Quem estreou hoje (sexta-feira, 30) nas ruas de Natal, “debaixo de chuva”, foi o boneco gigante “Bonitinho”, sátira ao governador Robinson Faria (PSD). É uma das “atrações” do Dia Nacional de Luta no Rio Grande do Norte.
O equipamento de crÃtica polÃtica faz parte da mobilização nacional que chegou ao Rio Grande do Norte, contra as reformas previdenciárias e trabalhistas, além de atrasos salariais na gestão estadual.
Bonitinho, para quem não lembra, é o codinome atribuÃdo ao governador pelo esquema de propinas da Construtora Norberto Odebrecht. Veio à tona em abril, na divulgação das delações premiadas de seus executivos (veja AQUI).
Na mobilização de hoje, coube ao Sindicato dos Servidores da Saúde Pública Estadual (SINDSAÚDE-RN) dá vida ao boneco, propondo também um “Fora, Robinson!”
Rosalba
O uso desse tipo de meio de crÃtica polÃtica não é novo no RN.
Quem sofreu com situação semelhante foi a hoje prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP), quanto esteve à frente do governo estadual (2011-2014).
De Natal ao interior a boneca “Rosalba” esteve em diversas movimentações contra sua administração – veja AQUI. O Sindsaúde também também foi autor da obra, pedindo sua destituição do cargo no “Fora, Rosalba!”
Atormentou sobremodo a governadora.
Rosalba e Robinson foram candidatos a governador e vice eleitos em 2010. Houve racha polÃtico de ambos no final do primeiro ano de governo, mas em 2014, ela deu apoio velado a ele em Mossoró na vitória que obteve contra o então deputado federal Henrique Alves (PMDB).
Na atualidade, Robinson e Rosalba mantêm canal aberto a entendimento às eleições do próximo ano. O rosalbismo e seu partido, o PP, fazem parte da administração Robinson Faria.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Faça um Comentário