• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 25/10/2022 - 23:40h
30 de Outubro

Governo define regras para acesso ao transporte gratuito nas eleições

Representantes do governo estadual explicaram como tudo será operacionalizado (Foto: Governo do RN)

Representantes do governo estadual explicaram como tudo será operacionalizado (Foto: Governo do RN)

O Governo do Estado definiu as regras para que os eleitores do Rio Grande do Norte tenham acesso gratuito aos locais de votação no próximo domingo (30), quando ocorre o segundo turno das eleições deste ano.

O funcionamento será distinto para quem utiliza o transporte urbano entre os municípios da Região Metropolitana de Natal e para o intermunicipal rodoviário com destino às demais cidades do interior.

Nesse último caso, as passagens devem obrigatoriamente serem adquiridas previamente até as 22h do dia 28, mediante título de eleitor.

A estimativa é que o governo invista em torno de R$ 400 mil para assegurar que os potiguares tenham gratuidade no deslocamento até o domicílio eleitoral.

Segundo Carlos Eduardo Xavier, os eleitores de Natal e região poderão utilizar livremente, durante o domingo (30), os ônibus e vans do transporte alternativo metropolitano sem necessidade de apresentação de qualquer documento. “Será utilizado o sistema já existente com aumento de 30% da frota que normalmente fica em operação. O governo quer garantir o acesso de todos os cidadãos aos locais de votação”, diz o secretário.

O mesmo vai ocorrer com o transporte intermunicipal que interliga as principais cidades do interior do Rio Grande do Norte e capital. Não serão criados trajetos ou linhas extras. O serviço será o mesmo com trechos já ofertado regularmente pelas empresas, no entanto, a frota poderá ter um acréscimo de 100% conforme o aumento da demanda. De acordo com informações das empresas, foram emitidos cerca de 15 mil bilhetes no primeiro turno das eleições e a estimativa é que esse número pode chegar até 30 mil com a gratuidade.

Para retirar as passagens gratuitas de ida e volta, o usuário deverá comparecer presencialmente nos guichês das empresas, rodoviárias e associações de transporte alternativo. Os interessados precisam levar documentos e o título, já que os bilhetes vão constar do nome, CPF, título, zona e seção. A emissão também deve ser feita a partir desta terça-feira (25), a partir das 7h até as 22h, encerrando às 22h da sexta-feira (28). No caso da volta, a data limite será às 17h do dia 31. Não será possível o usuário chegar no dia da votação e solicitar a gratuidade. O benefício terá de ser requisitado previamente.

O controle do número de beneficiados com a medida será feito a partir da quantidade de passagens emitidas e, no caso do transporte metropolitano, aferição dos equipamentos de leitura dos cartões de passagens. Os recursos para o custeio dessa finalidade virão do Tesouro Estadual, através da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Eleições 2022 / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Interessante é nunca o governo ter adotado procedimento igual para um dia D da vacina.
    Quantos ainda não receberam a dose protetora da vacina, principalmente crianças, por falta de condições para pagamento do transporte?
    Quando se trata de captar votos tudo é arranjado com enorme facilidade.
    Até quando, meu DEUS?
    ////
    VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?

  2. Argemiro Lopes diz:

    Natal já liberou e o Estado também, falta só o pobrezinho liberar o passe livre aqui em Mossoró no dia da eleição

  3. Marcos Pinto. diz:

    Parabéns pela adoção desta sensata medida, oriunda do TSE, que, com certeza, contribuirá decisivamente para uma vertiginosa queda no índice de abstenção. Vamos que vamos !.

  4. M.D.R. diz:

    Amanhã, é dia do ” FUNCIONALISMO PÚBLICO ” vamos aguardarmos ocioso a pronunciamento da GOVERNADORA DO PT, em torno dos BARNABÉS. Não espere algum em benefício do funcionalismo público, porque as promessas só vale qdo é oposição e vai mostrar dificuldades que ESTADO está passando.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.