• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 28/09/2015 - 08:10h
Operação Candeeiro

Desvio no Idema pode ser bem maior do que o divulgado

Pode ser bem mais do que os cerca de R$ 19,3 milhões levantados, inicialmente, o desvio de recursos financeiros do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). Aprofundamento de investigações revela que a rapinagem que veio à tona com a “Operação Candeeiro” (veja AQUI) – no dia 2 deste mês – deve ter mais capilaridade e volume.

Gutson continua preso (Foto: reprodução da web)

Uma fonte credenciada, em conversa com o Blog, estima que o levantamento patrimonial ilícito deverá ser elevado em mais alguns milhões. Até aqui, aparecem sobretudo imóveis de luxo que estão espalhados por Natal e Grande Natal, Mossoró, mas também Tibau. Não se descarta outro leque de bens no Ceará.

Loja com dezenas de veículos automotivos, academia de ginástica, equipadora de carros etc., também entram nas aquisições com o dinheiro desviado.

“Valor poderá sem bem maior”, reitera a fonte ouvida por esta página.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) tem muito trabalho pela frente, pois sabe que a principal dificuldade nesses casos, é a destreza dos quadrilheiros para a transformação de dinheiro sujo em ‘dinheiro limpo’. A partir daí, toda a busca fica bem mais difícil.

Segundo apurado até o presente momento, os valores desviados dos cofres do Idema em favor de certas empresas – com as quais o próprio órgão atualmente não reconhece qualquer espécie de contratação – contabilizam o montante de R$ 19.321.726,13, mais da metade advindos de conta oculta, aberta em março de 2013.

O principal implicado é Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, filho da ex-procuradora-geral da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês Reinaldo, investigada na operação Dama de Espadas (veja AQUI).

Prisão

Gutson continua preso. Tentou habeas corpus, mas não obteve aquiescência do Judiciário. O Gaeco entende que é imprescindível que continue assim, para não atrapalhar as investigações.

Sua mãe, não. Foi presa, mas obteve habeas corpus (veja AQUI).

A princípio, o Ministério Público do RN, através da  Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal e o Gaeco não vê conexão criminosa entre mãe e filho e entre os dois escândalos.

A princípio.

Entretanto nada pode ser descartado nesse labirinto que envolve cifras estelares, ostentação patrimonial e vícios incrustados no serviço público.

Acompanhe mais notícias em nosso Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. rraimundo nonato sobrinho diz:

    Nao ver é: daqui a pouco tambem pode tá na rua.

  2. João Claudio diz:

    Miniiiiiino, Laurin de Wilma ficou fora dessa, ou o seu nome ainda pode vir a tona, digo, submergir nas profundezas do vasto lamaçal?

    Eita brasilzin pra ter ladrão.

    Benza Deus!

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    28/09/2015 14h56 – Atualizado em 28/09/2015 14h57
    Ex-vereador de Fortaleza vira réu por crimes contra a administração pública
    Juiz aceita denúncia contra o ex-vereador Leonelzinho Alencar. Do G1 CE
    O ex-vereador de Fortaleza Leonel Alencar Júnior, o Leonelzinho Alencar, passou, nesta segunda-feira (28), à condição de réu pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia contra o ex-vereador, feita pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), foi aceita pelo juiz Ireylande Prudente Saraiva, da 18ª Vara Criminal e da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap). Ele renunciou em 18 de junho, após denúncias feitas pelo MP.
    Na decisão, o juiz também determinou o sequestro de bens móveis e imóveis de alguns dos denunciados, adquiridos com o desvio de recursos da verba de gabinete da Câmara Municipal de Fortaleza. Foram bloqueados uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton, utilizado pelo próprio ex-vereador; um automóvel GM Montana, que servia como ambulância e prestava serviços ao Instituto Jáder Alencar, controlado pela família do ex-vereador. Estes automóveis foram apreendidos na operação desencadeada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil em junho deste ano
    /////
    Desvio de recursos da VERBA DE GABINETE DA CÂMARA? Ainda bem que em Mossoró isto não acontece.
    Zé Buchudinho me chama para tomar um cafezinho e Zé Ruela começa a rir porque o café está quente.
    ///
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM SENTEMBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?

  4. Francisco Bezerra diz:

    Quem indicou esse rapaz pra esse cargo? hummmmmm esse rapaz brincava de presentear com land rover…..e mais outras coisitas! Será que ninguém estranhava? Mamãe não sabia? Só tem inocente!!!!!

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Caso da merenda escolar em Araçatuba vai parar na procuradoria da República
    O caso da merenda escolar de Araçatuba (SP), agora também está na mão da procuradoria da república. Pais de alunos denunciaram que as crianças comeram arroz com ovo, durante dias a fio. Os mesmos vereadores que querem a abertura de uma CPI da merenda na Câmara entregaram um dossiê ao Ministério Público Federal.” Fonte G1
    ///
    O que mais chamou minha atenção nesta notícia foi que os pais de alunos denunciaram. OS PAIS DE ALUNOS DENUNCIARAM. Quando em Mossoró o pai de um aluno denunciou alguma coisa? Apenas eu, eu e mais ninguém fico mendigando espaço em rádio para oferecer denúncia. Apenas eu, eu e mais ninguém fui ao MP e fiz a denúncia. Interessante é que os pais de alunos em Araçatuba denunciaram porque as crianças comiam arroz com ovo. Pelo amor de Deus, mandem este arroz com ovo para cá. Aqui alegam que não tem merendeiras e a MERENDA ESCOLAR É VENTO COM POEIRA. Quem declarou na Rádio Rural que faltava MERENDA ESCOLAR nas escolas porque faltavam merendeiras foi a secretária de Educação Iêda Chaves. Esta declaração foi feita pela secretária de Educação no programa Cidade em Debate.
    Felizmente para as crianças de Araçatuba os vereadores da cidade querem a abertura de uma CPI da merenda escolar e já entregaram um dossiê ao Ministério Público. Claro que o Ministério Público tomará as providências cabíveis. Aqui os vereadores vão aos colégios, constatam as irregularidades, batem fotos que publicam nos jornais e blogs e o caso é esquecido.
    Esta notícia é de hoje. Aguardem para dentro de poucos dias o bicho pegar em Araçatuba.
    Em Mossoró, bem, em Mossoró, deixa para lá.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM SETEMBRO? VÃO DEIXAR OS RECURSOS SAL GROSSO PRESCREVER?

Trackbacks

  1. […] Há informação consistente apontando que seu vasto patrimônio está espalhado pela Grande Natal, Mossoró, Tibau e ainda suspeita de que podem chegar ao Ceará (veja AQUI). […]

  2. […] mão (veja links: “Desvio no Idema pode ser bem maior do que o divulgado” clicando AQUI, postada no dia 28 de setembro do ano passado; “MP levanta maior caso de corrupção no […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.