminhar pauta ao Executivo (Foto: arquivo)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) realizará nesta quarta-feira (19), a partir das 8h, no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania, assembleia específica para os servidores da área de saúde do município.

Será debatida a pauta de reivindicação da categoria para este ano que será encaminhada ao Executivo mossoroense.

Segundo a diretoria existem muitas demandas reprimidas e a assembleia é o momento de apresentá-las para que sejam discutidas com a gestão. Após as deliberações, será encaminhado ofício à Prefeitura para que marque audiência que analise a pauta.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais
  • Banner - Quixote - Câmara de Mossoró - Transparência - 2021 - Setembro
terça-feira - 18/01/2022 - 10:50h
LOA 2022

Câmara conclui votações e envia Orçamento para sanção

Aprovação é última etapa da atividade legislativa para a LOA/2-22 (Foto: Edilberto Barros)

Aprovação é última etapa da atividade legislativa para a LOA/2-22 (Foto: Edilberto Barros)

A Câmara Municipal de Mossoró concluiu a análise do Orçamento do Município para 2022, nesta terça-feira (18), ao aprovar a redação final da Lei Orçamentária Anual (LOA), por 14 votos, em sessão ordinária. Com a apreciação finalizada, o Legislativo remeteu o Projeto de Lei do Executivo (nº 22/2022) à Prefeitura para sanção (virar lei).

Dia passado não houve quórum, quando havia definição de sessão para esse fim.

Líder do Governo, o vereador Genilson Alves (Pros) ressaltou consenso na Casa, o que permitiu a aprovação do Orçamento em 15 dias – decisão judicial obrigou reanálise no projeto para inclusão de emendas impositivas.

“Agradeço o esforço de todos os vereadores e vereadoras, independentemente de lado e de bandeira”, reconheceu.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Política
terça-feira - 18/01/2022 - 09:50h
RN

Novo decreto retoma e amplia restrições no combate à Covid e Influenza

O Governo do Estado publica no Diário Oficial desta terça-feira (18), o Decreto n° 1.265, de 17 de janeiro de 2022, com regras para contenção da transmissão da nova variante da Covid-19 – a Ômicron – e do vírus da gripe Influenza.Medidas-restritivas-Covid-19-e1622896602821

O decreto traz medidas baseadas na Recomendação n° 33 do Comitê de Especialistas da SESAP/RN para o Enfrentamento da Pandemia pela COVID-19. As medidas são a exigência do passaporte vacinal, como já existe, com maior rigor para os eventos públicos e privados, bares e restaurantes, tanto em áreas fechadas como em áreas livres com capacidade acima de 100 pessoas.

Centros comerciais e shoppings com ar-condicionado também devem exigir o passaporte da vacina.

Recomenda ainda aos municípios a suspensão de todos os eventos de rua até 16 de fevereiro, uma vez que nestes casos não é possível exigir o passaporte vacinal.

As novas regras começam a vigorar na próxima sexta-feira, dia 21/01. Há a possibilidade de rediscussão das medidas dentro do prazo de vigência, se a situação de contágio se reverter significativamente.

Bares, restaurantes e similares

Os segmentos socioeconômicos de alimentação, a exemplo de bares e restaurantes, bem como centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar deverão realizar o controle de entrada de cada indivíduo nas suas dependências, mediante comprovação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização, nos termos do Decreto Estadual nº 30.940, de 30 de setembro de 2021. Ficam dispensados da obrigatoriedade prevista no caput deste artigo os estabelecimentos de alimentação em locais abertos com capacidade máxima de 100 pessoas.

Permanece em vigor o dever geral de proteção individual no Estado do Rio Grande do Norte, consistente no uso obrigatório de máscara de proteção facial por todos aqueles que, independentemente do local de destino ou naturalidade, ingressarem no território do Rio Grande do Norte.

Os suspeitos por apresentarem sintomas da COVID-19 deverão ser afastados de todas as atividades e instruídos a permanecer em isolamento total, nos termos do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, caso confirmada a contaminação ou inconclusivos os resultados dos exames, até que sejam cessados, neste último caso, os motivos da suspeita de contaminação.

Os municípios também foram orientados a reorganizar as feiras livres e similares, de modo a assegurar o distanciamento social, evitando-se aglomeração de pessoas e contatos proximais, mantendo as condições de higiene dos respectivos ambientes.

Para cumprimento das disposições contidas no decreto, o Estado do Rio Grande do Norte disponibilizará suas forças de segurança aos municípios, por meio das operações do Programa Pacto Pela Vida.

As medidas foram discutidas durante todo o dia com representantes do empresariado, do Tribunal de Justiça, dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, do Tribunal de Contas do Estado, da Defensoria Pública Estadual, da Procuradoria Geral do Estado, da Universidade Estadual do RN e com prefeitos através da federação e associações de municípios.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Repet
terça-feira - 18/01/2022 - 09:00h
Gestão técnica

Município tem novo controlador-geral nomeado

Washington José da Costa Filho é o novo controlador-geral (Foto: cedida)

Washington José da Costa Filho é o novo controlador-geral (Foto: cedida)

Washington José da Costa Filho é o novo controlador-geral do município de Mossoró. Portaria sob o número 32 oficializa a nomeação que está no Jornal Oficial do Município (JOM), edição 649A, dessa segunda-feira (17) – veja AQUI.

Ele substitui Claudembergh Emídio Dantas (veja AQUI), que retoma atividades na iniciativa privada e em consultorias públicas.

O novo controlador possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do RN (UFRN).

Tem experiência como controlador interno e controlador-geral no serviço público. Já estava atuando na gestão como Assessor Especial lotado no Gabinete do Prefeito.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 18/01/2022 - 08:10h
Saúde pública

É crescente o cancelamento de festas de Carnaval no RN e país

Catorze cidades potiguares já cancelaram o Carnaval 2022, informação colhida até a noite dessa segunda-feira (17): Natal, Parnamirim, Caicó, Macau, Areia Branca, Apodi, Tibau do Sul, Assu,  Pendências, Grossos, Dix-sept Rosado, Alexandria, Upanema e Almino Afonso.

No Brasil, 19 das 27 capitais não vão realizar carnaval de rua em 2022.

O avanço da nova variante da Covi-17, denominada de ômicron, preocupa as autoridades públicas do país.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Banner - Quixote - Câmara de Mossoró - Transparência - 2021 - Setembro
segunda-feira - 17/01/2022 - 23:58h

Pensando bem…

“Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se.”

Viktor Frankl

Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 17/01/2022 - 18:38h
Mossoró

Ministro anuncia mais R$ 50,5 milhões para saúde e outros setores

A Prefeitura de Mossoró tem a liberação de 50,5 milhões de reais de recursos do Governo Federal para investimentos em diversas áreas. O anúncio foi feita à manhã dessa segunda-feira (17), no Salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo municipal.

Ministro e prefeito participaram de evento e parte dos recursos já tem crédito imediato (Foto: Célio Duarte)

Ministro e prefeito participaram de evento e parte dos recursos já tem crédito imediato (Foto: Célio Duarte)

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), desembarcou em Mossoró e participou de solenidade para comunicação oficial do crédito. Foi recebido pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), secretários municipais, vereadores e outros convidados.

Os recursos contemplam as áreas da saúde, educação, assistência social, agricultura e desenvolvimento rural, telecomunicações e infraestrutura.

Investimento

Os mais importantes investimentos serão à área de saúde. O governo municipal vai construir uma Policlínica no Grande Alto de São Manoel. “É importante dizer que 16 milhões de reais vão ser creditados já no dia de hoje na conta do município para a saúde e a Policlínica tem a proposta de desafogar o PAM do Bom Jardim, por exemplo”, justificou o prefeito.

Também está certa a aquisição de duas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); construção de 4 Centros Atenção Psicossocial (Caps); bem como compra de equipamentos e insumos.

A área de educação também será contemplada com a construção de duas grandes escolas e duas Unidades de Educação Infantil (UEI’s), em recursos que devem chegar a 20 milhões de reais.

O setor rural do município terá um aporte de R$ 6,5 milhões somente à perfuração de novos poços. Com 137 comunidades rurais, Mossoró tem enorme carência de abastecimento de água.

Também há garantia de 1 milhão de reais para manutenção de estradas vicinais.

Para a assistência social serão R$ 4 milhões e 3 milhões de reais para investimentos em telecomunicações. Dentre os anúncios de recursos feitos pelo ministro das Comunicações.

“Trata-se de uma revolução do ponto de vista de gestão, para alavancarmos ações significativas em setores estratégicos”, disse Allyson Bezerra.

Leia também: Ministério da Saúde libera R$ 15 milhões para Mossoró.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Repet
segunda-feira - 17/01/2022 - 17:02h
Rural de Mossoró

Ademir de Aquino, uma história de mais de 42 anos no rádio

Ademir entrou na empresa em 1979 (Foto: redes sociais)

Ademir entrou na empresa em 1979 (Foto: redes sociais)

Quem se despede da radiofonia nessa segunda-feira (17), é José Ademir de Aquino, operador de áudio da Rádio Rural de Mossoró. Natural de Apodi, ele ingressou na empresa no dia 1º de agosto de 1979, pelas mãos do monsenhor Américo Simonetti.

Após mais de 42 anos na Rural, onde também foi responsável por equipamentos de transmissão e trabalhou na função de discotecário, chegou o momento da despedida de Ademir de Aquino. Da aposentadoria.

A Rádio Rural registra esse momento especial de sua história e de um profissional irrepreensível. Veja o que a emissora publicou nas redes sociais e seus microfones:

O nosso colaborador Ademir de Aquino se despediu hoje, em virtude da sua aposentadoria, da família Rural de Mossoró.

Foram mais de 40 anos de parceria e de serviços prestados à emissora.

Ademir viveu os grandes momentos da radiofonia mossoroense.

Sua história se confunde com a própria história da Rádio Rural.

Agradecemos o empenho, dedicação e abnegação de Ademir de Aquino.

Deus o abençoe!

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Parabéns pela “folga”, Ademir. E nossos agradecimentos por seu importante papel nesse tempo de rádio. Valeu!

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Comunicação
segunda-feira - 17/01/2022 - 16:12h
História

Policlínica Médica de Mossoró encerra suas atividades

Primeira empresa de saúde privada da cidade com múltiplas especialidades existia desde 1977

Com 45 anos de atividades (inaugurada em 1977), a Policlínica Médica de Mossoró vai encerrar suas atividades. O comunicado foi feito hoje por seus dirigentes, em redes sociais da empresa nessa segunda-feira (17).

Mário: sonho, arrojo e sucesso (Foto: arquivo)

Mário: sonho, arrojo e sucesso (Foto: arquivo)

A Policlínica é resultado do sonho, arrojo e empreendedorismo do farmacêutico-bioquímico Mário de Freitas Vale, 88, falecido dia 20 de novembro de 2020 (veja AQUI). Nascido no Sítio Serrote Verde, município de Patu, ele fez história em Mossoró. Um legado e tanto.

Essa empresa situada à Rua João Pessoa, 88, centro da cidade, foi a primeira unidade de saúde privada com múltiplas especialidades, atendendo pessoas de dezenas de municípios.

Comunicado

Aos clientes, amigos, médicos e a sociedade em geral, informamos que a Policlínica Médica de Mossoró, ao longo dos seus 45 anos de existência de serviços prestados na área da saúde, com um atendimento humanizado, qualidade essa deixada por ensinamento basilar do seu fundador, doutor Mário Vale, irá fechar as suas portas.

Tivemos o privilégio de acompanhar a saúde de muitas famílias, desde do nascimento até a melhor idade de muitos pacientes que hoje se tornaram amigos e que rogamos aos mesmos a confiança e dedicação que sempre externaram a Policlínica com os sinceros votos de saúde plena.

A história da Policlínica Médica de Mossoró está atrelada ao crescimento e ao desenvolvimento da cidade, onde médicos e tantos outros profissionais da área da saúde tiveram a experiência de conhecer e perpetuar o amor incondicional à vida!

Ao sintetizarmos as mais de quatro décadas de serviços prestados em Mossoró e região, ‘’GRATIDÃO’’ é a palavra chave que enumera o quanto seremos reconhecedores aos pacientes, colaboradores, médicos parceiros e amigos.
Fazemos parte de um legado contemporâneo da cidade de Mossoró e de tantas outras da região e isso nos deixa com a certeza do dever cumprido.

Aos que tiveram o privilégio que estar presentes fazendo parte da história da Policlínica Médica de Mossoró e os que acompanharam o amor e o respeito que o doutor Mário de Freitas Vale (em memória) conduzia o seu sonho ainda criança e materializado com a Policlínica, entendemos que a vida tem seus ciclos e com o encerramento das atividades, teremos a certeza da contribuição para a melhoria da saúde de tantos que agora deixam de ser pacientes e se tornam amigos.

Reiteramos aqui os mais sinceros votos de saúde e bem estar e desejando que o ano de 2022 seja de grandes conquistas.

Cordiais saudações, Maria do Socorro Medeiros Vale, Clauber Sérgio Medeiros Vale, Ana Patrícia Medeiros Vale, Kleber Augusto Medeiros Vale e Ana Kelly Medeiros Vale.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Apesar de sempre procurá-lo por necessidade preventiva ou corretiva de saúde, só boas lembranças desse local. Fui vizinho e cliente, em especial na adolescência e início da idade adulta. Que os familiares do criador, Mário Vale, deem bom destino a essa marca da saúde e do empreendedorismo mossoroense.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais / Saúde
  • Banner - Art&C - PMM - IPTU 2022 - 15 a 31 de janeiro de 2022
segunda-feira - 17/01/2022 - 13:24h
Justiça Federal

Ex-prefeita, empresários e ex-secretário de Finanças são condenados

Desvio de recursos da EducaçãoO Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação da ex-prefeita de Baraúna, Antônia Luciana da Costa Oliveira; do ex-secretário de Finanças, Adjano Bezerra da Costa; e dos empresários Carlos André Mourão e Alef Douglas Arrais de Lima. Eles receberam uma pena de nove anos e seis meses de reclusão, além de multa, pela prática do crime de desvio de recursos públicos (artigo 1º, inciso I, do Decreto-lei nº 201/1967).

A Justiça determinou ainda que os envolvidos dividam entre si, após o trânsito em julgado da ação, o pagamento de R$ 225 mil, a título de ressarcimento dos danos provocados aos cofres públicos. O valor é equivalente ao repasse feito à Nordeste, corrigido até fevereiro de 2019.

O juiz de primeira instância absolveu os acusados dos crimes de falsidade ideológica (art. 299, CP) e dispensa indevida de licitação (art. 89, Lei 8666/93), entendendo que ambos os crimes já foram “absorvidos” pelo de desvio de recursos públicos. O procurador Aécio Tarouco, porém, já apresentou uma apelação solicitando que esses crimes sejam considerados no cálculo da pena, de modo a aumentá-la.

Pena

A ação penal tramita na Justiça Federal sob o número 0801462-33.2019.4.05.8401 e os réus poderão responder em liberdade, já que da decisão ainda cabem recursos. Caso mantida a pena, eles passarão a cumpri-la em regime inicialmente fechado.

Os quatro participaram do esquema que se originou quando Luciana Oliveira assumiu a prefeitura (após a cassação do prefeito anterior, Isoares Martins), no início de 2014. Ela decretou então Estado de Emergência no Município, sob a alegação de instabilidade financeira e administrativa. A partir daí promoveu uma série de licitações e dispensas de licitação irregulares, dentre as quais a que resultou no pagamento de R$ 174 mil à empresa Nordeste Distribuidora Comércio Ltda, dos sócios Carlos André e Alef Douglas.

O objetivo era a compra de fardamento para os alunos e apareceram outras duas empresas “interessadas”, que enviaram orçamentos, no entanto se tratavam de firmas de fachada usadas tão somente para dar ares de legalidade ao processo.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público
segunda-feira - 17/01/2022 - 12:30h
Sertão Central

Morre Maurílio Gustavo, proprietário da “Queijeira Opção”

Maurílio Gustavo era uma referência de empreendedorismo Foto: reprodução)

Maurílio Gustavo era uma referência de empreendedorismo Foto: reprodução)

Portal Tribuna do Cabugi

Faleceu nesta manhã de segunda-feira (17) no Hospital Municipal de Angicos (RN), o empresário Maurílio Gustavo. Ele faria 58 anos no dia 6 de março deste ano. Era proprietário da Queijeira Opção, em Angicos.

Bastante conhecido na cidade, Gustavo era um empresário bem-sucedido. Fez que seu empreendimento localizado na BR-304 fosse um dos mais conhecidos do estado, parada obrigatória de muitas pessoas que fazem percurso entre capital e interior do RN.

As informações dão conta de que Maurílio deu entrada na noite desse domingo (16), no Hospital Municipal de Angicos, onde recebeu atendimento e permaneceu até falecer nesta manhã.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do empresário Maurílio Gustavo.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Conversei algumas vezes com o senhor Maurílio, na Queijeira Opção, onde chegou a empregar dezenas de pessoas, sendo uma referência empresarial no Sertão Central.

Que descanse em paz.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais
  • Banner - Quixote - Câmara de Mossoró - Transparência - 2021 - Setembro
segunda-feira - 17/01/2022 - 11:40h
33,23%

Governo do RN faz as contas e vê Fundeb com reajuste difícil de ser pago

FundebO Governo do Estado faz as contas, puxa daqui, encolhe dali, mas percebe que o reajuste do piso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), para 2022, é praticamente inviável.  Não tem milagres. Falta dinheiro mesmo.

Desde que foi criado, o piso era divulgado no final de dezembro porque se sabia que a correção seria pela variação do custo/aluno das séries iniciais no Fundeb. Por essa regra, o reajuste para 2022 seria de 33,23%, mas é pouco provável que vigore.

Em termos de Governo do RN, isso representaria em torno de 1 bilhão de reais este ano. Números indicam que 65% vão para inativos, que é pago pela denominada “Fonte 100”. O restante é suplementado pelo Fundeb.

Próximo de fechar o pagamento de quatro folhas em atraso, que foram deixadas pela gestão anterior, o Governo Fátima Bezerra (PT) lança mão de cerca de R$ 1 bilhão para saldar esse passivo com os servidores inativos e da ativa. Isso, porém, num espaço que deve chegar a três anos e meio a contar do início da gestão em 2019.

Vale lembrar que o RN é o único estado que paga o reajuste do Fundeb aos inativos.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública
segunda-feira - 17/01/2022 - 08:18h
Estadual 2022

Em nova rodada, ABC goleia e se mantém na liderança

O Campeonato Estadual do RN – 2021 teve mais uma rodada nesse domingo (16). Os quatro jogos ratificaram liderança do ABC com 9 pontos, ao golear por 4 x 1 o Força e Luz, no Estádio Nazarenão (Goianinha).

Os outros jogos tiveram esses resultados: No Estádio Nogueirão, em Mossoró, o Potiguar empatou em 0 x 0 com o Globo, mantendo-se em segundo lugar com 7 pontos; no Estádio Frasqueirão, Santa Cruz de Natal goleou o Potyguar de Currais Novos por 3 x 0, sendo o quinto colocado.

Já o América venceu o Assu por 1 x 0 no Estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha (Parnamirim), ocupando o terceiro lugar.

O Globo é o quarto colocado com quatro pontos, Força e Luz é o sexto com três pontos, Potyguar o sétima com mesmo número de pontos e o último colocado aparece o Assu, sem nenhum ponto.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Esporte
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2022. Todos os Direitos Reservados.