terça-feira - 25/11/2025 - 23:52h

Pensando bem…

“Meu pai sempre dizia: não levante a sua voz, melhore os seus argumentos.”

Desmond Tutu

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 25/11/2025 - 22:46h
Anote, por favor

Transição do governo Fátima para “Waltinho” passa por turbulência

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Iniciada há alguns meses, a transição do governo Fátima Bezerra (PT) para o vice Walter Alves (MDB) passa por turbulência nos intramuros do poder.

A indicação de vários nomes a postos no governo, por “Waltinho”, inclusive com estímulo e facilitação da governadora, desacelerou mais recentemente e nem empolga mais o virtual substituto dela.

O que é estranho, convenhamos.

É possível que tenhamos algumas surpresas nos próximos meses que podem abalar a sucessão no governismo, com efeitos muito além dos limites da Governadoria e do Centro Administrativo de Lagoa Nova, sede do Governo do RN.

Anote, por favor.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
terça-feira - 25/11/2025 - 21:26h
Eudiane Macedo e Cristiane Dantas

Deputadas destacam ações sociais e alertam sobre violência de gênero

Cristiane e Eudiane dividiram temas na ALRN (Fotos; Eduardo Maia)

Cristiane e Eudiane dividiram temas na ALRN (Fotos; Eduardo Maia)

No horário destinado aos deputados na sessão desta terça-feira (25), Eudiane Macedo (PV) e Cristiane Dantas (SDD) unificaram suas falas em torno de dois eixos centrais: o impacto das ações sociais realizadas pela Assembleia Legislativa e a urgência no enfrentamento à violência contra as mulheres no Rio Grande do Norte.

Eudiane Macedo comemorou o resultado da primeira edição do Assembleia e Você realizada na capital, na Zona Norte de Natal, onde mais de cinco mil atendimentos foram ofertados entre serviços de saúde, exames, documentação e orientação jurídica. Ela agradeceu ao presidente Ezequiel Ferreira e destacou que o projeto reafirma a função social da Casa ao facilitar o acesso da população a direitos essenciais, com organização cuidadosa desde a visita técnica até os dias de atendimento.

Cristiane Dantas, por sua vez, marcou o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado neste 25 de novembro, lamentando os feminicídios recentes registrados em Parnamirim e Ceará-Mirim.

A deputada ressaltou que já são 17 mulheres assassinadas este ano no estado e reforçou a importância da rede de proteção. Antes de encerrar sua fala, anunciou a inauguração de duas novas Procuradorias da Mulher, em Currais Novos e Jucurutu, ampliando para 51 o número de municípios com estrutura dedicada a acolher vítimas e prevenir novas violências.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 25/11/2025 - 19:54h
Mais estresse

Pedido de cassação é arquivado, mas outros dois são protocolados

Mesa diretora da Casa participou de coletiva nesta terça-feira (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

Mesa diretora da Casa participou de coletiva nesta terça-feira (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (PP), ao lado de outros membros da Mesa Diretora da Casa, disse que houve arquivamento de processo de cassação da vereadora da vereadora Brisa Bracchi (PT).

Simplesmente esse poder meteu os pés pelas mãos ao atropelar o próprio Regimento Interno (veja AQUI) e passou prazo para conclusão do procedimento, que seria de 90 dias.

Entretanto, novo pedido de cassação foi apresentado pelo mesmo vereador: Mateus Faustino (UB). E a própria Brisa Bracchi não fica calada nem por baixo. Ela protocolou um contra ele.

A proposição de Faustino já deverá entrar em pauta para leitura em plenário nessa quarta-feira (26).

Promessa de mais e mais estresse.

A vereadora Brisa Bracchi quer a cassação de Faustino por quebra de decoro parlamentar. Ela argumenta, que o vereador declarou de público que as três decisões judiciais que barraram o julgamento de seu processo, sendo duas em segundo grau, seriam decorrentes de “venda de sentença.”

Já a demanda interna contra a parlamentar, conforme enunciado da denúncia de Matheus Faustino, deriva do uso de recursos públicos pela parlamentar, na promoção de evento com conotação político-partidária.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
terça-feira - 25/11/2025 - 19:10h
Prefeitura de Mossoró

Mais de 400 servidores recebem progressões funcionais

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Um total de 405 servidores públicos gerais de Mossoró nas áreas da Saúde, Educação, Segurança, Assistência Social e fiscais ambientais está sendo beneficiado com mudanças de nível, classe, adicional de titulação e adicional de incentivo à qualificação.

 A lista com o nome dos servidores contemplados com as progressões adicionais foi publicada na edição desta segunda-feira (24), do Diário Oficial de Mossoró (DOM).

 Com a medida, a Prefeitura de Mossoró zera todos os processos de progressão, titulação e mudança de nível dos servidores públicos do município.

A notícia foi antecipada em suas redes sociais pelo prefeito Allyson Bezerra (UB).

 Confira aqui lista completa.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 25/11/2025 - 18:28h
Brasília

Generais que serviram a Bolsonaro são presos por PF e Exército

Generais Heleno e Paulo Sérgio: fim de carreira (Reprodução)

Generais Heleno e Paulo Sérgio: fim de carreira (Reprodução)

Do G1

A Polícia Federal (PF) e o Exército prenderam os ex-ministros do governo Jair Bolsonaro e generais do Exército Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira.

Os dois foram presos e encaminhados para o Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília. Augusto Heleno é ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Nogueira é ex-ministro da Defesa.

A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar o trânsito em julgado da trama golpista. Ou seja, o STF entendeu que não cabem mais recursos e abriu caminho para a execução das penas na prisão.

Augusto Heleno: condenado a 21 anos de prisão.

Paulo Sérgio Nogueira: condenado a 19 anos de prisão.

O STF decretou formalmente que o caso encerrado para os seguintes condenados, além de Bolsonaro:

Alexandre Ramagem (PL-RJ), deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro.

Esses três são os condenados que não apresentaram os segundos embargos de declaração (tipo de recurso), cujo prazo terminou nesta segunda (24).

Segundo o Estatuto dos Militares, militares da ativa ou da reserva condenados por crime militar devem cumprir pena em instalações militares – e não, em presídios comuns.

Por isso, o Comando Militar do Planalto foi indicado para receber Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira – ambos, generais do Exército.

O advogado especialista em Ciências Criminais Berlinque Cantelmo explica que o benefício não é automático – e, apesar do que diz a lei, não está restrito aos condenados por crimes militares.

Quando um militar é condenado por “crime comum” – aqueles do Código Penal, pelos quais qualquer cidadão pode responder –, a regra geral é o envio a uma penitenciária comum.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Mossoro Oil & Gas 2025 - Comunicaçao.Com
terça-feira - 25/11/2025 - 17:44h
Doutor Honoris Causa

Universidade homenageará livreiro potiguar José Xavier Cortez

Cortez, seridoense de origem, faleceu em 2021 (Foto: reprodução)

Cortez, seridoense de origem, faleceu em 2021 (Foto: reprodução)

O legado de José Xavier Cortez, pautado pela atuação incansável no mercado editorial e pela publicação de autores fundamentais para a educação brasileira, continua a inspirar novas gerações. Em reconhecimento a essa trajetória, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) concederá ao editor o título de Doutor Honoris Causa, post-mortem.  Nascido em Currais Novos, ele faleceu em 24 de setembro de 2021, aos 84 anos.

A cerimônia será realizada no próximo dia 28 de novembro, às 16h, no auditório do Centro de Educação, no Campus Central, em Natal. A outorga integra as homenagens da instituição a personalidades que contribuíram de maneira excepcional para o desenvolvimento cultural e intelectual do país. 

Cortez, potiguar de nascimento, construiu uma das trajetórias mais emblemáticas do mercado editorial brasileiro. Depois de deixar a carreira militar, mudou-se para São Paulo e se consolidou como livreiro e editor, fundando a Editora Cortez e publicando autores de renome, como Paulo Freire e Florestan Fernandes. 

Reconhecimento

O reconhecimento à sua contribuição ultrapassa o campo editorial e alcança também o âmbito legislativo. Em 2023, passou a tramitar no Congresso Nacional a Lei Cortez, que propõe a criação de uma Política Nacional de Fixação de Preços de Livros. A iniciativa busca regular o comércio do setor e proteger livrarias e editoras, especialmente as de pequeno porte, preservando a bibliodiversidade e fortalecendo toda a cadeia literária — valores que sempre orientaram a atuação de José Xavier Cortez. 

Com um trabalho marcado pelo compromisso com a democratização do acesso ao livro e da leitura por mais de cinco décadas, o editor também recebeu reconhecimento da Câmara Brasileira do Livro, que destacou sua dedicação, força e resiliência ao longo da carreira. 

Ao conceder o título, a UFRN reafirma a importância de celebrar figuras que transformaram o cenário cultural e educacional do país. A honraria ressalta o impacto duradouro do trabalho de José Xavier Cortez, falecido em 2021, para a formação intelectual brasileira. 

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
terça-feira - 25/11/2025 - 17:02h
Trama golpista

STF determina prisão de Bolsonaro em pena de 27 anos e 3 meses

Bolsonaro fotografado em casa, em Brasília (Foto: Scarlett Rocha/ AGIF - via AFP)

Bolsonaro fotografado em casa, em Brasília (Foto: Scarlett Rocha/ AGIF – via AFP/Arquivo)

Por Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) que o ex-presidente Jair Bolsonaro vai iniciar o cumprimento da pena de 27 anos e três meses pela trama golpista na Superintendência da Policia Federal (PF), em Brasília.

O ex-presidente está preso preventivamente desde a manhã de sábado (22) por determinação de Moraes.

Bolsonaro está em uma cela de cerca de 12 metros quadrados (m²) que foi reformada recentemente. O espaço tem paredes brancas, uma cama de solteiro, armários, mesa de apoio, televisão, frigobar, ar condicionado e uma janela, além de banheiro privativo.

Prisão preventiva

A prisão preventiva ainda não é o cumprimento da pena pela trama golpista,e foi determinada por Moraes causa de uma violação da tornozeleira eletrônica utilizada por Bolsonaro. Em audiência de custódia, o ex-presidente confessou o ato e alegou “paranoia” causada por medicamentos.

Na decisão em que determinou a prisão preventiva, Moraes também citou a convocação de uma vigília nas proximidades da residência onde ele cumpria prisão domiciliar. Segundo o ministro, a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar “eventual tentativa de fuga do réu”.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Mossoro Oil & Gas 2025 - Comunicaçao.Com
terça-feira - 25/11/2025 - 16:24h
MPRN/Justiça

Ex-secretário municipal e empresário são condenados por corrupção

Ex-secretário Naur Ferreira da Silva chegou a ser preso noutra operação (Foto: Arquivo/No Minuto.com)

Ex-secretário Naur Ferreira da Silva chegou a ser preso noutra operação (Foto: Arquivo/No Minuto.com)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação de um ex-secretário municipal de obras e um empresário por crimes de corrupção passiva e ativa, respectivamente, em uma sentença proferida pela 2ª Vara Criminal de Parnamirim. A ação penal, iniciada pelo próprio MPRN, resultou na comprovação de que o ex-secretário Naur Ferreira da Silva solicitou e recebeu vantagem indevida, e o empresário Mário Sérgio Macedo Lopes pagou ou prometeu a propina.

Este ano,  na 2ª Vara da Fazenda Pública de Parnamirim, o ex-secretário já tinha sido condenado por improbidade administrativa em decorrência de outra ação do MPRN. Ele e mais dois servidores municipais estavam envolvidos em caso de irregularidades no pagamento de diárias. Em 2018, ele chegou a ficar alguns dias preso, na Operação Curto Circuito, que apurou os crimes de formação de cartel, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro em Parnamirim.

Nessa condenação recente, a atuação do MPRN se deu no âmbito da Operação Pequeno Rio. A denúncia do MPRN apresentou três episódios de corrupção entre maio e julho de 2016. Na primeira ocorrência, o MPRN apontou que Mário Sérgio ofereceu e Naur Ferreira recebeu R$ 25 mil, correspondendo a 10% de um pagamento que a empresa havia recebido da Prefeitura.

‘Adiantamento’

Em 7 de julho de 2016, após pagamento de R$ 388.567,19 pela Prefeitura de Parnamirim, Naur solicitou “adiantar alguma coisa, estou precisando”; e em 14 de julho de 2016, após outro pagamento de R$ 400 mil pela Prefeitura, Naur cobrou a propina de forma codificada, pedindo para “limpar alguma rua amanhã”, ao que o empresário prometeu o pagamento para a segunda-feira seguinte.

A Justiça potiguar acolheu o entendimento do MPRN, reconhecendo que Naur Ferreira, aproveitando seu cargo de secretário municipal de obras públicas, solicitava 10% do valor dos pagamentos das empresas para intervir em favor delas, mesmo não sendo do setor de pagamentos. A sentença confirmou o crime de corrupção passiva por parte do ex-secretário nos três fatos denunciados e a corrupção ativa do empresário em dois deles.

Como resultado da atuação do MPRN, Naur Ferreira da Silva foi condenado por três crimes de corrupção passiva à pena total de 5 anos, 2 meses e 12 dias de reclusão. Mário Sérgio Macedo Lopes foi condenado por dois crimes de corrupção ativa, totalizando 3 anos, 10 meses e 24 dias de reclusão, com a pena substituída por restritivas de direito.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
segunda-feira - 24/11/2025 - 19:46h
Fim da linha

Ex-senador Jean-Paul Prates sai do PT por não ter espaço

Assinatura ocorreu em Natal (Foto: Heros Lucena)

Prates disse que tratou da saída diretamente com Fátima Bezerra (Foto: Heros Lucena/Arquivo)

Do Blog Saulo Vale e BCS

O ex-senador da República e ex-presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, oficializou na manhã desta segunda-feira (24) sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores, sigla à qual esteve filiado desde 2013. A decisão foi protocolada em carta entregue ao presidente nacional do partido, Edinho Silva, em Brasília, e em documento semelhante destinado à presidenta da legenda no Rio Grande do Norte, Samanda Alves. A íntegra da carta enviada ao presidente está anexada no processo de desfiliação.

No texto, Prates adota tom de respeito, serenidade e gratidão pela trajetória construída no PT ao longo de doze anos. Ele destaca que sua decisão foi amadurecida “com reflexão profunda” e consolidada após diálogo direto com a governadora Fátima Bezerra (PT).

No documento, Jean Paul reconhece que sua saída é motivada por uma redução progressiva de espaço político. Ainda assim, reafirma não carregar ressentimentos. “Não levo mágoas, levo gratidão e consciência tranquila”, registra. Ele dedica agradecimentos a lideranças e amigos pessoais que marcaram sua passagem pelo partido, como Fernando Haddad, Aloizio Mercadante, Henrique Fontana, José Dirceu e o próprio presidente Edinho Silva.

Ao final, ele anuncia que continuará no campo progressista. Disse que passa a integrar “uma legenda com tradição equivalente de luta por justiça social, dignidade e soberania nacional” e que pretende contribuir para a construção de “uma esquerda moderna, transparente, popular e capaz de dialogar com as novas gerações e com os desafios contemporâneos”.

Nota do BCS – Prates não mente nem exagera quanto à falta de espaço. Virou senador quando em 2018, a então senadora Fátima Bezerra foi eleita ao Governo do RN. Como primeiro suplente, chegou ao mandato como titular. Também presidiu a Petrobras na atual administração do presidente Lula, mas entrou em rota de colisão com forças influentes, não se sustentando no comando da empresa.

Ele é um grande quadro técnico e político. Mais um que sobra, talvez justamente por isso.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 24/11/2025 - 19:24h
Mossoró

Museu do Petróleo será reinaugurado nessa terça-feira

Museu fica na Estação das Artes Elizeu Ventania (Foto: Wilson Moreno)

Museu fica na Estação das Artes Elizeu Ventania (Foto: Wilson Moreno)

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), ao lado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), por meio da Gerência de Turismo, firmou parceria importante com a Associação Redepetro para realizar a reabertura do “Museu do Petróleo”, localizado na Estação das Artes Elizeu Ventania. Há dez anos, o Museu estava fechado para visitação, apesar do grande valor histórico e retratação patrimonial para o município.

O espaço será reentregue à população amanhã, terça-feira (25), às 8h30, em solenidade que deverá contar com representações importantes do setor petrolífero.

O memorável “Museu do Petróleo” retrata uma das mais importantes economias de Mossoró, considerado o único do gênero em todo o país, que aborda a história da cidade, o processo de refinação, a origem do petróleo, as camadas da terra em caverna e seus derivados. Gerente de Turismo, Márcio Takagi ressalta a importância das parcerias firmadas para a reabertura de um equipamento tão importante para o turismo local.

“Essa nova junção entre a Redepetro, Gerência de Turismo da Sedint e a Secretaria de Cultura sem dúvida é de suma importância para o município. O espaço, único no gênero no país, é muito procurado e acessado pelos visitantes, pelo turismo pedagógico que tem nas escolas e universidades. Sem falar que o turismo de Mossoró vai enriquecer ainda mais os nossos roteiros, não só a parte cultural, dentro da Estação das Artes, mas também esse atrativo econômico que é o nosso ouro negro, o petróleo”, declarou.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
segunda-feira - 24/11/2025 - 18:52h
Henrique Alves

Ex-presidente da Câmara dos Deputados se recupera de um AVC

Hentique, entre mulher e filha, sinaliza que está tudo bem (Foto: redes sociais)

Hentique, entre mulher e filha, sinaliza que está tudo bem (Foto: redes sociais)

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, está internado no Hospital Rio Grande, em Natal, desde o sábado (22). Foi acometido de um pequeno Acidente Vascular Cerebral (AVC). Socorrido em tempo hábil, já se recupera bem.

Em suas redes sociais, o próprio Alves postou mensagem para tranquilizar amigos e correligionários, em texto encimado por foto ao lado da mulher Laurita Arruda e a filha Andressa Alves.

“Passando para tranquilizar sobre meu estado de saúde. Obrigado por tantas mensagens e ligações”, agradeceu.

Segundo a postagem, ele ainda se mantém internado para cumprir “protocolo médico”, depois de uma bateria de exames.

Sua expectativa é de que amanhã, terça-feira (25), possa receber alta.

”Minha Nossa Senhora e Nosso Senhor Jesus Cristo sempre no comando,” finalizou.

Nota do BCS – Saúde, meu caro. Estamos na torcida.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
segunda-feira - 24/11/2025 - 17:40h
RN

Fraude em postos de combustíveis é foco da Operação Integração

Associação estima aumento de até 0,25 centavos por litro de gasolina (Foto ilustrativa)

Trabalho envolve o GAECO, ANP, Sefaz e a Sesed através das polícias Civil e Militar (Foto ilustrativa)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SESED/RN), pelas Polícias Militar e Civil, deflagraram nesta segunda-feira (24) a Operação Integração.

A ação conjunta visa a fiscalizar e prevenir fraudes tributárias, contra o consumidor e financeiras.

Essa é a primeira ação integrada do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária e Econômica (Gaesf), que foi criado em 1º de agosto passado. A ação desta segunda-feira contou com promotores de Justiça e servidores do MPRN, auditores fiscais, fiscais da ANP e Policiais Militares e Civis.

Gaesf

O Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária e Econômica (GAESF) é uma unidade especializada que atua no combate a crimes de natureza fiscal e econômica. Ele funciona reunindo a expertise de diferentes órgãos e instituições, como o MPRN, representado pelo Gaeco, para prevenir e fiscalizar fraudes fiscais e outros ilícitos contra a ordem tributária.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público / Segurança Pública/Polícia
segunda-feira - 24/11/2025 - 07:20h
1ª Turma

STF decide nesta segunda se mantém preventiva de Bolsonaro

Bolsonaro, na sede da PF em Brasília, no domingo (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

Bolsonaro, na sede da PF em Brasília, no domingo (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

Do Poder 360

A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decide nesta 2ª feira (24.nov.2025) se mantém a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A sessão virtual extraordinária foi convocada pelo ministro Flávio Dino, presidente do colegiado, e será realizada das 8h às 20h (horário de Brasília).

Nas sessões virtuais, são determinados períodos para que os ministros publiquem seus votos remotamente, sem debate público sobre os casos em questão.

A prisão preventiva de Bolsonaro foi determinada no sábado (22.nov.2025) por Alexandre de Moraes. A medida substituiu a prisão domiciliar, que era cumprida pelo ex-presidente desde agosto.

A decisão de Moraes foi motivada por novos elementos apresentados pela PF (Polícia Federal), que apontaram risco de fuga e ameaça à ordem pública diante da proximidade do trânsito em julgado da condenação a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Segundo Moraes, Bolsonaro tentou romper a tornozeleira eletrônica à 0h08 de sábado (22.nov). O ministro afirmou que a violação do equipamento demonstra intenção de fuga, que seria favorecida por uma vigília que foi convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, para o mesmo dia.

Leia tambémBolsonaro rompe tornozeleira e é preso preventivamente na sede da PF

Leia tambémBolsonaro confessa que usou solda para violar tornozeleira

Em vídeo, Bolsonaro disse ter usado ferro de solda na tornozeleira eletrônica. Segundo relatório da Seape (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) do DF, o equipamento tinha “sinais claros e importantes de avaria”. Ao ser questionado pelas autoridades, Bolsonaro afirmou que começou a manipular o equipamento no fim da tarde de 6ª feira (21.nov). A Seape anexou ao relatório o vídeo em que o ex-presidente diz ter usado um ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira eletrônica.

Problemas de saúde

No domingo (23.nov), o cirurgião-geral Cláudio Birolini e o cardiologista Leandro Echenique, médicos de Bolsonaro, assinaram um relatório depois de visitá-lo na Superintendência Regional da PF. Segundo o documento, o uso de Pregabalina, concomitante à Clorpromazina e à Gabapentina, pode ter causado “confusão mental” que levou o ex-presidente a violar a tornozeleira. Bolsonaro sofre com problemas variados de saúde, como hipertensão, câncer de pele e sequelas decorrentes da facada ocorrida em 2018, como crises de vômito e soluços.

Na sede da Polícia Federal, onde está preso preventivamente, Bolsonaro disse que tentou romper a tornozeleira por mera “curiosidade.” Seus advogados apresentaram defesa argumentando que ele passou por quadro de “confusão mental”, seguindo laudo dos médicos. Daí, o pedido para que retorne à prisão domiciliar.

Saiba mais AQUI.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 24/11/2025 - 06:00h
Varejo

Grupo Queiroz vai inaugurar loja em Natal dia 10 de dezembro

Logomarca do Grupo Queiroz (Reprodução)

Logomarca do Grupo Queiroz (Reprodução)

O Grupo Queiroz de Mossoró prepara inauguração de mais uma loja de peso. Agora, aporta em Natal, no prolongamento da Avenida Prudente de Moraes, bairro Cidade Satélite.

A entrega oficial à capital será no próximo dia 10 de dezembro, confirma ao Blog Carlos Santos o empresário Jair Queiroz, um dos fundadores da marca há mais de 30 anos, ao lado de sua mulher Lucineide Queiroz.

A primeira loja do grupo em Natal será com a bandeira Queiroz Atacadão, com mais de quatro mil metros quadrados, 250 vagas de estacionamento, amplo mix de produtos/serviços e ofertará mais de 250 empregos diretos.

Está localizado bem próximo ao futuro Hospital Municipal de Natal e será a 25ª unidade mercantil do grupo que se expande no RN e Paraíba.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Gerais
segunda-feira - 24/11/2025 - 05:32h
Solenidade

CDL Mossoró empossará nova diretoria na próxima sexta-feira

Stella é a vice eleita e Damásio o presidente (Foto: Reprodução)

Stella é a vice eleita e Damásio o presidente (Foto: Reprodução)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró vai empossar na próxima sexta-feira (28), no Requinte Buffet, às 19h30, sua nova diretoria. Damásio Medeiros e Stella Maris Marques, respectivamente presidente e vice, foram eleitos no último dia 6 para gestão no quadriênio 2026-2029. A chapa única obteve 98,01% dos votos computados.

Damásio substitui o presidente Stênio Max Fernandes de Freitas e Stella ocupa a função de vice do próprio presidente eleito, que fazia parte da diretoria que está concluindo mandato.

A solenidade terá ainda a posse de dois colegiados eleitos no mesmo pleito, os conselhos Consultivo e Fiscal.

Conselho Consultivo: Getúlio Vale (CACIM), Alexandrino Lima (CPP), Neuzo Leite (Posto Olinda) e José Joaquim Neto (Neto AutoPeças).

O Conselho Fiscal será composto por Fabio Fontes (Autopeças São Paulo), Genivan Vale (Farmafórmula), Valney Dantas (Spazio C), Márcio Mota (Sport Magia), Pedro Jorge (Toda Tinta) e Paulo de Tarso (Comodoro Colchões).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
segunda-feira - 24/11/2025 - 04:50h
Cultura

12ª Mostra de Cinema de Gostoso tem “casa” cheia

Sábado teve "casa" cheia com público diversificado e atento (Foto: Helena Wolfeson)

Sábado a praia foi a “sala” cinematográfica com telão e público diversificado (Foto: Helena Wolfeson)

A noite de sábado (22) da 12ª Mostra de Cinema de Gostoso foi marcada por um sucesso estrondoso, atraindo um público superior a 4 mil pessoas ao seu renomado cinema ao ar livre. A terceira noite do evento consolidou-se como um ponto alto, com a plateia mantendo-se firme até o encerramento da última sessão, que se estendeu até a madrugada. O público estimado em todas as três sessões do sábado chegou ao total de 6 mil pessoas.

O grande destaque da programação foi a exibição especial do aclamado filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. A presença de dois atores do elenco, Tânia Maria e Kaiony Venâncio, abrilhantou ainda mais a noite, que contou também com aplausos para a atriz potiguar Alice Carvalho, cujas aparições no filme foram ovacionadas pelo público presente.

A mostra competitiva do sábado iniciou com o curta “Laudelina e a felicidade guerreira”, da diretora Milena Manfredini, seguido pelo longa “Cais”, dirigido por Safira Moreira. A diversidade e qualidade das produções exibidas foram amplamente elogiadas pelos espectadores.

Domingo

Na manhã de domingo (23), os debates sobre os filmes exibidos no dia anterior proporcionaram ricos depoimentos. A diretora Milena Manfredini, ao ser questionada sobre a coragem de expor os resultados de pesquisas sobre a vida de empregadas domésticas negras em seu filme, afirmou categoricamente: “Eu não tenho medo porque trabalho com a verdade.” As falas dos atores Tânia Maria e Kaiony Venâncio também emocionaram o público, que ouviu atentos suas trajetórias e desafios para consolidarem suas carreiras artísticas e conquistarem papéis em produções nacionais.

A Mostra de Cinema de Gostoso é gratuita e segue até esta segunda-feira (24). Haverá finalização de exibições, sessão especial com o longa Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui, do diretor Mini Kerti, além de cerimônia de encerramento e premiação.

A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Salinor, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste.

O evento conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso e apoio de Emprotur, Visite RN, IDEMA, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Serveng, Inter TV, Mistika, DOT, O2 Pós e APAN. Produção: Heco Produções e CDHEC. Patrocínio Master: Petrobras. Realização: Ministério da Cultura.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
domingo - 23/11/2025 - 23:54h

Pensando bem…

“Se a prudência te acompanha, nenhum poder celestial te desamparará.”

Juvenal

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
domingo - 23/11/2025 - 13:02h

Projeto “O Repente em Desafio e a Melhor Canção” vai ser lançado

Por Aldaci de França

Viola é um dos símbolos da cultura popular nordestina (Foto: Arquivo/PMM)

Viola é um dos símbolos da cultura popular nordestina (Foto: Arquivo/PMM)

Desde 1978 que habito o solo quente de Mossoró, cidade nordestina de porte médio, sempre efervescente na política, na educação (basta vermos a quantidade de faculdades e universidades que temos aqui), no comércio, na indústria, na cultura, na literatura e na arte, embora o tripé cultura-literatura-arte esteja sempre intrinsecamente ligado. É o que vivo, participo direta e indiretamente, além de defender com unhas e dentes esse lugar – a terra dos Monxorós.

Diante do exposto, mais uma vez nos voltamos à literatura oral cantada e à escrita, fruto de habilidades poéticas para se produzir o repente e o cordel, modalidades culturais da poesia popular nordestina, as quais em determinados aspectos se distanciam, e, noutros, se juntam sem diferenciação qualquer. É o que tem acontecido por décadas e séculos sob a regência da métrica, rima e conteúdo.

Reconhecendo o valor do repente, da canção e do cordel, e percebendo que em Mossoró há um campo fértil para essas modalidades culturais, decidimos por lançar com o apoio do Rotary Clube de Mossoró e dos abnegados pela poesia popular nordestina, mais um projeto de difusão da nossa cultura popular: “O Repente em Desafio e a Melhor Canção”.

Essa iniciativa vai acontecer neste próximo dia 27 de novembro de 2025, uma quinta-feira, às 19h30, na Catamarã, espaço de eventos localizado à rua Duodécimo Rosado com a Manoel João, no Bairro Doze anos, mais precisamente por trás do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) e Universidade Católica do RN (UniCatólica).

A proposta é fortalecer mais ainda a nossa Poesia Popular Nordestina em Mossoró, que inegavelmente há 23 anos tem sido contemplada no Mossoró Cidade Junina (MCJ), com o Festival de Repentistas do Nordeste, com espaço em duas noites no grande evento junino, além das cantorias regionais de pés de parede, que acontecem em nossa cidade em diversos bairro e na zona rural.

A creditamos que neste 27 de novembro de 2025, quem gosta e apoia a cultura popular vai estar conosco usufruindo dos mais inspirados repentes de Antônio Lisboa, Raulino Silva, Genaldo Pereira e Aldaci de França, da abertura com as apresentações especias de Guido Alves, Nildo da Pedra Branca, Maurílio Santos, Antônio Domingos e Nilson Silva.

Aldaci de França é Poeta repentista, escritor, cordelista e coordenador dos Festivais de Repentistas do Nordeste no Mossoró Cidade Junina (MCJ)

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
domingo - 23/11/2025 - 12:30h

Às margens do riacho

Por Honório de Medeiros

Riacho, foto do autor da crônica

Riacho, foto do autor da crônica

Às margens do pequeno riacho, sentado e com as costas repousando no espaldar inclinado de uma grande pedra, gozando a sombra de uma quixabeira, o adolescente, absorto, observava o revolutear de uma folha seca em suas águas.

A água fazia a folha ir e vir, às vezes afundar para reaparecer uma pouco mais à frente, acalmar-se e, pouco depois, irromper velozmente contra as pedras que afloravam ante seu percurso, numa sarabanda caótica de recuos e avanços que, mesmo assim, levavam-na riacho abaixo, para seu destino final.

O adolescente, esgotado por uma longa caminhada que o levou até o riacho, devaneava.

No devaneio, imaginou que aquela água era como a vida, e a folha, ele. Foi uma fugaz imagem, essa, instantânea, mas ficou encravada em sua memória para sempre.

Algum tempo depois, já universitário, entre uma aula e outra, se deitou com dois amigos de infância à sombra do telhado de um depósito que ficava ao lado de um dos auditórios da Universidade.

Estavam começando uma nova fase da vida. Cada um dos amigos expôs o que imaginava ser seu próprio futuro, a partir do curso que estava fazendo. Cismavam, todos.

Quando chegou sua vez de falar, antes mesmo de expor seu pensamento, se lembrou repentinamente daquele instante vivido alguns anos antes, às margens do riacho.

Na medida em que relembrava o episódio, contando-o, acrescentava detalhes não ao fato em si, mas à interpretação.

Pensava o fato e o interpretava. Agora já não era apenas uma comparação entre sua vida e aquela folha seca que revoluteou nas águas do riacho.

Era isso e algo mais: a folha seca, embora tivesse um revolutear caótico, não iria além das margens do riacho, e, caso superasse os obstáculos com os quais se deparava, desaguaria no rio que aguardava suas águas, mas, quem sabe, poderia prosseguir até cada vez mais longe, para destino ignorado.

Ao longo dos anos esse episódio passou a ser como que uma chave simbólica, cada vez mais complexa, para abrir a porta que conduzia à sua metafísica pessoal.

Essa metafísica, esse discurso racional de si para si lhe permitia tentar compreender, na medida do possível, como era a realidade, tudo que o cercava e envolvia, incluindo ele mesmo.

A folha era ele; a realidade, a água…

Honório de Medeiros é professor, escritor e ex-secretário da Prefeitura de Natal e do Governo do RN

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 23/11/2025 - 11:22h

Oralidade

Por Marcelo Alves

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Não resta dúvida de que a escrita está entre as maiores invenções da humanidade. Funcionando melhor do que a mente mais afiada, já se disse dela ser a “memória da humanidade”. A escrita, em quase todas as civilizações, é a grande transmissora da cultura, do passado e para o futuro, cultura essa que, sem ela, não conheceríamos nem conheceremos.

Entretanto, como já dito no nosso papo da semana passada, há quem enxergue na supervalorização da escrita sérios problemas. Um deles, talvez o mais paradoxal, seja a atrofia da nossa memória e capacidade de aprendizado. Sobre isso, George Steiner, em “Lições dos mestres” (Record, 2005), bem lembra: “A escrita induz ao esquecimento, a uma atrofia das artes da memória. Mas é justamente a memória, a ‘Mãe de todas as Musas’, o dom humano que possibilita toda a aprendizagem”. Não coincidentemente “a grande literatura épica, os mitos fundadores começam a se perder com o ‘avanço’ da escrita. Por tudo isso e muito mais, o desaparecimento da memorização no ensino hoje em dia é uma estupidez lamentável. Está sendo atirado ao mar o lastro vital da capacidade de pensar”.

Mas essa talvez seja apenas uma questão de efeito colateral. Se podemos “anotar” e guardar, por que gastar “neurônios” com o memorizar?

Há questões mais sutis.

O mesmo George Steiner, em “Lições dos mestres” (Record, 2005), acrescenta: “Outrossim, a escrita trava, imobiliza o discurso. Torna estático o jogo livre do pensamento. Sacraliza uma autoridade normativa porém artificial. (…) A palavra escrita não escuta o que diz seu leitor. Não toma conhecimento de suas perguntas e objeções”. De fato, as verdades livrescas às vezes transformam a sabedoria, o pensamento, em frio mármore: “tendo sido ditada [e não dialogada], a instrução não é tão ‘didática’ quanto ‘ditatorial’ (juntamente com ‘édito’ e ‘edito’, essas palavras formam uma constelação assustadora)”. Doutro lado, a sabedoria/ensino oral “propicia uma grande variedade de erros criativos, com as possibilidades de serem corrigidos e contraditados”. “Uma pessoa que fala pode corrigir-se a cada momento; ela é capaz de fazer retificar sua mensagem. O livro, não”.

Por sinal, curiosamente, na filosofia, Platão, genial estilista da escrita, muito mais do que Aristóteles, em Fedro e na Sétima carta, defende a oralidade. Um tanto quanto paradoxalmente, o grande “escritor” dos diálogos manifesta sua desconfiança em relação à palavra escrita, advogando ser somente a palavra dita face a face capaz de conjurar a verdade e assegurar um ensino honesto. E já na mistura do direito com a literatura, a insuperável Antígona (na tragédia de Sófocles) invoca a justiça não “escrita” (themis) porém “inscrita” na alma do seu povo (e de todos os povos) contra o legalismo prescritivo (nomoi) da tirania de Creonte.

Embora registremos aqui mais esse paradoxo, longe estamos de desmerecer o papel da “escrita”, essa grande invenção da humanidade, para a memória e o desenvolvimento da cultura (se assim o fosse, não deveria nem me meter nesse ofício, o de escrever, que agora mesmo exerço). Advogamos firmemente a produção escrita. E há realmente um quê de sério/verdade na piada de Harvard sobre Jesus não ter qualificação para lecionar na famosa universidade: “Um bom professor, mas não publicou”. De fato, nem Sócrates nem Jesus apresentam seus ensinamentos na linguagem escrita. Aliás, até mesmo a passagem em João 8:1-11 – segundo a qual Jesus, indagado pelos fariseus acerca da mulher adúltera, além de dito, teria também escrito no chão “Que aquele que não tem pecados atire a primeira pedra” – é tida por muitos como uma interpolação inautêntica no evangelho. A bem da verdade, como informa George Steiner, “não se tem qualquer prova de que Jesus soubesse escrever”.

Apenas, ao registrarmos esses paradoxos, queremos enfatizar as qualidades da “cultura oral” para o desenvolvimento da cultura/humanidade. Queremos homenagear esses “livros vivos”, cujas “páginas” outrora consultávamos, mais amiúde, em busca de prazer, consolo ou sabedoria. Afinal, não precisa ser o Oráculo de Delfos para saber que Sócrates e Jesus foram mais sábios do que nós.

Marcelo Alves Dias de Souza é procurador Regional da República, doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL e membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 23/11/2025 - 08:50h

O Grande Hotel

Por Odemirton Filho

Grande Hotel em foto de 1971 e mais abaixo nos anos 50, no Centro de Mossoró (Fotomontagem do BCS a partir de fotos do //blogdetelescope.blogspot.com/)

Grande Hotel em foto de 1971 e mais abaixo nos anos 50, no Centro de Mossoró (Fotomontagem do BCS a partir de fotos do //blogdetelescope.blogspot.com/)

Na Mossoró das antigas um majestoso prédio embelezava a cidade. Foi palco, segundo os historiadores e pessoas de ontem, de inúmeros encontros sociais, festas e tardes/noites badaladas. Era o famoso Grande Hotel, inaugurado em 1908.

Localizava-se na esquina da rua Bezerra Mendes com a avenida Augusto Severo, próximo ao Mercado Central. O prédio era dividido em três partes: uma casa de hospedagem, um cineteatro e um bar-restaurante.

“O cineteatro, o principal centro de lazer familiar da cidade, estava instalado numa área semiaberta do prédio do Grande Hotel, local que recepcionava a nata da sociedade nos grandes eventos. Este espaço, também foi palco de histórias, fatos pitorescos e confusões do cotidiano  local. Durante as projeções, ocorria um intervalo de 15 minutos para permitir a plateia fazer um pequeno lanche, tomar um café, um refresco ou apenas tomar um ar fresco na área livre”(…) (Disponível em //blogdetelescope.blogspot.com/2014/11/o-grande-hotel-e-o-cine-teatro-almeida.html).

Segundo se comenta, nessas sessões cinematográficas houve inúmeros fatos inusitados, como a proibição de uso de chapéus com plumas por parte de algumas mulheres, haja vista dificultar a visão de quem estava assistindo aos filmes. Além disso, várias figuras públicas, entre os quais cantores de vulto nacional, e políticos hospedaram-se no Grande Hotel.

Eram outros tempos. Tempos de uma Mossoró que ficou para trás. Fico a imaginar o cotidiano das pessoas daquela época; as roupas com as quais se vestiam, quais os assuntos do dia, os costumes, o que era relevante nas rodas de conversas entre familiares e amigos.

É claro que eu não conheci o Grande Hotel em seus áureos tempos. Talvez, meus avós e bisavós tenham vivenciado àquelas tardes/noites. Eu ainda cheguei a ver o prédio, bastante deteriorado, lá pela década de mil novecentos e oitenta.

Hoje, restou-nos, tão somente, um pouco de sua rica história.

Odemirton Filho é colaborador do Blog Carlos Santos

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.