• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 01/05/2011 - 11:20h

A vida bola, bola, bola…


Afirmo, sem pestanejar: não canso de me deleitar com o futebol.

Mesmo quando é imolada, se tornando ninfa ao sacrifício estúpido promovido por pernas-de-pau, a bola ensina didaticamente.

Para mim, esse esporte é onde se materializa a grande metáfora da vida. Vencidos, vencedores; alegrias, tristezas; superação, desmoronamento; solidariedade, isolamento; êxtase, frustração. Todos os sentimentos do mundo.

É o homem na arena da existência. Planetário. Parte de um microcosmos. Traduzindo na corrida atrás de uma esfera, o que efetivamente vivemos no cotidiano predatório. Aprendendo ou não. Estamos em busca da felicidade, da realização plena, através de uma coreografia incessante, em choques e entrechoques.

Corpos úmidos, coração acelerado, músculos sob tensão. Olhos em sincronia procurando espaço, gente e… Gol! Goooooooooooo!!! A voz ruge em coro. Ao mesmo tempo provoca angústia, dor e silêncio. A perplexidade. Risos e choros se confundem. Toda a ambigüidade da natureza humana está aí.

A bola é o centro de tudo.

Não é qualquer uma, nem se entrega a todos. Empalmada, chutada ou afagada, não presta reverência a quem não a merece. Sorte? Não. Para conquistá-la, é preciso o encontro da competência com a dedicação e o aceno da oportunidade.

Cavilosa, escorregadia, diz em sua linguagem quase silenciosa que apedreja e acaricia com a mesma lona, sem se estremecer em sua essência. Augusto dos Anjos não a conheceu de perto. Duvido que não a entendesse em seus devaneios.

A vida desliza. Bola, bola, bola…

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita

Comentários

  1. Fabio Alves Valentim diz:

    Caro Cronista
    A bola é mesmo o centro de nossas vidas, é nela que colocamos nossos sonhos e muitos de nós se impoem como cidadão! A cada eleição que passa muitos ex jogadores adetram a vida pública e entre os objetivos é ter uma vida sem tantas cobranças! Romario por exemplo era mais cobrado quando jogava mal ou perdia um penalti que quando perdeu uma sessão na camara para jogar fut-volei! Nossos desejos monárquicos se realizam na bola! Através dela criamos e recriamos reis, imperadores e gladiadores! E ela segue encantando e trazendo muitos jovens plebeus a sonhar que um dia fará parte desta nobreza constituida por jogadores, maria chuteiras e toda sorte de personais- auxiliares e apetrejos de jogadores!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.