• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 29/07/2019 - 09:46h
Reportagem especial

BBC Brasil mostra epidemia de homicídios que assola Mossoró

Enviado especial aponta como a falta de efetivo policial e impunidade, por exemplo, fomentam crimes

Reportagem especial do site BBC News Brasil traça perfil de uma das cidades mais violentas do Brasil: Mossoró. O material foi postado na manhã desta segunda-feira (29). É assinado pelo jornalista Leandro Machado, enviado especial ao município potiguar.

Homicídios cresceram 247% em Mossoró entre 2003 e 2018, diz dados do Observatório da Violência do RN (Foto: Cézar Alves)

As três facções e o ciclo de vinganças por trás da epidemia de homicídios em cidade do Nordeste” é o título da reportagem.

“A violência em Mossoró é uma espécie de símbolo do que aconteceu no Nordeste nos últimos anos. O crescimento econômico e populacional foi acompanhado pela chegada de redes criminosas do Sudeste, como o paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) e o carioca Comando Vermelho (CV)”, descreve a reportagem densa e fartamente editada com fotos, números e depoimentos.

Falta de policiamento e impunidade

Uma das referências à consulta da BBC News Brasil sobre o assunto é o jornalista Cézar Alves do portal “Mossoró Hoje”, que “cobre a violência na cidade desde os anos 1990”, assinala. Ele também assina algumas fotos na matéria.

Quem também é ouvido é o coronel da Polícia Militar, Alvibá Gomes, que fala redução do efetivo policial no município, além do promotor público Ítalo Moreira: “Problemas de investigação e, por consequência, a impunidade, são outros fatores que estimulam as vinganças em Mossoró, garante o promotor criminal”.

Segundo o delegado Rafael Gomes Arraes, hoje, a Delegacia de Homicídios de Mossoró (DEHOM), criada em 2012, tem 700 inquéritos sem resolução. “A gente se sente incapaz”, comenta ele.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Conforme se denota, mais uma vez as ditas autoridades, circunscrevem suas análises, pontos mais que superficiais acerca da real causa da violência, não só na cidade de mossoró, bem como em todo o país….!!!

    Melhor traduzindo, basicamente repetem a cantilena da necessidade de mais policia, mais armas e mais prisões, claro, direcionadas ao encarceramento em massa de pretos e pobres que historicamente superlotam prisões, cadeias e penitenciárias do nosso Brasil.

    Não à toa as ditas autoridades “esquecem” das reais causas, mesmo por que, de fato, é do interesse dessas mesmas autoridades, que as reais causas da violência, sobretudo estruturais, não sejam discutidas, melhor ainda, continuem historicamente intocadas…!!!

    O golpe continuado contra as instituições democráticas e o Estado Democrático de Direito, bem como a fraudulenta eleição do Burro Naro Mor, bem responde essas e outras questões….!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. Lair solano vale diz:

    Dr Advogado , tú não trabalhaste na eleição de 2018 ? Ou em outra anterior ? Não li em lugar nenhum o senhor contestar o resultado da eleição. Estou enganado ?
    Jámeacostumei até emquanto tiver ( sou contra ) reeleição.
    Nem adianta colocar o boneco de olinda do Maranhão do Pc do B , será outra lapada.

    • Victor diz:

      Vai lá, doutô. Fica gritando “mito,mito,mito” e fazendo arminha com a mão que a coisa melhora. Eram 13 candidatos, mas você e os seus colegas se apaixonaram pelo mais fraco e incompetente dos opositores ao PT e não querem largar a bola dele de jeito nenhum.

  3. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Não trabalhei Douto Solano Vale, por que possuo algo que vossa senhoria jamais irá conquistar …INDEPENDÊNCIA…!!!

    Não estou me auto referir independência econômica, essa que os capitalistas, na verdade mercantilistas cegos da terra de pindorama, tal e qual vossa senhoria, se rendem e se vendem dia–dia sob a luz do deus chamado livre mercado…!!!

    Ao contrário de grande parte das figuras , as quais vossa senhoria se encaixa, não estou subornável, nem do ponto de vista político, ideológico e muito menos econômico….!!!

    Meus valores são outros, não faço parte diretamente de nenhuma corporação profissional dita liberal, que de forma pública e notória em verdadeiro crime de lesa pátria, moveram mundos e fundos como sempre fizeram e fazem para que o SUS jamais seja efetivamente implantado em favor dos excluídos e pobres do nosso Brasil, bem como, jamais participei direta e (ou) indiretamente dos escandalosos, patéticos e corruptos protestos, exatamente na tentativa egoísta e com ranço de espirito de porco, notoriamente criminosa, tentando de qualquer forma obstaculizar que aqui aportassem os médicos cubanos, sob as mais capcciosas, cínicas, sofismáticas e criminosas acusações, jamais provadas…!!!

    No que tange a via judicial de contestar e (ou) protestar contra o resultado eleitoral, sua fala escrita, não reverbera senão o cinismo crepuscular que exala enxofre e faz parte intrínseca da estrema direita nazifascista tupiniquim,…!!!

    No caso vossa senhoria , mais do que eu, bem sabe, o nosso sistema jurídico, inclusive o eleitoral, deveras se encontra absolutamente carcomido e corrompido e á mercê da cooptação da extrema direita daqui e de alhures.

    Caso não fosse esta, a realidade factual nua e crua, não estaríamos em um processo de degradação absoluta no campo da ética , da moral e desvalorização da política, dos políticos e da coisa pública, com essa coisa, esse sim, um boneco podre, cuja origem milica não enobrece, ao contrário, posto que fora expulso do exercito para se acomodar no baixo e podre clero da política nacional, de onde, na falta de opções a Casa Grande em nome da extrema direita, passou a usá-lo, tal e qual um boneco ventríloquo junto à cadeira da presidência da república federativa do brasil.

    No sentido figurativo, claro , óbvio e ululante…BONECO, na verdade, representa aquela figura alta e que ocupa bastante espaço e mente absolutamente vazia, cínica, doentia e descerebelada , o que no caso vertente, nos remete exatamente ao BURRO NARO MOR, mais conhecido por JAIR MESSIAS BOLSONARO, àquele que sabidamente foi eleito, pasme em pleno seculo XXI, através de um processo político eleitoral, sabidamente fraudulento, tendo como simbolo maior UMA BÍBLIA NA MÃO DIREITA E UM METRALHADORA NA MÃO ESQUERDA.

    Meu caro, convivo, na medida das minhas possibilidades, democraticamente com qualquer ser dito pensante, seja ele de qualquer religião ideologia filosofia, raça e crença (NO CASO , PRA SEU GOVERNO, SOU ATEU< DESDE OS TREZE ANOS DE IDADE), o que não me apetece e não me recomenda paciência, é ser obrigado assistir o cinismo reiterado, dos que, como vossa senhoria, na prática é de extrema direita e não assume.

    Uma figura supostamente alfabetizada como vossa senhoria, que votou e trabalhou vorazmente na campanha presidencial de um um sabidamente pilantra analfabeto e corrupto, nazifascista assumido, o qual se orgulha de ter formado uma família de milicianos, que basicamente, desde sempre servem ao brasil, matando os pobres e negros e homossexuais, seja de forma direta e (ou) indireta, corrompendo, traficando cocaina, e, inclusive influência à mancheia…!!!

    Vossa senhoria, não possui nenhuma moral para querer vir cobrar de ninguém, menos aindad e qualquer petista e (ou) esquerdista, suposto combate à corrupção, ética, moral e usados e abusados bons costumes, de quem quer que seja….!!!

    A propósito, jamais recebi qualquer vantagem de qualquer partido político político, agremiação ou grupo partidário, jamais vivi à sombra de qualquer oligarquia, muito menos apoiei de forma direta e (ou) indireta….!!!

    Por fim, tenho orgulho de não ter descendência direta de donatários e legatários da maldita herança política derivada dos Capitães Hereditários, os quais comportam a direita e a extrema direita nacional atualmente no poder institucional do nosso país. Bem como, não faço parte da Casa Grande, e muito menos almejo participar das prebendas e dos banquetes, menos ainda dos restos que a Casa Grande declina disponibilizar àqueles asseclas da dita classe mérdia nacional e que se submetem dia-a-dia ao tradicional beija mão Tupiniquim…!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • Amorim diz:

      Mexeu com meu amigo mexeu comigo!
      Única coisa que posso dizer Dr. LAIR.
      Eu me amo-me e adoro minha própria voz.
      “Pra o bom entendedor 1/4 de vernáculo basta.”
      Um “baraço”.

  4. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Vi a matéria. Fiquei entristecida e apreensiva por Mossoró. Vinha acompanhando os acontecimentos.
    Aqui no RJ a situação é desesperadora.

  5. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    NESSA CULTURA ESCRAVOCRATA E ESCRAVISTA , DA QUAL VOSSA SENHORIA, SR. AMORIM, JAMAIS CONSEGUIRÁ SAIR… !!!

    NO CASO. DOUTOR, TEM O SIGNIFICADO RETO E LINEAR DE CORONEL…!!!

    EU NÃO TENHO MEDO, TENHO PAVOR DE MILICOS, SEJAM ELES FORMAIS E (OU) INFORMAIS…!!!

    TODAVIA, SE NECESSÁRIO, CREIO NA EXISTÊNCIA DE LEIS E DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO , EXATAMENTE PRA QUE POSSAMOS, NOS DEFENDER DOS EVENTUAIS MILICOS AUTORITÁRIOS E SEUS CAPACHOS….!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 73187.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.