• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 27/04/2015 - 17:35h
Saúde

Dengue “ocupa” 131 municípios do Rio Grande do Norte

A dengue já atingiu, este ano, um total de 84,4% dos municípios do Rio Grande, correspondendo a um aumento em relação ao mesmo período do ano passado de 28,18%. Até o momento, 141 municípios estão com incidência da doença. De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (27), pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), já foram notificados 13.002 casos suspeitos de dengue no estado.

Isso representa um aumento, em relação ao mesmo período de 2014, de 287,08%. Do total dessas notificações, 1.434 casos foram confirmados. Os novos números são referentes à semana epidemiológica nº 15, com dados coletados até o dia 18 de abril.

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (3.194), Parnamirim (701), Currais Novos (562), Mossoró (549) e Santa Cruz (409). Quanto à incidência em dengue, 61 municípios apresentaram alta, 26 estão com média, 54 estão com baixa e 26 apresentaram incidência silenciosa.

Visitas técnicas

Segundo Sílvia Dinara Alves, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, a Sesap vem realizando visitas técnicas aos municípios, a fim de orientar as ações de prevenção e combate à doença. Mas ela orienta que cada morador deve ser responsável por cuidar e supervisionar seu próprio imóvel, cabendo ao agente de endemias complementar as ações desempenhadas.

“A Sesap orienta à população para intensificar as medidas de prevenção, como não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras”, explica.

Outra providência é a operação UBV (carro fumacê) que está sendo feita junto aos municípios de Natal, São Paulo do Potengi, Lajes Pintada, Serra de São Bento, Alexandria, Equador e Florânia.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Eu sabia que em alguma coisa a gente ia crescer. E crescemos.
    Carro do fumacê para Mossoró nem se fala. Certamente estão esperando que a gente ultrapasse a casa dos mil casos.
    Até quando vão continuar brincando com vidas humanas?
    A desculpa para não estarem realizando a operação fumacê em Mossoró e outras cidades deve ser a falta de recursos. Achar que Santa Cruz com 409, Currais Novos com 562 e Mossoró com 549 não necessitam ser incluídas nesta operação é debochar da nossa inteligência.
    Mas nada impoede que a rica prefeitura de Mossoró, aluga até imóvel em Brasília para hospedar prefeitos, além de manter gastos com gasolina, restaurantes e passagens aéreas para vereadores (LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES); banque esta diminuta despesa com o fumacê.
    Sabem quando a prefeitura de Mossoró vai patrocinar o fumacê? Nunca!
    Dinheiro existe para pagar propaganda nas rádios de vereadores. Dinheiro existe para festas.
    O povo? O povo que lixe.
    /////
    Quando serão julgados os recursos Sal Grosso?
    O uniforme escolar não foi entregue em Mossoró.
    Um TAC para acabar com a Lei da Mordomia dos Vereadores.

  2. João Moais pereira diz:

    Só para lembrar Mossoró tem 22 áreas descoberta na zona urbana cada zona corresponde de 800 há 1000 imóveis sem visita de agente de endemias e a zona rural totalmente sem agente de endemias, em campo trabalhando só tem 104 agentes, o centro de zoonose informa que a necessidade é de 50 para complementa com os que já estão trabalhando e a prefeitura omissa sem convocar os agentes de endemias, isso que dizer que por mais que o cidadão faça sua parte a prefeitura em vários ponto da cidade não faz a parte dela. CONVOCAÇÃO JÁ PARA AGENTE DE ENDEMIAS.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Acampem na porta da casa do prefeito. É tiro e queda. Perguntem aos Guradas Municipais.
      Agora ficarem ouvindo papo furado de vereador oposição de H e acreditando que as nomeações serão feitas em abril..,.
      Em abril a única coisa que acontece é o desabrochar de lindas flores.
      E investigação de gastos absurdos na reforma de uma pracinha.
      ////
      Quando serão julgados os recursos Sal Grosso?
      Quanto custa cada vereador de Mossoró aos cofres municipais? Mais ou menos do que os de Boa Vista?
      Um TAC para acabar com a Lei da Mordomia dos Vereadores.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.