Com o anúncio da Latam Linhas Aéreas de suspensão de duas rotas com destino ao Nordeste (veja AQUI): Rio de Janeiro (GIG) para Natal (NAT) e São Luís (SLZ) para Teresina (THE) a partir de 30 de março, o Rio Grande do Norte não ficará sem ligação aérea com o Rio de Janeiro. Mas, o Governo do Estado busca reverter essa posição da empresa.
Atualmente, são 85 frequências semanais RJ-RN, sendo 13 pela Latam e 72 pela GOL, ligando os dois destinos. “Inclusive 6 destas frequências da GOL são novas, foram acrescentadas no segundo semestre de 2024, em virtude da boa performance dos voos, sendo uma praça bem abastecida de conectividade”, diz Raoni Fernandes, diretor-presidente da Empresa de Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR).
Segundo a direção da Emprotur, a Latam precisará repor o volume de assentos dessa rota para que mantenha o benefício de isenção de parte do ICMS do QAV (combustível das aeronaves). “Ou seja, provavelmente se trata de uma readequação de malha, muito comum nos começos de temporada. Natal deve receber da LATAM uma nova rota em uma nova geografia ou o aumento de frequências em geografias já existentes. Conversaremos também com a GOL, que tem crescido no mercado carioca e deve ter interesse em ampliar ainda mais a sua oferta na região, que contará com um significativo investimento de promoção para o próximo período.”
Raoni Fernandes informou ainda que uma reunião entre o governo e representantes da Latam já foi convocada. “Precisamos entender qual o plano deles para recomposição desses assentos,” finalizou.