
Vantagem de Lula, no estado, é muito folgada; Flávio está 16,36 pontos percentuais atrás (Fotomontagem do Agora RN)
Do Agora RN
Na pesquisa contratada pelo Grupo Agora RN (editora dos jornais O Correio de Hoje e Agora RN), com execução pelo Instituto Exatus e divulgada nessa terça-feira (21), foi identificado o atual estágio da corrida presidencial no RN. Números mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pela Presidência da República entre os eleitores do Rio Grande do Norte.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece na segunda posição.
Estimulada
Na pesquisa estimulada — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados —, Lula registra 51,30% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro aparece com 34,94%. A diferença entre os dois é de 16,36 pontos percentuais.
Na sequência, estão o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), com 1,84%; o influenciador Renan Santos (Missão), com 1,15%; o escritor Augusto Cury (Avante), com 0,75%; e o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), com 0,54%.
Também aparecem Cabo Daciolo (Mobiliza) e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (DC), ambos com 0,34%, além de Samara Martins (UP), com 0,12%. Outros 5,17% afirmaram não votar em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 3,52% não souberam responder.
Considerando apenas os votos válidos — excluídos brancos, nulos e indecisos —, Lula alcança aproximadamente 56,2% no Rio Grande do Norte, enquanto Flávio Bolsonaro tem 38,3%. O número representa uma queda em relação ao desempenho do petista no Estado em 2022, quando ele teve 62,98% em uma disputa contra o então presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve 31,02%.
Em relação à pesquisa anterior da Exatus, realizada no fim de maio, Lula oscilou de 52,75% para 51,30%, uma variação negativa de 1,45 ponto percentual, dentro da margem de erro. Flávio Bolsonaro passou de 30,24% para 34,94%, crescimento de 4,70 pontos.
Espontânea
A vantagem de Lula também aparece na pesquisa espontânea, quando os entrevistados citam livremente seus candidatos, sem a apresentação de uma lista. Nesse cenário, o presidente registra 47,76% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro aparece na segunda colocação, com 30,13%. A distância entre os dois é de 17,63 pontos percentuais.
Também foram citados Ronaldo Caiado, com 1,19%; Renan Santos, com 0,69%; Romeu Zema, com 0,34%; Augusto Cury, com 0,20%; e Ciro Gomes, com 0,11%.
O ex-ministro Joaquim Barbosa foi mencionado por 0,10% dos entrevistados, enquanto Cabo Daciolo aparece com 0,04%.
Quando não há uma lista de candidatos, 15,56% dos eleitores não sabem em quem votar para presidente. Outros 3,88% declararam voto branco, nulo ou em nenhum nome.
A pesquisa espontânea repete a ordem observada na estimulada, com Lula na liderança, Flávio Bolsonaro em segundo e Ronaldo Caiado na terceira posição. Lula e Flávio, juntos, concentram 77,89% das citações espontâneas, evidenciando a polarização da disputa presidencial no Estado.
Leia também: Allyson chega a 41,78%; Álvaro soma 26,05% e Cadu 13,74%
Leia também: Styvenson tem 52,63%, Zenaide 34,34%, Rafael 21,76% e Hélio 18%
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Acesse nosso YouTube AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso Facebook AQUI.
























Faça um Comentário