• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 09/06/2023 - 15:56h
Nasa

Estudantes do RN vencem concurso Space Explorers e vão para EUA

Jovens de colégio natalense vão para EUA (Foto: divulgação)

Jovens de colégio natalense vão para EUA (Foto: divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo, três estudantes do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, foram premiados com um intercâmbio de uma semana no prestigiado Kennedy Space Center, um dos centros espaciais da Nasa, nos Estados Unidos. O projeto campeão, desenvolvido pelos estudantes, chama-se Neuropark, no qual propuseram um parque temático que pudesse de forma imersiva trabalhar conceitos da psicologia e da neurociência.

Estimulados a participar do concurso International Space Explorers, viabilizado por meio da parceria com a International School, parceira do Neves no ensino bilíngue, a competição reforçou o gosto dos adolescentes pela inovação.

De acordo com Raíza França, coordenadora do Programa Bilíngue do Neves e orientadora no processo, a escolha interna da equipe que representou a escola nesta edição passou por uma banca de professores da equipe do bilíngue.

“Tiramos um dia para todo mundo sentar junto, ler os projetos recebidos, sugerir algumas alterações e, de fato, escolhermos e enviarmos o vencedor da escola para a etapa nacional, que concorreu com cerca de 70 escolas também parceiras da International School. Para nossa surpresa, o Neves venceu pela segunda vez”, comemora.

O estudante Marco Antônio, 16, conta como surgiu a equipe para levar o projeto adiante. “Eu e Cauã já fazíamos parte de outro grupo para o trabalho antigo, mas com o tempo, criamos um grupo novo com o pessoal mais interessado no projeto. No novo grupo, surgiu a ideia de juntar o parque com a neurociência e a psicologia, e assim o projeto final”, conta ele, feliz com o resultado.

Já sobre o projeto, Cauã Florentin, 16, integrante da equipe vencedora, explica que o parque temático é baseado em estudos da neurociência de modo a ser mais imersivo, além de auxiliar estudos sobre a mente humana e sua interação comportamental.

“A ligação com essas duas áreas acontece por meio do uso de estímulos que incentivam a mente, procurando gerar um comportamento ou uma ação que consiga completar uma determinada tarefa”, pontua.

Concepção do parque segue padrão Minecraft (Reprodução)

Concepção do parque segue padrão Minecraft (Reprodução)

O parque, construído no padrão Minecraft, funciona com algumas atrações especiais como o Escape e o Hunt the Ghost. No primeiro, um grupo de 3 a 5 pessoas entra em uma caverna e o objetivo é sair dela. Para isso, é necessário sentir o ambiente. O segundo jogo é uma espécie de tiro ao alvo, só que com um holograma que faz sons de fantasma e o participante deve ficar com uma venda.

Neurociência e psicologia

Para Malu Cortez, 16, estudante que teve a ideia de utilizar a temática voltada para a neurociência e a psicologia comportamental, o grupo se esforçou muito e tinha uma perspectiva de um bom resultado.

“Convidei os meninos para participarmos juntos do concurso, já que a ideia era maravilhosa e seria uma oportunidade única para nós. No processo, tivemos a ajuda da coordenadora Raíza, que nos aconselhou muito e esteve presente em todas as etapas do projeto, além do apoio da correção de outros professores de inglês, antes de enviarmos o trabalho final. Esse suporte foi muito necessário para nós termos um resultado positivo”, enfatiza.

A viagem está prevista para 2024, em data ainda a ser divulgada, mas os estudantes já estão ansiosos e curiosos por tudo o que viverão nesta experiência. “Me sinto muito feliz pela aprovação, e animado pela viagem”, conclui Marco.

Projeto premiado em 2021 

Também desenvolvido por estudantes Neves, The Seed Paper foi o vencedor da edição de 2021, e a ideia do projeto era uma mudança no atual processo de reciclagem, focando na implementação e uso do papel semente como prática urbana.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Gerais

Comentários

  1. Antonimar Noronha diz:

    É um evento incrível, uma experiência inesquecível. Duas alunas de Mossoró (minha filha e uma amiga) participaram esse ano. Elas venceram esse concurso quando eram alunas do Mather Christi.

  2. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    São as notícias que mais amo. Parabéns a todos do grupo. Salve!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.