• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
domingo - 04/08/2024 - 08:48h

Fisioterapia e o controle de efeitos adversos da quimioterapia

Por Cínthia Moreno

Foto ilustrativa da Casa Durval Paiva

Foto ilustrativa da Casa Durval Paiva

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos, surgindo em consequência de mutações genéticas. Dependendo da capacidade de proliferação das células, o diagnóstico pode ocorrer em poucos meses até alguns anos.

O tratamento para o câncer depende do tipo de tumor, sua localização e do estadiamento que é a classificação da extensão do tumor. Existem três formas principais de tratamento que podem ser utilizadas: cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

A quimioterapia tem efeito sistêmico, ou seja, não age apenas no local do tumor e é um tipo de tratamento que pode ter vários efeitos adversos que causam impacto negativo na funcionalidade dos pacientes. Alguns efeitos comuns da quimioterapia são alterações na imunidade, náusea, vômito e fadiga (cansaço). Esses e outros efeitos podem ser controlados com medidas farmacológicas, que são medicamentos específicos.

É muito importante que o paciente oncológico seja tratado por uma equipe multidisciplinar. Assim, as mais variadas demandas terão abordagens dos profissionais competentes.

O fisioterapeuta, além de atuar na reabilitação, também atua no controle de sintomas, através de técnicas específicas, com medidas não farmacológicas. A fadiga, por exemplo, pode ser controlada com exercícios terapêuticos, incluindo padrão respiratório.

Toda a conduta fisioterapêutica deve respeitar as condições clínicas e tolerância do paciente. A literatura também tem mostrado benefícios da eletroestimulação e terapia manual associada ou não ao uso de óleos essenciais, no controle de náuseas e vômitos.

O controle adequado dos sintomas, além de melhorar a funcionalidade do paciente, permitindo que ele tenha condições de realizar suas atividades, promove bem estar e qualidade de vida, durante todo o tratamento.

Cínthia Moreno é fisioterapeuta Casa Durval Paiva

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.