• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 20/12/2023 - 23:08h
Alerta

Coberturas vacinais estão abaixo da meta e sobrecarregam municípios

Poliomielite - sintomas, causas,Conforme dados preliminares divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 19 de dezembro, a cobertura vacinal, com recorte para crianças menores de cinco anos, ainda não reconquistou os índices que o país apresentava há uma década. Com cobertura abaixo da meta preconizada, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que os repasses do governo federal para essa finalidade não são adequados para enfrentar o problema.

A vacinação contra a poliomielite (doença que causa a paralisia infantil) em 2023 atingiu 74,6%, um crescimento de menos de 1% em relação a 2022. Esse percentual ainda está muito aquém da meta preconizada de ao menos 95%, com sério risco de permitir que uma doença há 33 anos considerada eliminada retorne ao país. Outro exemplo é a primeira dose da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola e apresenta 85,6% de cobertura em 2023, também abaixo dos 95%.

Mesmo diante do cenário preocupante, a União repassou em 2023 pouco mais de R$ 136 milhões aos Municípios para que realizassem a estratégia de multivacinação. Algumas prefeituras não receberam nem R$ 3 mil, recurso insuficiente para a realização de ações adequadas.

No Brasil, a execução das políticas de vacinação é uma responsabilidade compartilhada entre os três Entes federados. Porém, enquanto o Ministério da Saúde faz apenas a aquisição e distribuição das vacinas, são os Municípios que executam todas as ações na ponta.

A atenção primária à saúde, promovida pelos entes locais, desempenha papel fundamental na garantia de coberturas vacinais, contribuindo para a prevenção de diversas doenças e a manutenção da saúde da população, mas isso tem custo alto para as gestões municipais, já que não há o devido apoio financeiro dos Estados e da União.

Crise de imunização

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, é necessário reconhecer que o Brasil está diante de uma séria crise de imunização da população e que há riscos de retornos de doenças já eliminadas, se não houver o devido investimento por parte dos governos federal e estaduais.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Amorim diz:

    Sou do tempo que só se matriculava na escola Com carteira em dia!
    Quem nunca viu uma criança usando.” Pulmão de aço ” ficaria alarmado.
    A poliomielite foi extinta do Brasil com a vacina Sabim. Está voltando.
    Triste muito triste mesmo.
    Se cuidem.
    Boa tarde

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.