Depois de quase certo no apoio ao ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) optou por uma cartada de alto risco. Vai com o deputado federal Paulinho Freire (UB) à sua sucessão, tendo a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, a vice (veja AQUI).
Álvaro Dias, o “Los Dias”, como Carlos Eduardo o trata, tem o dever de levar Paulinho Freire ao segundo turno, até por uma questão de sobrevivência política. Em seguidas pesquisas, Freire tem ficado atrás da deputada federal Natália Bonavides (PT), fixada na segunda posição.
Carlos Eduardo é sempre primeiro colocado com distância estelar dos adversários (veja AQUI), uma colocação perpétua na pré-campanha.
Importante assinalar, que com sua cota de influência pessoal e da máquina municipal, Los Dias não conseguiu içar Joanna Guerra, de fato quem ele queria na cabeça de chapa. Na pesquisa mais recente, a secretária esteve somando apenas 1,5 pontos percentuais à prefeitura.
Chegar ao segundo turno já será uma tarefa hercúlea e, atropelar Carlos Eduardo, mais ainda. Transferir votos não é como uma simples transfusão de sangue.
Por enquanto, o cenário segue francamente favorável ao ex-prefeito, mesmo com a inclinação do seu ex-vice-prefeito, Los Dias, em favor de Paulinho Freire.
E, se der Carlos x Paulinho no segundo turno, teremos o fator PT/esquerda na balança, certamente inclinada a somar com o ex-prefeito.
A cartada de Álvaro Dias é de alto risco.
Faça um Comentário