quarta-feira - 22/10/2025 - 13:28h
Câncer de mama

Presidente da ALRN visita ação do Grupo Reviver

Ezequiel destacou parceria entre ALRN e o Grupo Reviver (Foto: João Gilberto)

Ezequiel destacou parceria entre ALRN e o Grupo Reviver (Foto: João Gilberto)

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), visitou na manhã desta quarta-feira (22) a ação do Grupo Reviver, que realiza atendimentos em frente à sede do Legislativo, dentro da programação da Semana Especial do Outubro Rosa. Até a próxima sexta-feira (24), o público pode realizar mamografias gratuitas, das 7h às 17h, por ordem de chegada, na Praça 7 de Setembro, Cidade Alta.

Durante a visita, Ezequiel Ferreira destacou a importância da parceria entre a Assembleia e o Grupo Reviver, que há anos leva serviços de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama para mulheres de Natal e do interior. “Mais um ano, a Assembleia renova essa parceria, ofertando às mulheres a oportunidade de realizar um exame tão importante. Temos dados alarmantes no Rio Grande do Norte, com mais de 1.300 casos de câncer de mama estimados para este ano, sendo mais de 300 apenas em Natal. Detectar a doença no início é fundamental – em 95% dos casos, o diagnóstico precoce permite a cura”, afirmou.

O presidente ressaltou ainda que a parceria com o Grupo Reviver se estende ao longo do ano, alcançando diversos municípios do Estado. “Essa estrutura também chega à população do interior, através do Assembleia e Você, nosso braço social, levando acesso à saúde e ampliando as chances de salvar vidas. É um trabalho que precisa ser divulgado, para que mais mulheres possam se cuidar e buscar o diagnóstico a tempo”, completou.

A programação da Semana Especial do Outubro Rosa segue até sexta-feira (24), com atendimentos de saúde, ações sociais e serviços de beleza, além da sessão solene em homenagem à campanha, que será realizada na quinta-feira (23), às 14h, na sede da Assembleia Legislativa do RN.

A Assembleia promove também a campanha “Doe Amor em Detalhes”, que estimula a doação de acessórios femininos, como brincos, colares, echarpes, tiaras e turbantes, para fortalecer a autoestima das mulheres em tratamento oncológico. As doações podem ser feitas na entrada principal da ALRN, na sede da ProMulher (Rua Jundiaí), na Escola da Assembleia (Rua Açu) e na Fundação Djalma Marinho (Avenida Jaguarari).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
quarta-feira - 22/10/2025 - 10:28h
Mais 2 anos

Concurso de Praças da PM do RN tem prorrogação de validade

Prorrogação era um pedido dos concursados (Foto: Governo do RN)

Prorrogação era um pedido dos concursados (Foto: Governo do RN)

O Governo do RN prorrogou a validade do Concurso Público para o Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.  A medida foi assinada na manhã desta terça-feira (21), pela governadora Fátima Bezerra.

A ampliação do prazo de validade do concurso reforça a política de recomposição do efetivo da PMRN, dá segurança jurídica aos candidatos aprovados no certame e consolida o planejamento estratégico do governo para a segurança pública.

O prazo legal do concurso realizado se encerraria neste 24 de outubro, agora passa a valer por mais dois anos.

A medida ainda assegura a viabilidade da chamada de uma terceira turma (T3) de concursados para realizar o curso de formação.

“A Governadora nos orientou que tomássemos as medidas para chegarmos a essa situação de hoje. Não é garantia de convocação, mas é garantia de que esta convocação pode ser feita nos próximos dois anos”, registrou o coronel Alarico Azevedo, comandante da PM.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Segurança Pública/Polícia
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 22/10/2025 - 09:36h
2025-2026

Neoenergia Cosern faz investimento de R$ 92 milhões para Plano Verão

Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern, esteve em Mossoró (Foto: divulgação)

Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern, esteve em Mossoró (Foto: divulgação)

O Plano Verão 2025-2026 foi apresentado nesta terça-feira (21) à imprensa na cidade de Mossoró, pela Neoenergia Cosern. Fabiana Lopes, diretora-presidente da empresa, detalhou investimentos e ações na sede da sede local da Neoenergia. Adiantou como o sistema elétrico potiguar foi preparado para o crescimento do consumo de energia com a manutenção preventiva de 3 mil quilômetros de redes elétricas de distribuição e transmissão; manutenção de 2.500 religadores telecomandados; inspeção de aproximadamente 560 transformadores de distribuição; construção de 10 novos alimentadores; inspeção em 79 Subestações Elétricas; e definição de Plano de Contingência – que inclui ações para casos de eventos climáticos extremos.

Para atender o crescimento da demanda por energia elétrica no período mais quente do ano – que se estende de meados de outubro a março – a Neoenergia Cosern colocou em operação o Plano Verão 2025-2026 que beneficia diretamente 41 municípios. Com investimentos da ordem de R$ 92 milhões na construção de duas novas Subestações Elétricas em Natal e São Miguel do Gostoso, além da inauguração de seis Bases Operacionais em todas as regiões potiguares, o volume de recursos investidos no período, que se estende até o final do Carnaval 2026, cresceu 179% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

Ações de tempo real

Além das obras e melhorias na infraestrutura física, o Plano Verão da Neoenergia Cosern contempla reforço operacional com aproximadamente 250 profissionais – entre engenheiros, eletrotécnicos, eletricistas e analistas administrativos. Entre dezembro e fevereiro, cerca de 100 trabalhadores adicionais estarão disponíveis para convocação em caso de necessidade. Haverá, ainda, aumento em 35% do pessoal em campo e posicionamento estratégico das Subestações Elétricas Móveis nas proximidades de localidades com grandes eventos mapeados como Natal, Caicó e Mossoró, por exemplo.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quarta-feira - 22/10/2025 - 08:00h
Liga de Mossoró

Mutirões de mastologia dão sequência ao “Outubro Rosa”

Médicos estão escalados para atividades desta semana (Fotomontagem do BSV)

Médicos estão escalados para atividades desta semana (Fotomontagem do BSV)

As atividades do Outubro Rosa continuam na Liga de Mossoró – Estudos e Combate ao Câncer (LMECC). Essa semana haverá dois mutirões de consultas, como já havia sido anunciado anteriormente.

Na quinta-feira (23), a mastologista Gabriela Jácome comanda o mutirão a partir de 8h.

Já no sábado (25), o mastologista Dennys Fowler atende em mutirão a partir de 8h.

Os atendimentos acontecem no hospital da Liga de Mossoró, antiga Casa de Saúde Santa Luzia, na Praça dos Hospitais.

Não é necessário agendamento e os pacientes devem levar CPF, Cartão SUS, RG, comprovante de residência, xerox e originais, e exames anteriores.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
  • Art&C - PMM - Climatização - Agosto de 2025
quarta-feira - 22/10/2025 - 07:42h
Núcleo de Desinformação

STF condena ‘núcleo das fake news’; Fux quer distância de Moraes

Moraes e Fux voltaram a divergir seriamente (Fotos: Rosinei Coutinho e Gustavo Moreno/STF)

Moraes e Fux voltaram a divergir seriamente (Fotos: Rosinei Coutinho e Gustavo Moreno/STF)

Do Canal Meio e outras fontes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira sete acusados de integrar o núcleo de desinformação que atuou para desacreditar o sistema eleitoral e preparar terreno para uma tentativa de golpe de Estado. Os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino votaram pela condenação dos réus pelos crimes de tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa e incitação ao crime. Segundo Moraes, relator do caso, os acusados participaram de um esquema coordenado para atacar a Justiça Eleitoral e disseminar desinformação.

“É uma falácia criminosa dizer que ataques à democracia são liberdade de expressão”, afirmou o ministro.

Entre os réus estão o ex-major Ailton Barros, o engenheiro Carlos Rocha, e o tenente-coronel Guilherme Marques Almeida. O ministro Luiz Fux mais uma vez abriu divergência e votou pela absolvição de todos os réus. Segundo ele, não haveria elementos suficientes para condenar os réus pelos crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro afirmou ainda que não há conexão entre os eventos relacionados ao processo eleitoral, ao chamado “Plano Punhal Verde e Amarelo” e aos ataques de 8 de janeiro. (CNN Brasil)

Com o clima para lá de azedo na Primeira Turma do STF após seu voto confuso, gigantesco e agressivo em relação aos colegas no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Fux pediu para sair. Em carta ao presidente do Supremo, Edson Fachin, ele solicitou ser transferido para a vaga que o ex-ministro Luís Roberto Barroso ocupava na Segunda Turma. Por lá Fux também teria desafetos, como o decano da Corte, Gilmar Mendes, mas contaria com o apoio de Kássio Nunes Marques e André Mendonça, nomeados no governo Bolsonaro. (g1)

Enquanto isso… Alexandre de Moraes decidiu reabrir a investigação contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, por suspeita de participação na tentativa de golpe de Estado de 2022. A decisão foi tomada após o ministro defender, em seu voto, a retomada das apurações sobre o papel de Valdemar nos crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, acompanhado pela maioria dos colegas da Primeira Turma, à exceção de Fux.

Mais cedo, Moraes havia afirmado que, se Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL), fosse condenado, as investigações contra Costa Neto deveriam ser reabertas. O IVL foi contratado pelo PL para produzir relatórios que questionaram, sem provas, a segurança das urnas eletrônicas. (Metrópoles)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
quarta-feira - 22/10/2025 - 06:44h
Drex

Saiba como vai funcionar o chamado ‘Pix 2.0’ a partir de 2026

Banner da página oficial do Banco Central (Reprodução do BCS)

Banner da página oficial do Banco Central (Reprodução do BCS)

O Brasil deve ganhar em 2026 uma versão digital do Real, chamada Drex. Apontado como o “Pix 2.0”, o projeto do Banco Central vai modernizar o sistema financeiro brasileiro, tornando operações mais rápidas, seguras e programáveis. Diferentemente do Pix, que é um meio de pagamento, o Drex será uma nova forma de dinheiro, abrindo caminho para transações mais complexas e automatizadas.

Segundo Estelamaris Reif, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Uniasselvi, o Drex representa uma revolução. “É essencialmente a versão digital da nossa moeda, o Real. O objetivo principal é modernizar o sistema financeiro brasileiro, tornando as transações mais rápidas, seguras e eficientes”, explica.

 ‘Tokenização’ 

Ele funcionará através de uma plataforma que permite transações seguras com ativos digitais e o uso de contratos inteligentes, o que possibilita automatizar pagamentos quando as condições pré-definidas forem cumpridas. O mecanismo funcionará como a base para a ‘tokenização’ de ativos, ou seja, a transformação de bens como imóveis, veículos ou títulos em representações digitais negociáveis. Além disso, permitirá a execução de contratos inteligentes, que são acordos programados para se autoexecutarem quando certas condições são cumpridas.

A expectativa é de que o Drex reduza custos e aumente a agilidade nas operações, além de dificultar a vida do submundo. “Transações complexas, como compra e venda de ativos, poderão ser automatizadas e liquidadas quase instantaneamente”, afirma a professora. Para a contabilidade, os ganhos incluem automação de lançamentos e maior transparência. “Os registros das transações serão imutáveis, o que facilita auditorias e a gestão do fluxo de caixa”, acrescenta.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
  • Repet
quarta-feira - 22/10/2025 - 05:50h
Quarta-feira, 22

Irmãos Maias em Mossoró

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

Quem aporta em Mossoró nesta quarta-feira (22) é a prole do ex-governador Tarcísio de Vasconcelos Maia e de dona Josereza Tavares Maia, já falecidos.

Ex-senador José Agripino, ex-embaixador Oto Maia e Ana Sílvia tratam de interesses do espólio familiar.

Com eles, o primo Américo Maia.

Apesar de ser um bate e volta Natal-Mossoró, ainda reservam tempo para visita protocolar ao prefeito em exercício do município – Marcos Medeiros (PSD).

Sejam bem-vindos.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política
terça-feira - 21/10/2025 - 23:50h

Pensando bem…

“Inteligência é aquilo que você usa, quando não sabe o que fazer. “

Jean Piaget

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - PMM - Climatização - Agosto de 2025
terça-feira - 21/10/2025 - 20:50h
Decisão

TRE-RN cassa prefeito e vice-prefeito oestanos

Paulinho e André Júnior ainda podem recorrer da decisão (Foto: banner de campanha)

Paulinho e André Júnior ainda podem recorrer da decisão (Foto: banner de campanha)

Em sessão nesta terça-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) cassou por unanimidade os mandatos do prefeito e vice de Itaú, município da região Oeste do RN – respectivamente Francisco André Régis Júnior (PP), o “Dr. André Júnior”, e Paulo Fernandes Maia (PSB), o “Paulinho.” Porém, cabe recurso.

Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) de nº 0600224-44.2024.6.20.0045 foi a demanda levada ao TRE/RN.

O prefeito também teve declarada sua inelegibilidade por oito anos e multa de R$ 10 mil. O vice acabou com multa pecuniária fixada em R$ 5 mil.

O entendimento da Corte é de que a campanha eleitoral do ano passado ocorreu sob abuso de poder político e econômico.

Eleições

Nas eleições de outubro de 2024, o médico André Júnior encabeçou chapa que teve 3.031 (68,47%) dos votos válidos, contra 1.396 (31,53%) da chapa com o ex-prefeito Ciro Nogueira (Podemos) à frente.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
terça-feira - 21/10/2025 - 18:38h
Amol

Bruno Ernesto vai ocupar vaga na Academia Mossoroense de Letras

Bruno Ernesto assume cadeira que foi do padre Guimarães Neto Foto: Arquivo)

Bruno Ernesto assume cadeira que foi do padre Guimarães Neto Foto: Arquivo)

O professor, advogado e escritor Bruno Ernesto Clemente foi oficialmente comunicado no fim de semana de sua eleição para compor a Academia Mossoroense de Letras (AMOL). O presidente da entidade, Antônio Filemon Rodrigues Pimenta, cientificou-o no sábado (18).

Ernesto ocupará a Cadeira nº 29, cujo Patrono é Dom João Batista Portocarrero Costa. Substituirá padre Guimarães Neto.

Ele também é integrante do Blog Carlos Santos (Canal BCS), com colaboração dominical em artigos e crônicas.

“Neste momento, reitero meus sinceros agradecimentos ao corpo acadêmico pelo seu inestimável e decisivo apoio neste pleito, desde o primeiro momento de minha candidatura”, assinalou.

“Tenho muito orgulho de agora, oficialmente, integrar esta importante e respeitável academia, cuja história é forjada por nomes de grande prestígio acadêmico e cultural, como Vingt-Un Rosado, Raimundo Nonato de Brito, Paulo de Medeiros Gastão, João Batista Cascudo Rodrigues, Elder Heronildes e tantos outros, pelo que fico penhoradamente agradecido, e honrarei a escolha.”

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
  • Repet
terça-feira - 21/10/2025 - 14:32h
RN

Câncer de mama representa 30% de casos oncológicos em mulheres

Aumento nos últimos anos chega a 50% (Foto ilustrativa da Pexels Anntarazevich)

Aumento nos últimos anos chega a 50% (Foto ilustrativa da Pexels Anntarazevich)

De acordo com Boletim Epidemiológico do Câncer 2025 da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN), a taxa de incidência de câncer cresceu quase 50% entre as mulheres potiguares entre 2020 e 2024, saindo de 301 para 449 casos por 100 mil pessoas. Desses, o câncer de mama foi registrado em 30% dos prontuários oncológicos, sendo o segundo tipo que mais causou mortes no período, com cerca de 8% dos óbitos.

Neste cenário, a campanha de conscientização Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce como a melhor ferramenta para alcançar a cura. Segundo a médica mastologista Nicoli Serquiz, da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (SOGORN), “detectar a doença em estágio inicial significa encontrar o tumor antes de ser clinicamente palpável, com tamanho menor que 2cm, sem ter se espalhado para os linfonodos ou outras partes do corpo. Nesse estágio, temos chances de mais de 90% de cura”.

Nos últimos anos, a medicina tem avançado significativamente na identificação e no tratamento da doença, tornando os diagnósticos mais precisos – inclusive, com a aplicação da inteligência artificial (IA) na análise de imagens mamográficas.

“Os exames vão depender da idade, densidade mamária e histórico familiar da paciente. A ultrassonografia mamária, por exemplo, é útil para mulheres jovens e mamas densas. A ressonância magnética é indicada para quem possui um alto risco genético ou quando há uma dúvida diagnóstica. Já a tomossíntese, uma mamografia 3D, aumenta as chances de detecção em mamas mais densas e heterogêneas”, detalha Nicoli.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
terça-feira - 21/10/2025 - 09:38h
Grande perda

Morre em Natal o poeta Paulo de Tarso Correia de Melo

Paulo de Tarso Correia de Melo: um adeus que não queríamos (Foto: IHGRN/Arquivo)

Paulo de Tarso Correia de Melo: um adeus que não queríamos (Foto: IHGRN/Arquivo)

A cultura e a inteligência potiguar estão mais pobres. Morreu nessa terça-feira (21), o escritor, poeta e professor natalense Paulo de Tarso Correia de Melo, 81. Estava internado com problemas renais, na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, vindo a óbito na madrugada de hoje.

Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN), ocupou a cadeira nº 175, cujo patrono é Newton Navarro Bilro. Também fazia parte da Academia Norte‑Rio‑Grandense de Letras (ANRL), ocupando a cadeira 21, doo patrono Padre João Maria.

Pedagogo de formação, lecionou durante mais de trinta anos no Departamento de Educação da Universidade Federal do RN (UFRN), de onde era professor aposentado.

Tido como um grande expoente da poesia potiguar, publicou dezenas de livros de poesia, entre o erudito e o popular.

Desde jovem integrou um seleto grupo de intelectuais da cidade, compondo obras que o tornaram um nome significativo da nossa literatura escrita.

Abaixo, um exemplar de seu verbo, que o BCS publicou dia 14 de março de 2012, há mais de 13 anos (veja AQUI):

Rocas-Quintas

Vive no subúrbio, a moradia

alugada, o trabalho extraordinário,

o ônibus, o dia a dia

e a aventura do crediário.

A novela-poesia

ao alcance do salário.

A televisão-fantasia

e a mágica do mobiliário.

Restos de infância e graça:

cinema de bairro, carrossel na praça

e o mar, quatro festa do ano.

Mas o corpo é belo e passa:

frágil alvenaria, perecível massa.

Hoje te amo.

Nota do BCS – Conheci Paulo pelas mãos generosas dos escritores David Leite e Clauder Arcanjo. Lembranças de sua presença no lançamento do meu segundo livro em Natal, em 2011.

Vá em paz, meu caro.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
  • Art&C - PMM - Climatização - Agosto de 2025
terça-feira - 21/10/2025 - 08:00h
2026

A principal luta política é a disputa por vagas à Câmara e ao Senado

Casas parlamentares estão cada dia mais poderosas, eclipsando e sufocando o Executivo (Foto: Wilson Dias/Arquivo))

Casas parlamentares estão cada dia mais poderosas, eclipsando e sufocando o Executivo (Foto: Wilson Dias/Arquivo))

A cobertura política atual quanto à disputa pelo Governo no RN domina o interesse prioritário da mídia local, especializada, além do avulso disse-me-disse das redes sociais. Essa constatação não é apenas uma observação pessoal sobre a rotina da imprensa no RN em sua resenha diária. É fato.

Esse superdimensionamento quanto à corrida ao Governo do RN deixa em segundo plano a luta por oito vagas à Câmara dos Deputados e dois assentos no Senado. Contudo, esse é o jogo mais pesado e com desdobramentos quanto ao futuro do país, estados federados e municípios.

Em Brasília, partidos e políticos concentram-se na contenda presidencial de 2026. Compreensível. Mas a formação do futuro Congresso Nacional, com o seu poder crescente, que sufoca a proeminência do Executivo, tem enorme valia e com características bastante diferenciadas.

Não se engane: a guerra verdadeira está sendo travada nesse campo político.

Alguns fatores pesam para essa inclinação pro lado parlamentar.

O Fundo Partidário (usado na manutenção das legendas) e o Fundo Eleitoral (destinado às campanhas eletivas) estão nessa conta. Quanto mais deputado federal eleito, mais recursos para os partidos com melhor desempenho.

Outro, é o acervo bilionário das emendas parlamentares, que transformaram legisladores em executivos “fazedores” de obras, num papel onde só possuem bônus e nenhum ônus. Este ano, por exemplo, deputados e senadores têm mais de R$ 50,4 bilhões para pulverização em suas bases, numa campanha eleitoral permanente financiada com o “chapéu” alheio.

Para o ano de 2025, cada deputado tem direito a pouco mais de R$ 37 milhões, e cada senador R$ 68,3 milhões, em suas emendas individuais. Nenhum concorrente deles tem como competir à vitória nas urnas, com esse ponto de profundo desequilíbrio.

É uma guerra profundamente desigual.

Quem quiser que enfrente esses titãs.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política
terça-feira - 21/10/2025 - 07:22h
Riqueza e polêmica

Ibama autoriza Petrobras a prospectar petróleo na Foz do Amazonas

Entidades ambientais vão questionar decisão de exploração da foz do Amazonas (Foto: Heriberto Araújo/Notimex via AFP)

Entidades ambientais vão questionar decisão de exploração da foz do Amazonas (Foto: Heriberto Araújo/Notimex via AFP)

Do Canal Meio e outras fontes

A menos de um mês do início da COP30, a Petrobras conseguiu a licença do Ibama para a perfuração de um poço exploratório para prospecção de petróleo na Foz do Amazonas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente exigiu uma série de ajustes no projeto inicialmente rejeitado em 2023. O bloco FZA-M-059, localizado a cerca de 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas e 175 quilômetros da costa do Amapá, será o primeiro da região a ser perfurado. O trabalho deve começar de imediato e durar cinco meses. Nesta etapa, a Petrobras pretende apenas coletar dados geológicos e avaliar a presença de petróleo e gás em escala comercial.

O Ministério de Minas e Energia estima que a área possa abrigar reservas equivalentes a até 10 bilhões de barris de petróleo — potencial suficiente para ampliar significativamente as reservas nacionais, hoje em 16,8 bilhões de barris, e garantir autossuficiência até 2030. (g1)

A licença concedida pelo Ibama à Petrobras para perfurar um poço exploratório em águas profundas do Amapá, na Margem Equatorial, estabelece 28 condicionantes específicas para o início das operações. De acordo com o documento, qualquer descumprimento das normas ambientais ou das exigências previstas poderá levar à suspensão ou ao cancelamento da autorização. (CNN Brasil)

O Observatório do Clima, uma rede formada por mais de 130 organizações ambientais, criticou duramente a decisão do Ibama de conceder licença à Petrobras para perfurar um poço exploratório na Foz do Rio Amazonas. Em nota, a entidade afirmou que organizações da sociedade civil e movimentos sociais irão à Justiça para contestar a autorização, que classificam como “desastrosa do ponto de vista ambiental, climático e da sociobiodiversidade”. Segundo o grupo, o licenciamento “apresenta ilegalidades e falhas técnicas” que poderiam tornar a licença nula. (Metrópoles)

O governador do Pará e anfitrião da COP30, Helder Barbalho (MDB), afirmou que a autorização concedida pelo Ibama à Petrobras na Margem Equatorial não prejudica a imagem da conferência do clima da ONU, que começa em menos de 20 dias em Belém. Segundo ele, a decisão do órgão ambiental foi técnica e seguiu “um rito demorado e exaustivo”. (Folha)

A bacia da Foz do Amazonas, uma das cinco bacias que compõem a Margem Equatorial brasileira é considerada estratégica e pode abrigar até 30 bilhões de barris de petróleo, segundo estimativas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A perfuração marca o início de uma nova fronteira energética para o país e representa uma oportunidade de reposição das reservas da Petrobras, além de potenciais investimentos em uma das regiões mais pobres do Brasil. (Estadão)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - Climatização - Agosto de 2025
terça-feira - 21/10/2025 - 06:30h
Educação

Avaliação processual e formativa ajuda a frear fracasso escolar

Convocação vai ocorrer após eleições (Foto ilustrativa de Allan Phablo)

“Conhecimento que estudante adquire nas aulas não pode ser provado num único dia (Foto ilustrativa de Allan Phablo)

As avaliações formais, aplicadas ao fim de cada bimestre ou trimestre, foram, por séculos, o único meio de avaliação utilizado por escolas na maior parte do mundo – e ainda não. No entanto, esse cenário vem mudando à medida que a escola contemporânea desenvolve métodos mais eficazes para acompanhar em tempo real o processo de aprendizagem.

“Fazer avaliação nunca foi o momento preferido dos estudantes”, brinca a coordenadora de Avaliações da Aprende Brasil Educação, Rita Schane. Ela explica que, ao longo das últimas décadas, os especialistas passaram a compreender melhor as reclamações e dificuldades atribuídas às avaliações. Com isso, refletiram sobre métodos mais eficazes para medir o que estava sendo aprendido e consequentemente, avaliado. “Enquanto educadores, começamos a entender que o conhecimento que o estudante adquire nas aulas não pode ser provado em um único dia, respondendo a uma única avaliação. Isso porque inúmeros fatores podem influenciar aquele momento avaliativo, o que pode invalidar o resultado”, detalha.

Se uma criança não está bem de saúde ou tem algum desconforto físico, se algo aconteceu na vida pessoal – uma discussão, uma situação complexa em casa, uma preocupação – ou se por alguma razão essa criança não conseguiu se alimentar adequadamente no dia da avaliação: tudo isso influencia seu desempenho.

Oferecer caminhos

Uma das maneiras de driblar esse problema é justamente investir na avaliação contínua e formativa. Ou seja, acompanhar, no dia a dia, a evolução dos estudantes frente aos mais variados objetos do conhecimento e habilidades. Isso permite identificar pontos de dúvida e dificuldades assim que aparecem e corrigir a rota antes que o conteúdo abordado se torne ainda mais complexo e o aprendizado dos estudantes, ainda mais difícil. “Avaliar continuamente significa acompanhar cada etapa da aprendizagem do estudante, identificar avanços e dificuldades, mas, principalmente, oferecer caminhos para que ele possa superar os desafios. Com esse tipo de acompanhamento, conseguimos ensinar de forma quase personalizada”, explica.

Além do impacto direto no desempenho acadêmico, a avaliação processual e formativa – popularmente conhecida como avaliação continuada – fortalece o vínculo entre professores e estudantes. O estudante se sente mais apoiado quando percebe que sua trajetória está sendo acompanhada de forma individualizada e diversificada. “Precisamos parar de reduzir nossos estudantes a uma nota no boletim. Ao acompanhá-los mais de perto, eles sentem que não estão sozinhos na jornada do aprender e isso é muito importante porque estamos falando de sujeitos em desenvolvimento, com potencialidades que precisam ser reconhecidas e estimuladas”, ressalta a especialista.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação
segunda-feira - 20/10/2025 - 23:46h

Pensando bem…

“A inspiração que você busca já está dentro de você. Fique em silêncio e escute.”

Rumi

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 20/10/2025 - 23:24h
Mediação

Médicos retornam a serviços de alta e média complexidades

Retomada de atendimento ainda passa afinação de entendimento entre as partes (Foto ilustrativa)

Retomada de atendimento ainda passa afinação de entendimento entre as partes (Foto ilustrativa)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através das 47ª e 48ª Promotoria de Justiça de Natal, promoveu uma mediação entre os médicos cirurgiões de alta e média complexidade da cidade e a Prefeitura de Natal para o encerramento da paralisação da categoria de saúde. Com a mediação, foi possível efetivar a retomada imediata dos serviços para a população usuária SUS da capital e do interior do Estado.

O retorno dos atendimentos médicos é resultado de uma série de reuniões promovidas pelas Promotorias de Justiça com participação dos médicos, dos serviços hospitalares, da Secretaria Municipal de Saúde de Natal e Procuradoria-Geral do Município de Natal (PGM-Natal). As duas primeiras reuniões, realizadas já no mês de outubro, permitiram a discussão de soluções jurídicas para os impasses surgidos após a mudança de prestador terceirizado de mão de obra médica efetivada pela SMS/Natal.

No último encontro, realizado na última sexta-feira (17), foi possível se chegar a um consenso para o fim da paralisação. O êxito nas tratativas somente foi possível após garantia por parte da Prefeitura de Natal de apresentar um calendário de pagamento da produção médica relativa mês de setembro e um plano de parcelamento para quitação das demais pendências financeiras (meses de junho, julho e agosto) a partir do mês de outubro.

O MPRN promoverá uma nova reunião na quarta-feira (22) em continuidade a mediação, para apresentação das soluções jurídicas pela PGM de contratação do corpo médico que não aceitou se filiar as empresas vencedoras (Justiz e Proseg).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
segunda-feira - 20/10/2025 - 23:02h
Audiência pública

Regionalização de resíduos sólidos urbanos será discutida na ALRN

“O manejo adequado dos resíduos sólidos urbanos representa um dos maiores desafios para a gestão pública contemporânea", diz Isolda (Foto: Assessoria)

“O manejo adequado dos resíduos sólidos urbanos representa um dos maiores desafios para a gestão pública contemporânea”, diz Isolda (Foto: Assessoria)

Construir consensos, alinhar responsabilidades e indicar caminhos para o fortalecimento da Política de Resíduos Sólidos no estado. Esses são os objetivos da audiência pública que o Legislativo Potiguar irá promover, nesta terça-feira (21), às 14h. Proposto pelo mandato da deputada Isolda Dantas (PT), o debate será realizado sob o título: “Regionalização dos resíduos sólidos urbanos no RN: estrutura de governança e suas competências”.

“O manejo adequado dos resíduos sólidos urbanos representa um dos maiores desafios para a gestão pública contemporânea, sobretudo no Estado do Rio Grande do Norte, onde a diversidade territorial, a distribuição populacional e as condições socioeconômicas exigem soluções inovadoras, sustentáveis e de caráter regional. Nesse contexto, a Regionalização dos Resíduos Sólidos Urbanos no RN surge como diretriz estratégica prevista em legislações nacionais e estaduais, com vistas à otimização de recursos, à ampliação da eficiência dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final, além da redução dos impactos ambientais e sociais”, justificou a parlamentar.

De acordo com Isolda Dantas, a implementação dessa política requer a definição de uma estrutura de governança clara, com atribuições e competências bem delimitadas, de forma a garantir a articulação entre estado, municípios, consórcios intermunicipais, setor privado e sociedade civil.

“A ausência de um arranjo institucional sólido compromete a efetividade das ações e a sustentabilidade dos sistemas regionais”, complementou a parlamentar.

O debate será transmitido pela TV Assembleia RN (canal aberto 10.3 e YouTube) e reunirá especialistas, gestores, representantes de entidades e populares interessados.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 20/10/2025 - 22:24h
Petrobras

Preço da gasolina tem redução de 4,9% para distribuidoras

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Do G1

A Petrobras vai reduzir o preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras a partir desta terça-feira (21).

Assim, o preço médio da gasolina A passará a ser, em média, de R$ 2,71 por litro — uma redução de R$ 0,14 por litro.

Essa será a segunda redução dos preços de gasolina feita pela petroleira neste ano. Com isso, diz a Petrobras, os preços já caíram 10,3% (R$ 0,31 por litro) no acumulado de 2025.

“Desde dezembro de 2022, os preços de gasolina para as distribuidoras foram reduzidos em R$ 0,36 por litro. Considerando a inflação do período, esta redução é de 22,4%”, informou a Petrobras em nota oficial.

A companhia também informou que deve manter os preços de venda do diesel para as distribuidoras neste momento. Nesse caso, segundo a Petrobras, foram três reduções desde março de 2025. Em janeiro, no entanto, a petroleira havia anunciado um aumento de R$ 0,22.

Preços na bomba

Segundo a Petrobras, os preços praticados pela empresa representam apenas cerca de um terço do valor final pago pelos consumidores nos postos.

A petroleira explica que o preço da gasolina nas bombas é composto por diversos fatores, além do valor cobrado pela estatal.

São eles:

Custos e margem de lucro de distribuidoras e revendedores;

Custo do etanol anidro, que é misturado à gasolina A para formar a gasolina C;

Impostos federais, como Cide, PIS/Pasep e Cofins;

Imposto estadual (ICMS), cuja alíquota varia conforme a unidade da federação.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
segunda-feira - 20/10/2025 - 21:00h
300 Vagas

Governo autoriza concurso à Secretaria de Administração Penitenciária

Pedro Lopes, Fátima Bezerra e Helton Edi Xavier: assinatura (Foto: Joana Lima)

Pedro Lopes, Fátima Bezerra e Helton Edi Xavier: assinatura (Foto: Joana Lima)

A governadora Fátima Bezerra (PT) assinou, nesta segunda-feira (20), a autorização para a realização de um concurso público da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). O concurso oferecerá 300 vagas, sendo 200 para policiais penais, 60 para especialistas em assistência penitenciária e 40 para cargos administrativos.

A iniciativa atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Estado e o Ministério Público e decorre da Lei Complementar nº 793, de 9 de setembro de 2025, que reestruturou o quadro de pessoal da Seap.

O secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, detalhou que o concurso será o primeiro após a Lei Complementar nº 793, que reestrutura o quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP). “Com a autorização formalizada, os próximos passos incluem a formação da comissão organizadora e a contratação da banca”, disse. A expectativa é de que o edital seja lançado ainda no primeiro semestre de 2026.

A nova legislação criou 556 cargos efetivos de policial penal, fortalecendo a segurança nas unidades prisionais. Além disso, foram instituídos 60 cargos de Especialista em Assistência Penitenciária, distribuídos entre assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e médicos psiquiatras, voltados ao atendimento dos custodiados e à promoção da reintegração social.

A Lei Complementar também incorporou 40 cargos administrativos — 20 de nível médio e 20 de nível superior — com funções de suporte técnico, gestão e infraestrutura. Também houve a criação e transformação de cargos comissionados estratégicos, incluindo diretores de estabelecimentos prisionais, chefias de segurança e coordenações operacionais.

O secretário estadual de Administração Penitenciária, Helton Edi Xavier, ressaltou que o concurso marca o compromisso cumprido pela gestão da governadora Fátima Bezerra com a segurança pública do estado. “A atual gestão estadual criou a Secretaria de Administração Penitenciária e regulamentou a situação dos policiais penais. Agora, com o concurso, vamos reestruturar completamente a secretaria e ampliar o número de cargos. Isso é muito importante para fortalecer o sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte”, encerrou.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Repet
segunda-feira - 20/10/2025 - 20:44h
Saúde do Estado

Regulação de leitos de UTI cria “filas para morte”

Mossoró Hoje e TV Tropical

O médico Igor Aguiar, da Central de Regulação de Leitos do SUS na região de Mossoró-RN, implora às autoridades do Governo do Estado para não bloquear os leitos que atendem pacientes em situação grave porque isso é sinônimo de morte.

Foi o que aconteceu sábado (18), em Assú-RN. O mesmo ocorre em Mossoró.

No sistema de atendimento, agora em se tratando do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, está fechando a porta para pacientes críticos, entupindo as UPAs e os hospitais da região Oeste: causando mortes.

Imagens Joaquim Marcelino e repórter Letícia Oliveira.

Leia tambémFalta de material de higiene “bloqueia” leitos de UTI em hospital

Veja matéria completa AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
segunda-feira - 20/10/2025 - 18:34h
Caos

Falta de material de higiene “bloqueia” leitos de UTI em hospital

Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos está localizado em Assú (Foto: Governo do RN)

Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos está localizado em Assú (Foto: Governo do RN)

O Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, de Assú, atestou oficialmente no fim de semana que estava com três leitos de UTI bloqueados, “por falta de material de higiene.”

No mesmo período, um adolescente de Itajá morreu por falta justamente de pelo menos um leito.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN) foi cientificada oficialmente, por escrito, do problema.

Alguns dias antes, o era condicionador de ar quebrado que limitava acolhimento de casos como desse jovem.

Problema com a regulação de leitos só aumenta caos. Sobram registros de óbitos evitáveis.

Veja matéria completa AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.