“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.”
Isaac Newton
Jornalismo com Opinião
“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.”
Isaac Newton
A Prefeitura de Mossoró entregou nesta quinta-feira (03), à direção da Liga de Mossoró – Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM), os alvarás de construção, que autorizam as obras do Hospital da Liga e do Hospital Infantil.
O Município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), realizou diversas reuniões com a equipe técnica da Liga do Câncer e da Apamim com o objetivo de sanar todas as dúvidas e pendências para prosseguimento e concessão do alvará de construção.
De acordo com a secretária Sariny Nobre, da Semurb, a partir de agora, as instituições devem providenciar os encaminhamentos para continuidade de cada obra. Com os alvarás de construção, tudo que cabe a Prefeitura de Mossoró foi feito, cabendo à Liga do Câncer prosseguir com a aprovação do projeto junto ao Corpo de Bombeiros.
No caso da Apamim, a instituição deverá regularizar a matrícula do imóvel no Cartório, obter aprovação do projeto pelo Corpo de Bombeiros e do licenciamento ambiental junto ao Idema.
A Prefeitura de Mossoró deixa claro que do ponto de vista urbanístico, de competência do Município, não existe nenhuma pendência das instituições relacionadas as referidas obras, disse a secretária Sariny.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Nos dias 17, 18 e 19 de julho, o violonista e compositor brasileiro Márcio Rangel se apresenta em três locais emblemáticos na região Toscana, Itália. Atende a convite do Siena Guitar Festival e das prefeituras de Siena, Colle Val d’Elsa e Monteriggioni.
No dia 17 de julho, Rangel se apresenta na Fortaleza Medicea de Siena, uma das cidades mais icônicas da Itália, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, conhecida por sua arquitetura gótica, sua tradição cultural e pelo famoso Palio de Siena.
No dia 18 de julho, o concerto será na Piazza del Duomo em Colle Val d’Elsa, cidade medieval conhecida como a “cidade do cristal”. Com vista para as colinas toscanas, Colle combina história, arte e tranquilidade.
No dia 19 de julho, o espetáculo acontece no majestoso Castelo de Monteriggioni, uma das fortificações medievais mais bem preservadas da Europa. Cercado por muralhas do século XIII, o castelo carrega séculos de história.
Técnica
Rangel, com raízes mossoroenses, e uma profunda ligação com a Toscana, tem mais de três décadas de carreira e é reconhecido por seu estilo singular de tocar: canhoto que utiliza o violão invertido, criando uma sonoridade própria e expressiva.
Sua música já foi apresentada em diversos festivais na Europa, onde trabalhou por longos anos. Conquistou reconhecimento por sua linguagem musical refinada, que une sofisticação técnica e profundidade emocional.
Instagram: @sienaguitarfestival | @marciorrrangel
O Jornal da Tarde, da Rádio Rural de Mossoró, recebe nesta sexta-feira (4) o Blog Carlos Santos.
Na pauta, política municipal, estadual e nacional e desdobramentos para as eleições de 2026.
O programa tem como âncora o jornalista de política Saulo Vale, editor do Blog Saulo Vale.
Vai ao ar de 12h, na AM 990.
Também pode ser ouvido pelo portal ruraldemossoro.com.br ou ao vivo no instagram.com/blogsaulovale.
Até lá.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Do Canal Meio e outras fontes
Apesar das ameaças de uma crise institucional sem precedentes, o Congresso mostrou estar disposto a voltar, uma vez mais, à mesa de negociação para discutir com o governo um novo capítulo na novela do aumento do IOF. Na terça-feira, ministros do Supremo Tribunal Federal ventilaram a ideia de a Suprema Corte se tornar uma intermediária entre o Executivo e o Legislativo no embate tributário que já se arrasta há mais de mês e meio. O Planalto gostou da ideia. Ontem mesmo, o advogado-geral da União, Jorge Messias, procurou os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, para tratar do tema.
No Congresso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também mostrou disposição em negociar e, ainda ontem também, se encontrou com o número dois do Ministério da Fazenda, Dario Durigan. Antes de se encontrar com Alcolumbre, o secretário-executivo do ministério comandado por Fernando Haddad foi até à Câmara dos Deputados se encontrar com os líderes partidários. (Globo)
Presidente acusa Hugo Motta
Mesmo com os movimentos em direção a uma nova rodada de negociações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou à carga em suas críticas ao Congresso e, pela primeira vez, acusou diretamente e em público o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de ter traído um acordo entre Planalto e Congresso. Segundo Lula, Motta cometeu um erro ao pautar a derrubada do IOF na Câmara. Lula disse que, se o governo não entrasse com uma ação no STF, ele não conseguiria mais governar. “Cada macaco no seu galho. Ele [Congresso] legisla, e eu governo”, disse, em entrevista à TV Bahia. (UOL)
Hugo Motta não gostou e tratou de comunicar o Planalto de que está incomodado com as críticas de Lula e Haddad. Nas redes sociais, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann tratou de colocar panos quentes na crise e saiu em defesa do presidente da Câmara. Motta está em Lisboa participando de um fórum organizado pelo ministro do STF Gilmar Mendes, conhecido informalmente como “Gilmarpalloza”. Por lá, Mendes tratou de assumir o papel de conciliador entre o Legislativo e o Executivo. Segundo o ministro, é preciso que haja uma pausa nos embates para “reflexão”. (Folha)
Campanha em redes sociais
Lula também voltou a reforçar o discurso de que o Congresso age para beneficiar os mais ricos e penalizar os mais pobres com uma política tributária injusta. A equipe de comunicação do governo passou a produzir vídeos e peças para as redes sociais no mesmo tom que o presidente vem dando nos últimos dias.
Em conjunto com o presidente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, será o principal porta-voz do governo na tentativa de levar o debate sobre quem deve pagar mais impostos para as ruas. “Sei que existe uma disputa ideológica no país, mas vamos para os resultados. Vamos falar português para as pessoas”, disse Haddad. (Estadão)
E uma pesquisa da Genial/Quaest (íntegra) mostrou que 46% dos deputados avaliam de forma negativa o governo Lula, contra 27% que o veem positivamente e 24% o consideram regular. Essa é a pior avaliação do Executivo no Legislativo desde o início do atual governo. (g1)
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Fátima, de fato, disputará segunda vaga com Zenaide, sua “companheira” de grupo (Fotomontagem: BCS/EBC/Senado)
É preciso que se entenda com clareza o seguinte: a governadora Fátima Bezerra (PT) não concorre contra o senador Styvenson Valentim (PSDB) por uma das duas vagas ao Senado em 2026 no RN.
Ele nada de braçadas bem à sua frente, devendo ter reeleição tranquila. Sobra uma segunda cadeira à disputa.
O problema próximo, bem ao lado, como forte ameaça ao seu sucesso nas urnas, é a “companheira” de grupo Zenaide Maia (PSD), senadora que tentará renovar o mandato.
O governismo não trabalha pelo êxito eleitoral dela.
Elementar, meu caro Watson!
Em todas as pesquisas eleitorais divulgadas até o momento, mesmo em algumas generosíssimas com o governo, o peso do segundo voto catapulta Zenaide Maia como maior opção, capitalizando-se com intenções de voto também na oposição.
Fácil compreender, portanto, que a senadora se ficar no governismo será cristianizada com o segundo voto “em branco”. PT não votará em Zenaide Maia.
Matemática simples, raciocínio político elementar, sem qualquer rebuscamento.
Depois traremos mais detalhes sobre esse assunto, esmiuçando detalhes dessa engenharia política no grupo da governadora, que na prática está em franca operacionalização.
Leia também: Cadu Xavier descarta Zenaide Maia ao Senado se ela apoiar Allyson
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
A Rede Cidade de Mossoró, que negociou a venda de quase todas as suas lojas com o Grupo Nordestão, de Natal, investe na repaginação de uma das duas unidades mantidas sob seu controle.
O foco principal é no imóvel localizado na Rua Santa Maria, Abolição II, que em poucas semanas será reaberto.
A outra loja fica à Rua Desembargador Dionísio Filgueira, Centro de Mossoró.
Quanto à transição Rede Cidade-Nordestão, ela ganha celeridade a partir deste mês de julho em Mossoró e em Parnamirim, onde ficam unidades negociadas entre os grupos supermercadistas.
Leia também: Nordestão de Natal adquire Rede Cidade de Mossoró;
Leia também: Nordestão fará alto investimento em nova rede de lojas.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Deputada Terezinha Maia mostra que proposta dela nasceu da necessidade visível de garantia de direitos (Foto: João Gilberto)
Com o objetivo de assegurar uma educação ainda mais inclusiva e de qualidade, entrou em vigor no Rio Grande do Norte a Lei nº 12.232/2024, de autoria da deputada estadual Terezinha Maia (PL). A nova legislação institui a Política Estadual de Acompanhamento Integral de Estudantes com Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Altas Habilidades e outros transtornos específicos de aprendizagem.
Aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada agora pelo Governo do Estado, a nova norma representa um avanço importante em relação à Lei nº 11.953, que tratava do diagnóstico e apoio a alunos com dislexia e TDAH. A nova legislação amplia o escopo da política pública, contemplando uma abordagem mais abrangente e multidimensional.
Segundo a deputada Terezinha Maia, a proposta nasceu da necessidade de garantir a efetivação do direito à educação, respeitando as particularidades de cada estudante. “Dislexia, TDAH e outros transtornos de aprendizagem impactam diretamente o desempenho escolar, exigindo estratégias diferenciadas e acompanhamento especializado. Essa lei fortalece a autonomia, a inclusão e a igualdade de oportunidades no ambiente escolar”, destacou.
A parlamentar acrescenta que a iniciativa está alinhada aos compromissos constitucionais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao passo em que busca combater a evasão escolar, promover a integração social e valorizar o potencial de todos os alunos, independentemente de suas condições específicas de aprendizagem.
Enquanto a Lei nº 11.953 focava essencialmente na realização de exames médicos e psicológicos e na capacitação de professores para o diagnóstico precoce, a nova legislação vai além. A Política de Acompanhamento Integral prevê também a criação de planos individualizados de apoio pedagógico; implementação de estratégias didáticas personalizadas; formação continuada de professores e demais profissionais da educação; utilização de tecnologias assistivas e recursos pedagógicos inclusivos; promoção de campanhas de conscientização e combate ao preconceito; e monitoramento contínuo do desempenho e bem-estar dos estudantes.
Outro diferencial da nova lei é o reconhecimento das chamadas “altas habilidades”, incluindo estudantes superdotados, que também passam a ter direito a um acompanhamento educacional específico.
Mudança de paradigma
A execução da nova política deverá ocorrer de forma articulada entre a Secretaria de Estado da Educação, órgãos especializados e as equipes escolares, com previsão da criação de grupos multidisciplinares formados por psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e outros profissionais. A lei também ressalta a importância de envolver as famílias e os próprios estudantes nos processos de acompanhamento e avaliação.
A nova legislação representa uma mudança de paradigma na forma como o sistema educacional potiguar se organiza para lidar com a diversidade. “Queremos construir uma escola mais preparada para acolher, compreender e desenvolver os potenciais dos nossos alunos. Esse é um passo necessário para garantir um futuro mais justo e promissor para todos”, concluiu Terezinha Maia.
A regulamentação da Política Estadual de Acompanhamento Integral deverá ser feita por meio de decreto, com definição de diretrizes, prazos e metas para a sua efetiva implementação na rede estadual de ensino.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Polícia também passa orientações de como proceder após furto ou roubo de aparelhos (Foto: Divulgação)
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR/Mossoró), realizou, nesta quarta-feira (02), a entrega de 120 aparelhos celulares recuperados nos cinco primeiros meses de 2025, no âmbito da “Operação Radar”. A ação faz parte de um trabalho contínuo de enfrentamento à comercialização de celulares oriundos de crimes patrimoniais.
Somente neste ano, a DEFUR/Mossoró já devolveu 230 aparelhos a seus legítimos proprietários. A última grande entrega ocorreu em janeiro, quando foram restituídos 110 celulares.
A Polícia Civil reforça que a aquisição de aparelhos de origem ilícita configura o crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão. Aparelhos vendidos sem nota fiscal, sem a embalagem original ou com preço muito inferior ao valor de mercado são indicativos de procedência duvidosa e devem ser evitados.
Durante a ação, os policiais civis entram em contato com os portadores de aparelhos identificados como produto de crime. Caso o bem seja entregue de forma voluntária, o aparelho é apreendido, sem responsabilização penal. Entretanto, se houver recusa em atender ao chamado, o portador poderá responder criminalmente por receptação.
Medidas
A Polícia Civil orienta, ainda, que vítimas de furto ou roubo de celular adotem imediatamente as seguintes medidas: entrar em contato com instituições bancárias para trocar senhas associadas ao aparelho, registrar o boletim de ocorrência, presencialmente ou pela Delegacia Virtual (//delegaciavirtual.sinesp.gov.br), e informar, sempre que possível, o número do IMEI do celular subtraído – dado que pode ser encontrado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou digitando *#06# no próprio dispositivo.
A DEFUR/Mossoró segue atuando de forma permanente no combate aos crimes contra o patrimônio, reafirmando seu compromisso com a restituição de bens às vítimas e com a conscientização da população sobre os riscos e as consequências da receptação.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
A Feira do Livro de Mossoró (FLIM) 2025 já começa a ganhar forma com uma resposta entusiasmada da classe literária. Em menos de uma semana, a organização recebeu mais de 40 inscrições de autores independentes, número que superou as expectativas e levou ao encerramento antecipado das vagas para essa categoria.
A participação dos autores independentes é um dos destaques desta edição, reforçando o compromisso da Feira com a valorização da produção literária local e regional. Durante o evento, que acontecerá de 11 a 15 de agosto, os autores estarão presentes em um espaço especialmente dedicado a eles, na Faculdade de Educação da UERN (Campus Central).
Ali, o público poderá conhecer os escritores, conversar sobre suas obras, adquirir livros e receber autógrafos, em uma programação pensada para fortalecer o vínculo entre leitores e criadores.
“A Feira sempre foi um espaço de acolhimento da diversidade literária. Ter tantos autores independentes conosco nesta edição é um sinal claro de que há uma produção viva, pulsante e cada vez mais interessada em dialogar com o público”, destaca Rilder Medeiros, organizador do evento.
Entre os nomes de autores independentes já confirmados está o de Octávio Santiago: jornalista e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal), autor de “Só sei que foi assim: a trama do preconceito contra o povo do Nordeste” (Autêntica, 2025). Octávio também estará na programação para falar sobre seu processo de pesquisa e construção do livro, na programação oficial da Feira.
Além da presença dos autores, a Feira contará com estandes de editoras e livrarias, sessões de lançamentos, atividades infantis, palestras, contações de histórias e atrações culturais, consolidando-se como um dos maiores eventos do setor no estado.
A programação completa será divulgada em breve nos canais oficiais da Feira. Acompanhe o instagram: @flmossoro.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, afirmou que a senadora Zenaide Maia (PSD) só terá lugar na chapa majoritária governista se permanecer alinhada politicamente com o grupo da governadora Fátima Bezerra (PT). A declaração foi feita durante entrevista à jornalista Anna Ruth Dantas, na estreia do programa Primeira Pauta, da 98 FM de Natal, nessa quarta-feira (02).
Cadu destacou que a senadora, embora tenha sido eleita em 2018 com apoio da esquerda e em chapa com Fátima, tem mantido movimentações políticas que indicam aproximação com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), pré-candidato ao governo e nome da oposição. Diante desse cenário, ele deixou claro: se Zenaide optar por outro campo político, será descartada como opção da aliança governista ao Senado em 2026.
Ele também descartou a possibilidade de um arranjo dividido, no qual Zenaide poderia apoiar um adversário ao governo e, ao mesmo tempo, manter apoio à candidatura de Fátima ao Senado.
Veja VÍDEO com declarações de Cadu Xavier clicando AQUI.
“O candidato ou candidata ao Senado que estará ao lado da governadora necessariamente terá que estar no mesmo palanque que nós, defendendo o legado da professora Fátima e a nossa candidatura ao governo”, disse.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
“O sucesso não acontece por acaso. É trabalho duro, perseverança, aprendizado, estudo, sacrifício e, acima de tudo, amor pelo que você está fazendo ou aprendendo a fazer.”
Pelé
Nesta quarta-feira (02), o Vigário-Geral e Pároco da Catedral de Santa Luzia de Mossoró, padre Antoniel Alves, esteve visitando o padre Júlio Lancellotti, referência nacional no cuidado e no amor às pessoas em situação de rua. O sacerdote foi acolhido com simplicidade e partilha, e pode conhecer de perto a experiência transformadora que o padre Júlio desenvolve, em São Paulo- SP.
“Essa visita teve um propósito especial: buscar inspiração e aprendizado para um projeto que a Diocese lançou em dezembro, nos festejos de nossa padroeira, Santa Luzia, a Casa da Esperança, que será implantada, em Mossoró. Desejamos criar um espaço de acolhimento, dignidade e fraternidade, onde nossos irmãos e irmãs em situação de rua possam ser ouvidos, cuidados e respeitados”, reforçou padre Antoniel.
Mossoró
No Rio Grande do Norte, a cidade de Mossoró ocupa o terceiro lugar em número de pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial que vivem em situação de rua. A maior parte está concentrada no Centro da cidade, em praças como a Vigário Antônio Joaquim, também conhecida como Praça da Catedral, e na Praça do Museu Histórico Lauro da Escóssia.
Desde que tomou posse na Diocese de Mossoró, o Bispo Dom Francisco de Sales tem manifestado preocupação com essa realidade pensando em oferecer, juntamente com a estrutura de apoio da Paróquia e Catedral e também da contribuição de parceiros diversos e de voluntários, um espaço onde as pessoas em situação de rua possam ser acolhidas para uma convivência humanizadora. Ele fala em ter refeições, tomar banho, lavar suas roupas e receber assistência social, espiritual, médica, psicológica e jurídica no intuito de resgatar sua dignidade e ter condições dignas de vida e de cidadania.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foram abertas às 10h da manhã desta quarta-feira (2). Os interessados podem se inscrever até 20 de julho. Ao todo, o CPNU 2 vai selecionar 3.652 candidatas e candidatos para 32 órgãos da Administração Pública Federal, organizados em nove blocos temáticos. São 3.144 vagas de nível superior e 508 de nível intermediário.
Os salários variam de R$ 4 mil até R$ 17 mil.
Para se inscrever, a pessoa candidata deve acessar a página de inscrição do Concurso Nacional Unificado mantida pela FGV, banca do certame (link: //conhecimento.fgv.br/cpnu2) . Para realizar a inscrição, é indispensável possuir uma conta ativa no GOV.BR, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze). Caso ainda não tenha, será necessário criar uma conta gratuitamente antes de iniciar o processo de inscrição.
A taxa de inscrição acessível é no único valor de R$ 70 para todos os blocos, tanto para cargos de nível superior como de nível médio. Serão isentas pessoas que estão no CadÚnico, doadoras de medula óssea, e beneficiárias do FIES e ProUni. A solicitação de isenção da taxa deve ser feita por meio do sistema de inscrição até 8 de julho.
Cronograma do CPNU 2
Inscrições: 2 a 20/7/2025
Pagamento da taxa: até 21/7/2025
Solicitação de isenção da taxa: 2 a 8/7/2025
Prova objetiva: 5/10/2025
Divulgação do resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
Prova discursiva: 7/12/2025
Procedimento de confirmação de cotas: 30/11 a 8/12/2025
Divulgação da primeira lista de classificação: 30/01/2026
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Instituído por meio de alterações introduzidas no Código de Processo Penal, o Juiz das Garantias foi instalado oficialmente e passou a funcionar nesta segunda-feira (30) em todo o território do Rio Grande do Norte, com dois núcleos especializados, em Natal, no anexo do bairro da Ribeira, e outro em Mossoró, no Fórum Dr. Silveira Martins.
Em Natal, as audiências, inclusive de custódia, passaram a acontecer no 1º Núcleo Regional das Garantias, com quatro gabinetes como unidades judiciárias autônomas.
Em Mossoró, acontecem no 2º Núcleo Regional das Garantias, com dois gabinetes como unidades judiciárias autônomas. Todos os gabinetes são autônomos, inclusive no sistema processual eletrônico, compostos por magistrados titulares.
Integrante do 1º Núcleo Regional das Garantias, a juíza Valentina Damasceno explica que o Juiz das Garantias trabalha com a parte inicial do processo criminal, relacionada com investigações, abrangendo todo o trabalho da atividade policial e do Ministério Público, até o oferecimento da denúncia pelo órgão acusador. Ela explica que todas as audiências de custódias no Rio Grande do Norte serão realizadas pelos Juízes das Garantias, exceto nos dias que ocorrem plantões.
Além destas, eles trabalharão também com os processos cautelares de pedidos de busca e apreensão, de prisão, de quebra de sigilo de dados e telefônicos, todos os que antecedem o processo judicial.
Em Natal, os juízes titulares que realizam as audiências, inclusive de custódia, são Valentina Damasceno, Andreo Marques, Gustavo Marinho e Rogério Siqueira. As audiências acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 14h. Nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados são realizadas pelos juízes plantonistas, sempre no 1º Núcleo Regional das Garantias, na Ribeira.
Em Mossoró, o Núcleo é formado pela juíza Ruth Araújo Viana e pelo juiz Eduardo Negreiros.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Do Canal Meio e outras fontes
Com Congresso e Planalto em pé de guerra e sob risco de uma grave crise institucional, ministros do Supremo Tribunal Federal defendem que a corte assuma um papel intermediador. Relator das ações que correm no Supremo sobre o decreto presidencial que aumentou o IOF — e sua consequente derrubada pelo Parlamento —, Alexandre de Moraes deve liderar as negociações.
Os ministros do STF esperam que as conversas envolvam diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). No Planalto, a ideia de encontrar um meio-termo nas propostas e apaziguar os ânimos com o Congresso foi bem aceita. Agora, falta combinar com os deputados e senadores. (Folha)
A decisão do governo de entrar com uma nova ação no STF ampliou a crise com o Congresso. Líderes partidários vieram a público dizer que uma guerra estava instalada na Praça dos Três Poderes. Para políticos da oposição e da frágil base governista, o Planalto errou ao judicializar a questão, e as consequências podem ser imprevisíveis. “Vai esticando a corda e vai romper. O governo ainda está envolvendo um terceiro player, que é o STF — só piora. Com os nervos à flor da pele, tudo é possível”, disse o líder do PDT na Câmara, Mário Heringer. (Globo)
Antes de partir para as vias de fato, o governo tentou de todas as maneiras despolitizar a ação. O advogado-geral da União, Jorge Messias, ligou pessoalmente para Motta e Alcolumbre a fim de informar que o governo havia decidido ir ao STF. Logo em seguida, em entrevista, afirmou que o governo quer fazer uma “discussão jurídica respeitosa”, ouvindo todos os atores da novela do IOF, que já se arrasta há semanas em Brasília. (g1)
O tom diplomático adotado pela AGU não convenceu nem os aliados mais próximos do Planalto. O próprio vice-presidente do PT, o prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, criticou a decisão do governo de acionar o STF. “Acho um erro. Política se resolve na política, não no Judiciário”, afirmou ele, dizendo acreditar que a ida ao STF vai criar uma “disputa institucional indesejável”. (Metrópoles)
Lula evitou se contrapor diretamente ao Congresso, mas voltou a afirmar que o governo busca justiça tributária e que, quando isso ocorre no Brasil, há uma “rebelião” no país. O presidente reforçou o discurso de que há uma luta entre os mais ricos e os mais pobres no país a respeito da questão tributária. “Quando a gente coloca que a pessoa que ganha mais de R$ 1 milhão tem que pagar um pouco mais, é uma rebelião”, disse ele durante um evento em Brasília. (Folha)
Segundo especialistas, o nó da questão não é a alta do IOF em si, mas o caráter arrecadatório do aumento. A Constituição dá ao Executivo a prerrogativa de elevar esse imposto para regular a política econômica. O Congresso alega, porém, que o Planalto fez a mudança não para regular a economia, mas para aumentar a arrecadação. (Globo)
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Neilton e Alan já foram prefeito e vice juntos, se distanciaram e 2026 dirá como estarão (Fotomontagem do BSV)
O deputado estadual Neilton Diógenes (PP) esquivou-se de prestigiar a posse (veja AQUI) em Natal do ex-prefeito apodiense Alan Silveira (MDB), nessa segunda-feira (1º), como secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC).
Ex-vice-prefeito do próprio Silveira, rompido, reconciliado, Diógenes mandou recado claro sobre a decisão que foi tomada pelo ex-governante apodiense – sem ouvir o grupo governista municipal.
O encolhe-estica e o casa-separa dessa frágil aliança estão bem vivos na memória de Apodi.
E 2026 está bem aí, já batendo na porta.
É…
Leia também: Neilton Diógenes é anfitrião de Allyson e vários outros políticos
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Lá vai mais uma notícia que a gente adora propagar. Vamos à ela. Dois professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte estão entre os concorrentes ao Prêmio Jabuti 2025, a mais importante premiação da literatura brasileira. Késsia Pessoa, gestora da Escola Estadual 4 de Março, em Canguaretama, disputa na categoria Educação, enquanto José Osório de Lima Filho, professor mediador de leitura da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Dantas, em Apodi, está inscrito na categoria Biografia e Reportagem.
A lista de semifinalistas do Prêmio Jabuti ainda será divulgada pela Câmara Brasileira do Livro. Caso avancem, os potiguares estarão entre os convidados do evento final, que reúne os principais nomes da literatura nacional.
A obra de Késsia, intitulada “Uma escola que sente: narrativas reunidas”, narra o processo de reinvenção da escola 4 de Março, que quase foi fechada por falta de estudantes, mas que hoje é uma das mais procuradas da cidade. O livro revela o caminho trilhado a partir de um projeto de gestão participativa, com escuta ativa da comunidade, plano de ação estratégico e forte envolvimento dos professores.
A escola, que tinha cerca de 50 estudantes, hoje soma quase 400 alunos matriculados. Entre as conquistas, estão prêmios como a Olitef — Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), visitas da Unesco e do Unicef, e o reconhecimento do Ministério da Educação, que convidou a unidade para representar o RN em evento nacional.
O professor Osório de Lima traz à tona um relato sobre a saúde mental no Brasil com “A Morte Social do Indivíduo – A história nua e crua de um esquizofrênico sofredor”, obra lançada pela Editora Paruna Libres (SP). Com um olhar sensível, o autor constrói uma narrativa sobre exclusão, dor e superação, baseada em uma história real.
“É uma obra que mostra uma anamnese e uma catarse, demonstrando como ocorreu o processo de superação e, consequentemente, de conquista”, explica.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
“Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida.”
Carlos Drummond de Andrade
A partir desta terça-feira (1º), o Ministério da Saúde começa a ofertar a vacina meningocócica ACWY no SUS para crianças de doze meses. A mudança amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite.
Atualmente, o esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, e um reforço aos doze meses. Com a atualização, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y.
No SUS, a vacina meningocócica ACWY era ofertada a adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal.
Crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não precisam receber a ACWY neste momento. Já aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber a dose de reforço com a ACWY.
Em 2025, até o momento, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras causas ou tipos não identificados. Outras vacinas disponíveis no SUS como BCG, Penta e Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) também ajudam a proteger contra formas de meningite.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O mês de julho será marcado pela estreia do Podcast Delas nas Artes, uma produção que traz a voz e as histórias de vida de mulheres que movimentam e constroem diferentes linguagens artísticas na cidade de Mossoró. Com lançamento no dia 04 de julho, o projeto apresentará cinco episódios inéditos, publicados semanalmente, sempre às sextas-feiras, às 18h, no canal da Íntegra Comunicação no YouTube.
O episódio de estreia dia 04 de julho traz um bate-papo com Joriana Pontes, sua vida e trabalhos no mundo no Teatro.
Idealizado para celebrar a presença feminina na arte e ampliar o diálogo sobre criação, desafios e conquistas das mulheres no cenário cultural, o podcast traz conversas com artistas de diferentes áreas, em episódios afetivos e cheios de emoção. Também registra na memória dos dias atuais a trajetória de vida das mulheres que há muito contribuem para a cultura em Mossoró e que podem, no bate-papo, contar sobre si e sobre a arte em suas vidas.
Esse trabalho tem na apresentação a jornalista, escritora e produtora cultural Izaíra Thalita Lima. É resultado do projeto aprovado no Edital 04/2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB – Ministério da Cultura, Governo Federal), operacionalizado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Mossoró.
As convidadas desta primeira temporada são:
– Joriana Pontes – Atriz, palhaça, professora
– Symmara Fernandes – Cantora, compositora e professora
– Dulce Cavalcante – Escritora, poetisa
– Luíza Gurgel – Jornalista, bailarina e cineasta
– Nora Aires – Artista visual, escultora, agrônoma
Cada episódio contará um pouco sobre as mulheres nas artes em que elas protagonizam, partindo de suas memórias, e referências. É uma oportunidade única de conhecer histórias que inspiram e alimentam a cena cultural do nosso tempo. Acompanhe, divulgue e conheça um pouco mais sobre as mulheres artistas de nossa cidade.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O prefeito Allyson Bezerra (UB) anunciou à tarde desta terça-feira (01), que Shirley Targino (PP), ex-prefeita de Messias Targino, “assumirá a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Juventude da Prefeitura de Mossoró.”
Ela vai substituir o professor Etevaldo Almeida no cargo, a quem o prefeito agradeceu pelo trabalho na pasta, adiantando que “ele assumirá um novo desafio na Prefeitura de Mossoró.”
De acordo com o prefeito “Shirley chega para somar e fortalecer ainda mais nosso trabalho.”
Ela foi prefeita quatro vezes de Messias Targino, município do Oeste do RN, além de ser mulher do presidente estadual do Progressistas (PP), deputado federal João Maia.
O jornalista Heitor Gregório tinha antecipado a nomeação (veja AQUI).
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.