Desprestigiado pelo médico Bruno Filho (PMDB), seu vice-prefeito, o prefeito Manoel Cunha Neto, o ‘Souza’ (PP), pode oferecer às eleições de outubro uma considerável e surpreendente novidade à política da salinésia. Os bastidores estão com temperatura escaldante em Areia Branca.
A falta de espaço – até aqui – no palanque a que pertence há 16 anos, leva Souza a gerar projeto eleitoral em faixa própria. Caminha para fazer a enfermeira Lidiane Garcia (PSB), secretária de Saúde, sua opção à prefeitura. O quadro se desenha assim, de forma aparentemente enviesada.
Ela vai se desincompatibilizar do cargo de secretária municipal da Saúde amanhã (segunda-feira, 4), às 10h, em solenidade marcada para a Câmara Municipal.
Souza poderá estar perdendo uma auxiliar de reconhecida popularidade e valor gerencial, mas empinando um nome novo na sucessão areia-branquense. Não tem tradição política ou advém de família tradicional. É povo.
Há cerca de um mês, Bruno – que é pré-candidato a prefeito, articulou em Natal, com os deputados Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR), o fechamento de uma chapa. Chegou a fazer reuniões, tudo à revelia de Souza, com quem tinha compromisso de vê-lo indicar seu vice. Tinha, que se diga.
Vazou informação de que Henrique Alves aconselhara Bruno a conversar com Souza e aceitar o vice que ele (Souza) indicasse, devido a “coerência” que o prefeito desmonstrava em apoiá-lo. Segundo essas mesmas fontes, o presidente local do PMDB, ex-vereador Cleodon Bezerra, reforçou essa informação e tese.
De pai para filha
Souza lutou com fervor a legalidade da postulação de Bruno. Nos escaninhos da Justiça, alguns processos foram defendidos e acompanhados pelo prefeito. E, mesmo assim, não se pode afirmar com plena segurança que o ex-prefeito (duas vezes) Bruno tenha superado todo esse cipoal legalista.
Há uma insegurança político-jurídica rondando Bruno.
Num município que há anos convive com permanente judicialização de sua política, o atual vice-prefeito e ex-prefeito Bruno corre perigo até mesmo de não ser candidato a prefeito. O próprio Bruno já foi cassado em 2004, quando estava no segundo mandato como prefeito.
Numa operação emergencial, Bruno costura meios para viabilizar sua filha Luana Pedrosa (PMDB) como substituta, numa espécie de sucessão dinástica.
Sai o pai, entraria a filha. Tudo em família. Não se viabilizando a prefeito, a filha o representaria no topo da chapa majoritária. Difícil é o próprio PMDB de Cleodon engolir a solução caseira, além de outros partidos da base governista.
Souza, isolado e praticamente banido do processo sucessório por Bruno, parece ter assumido outro caminho. Bruno ou Luana à sua sucessão? Para o prefeito, tanto faz. Há Lidiane.
Realmente eu n vejo Lidiane como vice-prefeita de Bruno, acho q ela deveria permanecer aonde ela está desempenhando um bom trabalho como boa e eficiente profissional q é… talvez ou seja melhor para o candidato a prefeito Bruno.
Realmente acredito em um progeto novo para Areia Branca,e Lidiane tem todo carisma,competencia e resposabilidade para tal pleito ,se Dr Bruno faz parte desse processo?Otimo. Se não, a juventude, esperiencia como Secretaria,pupularidade, permanencia em Areia Branca,equipe conpetente e apoi do prefeito Souza fará desse projeto o melhor para nossa QUERIDA TERRA>
Ninguém lembra,mas,o cardiologista,Dr Afonso Henrique,pode e aceita. entrar nessa “peleja”.que nem diria o matuto: “Facim,facim”
Eita que ta tudo doido!!!!!!! Mais Lidiane esta Pronta para ser Prefeita,vamos em frente
Sou a favor do grupo unido pois unidos seremos forte, mas conheço a lidiane e é um nome que se deve aposta
Excelente nome que vem se destacando a cada dia! Lidiane é povão é, tanto que o mesmo afirma: popularidade é a sua marca. Iremos juntos pra luta!!!
NOTA DO BLOG – Um pedido a algumas pessoas que estão deixando comentário para esta postagem, mas usando nomes falsos. Para elogiar ou criticar, tenham a coragem de usar o próprio nome ou fiquem apenas na leitura. O sistema tem meios à identificação da origem dos comentários e alguns vêm da mesma máquina, mas utilizando dois ou mais nomes. Obrigado.
Lidiane está desempenhando um ótimo trabalho a frente da secretaria municipal de saúde #FATO..por isso mesmo, por ser tão competente, capacitada e saber como funciona toda a gestão municipal é que a faz um nome forte, sem riquezas ou tradições, Lidiane é “povo” e isso as vezes acaba desagradando a pessoas presas a tradições..Ela faz o diferencial e está apta e preparada para para enfrentar essa missão..Não desmerecendo nenhum dos nomes cogitados para o pleito, acredito que neste momento o nome melhor preparado é o dela.
Concordo, sem tradições e riquezas ela é povão. Temer o novo é algo bastante peculiar aos seres humanos. Pois é Lidiane veio pra fazer a diferença no quadro político e na historia de Areia Branca, sem nem um interesse político caiu na graça da população e isso assustou muito aqueles que consideravam um prefeito de férias e imbatível. E por outro lado acreditava-se que não existia pessoas para substituir Dr Bruno e com isso sonhava e acreditava em possível vitoria pois é o sonho vira um pesadelo e eles caem na real.
Lidiane , surgi e logo cedo mostrou que sabia fazer o melhor,competente e trabalhadora ela chegou ,chegou pra fazer muito mais do que vem fazendo na saúde. É hora de renovação e lutar pelos jovens e cidadãos que acreditam em uma Areia Branca do progresso e da continuidade. Mais uma vez daremos a resposta pois nos temos a força somos invencíveis e juntos de novo venceremos a semente do mal.
Apesar de não ter tradição politica Lidiane é um nome que vem se destacando espontaneamente. Isso é fruto de um trabalho muito bem realizado a frente da Secretaria de Saúde. Vamos apostar no novo. A bola da vez é Lidiane Garcia.
Vamos apostar no novo… Lidiane Garcia é sinônimo de competência, firmeza e popularidade. Está surgindo com certeza pra fazer o diferencial. Acredito na sua capacidade e, sem duvidas ela realizará ótimos projetos e ações de governo. Isso é simplismente reflexo de um trabalho muito bem realizado.
Quero antes de qualquer opinião parabenizar a coligação que indica o nome de Lidiana. Se formos relatar sua capacidade, passaríamos à noite escrevendo e seria pouco. Tem uma capacidade imensurável para estar a frente de qualquer projeto político do nosso município. Estou feliz, pois sei que Areia Branca caminha com os olhos no presente e almejando um futuro com coerência.
Se as qualidades que queremos ver em nossos governantes são pautadas na competência, honestidade e compromisso, acredito então que Lidiane está apta a assumir tão importante papel. Além do seu carisma e popularidade, que quem trabalha com ela dia a dia conhece bem.
Tenho raízes na bela Areia Branca. Por isso mesmo ouso participar do debate, via blog do companheiro Carlos Santos, acerca dos (des) caminhos da sucessão na terra do sal.
O prefeito Sousa – que foi vice-prefeito de Bruno – mostrou-se fiel ao grupo que o elegeu, fiel ao ex-prefeito e fiel aos compromissos assumidos com a população areiabranquense. Isto, por si só, o mostra com envergadura moral para comandar o processo sucessório. Isto, também, o coloca em posição de exigir do ex-prefeito Bruno e de quem quer que seja, respeito a uma liderança construída junto ao povo e aos atores políticos do município.
Candidaturas costuradas em gabinete todo mundo já sabe onde no que dá.
O nome de Lidiane é, de longe, o melhor para a municipalidade, para o grupo que elegeu o prefeito Sousa e para o futuro político de Areia Branca.
Por que melhor para a municipalidade?
Respondo: não pesa sobre Lidiane nenhuma acusação de improbidade administrativa, processos que tramitam nas várias esferas judiciais e acusações de infidelidade a tudo e todos. Lidiane desempenha, com louvor, todas as funções que o cargo de Secretária de Saúde de um município pobre exige. É atenciosa com a população, com os vereadores, com os líderes comunitários e com o projeto administrativo do prefeito Sousa. Suas qualidades de boa gestora tem sido cantada em prosa e verso na cidade. Na zona rural a população agradece sua atenção e carinho e a tratam como uma filha querida. A oposição (se é que ainda existe isso em Areia Branca) não teria condições de fabricar um discurso que desestabilizasse suas gratificantes credenciais junto a população. Sua origem de humildade a fez trilhar por este caminho que a conduziu a um patamar de popularidade que nunca, de forma premeditada, buscou. Foi a população que a consagrou.
Porque Lidiane é melhor pro grupo que elegeu o prefeito Sousa?
Lidiane reza na mesma cartilha do prefeito. Sua atenção as lideranças políticas e sociais do município e sua FICHA LIMPA garantem a continuidade, sem sobressaltos, de um projeto que iniciou com Bruno, foi ampliada com Sousa e Lidiane e terá continuidade no seu governo. Todos os vereadores e líderes comunitários sabem do valor e atenção dispensado por Lidiane aos mesmos. Valores que não se podem comparar e nem são conseguidos à força. São princípios que norteiam a atual administração e que seguirão com Lidiane para o fortalecimento de Areia Branca frente ao cenário político do Estado. Com Lidiane a política de Areia Branca continuaria a ser tratada na cidade, longe dos tribunais e sem solavancos e, com isso, a Prefeitura de Areia Branca passaria a lutar por ações dos governos estadual e federal de igual pra igual com outros municípios, levando vantagem na continuidade política e administrativa que só Lidiane pode garantir ao grupo de Sousa.
Por que Lidiane é melhor pro futuro político de Areia Branca?
O prefeito Sousa deu claras demonstrações de ser alguém com futuro político. O seu perfil de administrador o credenciou a alçar vôos mais altos. Quando projetou o Polo Costa Branca e aglutinou em seu entorno prefeitos de toda a Região mostrou que tem argumentos e liderança para buscar, na região, o reforço para o caminho além de Areia Branca.
Como Sousa poderia contar com uma garantia para este projeto? Com Lidiane na prefeitura. Com a capacidade que tem de manter a população satisfeita através de uma boa administração, com o fortalecimento do grupo de Sousa e com a fidelidade que lhe caracteriza. Nenhum outro nome, e me perdõe o ex-prefeito Bruno, tem condições de oferecer a Sousa esta garantia. Se hoje, necessitando do apoio de Sousa, sofrendo solavancos judiciais que o deixam trôpego politicamente, o ex-prefeito vem tratando Sousa como alguém que deve ser descartado, como será a partir de 01 de janeiro de 2013?
Daqui faço um apelo ao prefeito Sousa: converse com a população, converse com os líderes políticos, comunitários e sociais do seu agrupamento e veja se não tenho razão.
Lidiane será a melhor candidata pro seu grupo e uma grande prefeita para Areia Branca.
PS: Se quiserem podem procurar saber de Lidiane quem é Jailson Gomes. Nunca conversei com a mesma. Só tenho acompanhado o seu trabalho e, como alguém que gosta de política, a vejo com o potencial que aqui descrevi.
Jailson Gomes – Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do RN
Sem sombras de dúvida. O melhor nome. A melhor candidata. Com certeza será também, a melhor prefeita de Areia Branca. Siga em frente Lidiane!!!
Isso ai é bommmmm demais!!!! Que rachem mesmo e VIVA IRANEIDE PREFEITA DE AREIA BRANCA 2012 SE DEUS QUIZER!!!!
Quem é Iraneide?? Uma turista que visita Areia Branca de 4 a 4 anos. Quem vota nela? quatro gatos pingados!
Lidiane é um ótimo nome para Areia Branca.