• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 17/01/2022 - 11:40h
33,23%

Governo do RN faz as contas e vê Fundeb com reajuste difícil de ser pago

FundebO Governo do Estado faz as contas, puxa daqui, encolhe dali, mas percebe que o reajuste do piso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), para 2022, é praticamente inviável.  Não tem milagres. Falta dinheiro mesmo.

Desde que foi criado, o piso era divulgado no final de dezembro porque se sabia que a correção seria pela variação do custo/aluno das séries iniciais no Fundeb. Por essa regra, o reajuste para 2022 seria de 33,23%, mas é pouco provável que vigore.

Em termos de Governo do RN, isso representaria em torno de 1 bilhão de reais este ano. Números indicam que 65% vão para inativos, que é pago pela denominada “Fonte 100”. O restante é suplementado pelo Fundeb.

Próximo de fechar o pagamento de quatro folhas em atraso, que foram deixadas pela gestão anterior, o Governo Fátima Bezerra (PT) lança mão de cerca de R$ 1 bilhão para saldar esse passivo com os servidores inativos e da ativa. Isso, porém, num espaço que deve chegar a três anos e meio a contar do início da gestão em 2019.

Vale lembrar que o RN é o único estado que paga o reajuste do Fundeb aos inativos.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. Fernando diz:

    D seu jeito, vc agora está do outro lado do balcão.

  2. Maria Aparecida Brito da Nóbrega diz:

    Só os professores que falta dinheiro . misericórdia senhor

  3. Alexandre José diz:

    Imoral uma situação dessa além de não pagar nosso direito trabalhista de um terço de férias ainda vem com uma notícia catastrófica dessa que não tem 💸💰 pra pagar o fundeb pela amor de deus inventa outra desculpa que professor não é palhaço de vocês não

    • M.D.R. diz:

      GOVERNADORA FÁTIMA DO PT, com muito recursos financeiros e dificultando situação para os PROFESSORES, não esqueça esse ano é leitoral, o GOVERNO tem que fazer CAIXA. Quem paga a conta são os PELEGAS e já vimos esse filme. O PT, é craque nesta situação.

  4. Alexandre José diz:

    Outra coisa toda vez que fala em se dá a reposição salarial pra professor já que isso não é aumento vem com uma hipocrisia dessa que não tem dinheiro que o estado está falido falidos estamos nós pobres mortais professores

  5. Cosmo Luiz de Almeida diz:

    Aumenta de 60% para 70% o repasse do Fundeb e não tem como pagar o reajuste?
    Interessante o quanto o Professor é Valorizado e o quanto a Educação é Prioridade.
    É muita palhaçada.

  6. M.D.R. diz:

    O propósito da GOVERNADORA FÁTIMA do PT, é fazer remanejamento de contas com fins de não pagar o que é direito dos PROFESSORES .
    O PT, sempre jogando com maldade qdo existe recursos financeiros, através de manipular com argumentos fajutos . A Professora GOVERNADORA, nem tudo é surpresa antes tinha recursos e hoje não . Não se justifica o que de recursos entrou neste ESTADO, tem sido em abundância: disse o MINISTRO FÁBIO FARIA. GOVERNADORA FÁTIMA DO PT, dê seus pulos os PROFESSORES não pode ficar na deriva . Se V . EXCELÊNCIA, fosse OPOSIÇÃO aparecia várias alternativas e já basta de tantas decepções.

  7. Isac de Negreiros Duarte diz:

    Como é que é? Só o aumento do piso todo mês de janeiro é lei, pelo STF. Querem nós professores, sem aumento nenhum? Já ficamos 2021, sem um centavo. O que é que esse povo tem contra a educação? É para pagar, 33,32 e acabou. Caso contrário, GREVE GERAL NELES. Lembre-se governadora vc falou ao professores que ia pagar o aumento. Tá tudo filmado de viva voz.

    • M.D.R. diz:

      Governadora FÁTIMA DO PT, sempre vacilando com os PROFESSORES, cheia de PILANTRAGEM E TRAIÇÃO, isto vem marcando o GOVERNO DO PT. Gente! Se está GOVERNADORA DO PT, não der o aumento tem troco nas URNAS, a gente unidos jamais será vencido.
      GOVERNADORA FÁTIMA DO PT, mostre qualidades para com seus colegas deixe de mentir os PROFESSORES não merece tal atitudes devastadores que prejudique suas finanças de um trabalho digno e responsável.

    • M.D.R. diz:

      Claro, só também a favor da GREVE GERAL. Gente! daqui para frente não espere algum do GOVERNO DO PT.
      O PT, mente faz todo tipo de conchave para se beneficiar e os POBRES, os HUMILDES e os desassistidos ficaram para o terceiro plano mas, nem tudo está perdido as eleições está adiante dos nossos olhos.

    • Maria diz:

      Kkkkkkkkkk espere sentado…Aí é PT

  8. Taís Barros diz:

    Só não há dificuldades para manter as regalias absurdas dos políticos e do judiciário. Para esses fins nunca falta recursos e na verdade é a população que com o suor do seu trabalho honesto e árduo, paga as contas absurdas daqueles que injustamente só recebem benefícios. Que País é esse?

  9. Mariângela Fernandes de Freitas diz:

    É inacreditável termos uma PROFESSORA no Governo e a mesma agir sempre contra os interesses dos Educadores. É uma vergonha, um ato covarde e um absurdo. Porém, para alguns privilegiados a Sra. Fátima Bezerra sempre resolve de imediato. Professora Fátima, assim a Sra. desestimula e desrespeita nossa classe. Reveja seus conceitos, PROFESSORA.

    • M.D.R. diz:

      Gente! Do PT espere conchave, mentiras, traições e algum mais . PROFESSORES, vejam tamanha TRAIÇÃO DA GOVERNADORA FÁTIMA DO PT , inclusive, PROFESSORA, tem muito enteresse atrás como ELEIÇÕES PRESIDENTE, GOVERNO e isto tem ter recursos financeiros para bancar essa PETELHADA toda.
      PROFESSORES, todos unidos derruba essa GOVERNADORA FÁTIMA DO PT , TRAIDORA . Temos exemplos de alguns GOVERNADORES, que traiu os PROFESSORES e a resposta vei logo; derrota de EX-GOVERNADORES: GERALDO MELO , ROSALBA E agora vai ser a própria professora que TRAIU classe.
      Gente! Quem vai corrigir são as URNAS.
      Não tem outro caminho é derruba a PROFESSORA FÁTIMA TRAIDORA, e seguir em frente.

  10. Odete diz:

    Não há justificativa para ñ pagar o reajuste. Dinheiro tem. É só procurar.

  11. Maria diz:

    Robalheira mesmo onde tem PT tem ladrão,eu recebi 22.000.00,do Fundeb moro em Porto velho Rondônia,o Rateio do Fundeb …todo o Brasil recebeu só no RN que ñ tem dinheiro,me polpe.

  12. Maria diz:

    Eu acho é pouco vi muitos professores se matando pra eleger Fátima Bezerra uma petralha traidora,kd o Abono das sobras do Fundeb? Ratiou pro bolso dela, e os professores receberam dedo nas venta.

  13. Karla diz:

    Difícil de pagar como? Se o dinheiro já está no conta do governo do estado que o governo federal repassou!

  14. Karla diz:

    Difícil de pagar como? Se o dinheiro já está no conta do governo do estado que o governo federal repassou! Resta pagar

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.