domingo - 02/08/2009 - 10:09h

A ausência de “Gente humilde” e a vontade de chorar

Respeitadíssimo Carlos Santos, aqui na chácara do vovô, onde moro há quase três anos, me sobra tempo para burilar acerca da realidade atual e um pouco pretérita da nossa desmoralizada, mas, amada terrinha. Até me orgulho em conhecer um pouco da terra da resistência, e, de forma muito, mas, muito discreta, fazer parte dela. 

Quer como profissional liberal que implantou construções verticais nela, e, também condomínios horizontais, quer como um servidor do poder público durante quatro anos, posso oferecer alguns relatos. É isso que me faz refletir sobre a Mossoró de hoje, porém sem ignorar a história.

Empresarialmente fui obrigado a deixar de trabalhar, pois a doença que contraí na década passada, ainda me persegue.   Mas deixemos isso de lado e vamos ao que desejo expressar.

Trata-se da realidade contemporânea. Imagino que esses meninos (as), nunca ouviram  a música “Gente humilde" do imortal Chico Buarque, pois se ouviram, são insensíveis, e, se não ouviram, são analfabetos de pai e mãe.

Será que não tem certos dias em que o casal 20 não pensa na “sua gente?" Só pensa em si? 

E não sente o seu peito se apertar??? Será que o casal 20 não nota que tem dia que deseja viver sem se notar???, É só massacre, farras, orgias e descaso????

Será que o casal 20 não se lembra da estrofe, “igual a como, quando eu passo no subúrbio, eu muito bem, vindo de trem de algum lugar (que só Deus sabe), e aí não sente como uma inveja desta gente, que vai em frente sem nem ter com quem contar !!!!" Imaginem leitores, se pudessem contar com uma irmã prefeita.

Eles não sabem que são casas simples com cadeiras nas calçadas (até porque o Gugu não se atreveria a colocar uma cadeira na calçada ali na Praça (dita) do Codó,  mesmo sendo vigiado por seguranças pagos pela Prefeitura, e na fachada, escrito em cima que é um lar.

Não, na casa de Dix-Neuf Rosado e de de dona Odete, não se faz necessário dizer que é um lar, aliás, um dos mais respeitados da cidade.

Será que um dia o casal 20 não vai sentir uma tristeza no seu peito, feito um despeito de não ter com quem contar?????  E ele (o casal 20) que não crer, não pede a Deus por sua gente,  a gente humilde, que vontade de chorar. 

A vontade é minha e não do casal 20.

Valtércio Anunciato Da Silveira é engenheiro civil e ex-secretário de Urbanismo e Obras de Mossoró.

* Conheça AQUI a letra Gente Humilde.

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita

Comentários

  1. VICENTE MOURA diz:

    IMBATÍVEL SEU COMENTÁRIO, ATUAL, E POLÊMICO. AFINAL, A COMPOSIÇÃO DA MÚSICA TEM APROXIMADAMENTE 40 ANOS. UM TEMPO EM QUE GUSTAVO E A IRMÃ FÁTIMA ROSADO PASSAVAM PELOS BANCOS DO GINÁSIO SANTA LUIZA.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.