• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 28/04/2015 - 22:41h
Brasília

Empreiteiros da Lava Jato ganham liberdade no STF

Por 3 votos a 2, a segunda turma do STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu nessa terça-feira (28) liberdade ao empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, e mais oito empreiteiros que foram presos pela Polícia Federal por suspeita de participação na operação Lava Jato.

Os empresários devem usar tornozeleira e cumprirão prisão domiciliar. Os votos favoráveis à soltura foram dos ministros Teori Zavascki, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, e os contrários, de Cármen Lúcia e Celso de Mello.

Os demais empresários que serão soltos são Agenor Franklin Medeiros, diretor-presidente da área internacional da OAS; Erton Medeiros Fonseca, diretor de negócios da Galvão Engenharia; João Ricardo Auler, presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa; José Ricardo Nogueira Breghirolli, apontado como contato do doleiro Alberto Youssef com a OAS, Mateus Coutinho Sá Oliveira, funcionário da OAS; Sérgio Cunha Mendes, vice-presidente executivo da Mendes Júnior; Gerson Almada, vice-presidente da empreiteira Engevix; e José Aldemário Pinheiro Filho, presidente da OAS.

Esquema

Ricardo Pessoa e os demais empreiteiros estavam presos desde a deflagração da sétima fase da Lava Jato, em novembro do ano passado. O dono da UTCé apontado como o líder do “clube” de empreiteiras que se reuniram para a formação de cartel, segundo o Ministério Público.

Também é acusado pelo MP de ter participado de um esquema de pagamento de propina a ex-diretores da estatal para auxiliar no fechamento de contratos.

A soltura representa uma derrota no STF do juiz Sergio Moro, que julga os casos da Lava Jato em primeira instância. Os pedidos de habeas corpus dos outros empreiteiros investigados na Lava Jato estavam sendo negados pelo Supremo até o momento.

Os ministros do tribunal alegavam que os recursos ainda deveriam passar pela análise das instâncias inferiores como STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). O pedido julgado hoje já foi analisado e rejeitado por estas instâncias.

Saiba mais aqui: //noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/04/28/maioria-de-turma-do-stf-manda-soltar-ricardo-pessoa-preso-pela-lava-jato.htm

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. ROSANA diz:

    Qual a mensagem que fica para os empresários honestos ? Será que escolher o bem compensa ? Os ministros que votaram pela liberdade , envergonham o STF e o Brasil .

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Enquantos estes são soltos leiam o que declarou ontem o corrupto Paulo Roberto Costa, um dos fedorenteos, segundo o Papa Francisco a corrupção fede, da Lava Jato:
    8/04/2015 21h13 – Atualizado em 28/04/2015 22h54 G1
    Costa diz que esquema em diretoria da Petrobras era só ‘ponta do iceberg’
    Ex-diretor da estatal prestou depoimento à Justiça nesta terça-feira (28).
    Ele afirmou que ‘os grande valores’ foram desviados da área de Exploração.
    ///
    O grosso da corrupção na Petrobras ainda está por ser conhecida.
    O que aconteceu na área da esploração e da construção naval transforma o que foi apurado até agora em coisa de improbo que contrata empréstimo e se escama de pagar as prestações. Tudo indica que a roubalheira irá a casa dos TRILHÕES de reais. Não é furto para fedorento pé de chinelo.
    Incrível é ainda ter quem acredite que o Lula e a Dilma não sabiam de nada.
    A fortuna do filho do Lula aconteceu por obra e graça do Espírito Santo?
    O mês de maio de 2015 não entrará para a história como o mês das noivas.
    ////
    Quando serão julgados os recursos Sal Grosso?
    O uniforme escolar não foi entregue em Mossoró.

  3. João Claudio diz:

    O primeiro de abril não será mais chamado como o dia da mentira.

    A maioria do povo está indecisa em escolher o Dia de Lula e o Dia de Dilma. Por enquanto, o Sapo Barbudo está ganhando disparado.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.