O escritor de origem mossoroense, José Almeida Júnior, recebeu mais uma boa notícia do universo literário. Um de seus livros será lançado no mercado europeu, em Portugal, precisamente.
José Almeida Júnior é escritor e defensor público no Distrito Federal, com pós-graduação em Direito Processual e em Direito Civil. Mas, a literatura parece cada dia mais densa em sua vida.
A Villas-Boas & Moss Agência Literária (VB&M) traz a notícia de que a edição portuguesa de “O Homem que Odiava Machado de Assis” está no prelo e será lançada pelo Grupo Narrativa.
“Esta coluna é muito especial para a gente porque, pela primeira vez, trazemos notícias não sobre clientes estrangeiros, mas sobre o que os autores brasileiros da VB&M estão agitando lá fora. Não é pouco. De Portugal ao Japão, passando por Itália, França, Grã Bretanha e Polônia, nossos autores têm marcado presença no mercado editorial internacional, apesar dos conhecidos obstáculos enfrentados pela literatura brasileira no exterior.(…)”, noticia a editora.
Bruxo do Cosme Velho
Acrescenta que em Portugal “está no prelo da coleção de literatura do Grupo Narrativa, do editor André Andraus, o romance O HOMEM QUE ODIAVA MACHADO DE ASSIS, de José Almeida Jr., publicado no Brasil pela Faro. A história de uma possível vida do Bruxo do Cosme Velho, construída ficcionalmente a partir de pontos obscuros e jamais esclarecidos da biografia de Machado de Assis, é baseada em vasta pesquisa e um dos mais originais romances escritos sobre o autor.”
O autor estreou em grande estilo, com “Última Hora”, sucesso de público e crítica. O romance foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2017, finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Excelente. Almeida Júnior é um escritor de mão cheia. Dos bons. Sucesso, meu caro.
Nosso conterrâneo José Almeida Júnior faz bonito nas letras.
Especificamente no romance.
Merece todos os aplausos.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.