Nesta quarta-feira (29), às 8h30, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN) fará mais uma assembleia geral. Será na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal. Na pauta, o resultado da audiência desta terça-feira (28) com a governadora Fátima Bezerra (PT) e equipe, além do deputado estadual Francisco do PT.
Vão ser discutidos a proposta apresentada pelo governo e os rumos do movimento grevista iniciado dia 7 último. Cobra-se o pagamento do Piso Nacional do Magistério e outros pleitos. Pelo o que foi apresentado à mesa, a proposta se tornou pior do que já existia antes, na reunião do dia 10 último (veja AQUI).
Confira como seria a quitação do Piso 2023 apresentada pela governadora durante audiência com o Sinte/RN:
• Implementação do reajuste de 14,95% no mês de abril para os/as professores/as que estão abaixo da tabela salarial do Piso, com efeito retroativo a janeiro. Já tinha sido apresentada na primeira reunião entre as partes, no dia 10 de março. Portanto, nada de novo.
• Para os demais (professores/as da ativa, aposentados e pensionistas com paridade), implementar o reajuste em três parcelas, sendo: 7,21% em maio; 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro. No dia 10, eram duas parcelas: nos meses de maio (7,21%) e dezembro (7,22%) deste ano. Ou seja, piorou.
• Quanto ao retroativo, a proposta do Governo permanece inalterada. Dessa forma, a quitação do passivo ocorreria em 8 meses, de maio a dezembro de 2024. Simplificando: nenhum avanço.
Outros temas
Também na audiência, outros temas de interesse da categoria foram debatidos. Sobre o Projeto de Lei (PL) relativo ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Funcionários, os Projetos de Lei do Porte das Escolas e das Escolas em Tempo Integral e acerca da realização de Concurso Público, foi divulgado o seguinte:
1. Os Projetos de Lei do Porte das Escolas e das Escolas em Tempo Integral serão enviados à Assembleia Legislativa (AL) até 28 de abril.
2. O PL do PCCR dos funcionários será enviado à Assembleia Legislativa até 14 de maio.
3. Até o dia 20 de abril será publicada no Diário Oficial a Comissão responsável pelo Concurso Público.
Nota do Canal BCS – É pegar ou largar. Com uma greve quase invisível, tangida com programações internas à base de palestras e debates, sempre evitando causar constrangimento à governadora e ex-dirigente, o Sinte/RN está num beco sem saída.
Leia também: Estado tem “chance zero” de pagar o Piso Nacional do Magistério.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A proposta em relação ao pagamento do percentual de 14,95% não piorou. Houve uma pequena melhora, mas não suficiente para o término da greve.
Recursos financeiros tem e tem muito. Pelas palavras da SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, não tem como duvidar a respeito Recursos financeiros mas , PT onde tem recursos financeiros dificulta o máximo para na chegar no caminho ideal para os PROFESSORES. Aprova está aí desde que assumiu o GOVERNO vem negociando com CLASSE de forma humilhante, sempre dificultando, atrasando, retardando e travando o processo de negociação.
Viva o PT! Viva o PT! FAÇA O L! Cadê a picanha !!!