Do Blog de Gutemberg Moura
O grupo empresarial catarinense Itagrês, proprietário da fábrica Porcelanatti Revestimentos, pode ter desviado recursos de financiamento junto ao Banco do Nordeste, na ordem de R$ 150 milhões, destinados à implantação de sua “filial” de Mossoró. Parte do dinheiro teria sido utilizada para sanear contas e modernizar o parque industrial da empresa, em Tubarão/SC.
A denúncia foi apresentada pela vereadora Izabel Montenegro, do PMDB, durante pronunciamento na sessão da Câmara Municipal, realizada na manhã desta terça-feira. A vereadora começou falando da crise de gestão e econômica da Itagrês, em Mossoró. Segundo ela, a Porcelanatti, atravessa enormes dificuldades, desde sua instalação.
Izabel revelou que a Itagrês “maquiou” o envio de equipamentos para a fábrica de Mossoró. “Eles ficaram com as máquinas novas, enviando pra cá, máquinas velhas, sucateadas”, revelou a vereadora, reafirmando que, em contrapartida, a empresa saneou as contas de sua matriz, em Santa Catarina.
Para Izabel, bancos e gestores deveriam fiscalizar com mais rigor a instalação de empresas que vêm para o município, como a Porcelanatti.
Plano Diretor
No seu pronunciamento, a vereador do PMDB também “bateu” no Governo Rosalba Ciarlini (DEM), acusando-o de “engavetar” o Proadi, programa de desenvolvimento do Estado, dificultando a atração de novos investimentos para o Estado e Mossoró, que, segundo ela, vê o seu Produto Interno Bruto (PIB) diminuir nos últimos anos.
A vereadora Izabel Montenegro sugeriu que Prefeitura Municipal crie o Plano Diretor do Distrito Industrial, regulamentando a instalação das empresas.
O vereador Genivan Vale parabenizou Izabel pelo pronunciamento, ressaltando que, tempos atrás, já tinha alertado sobre as possíveis irregularidades na Porcelanatti/Itragês.
Por sua vez, o vereador Tomaz Neto, PDT, rotulou de “muito grave” a denúncia formulada pela peemedebista, que até a semana passada, respondia pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. E, como secretária, segundo Tomaz, Izabel conhece bem o assunto levado à plenário.
Nota do Blog Carlos Santos – Eu já ouvira essa denúncia de uma fonte ligada ao Banco do Brasil, há mais de um ano. Procurei aprofundar a apuração, mas encontrei uma considerável blindagem para avançar no caso.
Com a declaração da vereadora Izabel, que até bem pouco tempo estava na pasta municipal do Desenvolvimento Econômico, temos fatos postos à luz do conhecimento público.
A Itagrês está bolinando o ego dos mossoroenses e fazendo a alegria da propaganda de políticos locais, há mais de uma década. Enquanto isso, empreendedores locais ficam em segundo plano, com dificuldades de acesso às facilidades arranjadas para os espertalhões.
Este escândalo envolve dinheiro público. E como tal tem que ser apurado. Esta turma vem para cá não para ajudar no nosso desenvolvimento, mas apenas com o objetivo de drenar recursos desta região pobre para o que eles chamam de Sul Maravilha.
Recentemente uma empresa de terceirização de Belo Horizonte recebeu de mão beijada um terreno avaliado em MILHÕES E MILHÕES de reais, além de isenção fiscal.
É bom que todos saibam que Belo Horizonte é também a cidade de origem da empresa que NORTEIA (adoro este norteia), a prefeita mais cassada do mundo.
A Câmara Municipal de Mossoró aprovou a doação do terreno e a isenção fiscal concedidas a esta empresa de terceirização, o que tornou legal a entrega do patrimônio público ao privado.
Resta saber se esta doação é do ponto de vista moral aceitável.
Resta saber se um prefeito por contar com maioria na Câmara Municipal e tudo conseguir aprovar pode sair doando o público ao privado a torto e a direito?
Já estão de olho no terreno onde hoje fica o Nogueirão.
Sugiro que a doação seguinte seja da Praça do Pax, praça que ocupa uma enorme área na parte central da cidade e que poderá muito bem ser melhor aproveitada por alguma empresa de BH.
Conseguindo doar a Praça do Pax, o resto sai na urina, como diz o matuto.
Será que não existe um remédio jurídico para melhor avaliar a doação feita a esta empresa de terceirização de Belo Horizonte?
Será que Mossoró vai engolir caladinha a entrega do seu patrimônio a forasteiros?
Estranho a vereadora Izabel Montenegro não ter denunciado esta imoralidade antes, já que, tudo indica, de há muito tinha conhecimento desta maracutaia.
Engraçado é aparecer um vereador querendo pegar carona na denúncia e afirmado que há tempos já tinha alertado sobre as possíveis irregularidades cometidas por esta empresa.
Vereador ao saber de uma irregularidade não tem que alertar.
Tem que denunciar!
Denunciar e ficar insistindo na denúncia até que uma providência seja tomada por quem de direito.
Quem alerta é fiscal de passagem de trem para avisar que ninguém cruze a linha férrea quando o pesadão for passar.
Não é possível que uma denúncia desta caia no vazio.
Se cair, Vereadora Izabel, mande tudo o que sabe para Brasília.
E aproveite o embalo para mandar outras denúncias…
Ou esta é a única maracutaia que a Vereadora tem conhecimento?
////
O IPTU VAI AUMENTAR EM 2014
////
Posso até concorda com algumas colocações citadas acima, mas a de que foi “Maquiado o envio de maquinas novas para esta fábrica”, isso posso garantir que é uma denúncia sem pé nem cabeça. fui um dos 8 primeiros contratados para trabalhar na fábrica quando só existia somente o piso e sua coberta, fomos para santa catarina para passarmos por um treinamento e quando retornamos do treinamento, começou a chegar os equipamentos novos e de ultima geração. Participamos de toda a montagem dos equipamentos e maquinas da fábrica, começando da área de produção da massa, até a classificação das cerâmicas foi montado do zero e tirado das caixas todas as suas peças e acessórios.
Se quer denunciar algo, tenha certeza do que fala para não passar vergonha ou não ser penalizada por calunia. Está denuncia de maquinas sucateadas na Porcellanati de mossoró é conversa para boi dormir IZABEL…
Quero deixar claro que não estou em defesa da porcellanati, e sim estou na defesa da verdade. Também fui vítima desta empresa, mas graças a Deus consegui resolver toda minha situação no TRT-RN.
Da crítica ai aplauso,Dona Izabel agora sim está agindo como verdadeira parlamentar um magote vem do sei de onde e leva sob olhar da pusilânime da sociedade mossoroense uma montanha de dinheiro público,foi assim com a Marca que deságuou não sei pra onde outra montanha de dinheiro também público,é só!
– Denúncia gravíssima que não pode cair no esquecimento, e ficar só no disse me disse. Só indo a cassa as bruxas nos últimos 20 anos para se saber quem é quem no país das falcatruas.
– Será que está sob suspeitas só esta indústria. Muito estranho essa denúncia vindo nesse momento, por parte dessa vereadora que acaba de “deixar” o Palácio da Resistência. Quanta coerência: Atenção Ministério Público.
– Muita fumaça tem saído dos intramuros do Palácio da Resistência sem que nenhum bombeiro tenha pulado o muro para saber se há fogo.
– Acorda Mossoró enquanto há tempo, Nero incendiou Roma; e Mossoró vamos deixar incendiá-la também. Louco é o que não falta.
POXAAAA….No governo Wilma o Proadi beneficiou a 147 empresas, gerando 21.542 empregos diretosem 3 anos..
Quantos no governo de Rosalba??????????
Quem é o culpado por estas safadezas?
Carlos Santos, interessante, quando publica uma materia dessas no teu blog o PIG publica…kkkkkkkkkkkk, faz de conta eles nao sabiam de nada….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
izabel mal assumiu o cargo de veriadora e já causa polemica.
Caro f. jomar mesquita
A Porcelanatti já emitiu uma nota dizendo que a vereadora FALTOU COM A VERDADE, eufemismo que usou esta empresa para dizer que a vereadora mentiu.
Um vereador é desmentido pelos promotores.
Uma vereadora é acusada de faltar com a verdade pela Porcelanatti.
Virou a Câmara dos Veradores de Mossoró um ninho de pinóquios?
Estará o SAL GROSSO de Mossoró perturbando os nossos edis?
MOSSORÓ PRECISA APRENDER A ELEGER VEREADORES.
////
O MATERIAL DIDÁTICO NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
A MERENDA ESCOLAR É CUSCUZ COM OVO FRITO SEM CAFÉ.
O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
FALTA BESILATO DE ANLODIPINO NA UBS CHICO PORTO.
IPTU VAI AUMENTAR EM 2014.
Somos o sul maravilha mesmo por conta da natureza bela e esplendorosa, de povo forte e varonil que trabalha de sol a sol. Povo este que reconstruiu uma cidade arrasada por uma enchente e em dois anos a botamos de pé essa é nossa Tubarão aqui em Santa catariana. se foram Mossorò criaram empresa mas não encontraram pessoas pra trabalhar pois ao pé da letras com raras execeções realmente trabalham , no mais se penduram em empreguetos politiqueiros. Ora vão aprender a votar , trabalhar e deixar de depender de bolsa quaquer coisa.