• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 31/03/2023 - 18:10h
Memória do Rádio

A notícia e o jornalismo policial são resgatados

No penúltimo Podcast TCM da série especial “Memória do Rádio”, veiculado pelo portal TCM Notícia, o assunto é jornalismo. A produção de noticiários no rádio do passado e a cobertura policial são destaques.

A conversa entre o jornalista e apresentador do Podcast Memória do Rádio, Tárcio Araújo, é com Alcivan Vilar e Renato Severiano.

Alcivan Vilar marcou época com 16 anos de atuação na reportagem da rádio Libertadora entre os anos 80 e 90. Ele ainda está na ativa, hoje na televisão, como repórter do programa Ronda Policial da TCM Canal 10.

Já Renato Severiano foi um dos destaque da ‘escola de radialistas’ da Rádio Rural AM, sob a condução do padre Américo Simonetti (in memoriam). Começou na profissão em 1975 e trilhou sua carreira radiofônica emprestando seu talento ao jornalismo.

Veja edições anteriores AQUIAQUIAQUIAQUI e AQUI os cinco podcasts anteriores com Assis Cabral e Phabiano Santos; Gilson Cardoso e Jota Nobre; Martins Coelho e Edmar Castro; Ênio Ticiano e Elias Pereira, bem como Diassis Linhares e Patrício de Oliveira.

Livro

Em maio, Tárcio Araújo deverá lançar o livro Memória do Rádio, desfiando a história da radiofonia de Mossoró.

Nota do Canal BCS – Mais um ótimo programa. Que gostoso ouvir esses dois companheiros de ofício.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação

Comentários

  1. Rocha Neto diz:

    Cheguei na Rádio Rural a convite do Monsenhor Américo Simonetti, em fevereiro de 1972, fiz locução e redação foram aulas de aprendizado constantes, ao lado de Emery, Every, Duarte Neto, Veras Leite, Paulo Bertrand, Seu Mané, Martins Coelho, Juarez do Xerém, Jaci Gurgel, Mazé do MEB, Assis Bezerra e o nobre Renato Severiano, grande voz que foi escolhida para abrilhantar os noticiários e programas da nossa amada Rádio Rural, fiz parte da equipe que julgou a voz de Renato Severiano.
    Foram gravadas diversas vozes, era se não me foge a memória 20 concorrentes, gravavam um texto lido e armazenado no aparelho portátil, cada candidato com um número correspondente a sua inscrição, não sabíamos quem era, pelo timbre da voz fazíamos o julgamento, e Renato conseguiu prender a atenção e admiração de todos que estavam a julgar.
    Bem, o resultado ainda hoje nos prende a atenção, quando escutamos o estimado amigo e ex-companheiro de rádio Renato Severiano.
    Pessoa que logo veio pra família da Rádio Rural de Mossoró e de lá seguiu caminhada por outras estações, sempre conquistando com seu talento profissional o seu lugar ao sol da comunicação, conservando acima de tudo sua mansidão, companheirismo fraterno, amizade e respeito.
    Que Deus o conserve sempre com as boas qualidades que lhes são peculiares, prezado amigo Renato Severiano.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.