• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 22/10/2022 - 20:22h
Eleições 2022

Câmara dos Deputados tem menor renovação desde pleito de 1998

Do Poder 360

São 227 os novos integrantes da Câmara Federal nestas eleições, a menor renovação desde 1998. Quando se exclui dessa conta os que já ocuparam algum cargo ou os que têm parentes na política, no entanto, sobram apenas 39. A maioria dos novatos está em partidos do chamado “centrão”, conservadores ou tradicionais, como PL (14), União Brasil (6) e MDB (4). Há 10 legendas sem nenhuma novidade entre os eleitos.partidos-novatos-camara-drive-20-out-2022_info-1-1670x2048 - Eleições 2022 - Partidos com mais novatos na Câmara Federal

Os dados são de levantamento do Instituto Millenium, e mostram que a renovação política efetiva da Câmara foi de 7,6%, muito abaixo da taxa que conta simplesmente os candidatos que chegaram à Casa sem disputar a reeleição –esta, de 44,24%. O critério não considera “novatos” pessoas com vida política notória, mas que nunca venceram uma eleição.

Isso inclui entre políticos novos Guilherme Boulos (Psol) e o líder caminhoneiro Zé Trovão (PL-SC). Ou seja, o número de novidades, de fato, é ainda menor. Leia aqui a lista dos novatos do levantamento.

Para chegar aos 39 nomes, o Instituto Millenium excluiu da conta: candidatos que ocupam cargo eletivo; candidatos que já ocuparam cargos eletivos; parentes de políticos; ex-ministros e ex-secretários.

MG com mais novatos

Esses critérios excluíram da conta da renovação nomes conhecidos que tomarão posse na Câmara em 2023, como o ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE) e a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB). No recorte por Estados, Mato Grosso teve metade dos 8 deputados eleitos sem vínculo pregresso com a política tradicional. Em número absoluto, Minas Gerais elegeu mais novatos (6).partidos-novatos-camara-drive-20-out-2022_info-1-cópia-1461x2048 - Estados com mais novatos na Câmara dos Deputados 2022 - Eleições 2022

Os autores do estudo do Millenium são o cientista político e presidente da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), Diogo Costa, o cientista de dados Wagner Vargas e a gerente de conteúdo do instituto, Priscila Chammas. Em sua análise sobre os deputados eleitos em 2022, eles destacam casos de herdeiros políticos por apadrinhamento pela nomeação para ministérios e secretarias, e não por laços de parentesco.

Citam o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (PL-RJ), o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL-SP) e o ex-secretário especial de Cultura Mário Frias (PL-SP), “todos ocupantes de cargos de natureza especial do presidente Jair Bolsonaro (PL)”.

Entraram na conta também 10 integrantes de forças de segurança (coronéis, delegados e sargentos), esportistas e influenciadores digitais.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    Não precisa ser Cientista Político e ter Expertise em Marketing eleitoral para observar que este cenário é o resultado da corrupção que grassou no governo bolsoLIXO, sob o manto obscuro do asqueroso Orçamento Secreto. Partidos políticos associados ao chamado “Bloco do Centrão” promoveram, em conluio com o governo bolsoLIXO, o maior processo de institucionalização da corrupção que se tem registro no País, através do assalto erário público. Este esquema banditicio elegeu alguns ministros do bolsolixo ao Senado, como por exemplo Damares Alves, Tereza Cristina, Marcos Pontes, Rogério Marinho etc. Com certeza esse corrupto esquema vai ter essas votações viciadas anuladas pelo TSE já no mês de Novembro, após competente rastreamento pela Polícia Federal, da vultosa dinheirama jorrada nos ralos do corrupto Orcamento Secreto. Imprescindível, pois, a vitória do LULA 13rasil, para mostrar aí país as vísceras pútridas do governo bolsoLIXO. Tenho dito.

  2. Marcos Pinto. diz:

    O intragável e despótico governo bolsoLIXO alojou nas estruturas do Estado brasileiro o que há de mais corrupto na política brasileira, em milhares de nomeações em rincões pouco visíveis e muito lucrativos da burocracia estatal, além das nomeações ao Poder Judiciário sob a mais escancarada lógica do “toma-lá-dá-cá”. Observa-se a nomeação de mais de seis mil militares da Reserva das Forças Armadas para atuarem no âmbito administrativo do INSS, principalmente no setor que analisa solicitações de auxílio-doença, aposentadoria por Benefício de Prestação Continuada (BPC) ,popularmente conhecida como Aposentadoria por pobreza/ estado de miséria, Aposentadoria por invalidez Permanente etc. Restou a agravante de que essa turma militar acomodada neste cabide de empregos nunca trabalharam, até porque não entendem de nadica de nada de trâmites burocráticos Previdenciários, o que resultou numa fila de espera de cerca de dois milhões de brasileiros entregues à fome e à miséria, diante tão infame indiferença do governo bolsoLIXO. Essa é de lascar. Impõe-se, pois, cortar o mal pela raiz, impondo-se acachapante derrota a este psicopata e corrupto bolsoLIXO.

  3. Marcos Pinto. diz:

    A. EXPLOSÃO DA CORRUPÇÃO :. Esta agravante do Orçamento Secreto jorrou dinheiro do erário público sem transparência e controle e a garantia do sucesso eleitoral da forças corruptas nas Assembléias Estaduais e no Congresso Nacional. São extensas as evidências de recursos públicos, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro da própria família bolsoLIXO, além de vínculos estreitos com a criminalidade organizada violenta. Foi criada uma arquitetura de impunidade. A família bolsoLIXO promoveu o maior desmonte dos mecanismos de controle da corrupção, do controle do desmatamento e garimpo ilegal em terras indígenas no país. Enquanto fome aumenta, número de milionários no Brasil aumenta. Há que dar um basta neste terrível e contundente cenário, derrotando essa quadrilha acantonada no Planalto. O tempo, senhor da razão, urge e ruge por um Brasil, onde a democracia e a honestidade sejam a logomarca de um povo caldeiado pela tristeza da fome e pela miséria. Acordem brasileiros !.

  4. Marcos Pinto. diz:

    TRISTE E MELANCÓLICO FIM DO GOVERNO BOLSOLIXO:
    O corrupto bolsoLIXO e sua trupe diabólica cortaram 87% de doação de leite à famílias que vivem na miséria, o Nordeste e em Minas Gerais. FORA bolsoLIXO !.

  5. Marcos Pinto. diz:

    Em adendo ao comentário anterior. Onde se lê … à famílias, Leia-se … às famílias…

  6. Marcos Pinto. diz:

    Em adendo ao terceiro comentário : Onde se lê …Caldeiado pela tristeza, leia-se … Caldeado pela tristeza…

  7. Gilvan diz:

    Existe uma justificativa para isso o dinheiro do centrão.Veja aqui em nosso estado que quem recebeu o dinheiro do centrão foi eleito.teve deputado que recebeu 29.000.000.A luta é muito desigual.Caso essa aberração continue nos nunca teremos renovação.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.