O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no município de Mossoró (RN), nesta segunda-feira (19). Serão enviados 100 homens e 20 viaturas para a região.
As buscas pelos dois fugitivos da Penitenciária Federal localizada no município começaram logo após a constatação da fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Eles são membros da facção Comando Vermelho (CV), no Acre. Desde setembro do ano passado que estavam custodiados nessa penitenciária e fugiram na madrugada de quarta-feira (14) – veja AQUI, semana passada. Portanto, há mais de cinco dias.
O pedido para o emprego da Força Nacional partiu do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. A medida teve a concordância da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).
A tropa se somará aos cerca de 500 agentes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), policiais penais e das forças locais que atuam na operação de recaptura dos detentos. Também estão sendo utilizados três helicópteros e drones.
A presença da Força Nacional no RN acontece pela segunda vez na segunda gestão da governadora Fátima Bezerra. Ano passado, o emprego dessa alternativa especial e de excepcionalidade foi devido a ataques sucessivos de uma facção criminosa, em todas as partes do RN – veja AQUI.
Antes, tinha acontecido na gestão do então governador Robinson Faria (PSD, hoje no PL) – veja AQUI e AQUI – em face de ataques ordenados de dentro de presídios e expansão de crimes devido paralisação de policiais militares e bombeiros militares, além de recuo na atuação da Polícia Civil.
Leia também: Penitenciária Federal tem 160 câmeras defeituosas e outros problemas
Leia também: Ministro garante que penitenciária voltou a ser “absolutamente segura”
Leia também: Globo mostra falhas em Penitenciária Federal e fuga de presos
Nota do BCS – Virou vexame essa caçada humana, repleta de notícias desencontradas. Paralelamente, a população da área rural vasculhada pelas forças policiais vivem em pânico com essa atmosfera de guerra.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
É UMA CENA DANTESCA. O MELHOR ESTAR POR VIR COM A CAPTURA E O UFANISMO DAS AUTORIDADES QUANDO ISSO TERMINAR.
CONTAGEM REGRESIVA; 3,2,1…
Como diz o dito popular: “pelo andar das carruagens”, no caso específico, das viaturas, aeronaves e tropas terrestres, se essa fuga você no deserto, mesmo assim, os fugitivos ainda não teriam sido recapturados. Triste realidade!