Na próxima terça-feira (3), a Prefeitura de Mossoró promoverá a abertura da campanha “Dezembro Vermelho” que visa a prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O lançamento será realizado no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo, no bairro Aeroporto, a partir das 7h30.
A campanha tem abrangência nacional e marca a luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs. A mobilização objetiva chamar a atenção da sociedade para a prevenção, assistência, proteção e direitos das pessoas com o HIV.
Na solenidade de abertura da campanha, a médica infectologista Dr. Mirna Gurjão ministrará palestra para os profissionais da Saúde e áreas afins. A especialista fará uma abordagem sobre tratamento e prevenção do HIV. Haverá ainda participação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Assistência Especializada (SAE), apresentado o quadro situacional de HIV/AIDS hoje no município de Mossoró.
Atualização
Além disso, na ocasião, serão compartilhados os fluxos de atendimento e ficha de notificação no diagnóstico e tratamento de HIV/AIDS. “Convidamos os diretores, assistentes sociais e enfermeiros das unidades básicas de saúde e também de outras unidades de saúde para fazerem parte desse momento de experiência e atualização sobre HIV”, reforçou Kelly Formiga, coordenadora municipal do Programa de IST/AIDS/Hepatites Virais.
O mês temático denominado “Dezembro Vermelho” é composto por um conjunto de atividades e mobilizações para o enfrentamento ao HIV/AIDS e demais ISTs. Uma campanha realizada em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando administração pública, entidades da sociedade civil organizada e organismo internacionais.
O Ministério da Saúde aponta que o uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/AIDS e das hepatites virais B e C.
Lei
A campanha foi instituída pela Lei n.º 13.504/2017. A campanha deve promover iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; palestras e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia; realização de eventos.
Faça um Comentário