• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 29/08/2011 - 10:54h
Futebol e dor

Força, Ricardo!!!

Que coisa insana! Costumo dizer que minha paixão pelo futebol está também centrada na crença de que o vejo como uma “metáfora da vida”. Reproduz o que somos fora das quatro linhas, no cotidiano.

Treinador do Vasco, o ex-zagueiro Ricardo Gomes saía numa maca em estado grave, ontem, do estádio, enquanto alguns torcedores do Fla urravam por sua morte.

Fluminense bicampeão carioca em 1984: Aldo, Paulo Victor, Duílio, Ricardo Gomes, Jandir e Branco Agachados: Romerito, Delei, Washington, Assis e Tato

Aqui não vai crítica aos torcedores do Fla, assentado em passionalidade clubista. De modo algum. Mas à massa insana, que tanto critica políticos e cobra direitos, mas não respeita a dor alheia.

Informações indicam que cirurgia em Ricardo Gomes foi bem sucedida, após seu AVC. Mas o quadro clínico é ainda muito grave. Força, Ricardo.

Só mesmo indivíduos frustrados, com desvios psicossociais, exultam a dor de quem um dia pode estar inclusive treinando seu time. Um ser humano que nos campos foi leal. Fora, repete-se na mesma fidalguia.

Lembro Ricardo Gomes com camisa do Flu. Sóbrio, técnico, canhoto com boa saída de bola, impulsão, líder. Incapaz de dar pontapés. Lorde, sim.

O ser humano é o mesmo em qualquer parte do mundo, civilizado ou não. Aspectos culturais, antropológicos, outras variáveis, dão-nos o perfil como gente e povo.

Há poucos meses, no civilizado Canadá, sem analfabetos, de gente esclarecida, culta, sem maiores índices de desemprego, torcedores de um time de Hoquei fizeram quebra-quebra pelas ruas e enfrentaram a polícia. Como explicar a fúria, a selvageria, apenas porque seu time perdeu?

Não sou estudioso da psicologia ou da psicologia social, mas encontro explicações, com minha modesta visão empírica: a massa é inorgânica, por vezes passional. Ela não tem face e um encoraja o outro, virando uma turba enfurecida, acéfala e perigosa. Letal.

Sou torcedor do Fluminense desde pichototinho. Quantas raivas Zico me fez, socado na camisa rubro-negra, heim? Entretanto fiquei perplexo quando o zagueiro Márcio, do Bangu, quebrou-o nos anos 80.

Ídolos de hoje raramente se comparam com os bons exemplos de ontem: Rivelino, Roberto Dinamite, Zico, Jairzinho. Deslumbrados, influem mal. Pouco acrescentam à nossa juventude. E das arquibancadas, lógico, não podemos esperar coisa melhor, seja do torcedor do Flamengo, Vasco, Fluminense ou do Ìbis de Pernambuco.

O futebol está aí, repetindo o que somos aqui fora: estúpidos. Selvagens!

Bom repetir, como mantra: Força, Ricardo!

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte / Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Rui Nascimento diz:

    E ainda há quem acredite que o homem é um animal racional. Quanta irracionalidade pensar assim!

  2. BRUNO diz:

    SOU BOTAFOGUENSE DE CORAÇÃO,MAS NÃO PODEMOS DEIXAR DE SEPARAR O JOIO DO TRIGO
    CREIO NO AMOR DE DEUS,O FANATISMO SEJA NA POLÍTICA,FUTEBOL E RELIGIÃO É ABOMINÁVEL,MAL
    TRATAR PESSOAS POR MOTIVOS FÚTEIS NÃO É OBRA DE HUMANO E SIM ANIMAL,RIDICULARIZAR E DENEGRIR QUEM ESTÁ SOFRENDO PASSA DO LIMITE DA INSENSATEZ,DEVEMOS TER NOSSAS POSIÇÕES,MAS NAO DEVEMOS PASSAR PARA PRÁTICA DA INTOLERÂNCIA,PERSEGUIR O PRÓXIMO NÃO É PRÁTICA DE QUEM É VERDADEIRAMENTE CRISTÃO,SER CRISTÃO ULTRAPASSA AS PRÁTICAS DOGMÁTICAS,PRECISAMOS FAZER UMA AUTO ANÁLISE E PASSAR A CONHECER A NÓS MESMOS,COM AJUDA DE DEUS E DOS BEM FEITORES ESPIRITUAIS DA TERRA O GRANDE RICARDO GOMES SAIRÁ DESSA,AGORA MAIS DO QUE NUMCA PRECISA MARCAR A MORTE DE PERTO NÃO DEIXAR ELA PENETRAR NA ÁREA DAR UM CHUTÃO E ESPANAR ELA PRA BEM LONGE E VENCER MAIS UMA PARTIDA E VOLYTAR PARA VIDA,SAÚDE RICARDO!!!NÃO TEMA POR QUE DEUS JOGA NO SEU TIME!!!LÁGRIMAS……!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.