A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) entregou na tarde desta quinta-feira (27) a Base Descentralizada do SAMU em Apodi. A base instalada na cidade do Alto Oeste potiguar está equipada com sala de repouso, sala de leitura, mini-copa, banheiros, garagem, local para lavagem da ambulância e espaço para desinfecção de equipamentos e uma ambulância de suporte básico.
A unidade irá atender os municípios de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú.
“Minha meta desde que assumi o Governo do RN foi ampliar o campo de ação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em diversas cidades do interior do Estado”, disse a governadora.
Hoje o Samu está presente em todas as regiões e a Rede dispõe de 23 ambulâncias de porte básico, três ambulâncias de suporte avançado, dois veículos de intervenções rápidas, um Samuzinho (atendimento infantil), duas moto-ambulâncias e um helicóptero”, informou Rosalba.
Regionalização
Para o coordenador do SAMU metropolitano, Luiz Roberto, a regionalização do Samu Metropolitano é um sonho que está se concretizando, graças ao apoio e a sensibilidade da governadora Rosalba Ciralini e do secretário Isaú Gerino.
Além desta, serão entregues mais três bases nas cidades de Areia Branca, Lajes e Pau Dos Ferros ainda este ano.
Durante a solenidade de entrega da Base Descentralizada do Samu em Apodi, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a implantação de um sistema adutor no município. “Vamos construir um sistema adutor na Região da Pedra, que irá beneficiar 22 pequenas comunidades rurais. Os recursos já estão garantidos e a obra deverá ser iniciada no início do ano, logo após a abertura do orçamento”, informou.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado.
Nota do Blog – Excepcional a iniciativa do Governo do Estado de descentralizar e promover a interiorização do sistema Samu, alcançando cidades que são núcleos regionais.
O Samu é uma ideia que o Brasil copiou dos países mais avançados e tem alcançado excelentes resultados. Mas ao mesmo tempo, é fundamental que haja o complemento de suas ações de urgência, com hospitais preparados para complementar o atendimento de salvar vidas.
Parabéns!
O governo Ibere deixou várias ambulâncias para o samu, inclusive algumas tipo uti para o interior e parece que ate agora não foram entegues? descaso .
Só que o SAMU de Apodi não dispõe de ambulância ALFA, que são as que vem com U.T.I. Vai continuar a mesma ambulancioterapia, se não for implementada uma ambulância ALFA para a equipe socorrista.
ENTREGOU O QUÊ? POIS O QUE SE VER É UM PRÉDIO FECHADO E COM CADEADOS E NADA FUNCIONA. ESSE É O GOVERNO DE ROSALBA E GORETE. SÓ BLA BLA BLA E MAIS NADA.