• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 24/04/2009 - 11:37h

“Fafaísmo” precisa de mais dois mandatos

Qualquer leigo em política sabe, que poder é exercido sobretudo com mandato, num ambiente de característica democrática. É assim na cultura política nacional.

Por isso, que o chamado “fafaísmo”, facção da prefeita Fafá Rosado (DEM), esquadrinha caminho para ter mais duas conquistas.

Como antecipei há tempos, a proposta é que o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) saia candidato a deputado federal, abrindo vaga na Assembléia Legislativa a outro componente dessa ala. A princípio o nome aventado era do seu filho, o neoempresário Jerônimo Leonardo (Veja matéria analítica AQUI).

Contudo nos últimos meses a “mosca azul” pousou no ombro do agitador cultural Gustavo Rosado, irmão de Fafá e seu chefe de Gabinete. O ordenamento desse plano está em gestação (Veja AQUI).

O fafaísmo não quer continuar como penduricalho do esquema da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e do seu marido, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM). A maior prova disso, é que a esperada e decantada influência de Carlos no governo foi pouco a pouco se volatizando.

No primeiro ainda teve alguma interferência, mas no atual é apenas residual, com a garantia do emprego especial a Ruth Ciarlini (DEM), irmã de Rosalba, na condição de vice.

No jogo do poder é assim que as coisas acontecem há milhares de anos, em todas as civilizações.

Alarico I, que ocupou Roma depois do Império ser o dono do mundo por mais de 800 anos, era um ex-general do exército invencível. Formou-se nas entranhas romanas, para depois invadi-la. Daí por diante, nunca mais Roma foi a mesma.

Na política, não faltam exemplos de “generais” que fugiram ao jugo do líder, para construir seu próprio espaço. Eis Aluízio Alves em relação a Dinarte Mariz; Wilma de Faria quanto ao esquema Maia; Carlos Augusto Rosado no tocante ao tio Vingt Rosado e por aí vai.

O ambiente palaciano fascina, faz sina e inspira permanente conspiração. Em Mossoró não é diferente, mesmo que se levando em conta que tudo não passa de um duelo dinástico, meramente familiar. 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Valtércio Anunciato Da Silveira diz:

    Jornalista Carlos Santos, no meu humilde entendimento, muitas vezes, ” querer não é poder “, principalmente quando a realização do ” querer ” depende da vontade, do pensamento, dos maus tratos e do julgamento de milhares de pessoas.
    Imagino que este caso se encaixe no meu comentário, até porque, para fulano ou sicrano ser candidato a algum cargo eletivo, precisa ter seu nome aprovado pela convenção do partido. E, até onde sei, quem manda, e manda mesmo, no DEM é o Deputado Carlos Augusto Rosado. Seja em Mossoró ou em qualquer outra cidade do RN, não adianta, José Agripino sempre o atenderá. Portanto, não adianta mosca azul picar o GUGU salgado, não adianta o Fafaísmo sonhar com 02 mandatos a mais se Carlos Augusto não aceitar. Vão ter que engolir o mesmo sapo que ele está sendo obrigado a engolir agora.
    É esperar para ver, e mais, arrisco dizer que, se Rosalba for eleita Governadora em 2010, a candidata e, certamente próxima Prefeita de Mossoró, será a Senhora Ruth Ciarlini, quer o agitador cultural queira ou não, e, se ficar com raiva de não mandar, humilhar e escolher, ele tire as calças e pise em cima.
    O tempo passa e a vida continua……………………………

  2. Aurinete Fernandes diz:

    Realmente Valtercio, o tempo passa e a vida continua…pois quantos sapos voce engoliu da Sra. Edite Souto, na campanha em que voce foi candidato a prefeito de Mossoro…quanta humilhação…, foram tantos sapos que voce adoeceu e quase não se recupera a mosca azul que lhe picou foi violenta pois nem sendo aprovado pela convenção de seu partido e o apoio do velho e saudoso prefeito voce passou longe de chegar a Prefeitura de Mossoro. Então Valtercio sei que voce ainda continua tirando as calças e pisando em cima, não só das calças mas de sua frustação!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.