segunda-feira - 06/07/2026 - 08:48h
Votos e números

Estamos a menos de três meses das eleições 2026

Gráfico/Arte ilustrativa exclusiva com recursos de IA para o BCS

Gráfico/Arte ilustrativa exclusiva com recursos de IA para o BCS

Com o fim do período junino e a entorpecente Copa do Mundo, para o Brasil, começamos a nos voltar para a campanha eleitoral 2026. Agora vai!

Na verdade, de fato ela já começou há vários meses, com a pré-campanha que puxa a disputa para trás, enquanto oficialmente não começa a luta pelo voto – a partir das convenções.

Estamos a menos de três meses do pleito, que vai ocorrer dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno dia 25 de outubro.

O Brasil tem mais de 158 milhões de eleitores aptos a votar, um recorde histórico. Desse total, cerca de 140 milhões já possuem cadastro biométrico (aproximadamente 88,8% do eleitorado).

Vamos conhecer certos detalhes das eleições 2026.

Quais cargos serão escolhidos?

O eleitor votará em seis cargos, nesta ordem:

Deputado federal

Deputado estadual (ou distrital, no DF)

Primeiro senador

Segundo senador

Governador

Presidente da República

Quantas vagas estarão em disputa?

No total, serão 1.724 cargos eletivos:

1 Presidente da República

27 Governadores (26 estados + Distrito Federal)

54 Senadores (dois por estado e pelo DF)

513 Deputados Federais

1.059 Deputados Estaduais e Distritais

No Rio Grande do Norte

O eleitor potiguar escolherá:

1 governador/vice;

2 senadores;

8 deputados federais;

24 deputados estaduais;

presidente da República.

Leia também: Começa período de “defeso eleitoral”

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    Diantw esta emblemática abordagem, ha que se enveredar por uma abordagem histórica com referência ao desenrolar do ano de 1988, cenario do qual mero protagonista. Como integrante da então Comissão Provisoria do P.D.T. (Partido Democrático Trabalhista) Entào Diretorio comandado por Jose Andrade (Ze Gago). Após eleição Regimental Estatutária foi reeleito o Íntegro e respeitável Cidadão João de Deus Lima, cerrando fileiras quanto ao crescimento do Partido. Ocorre que durante este interstício, o novel Pedetista Anchieta Alves (De saudosa memória) protagonizou um GOLPE BRANCO requerendo ao Cartorio Eleitoral juntada de Ata Eleitoral comprobatoria de espécie de Reunião do Partido com Carater de reunião de Comissão Provisória Deliberativa.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.