• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 09/02/2022 - 19:38h
Barragem Oiticica

Bolsonaro e Rogério culpam Estado por atraso em obra; governo reage

Do Poder 360 do Canal BCS

O presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou nesta 4ª feira (9.fev.2022) pela manhã a Barragem de Oiticica, na cidade de Jucurutu (RN). Sua presença na cidade fez parte de programação presidencial nesse dia na região Seridó, sendo a principal a solenidade que marcou a chegada das águas da transposição do rio São Francisco ao estado.

O empreendimento vai receber as águas do Eixo Norte do projeto de integração do Rio São Francisco. Toda a obra está orçada em R$ 657,2 milhões.

Em Jucurutu, ao lado dos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL) e das Comunicações, Fábio Faria (PSD), anunciou mais recursos à Barragem de Oiticica e outros investimentos na região. Entre eles, ordem de serviço (veja AQUI) para nova etapa da estrada pavimentada da cidade de Jucurutu à Serra de João do Vale no mesmo município.

Em seguida, o presidente e comitiva foram para Jardim de Piranhas, para a parte conclusiva de sua estada na região, que começou à tarde de ontem, com chegada a Caicó. Retornou a Brasília já à tarde, levantando voo do Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró.

Polêmica

O presidente e o ministro Rogério Marinho chegaram a falar em vídeos divulgados em redes sociais, que a obra e Oiticica sofre atraso por descompromisso do Governo do Estado. A administração da governadora Fátima Bezerra (PT), horas depois, deu resposta.

Veja Nota Oficial abaixo:

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) repudia a informação veiculada pelo presidente Jair Bolsonaro e seu assessor, o ministro Rogério Marinho, sobre o andamento das obras da Barragem de Oiticica, localizada em Jucurutu.

As informações divulgadas no vídeo são inverdades e mostram, tanto da parte do presidente da República quanto do seu assessor, o total desconhecimento sobre as questões relacionadas ao Complexo Oiticica, especialmente, sobre os contextos sociais existentes. Ignorar a necessidade humana, ou considerar que a vulnerabilidade dessas famílias da comunidade Carnaúba Torta é algo menor, e que por conta dessas pessoas outras centenas seriam penalizadas, revela a ausência de sensibilidade que deve ser premissa não apenas de um gestor, mas de qualquer ser humano. Para o Governo do RN, essas obras vão além do concreto e da água a ser armazenada, pois são tratadas como parte de uma política pública na qual todos e todas são importantes.

A transferência das famílias pertencentes à comunidade de Carnaúba Torta faz parte de um compromisso assumido, por orientação da governadora Fátima Bezerra, que é de somente fechar a barragem quando todas essas famílias estiverem realocadas, com segurança e dignidade.

As casas já estão concluídas e serão entregues às famílias, que em breve poderão começar uma nova fase das suas vidas na agrovila de Jucurutu.

O Governo do RN, em nenhum momento, faz uso político de empreendimentos, especialmente do Complexo Oiticica, que garantirá segurança hídrica e desenvolvimento econômico para a população da região do Seridó.

A atual gestão estadual reforça que a execução das obras do Complexo Oiticica é de responsabilidade do Governo do Rio Grande do Norte, que age com celeridade na construção das obras físicas e sociais do projeto, e quem coube readequar projetos recheados de erros e vícios de construção para que o investimento pudesse levar, de fato, desenvolvimento à região.

É fato que o ministro Rogério Marinho, imbuído de interesses politiqueiros, perdido em meio à enorme rejeição que o povo potiguar tem pelas atitudes irresponsáveis do presidente da República — entre elas o desprezo à vida — encontrou nas obras de recursos hídricos tocadas ou planejadas pelo Governo do Rio Grande do Norte uma maneira de tentar se destacar além dos escândalos que o acompanham historicamente.

Com esse objetivo, Marinho fez questão de desfazer convênios federais já assinados com o Governo do RN e referentes a projetos importantes, planejados pelo governo estadual. Desconstruindo, como é de sua característica, o bom entendimento que foi construído através do seu antecessor no Ministério do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Na sua sanha sectarista, Marinho impôs ao estado que entregasse à sua pasta o Projeto Seridó (300 km de adutoras que levariam água para 23 cidades), obrigou o Rio Grande do Norte a também entregar ao governo Federal a obra da barragem de Passagem das Traíras, que hoje encontra-se paralisada. Não satisfeito, retirou 32 milhões de reais relativos aos convênios que seriam destinados à instalação de dessalinizadores.

A água que o ministro do Desenvolvimento Regional e o presidente da República fizeram questão de destacar que estava sendo desperdiçada, pelo fato da parede da barragem de Oiticica não estar concluída, tem o mesmo valor que aquela do açude Passagem das Traíras, onde o ministro assumiu a obra e prometeu concluir em tempo recorde. A obra está parada, o inverno chegou, e lá em Passagem das Traíras nenhuma água ficou.

Depois traremos mais informações sobre passagem de Jair Bolsonaro pelo RN e muitos bastidores. Veja no vídeo constante dessa postagem a íntegra da solenidade em Jucuturu.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Carlos diz:

    Dois b*stas.

  2. A de Andrade diz:

    Mentiras, palavrões e ofensas. Teve de tudo. Em Março de 2019 as obras da transposição estavam com mais de noventa por cento prontas e acabadas. Nem o padre Cícero de Pernambuco salva essa curriola. Gado bípede e jegues a rinchar. Fora!

  3. Miro Guerreiro diz:

    Presidente das águas. Chora petralhada🤣

  4. Raimunda diz:

    Engraçado. O que dá certo o mérito é deles, o que dá errado é dos outros. Show de oportunismo.

  5. Marcos Pinto. diz:

    A fétida presença dessa carniça chamada governo bolsoLIXO e seus vermes enojantes e pútridos no RN deixaram o ar infestado de odor de podridão com suas ridículas mentiras e versões facciosas. Até os urubus pediram lenço. Exímios em mau caratismo e cara de pau. Essa é de lascar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.