• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 29/10/2024 - 07:50h
Indignação

A morte anunciada de uma professora no “SUS de Fátima”

Descanse em paz, dona Ademilde Almeida Soares da Silva (Foto: cedida pela família)

Descanse em paz, dona Ademilde Almeida Soares da Silva (Foto: cedida pela família)

Dei um tempo, um tempo para não escrever sob efeito de sentimentos menores. Chegou a hora. Com serenidade a gente vai teclando e falando sobre a via crucis de dona Ademilde Almeida Soares da Silva, 67. Professora aposentada com mais de 30 anos em sala de aula, em escolas públicas do estado, ela perdeu a luta contra o descaso.

É, infelizmente, não deu para dona Ademilde. E, como ela, estão se multiplicando os registros de pessoas entregues à própria sorte, barradas à entrada do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), único pronto-socorro de uma vastíssima região.

Ela morreu após muitas horas agonizando. Vamos à história. Tape o nariz. É rápido. Em pouquíssimos minutos vamos narrar uma eternidade de sofrimento e revolta que não vão sarar.

Sexta-feira (25), dona Ademilde perdeu a consciência e o controle motor em casa. Familiares tiveram a agilidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para transporte dela à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio.

Houve constatação imediata da necessidade de transportá-la para o HRTM, único local na região com tomógrafo de laudo rápido e equipe de neurocirurgia para avaliar a enfermidade e decidir procedimentos à segura hipótese diagnóstica. Ela estava com sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A corrida era contra o tempo, a burocracia do Estado e a insensibilidade humana. Emergência.

Na manhã de sábado (26), depois de muita humilhação e uma ligação telefônica vinda de Natal – após pressão de setores da imprensa – como esse BCS (veja AQUI), ela foi recebida no Tarcísio Maia. Constatou-se uma lesão expansiva cerebral causando hipertensão intracraniana.

Após todo o atraso no atendimento inicial, que poderia ter mudado o curso desse enredo, a paciente ficou sem a necessária vaga de UTI; num local insalubre até para quem está saudável (repouso feminino do HRTM). Também não existia um medicamento imprescindível àquela situação crítica: o Dexametasona). Não foi possível salvá-la.

Era tarde. Faleceu no domingo (27), sendo sepultada no mesmo dia.

Para trás ficam familiares, amigos e uma indignação que se alastra. Ela poderia ter sido salva, mas normas exclusivas do Governo Fátima Bezerra (PT), para o HRTM, criaram barreiras e seleção para atendimento no hospital, mesmo em casos críticos como de dona Ademilde. Tudo é jogado às UPA’s ou à rua. Que fique por lá. Transfere-se problema, livram-se de suas obrigações morais e legais.

A gestão da governadora fez uma releitura da legislação nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mossoró através da Nota Informativa 9/2024. Um documento asqueroso, que formaliza e normaliza a desassistência. Um SUS de Fátima, só para Mossoró e região.

Assim, a regulação do fluxo de pacientes, de quem terá chances de viver ou quem ficará da calçada para trás, no HRTM, é de autonomia da porta de entrada de lá. A quem serve e a que serve essa normatização esdrúxula?

O Ministério Público do RN (MPRN) tem procedimento aberto para apurar os casos de barreira à porta de entrada do HRTM. Provavelmente, a burocracia continuará protegendo culpados e deixando milhares de vidas à própria sorte. Ao deus-dará? Não, à vontade de quem manda e escolhe quem pode ter uma chance de viver ou não.

Nojento, imundo, revoltante.

Descanse em paz, dona Ademilde.

Paciente precisou ser intubada por não ser recebida pelo HRTM (Foto: Mossoró Hoje)

Paciente precisou ser intubada em UPA por não ser recebida pelo HRTM, mas faleceu (Foto: Mossoró Hoje)

Leia tambémEstado paga maio, mas deve ainda junho, julho, agosto e setembro a médicos

Acompanhe o Blog Carlos Santos no Instagram clicando – @blogcarlossantos1, no X (antigo Twitter) clicando – //x.com/bcarlossantos e no Threads clicando – @blogcarlossantos1

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    Esta incompetente FB carimbou sua biografia com a tarja preta do luto que cobriu de tristeza toda a família enlutada. DEUS não dorme. A derrota da FB vem à galope em 2026 usando ela disputará uma vaga para tentar retornar ao Senado. Aguardemos os desígnios Divinos

    • Guilherme Victor diz:

      Rogério Marinho vem aí. Só espero que, como governador, não demonstre pelo SUS o desprezo que caracterizou o governo do qual foi líder e ministro.

  2. Francisco diz:

    LEMBRO QUE DURANTE A PANDEMIA A DESGOVERNADORA DISSE QUE UM LEGADO É QUE NÃO FALTARIAM MAIS UTI`s NOS HOSPITAIS…

    • M.D.R. diz:

      A desgovernadora está aguardando uma resposta definitiva na política e será em 2026, que vamos devolvê-la a PARAÍBA. Só fez usar os PELEGAS na linha de frente para se beneficiar e para funcionalismo público ESTADUAL, tudo atrasa, retarda e dificulta. Veja o exemplo dos outros GOVERNADORES E PREFEITOS, fizeram o pagamento no dia do funcionalismo no dia 28, enquanto está GOVERNADORA DO PT, dificulta de todas as maneiras os PELEGAS que fez GOVERNADORA.

  3. gilneran diz:

    Bom dia. E ainda tem um bando de imbecis sem vergonha nas suas caras indignados pq o povo de natal não elegeram neste domingo passado uma de suas crias a tal da Natalia assim como falou outra cria sua numa fala na assembleia legislativa a tal da Isolda Dantas. Essas corja de hipocritas comunistas tem que ser mesmo todas ejetadas da politica tando a nivel nacional, estadual bem como municipal. Tem que se fazer uma grande varredura total, de uma vez por todas.

  4. “NETINHO MAGNATA” diz:

    Da grama macia para o caixão, do nascimento até à morte, nós viajamos entre as eternidades. Meus sentimentos aos familiares e amigos desta grande guerreira.

  5. Rocha Neto diz:

    O pior é que tudo acontece neste mundo de desumanidade, indiferença, irresponsabilidade, incompetência e o escambau, tudo ligado a pasta da saúde pública do Rio Grande do Norte, e a senhora secretaria do órgão ainda continua sendo tratada como excelentíssima, pois a “excelência” aqui deveria ser chamada de incompetência.
    Por sinal, é raríssimo encontrar um habitante do estado do Río Grande do Norte, que saiba o nome da “excelentíssima” secretária da saúde do pobre e sofrido Río Grande do Norte.
    Pior que a falta de ação e punhos fortes da governadora estão a referendar o caos na saúde estadual. É UMA VERGONHA!

  6. Fátima diz:

    É o Governo do amor, assim eles se intitulam.

  7. Guilherme Victor diz:

    Meus sentimentos a família da professora Ademilde. O estado claramente falhou na assistência que lhe era devida. E que sirva de lição para rejeitarmos radicalmente políticos que desprezam o SUS, como o foi o ex-presidente, hoje inelegível, de passagem nada saudosa. Se o ato do governo estadual é ilegal, que seja revisto urgentemente e que as prefeituras dediquem-se a melhorar o atendimento no campo de responsabilidades que lhe competem, desobstruindo equipamentos voltados a especificidades.

  8. Marcos Pinto. diz:

    O maior comunista de todos os tempos foi Jesus Cristo. Ô lapa de alma sebosa, lave bem a boca com água sanitária quando for relinchar e dar coices no vento. Essa foi de lascar.

  9. OSORIO BEZERRA SAMPAIO JUNIOR diz:

    EM MOSSORO A SAUDE É OTIMA SIMPLES CIRUGIAS SÃO REALIZADAS EM ASSU, BARAUNAS E A IMPRESA NÃO FALA NADA.

  10. Dr Solano diz:

    O Doutor Fransueldo não vai dizer nada ? Parabéns Marcos Pinto.
    Até hoje não conheci nenhum governo no RN que tenha feito mais que Vilma Maia pela saúde e pela classe médica.
    Na Unicat é outro descaso.

  11. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Que tristeza, Carlos! A irresponsabilidade com o ser humano chegando ao auge. O senador Stivenson Valentim dotou o Tarcisão com emendas. Nada vemos. Só podemos chorar por D. Ademilde. Que descanse na paz de Cristo!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.