• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 03/06/2012 - 11:31h
Areia Branca

Governo racha e novo nome surge à sucessão municipal

Desprestigiado pelo médico Bruno Filho (PMDB), seu vice-prefeito, o prefeito Manoel Cunha Neto, o ‘Souza’ (PP), pode oferecer às eleições de outubro uma considerável e surpreendente novidade à política da salinésia. Os bastidores estão com temperatura escaldante em Areia Branca.

Lidiane sai da Saúde para entrar na história (Costa Branca News)

A falta de espaço – até aqui – no palanque a que pertence há 16 anos, leva Souza a gerar projeto eleitoral em faixa própria. Caminha para fazer a enfermeira Lidiane Garcia (PSB), secretária de Saúde, sua opção à prefeitura. O quadro se desenha assim, de forma aparentemente enviesada.

Ela vai se desincompatibilizar do cargo de secretária municipal da Saúde amanhã (segunda-feira, 4), às 10h, em solenidade marcada para a Câmara Municipal.

Souza poderá estar perdendo uma auxiliar de reconhecida popularidade e valor gerencial, mas empinando um nome novo na sucessão areia-branquense. Não tem tradição política ou advém de família tradicional. É povo.

Há cerca de um mês, Bruno – que é pré-candidato a prefeito, articulou em Natal, com os deputados Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR), o fechamento de uma chapa. Chegou a fazer reuniões, tudo à revelia de Souza, com quem tinha compromisso de vê-lo indicar seu vice. Tinha, que se diga.

Vazou informação de que Henrique Alves aconselhara Bruno a conversar com Souza e aceitar o vice que ele (Souza) indicasse, devido a “coerência” que o prefeito desmonstrava em apoiá-lo. Segundo essas mesmas fontes, o presidente local do PMDB, ex-vereador Cleodon Bezerra, reforçou essa informação e tese.

De pai para filha

Souza lutou com fervor a legalidade da postulação de Bruno. Nos escaninhos da Justiça, alguns processos foram defendidos e acompanhados pelo prefeito. E, mesmo assim, não se pode afirmar com plena segurança que o ex-prefeito (duas vezes) Bruno tenha superado todo esse cipoal legalista.

Há uma insegurança político-jurídica rondando Bruno.

Num município que há anos convive com permanente judicialização de sua política, o atual vice-prefeito e ex-prefeito Bruno corre perigo até mesmo de não ser candidato a prefeito. O próprio Bruno já foi cassado em 2004, quando estava no segundo mandato como prefeito.

Bruno, Cleodon e Souza: racha (Costa Branca News)

Numa operação emergencial, Bruno costura meios para viabilizar sua filha Luana Pedrosa (PMDB) como substituta, numa espécie de sucessão dinástica.

Sai o pai, entraria a filha. Tudo em família. Não se viabilizando a prefeito, a filha o representaria no topo da chapa majoritária. Difícil é o próprio PMDB de Cleodon engolir a solução caseira, além de outros partidos da base governista.

Souza, isolado e praticamente banido do processo sucessório por Bruno, parece ter assumido outro caminho. Bruno ou Luana à sua sucessão? Para o prefeito, tanto faz. Há Lidiane.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. juranizia souza de albuqurque diz:

    Realmente eu n vejo Lidiane como vice-prefeita de Bruno, acho q ela deveria permanecer aonde ela está desempenhando um bom trabalho como boa e eficiente profissional q é… talvez ou seja melhor para o candidato a prefeito Bruno.

    • paulo diz:

      Realmente acredito em um progeto novo para Areia Branca,e Lidiane tem todo carisma,competencia e resposabilidade para tal pleito ,se Dr Bruno faz parte desse processo?Otimo. Se não, a juventude, esperiencia como Secretaria,pupularidade, permanencia em Areia Branca,equipe conpetente e apoi do prefeito Souza fará desse projeto o melhor para nossa QUERIDA TERRA>

  2. zepaula diz:

    Ninguém lembra,mas,o cardiologista,Dr Afonso Henrique,pode e aceita. entrar nessa “peleja”.que nem diria o matuto: “Facim,facim”

  3. Ana Ferreira diz:

    Eita que ta tudo doido!!!!!!! Mais Lidiane esta Pronta para ser Prefeita,vamos em frente

  4. ana diz:

    Sou a favor do grupo unido pois unidos seremos forte, mas conheço a lidiane e é um nome que se deve aposta

  5. Jozélia Souza diz:

    Excelente nome que vem se destacando a cada dia! Lidiane é povão é, tanto que o mesmo afirma: popularidade é a sua marca. Iremos juntos pra luta!!!

  6. Carlos Santos diz:

    NOTA DO BLOG – Um pedido a algumas pessoas que estão deixando comentário para esta postagem, mas usando nomes falsos. Para elogiar ou criticar, tenham a coragem de usar o próprio nome ou fiquem apenas na leitura. O sistema tem meios à identificação da origem dos comentários e alguns vêm da mesma máquina, mas utilizando dois ou mais nomes. Obrigado.

  7. Ilana diz:

    Lidiane está desempenhando um ótimo trabalho a frente da secretaria municipal de saúde #FATO..por isso mesmo, por ser tão competente, capacitada e saber como funciona toda a gestão municipal é que a faz um nome forte, sem riquezas ou tradições, Lidiane é “povo” e isso as vezes acaba desagradando a pessoas presas a tradições..Ela faz o diferencial e está apta e preparada para para enfrentar essa missão..Não desmerecendo nenhum dos nomes cogitados para o pleito, acredito que neste momento o nome melhor preparado é o dela.

    • Kiara Amaral diz:

      Concordo, sem tradições e riquezas ela é povão. Temer o novo é algo bastante peculiar aos seres humanos. Pois é Lidiane veio pra fazer a diferença no quadro político e na historia de Areia Branca, sem nem um interesse político caiu na graça da população e isso assustou muito aqueles que consideravam um prefeito de férias e imbatível. E por outro lado acreditava-se que não existia pessoas para substituir Dr Bruno e com isso sonhava e acreditava em possível vitoria pois é o sonho vira um pesadelo e eles caem na real.
      Lidiane , surgi e logo cedo mostrou que sabia fazer o melhor,competente e trabalhadora ela chegou ,chegou pra fazer muito mais do que vem fazendo na saúde. É hora de renovação e lutar pelos jovens e cidadãos que acreditam em uma Areia Branca do progresso e da continuidade. Mais uma vez daremos a resposta pois nos temos a força somos invencíveis e juntos de novo venceremos a semente do mal.

  8. Cleviana diz:

    Apesar de não ter tradição politica Lidiane é um nome que vem se destacando espontaneamente. Isso é fruto de um trabalho muito bem realizado a frente da Secretaria de Saúde. Vamos apostar no novo. A bola da vez é Lidiane Garcia.

  9. Vanessa diz:

    Vamos apostar no novo… Lidiane Garcia é sinônimo de competência, firmeza e popularidade. Está surgindo com certeza pra fazer o diferencial. Acredito na sua capacidade e, sem duvidas ela realizará ótimos projetos e ações de governo. Isso é simplismente reflexo de um trabalho muito bem realizado.

  10. Raimundo Lindoberto diz:

    Quero antes de qualquer opinião parabenizar a coligação que indica o nome de Lidiana. Se formos relatar sua capacidade, passaríamos à noite escrevendo e seria pouco. Tem uma capacidade imensurável para estar a frente de qualquer projeto político do nosso município. Estou feliz, pois sei que Areia Branca caminha com os olhos no presente e almejando um futuro com coerência.

  11. kadja diz:

    Se as qualidades que queremos ver em nossos governantes são pautadas na competência, honestidade e compromisso, acredito então que Lidiane está apta a assumir tão importante papel. Além do seu carisma e popularidade, que quem trabalha com ela dia a dia conhece bem.

  12. Jailson Gomes diz:

    Tenho raízes na bela Areia Branca. Por isso mesmo ouso participar do debate, via blog do companheiro Carlos Santos, acerca dos (des) caminhos da sucessão na terra do sal.
    O prefeito Sousa – que foi vice-prefeito de Bruno – mostrou-se fiel ao grupo que o elegeu, fiel ao ex-prefeito e fiel aos compromissos assumidos com a população areiabranquense. Isto, por si só, o mostra com envergadura moral para comandar o processo sucessório. Isto, também, o coloca em posição de exigir do ex-prefeito Bruno e de quem quer que seja, respeito a uma liderança construída junto ao povo e aos atores políticos do município.
    Candidaturas costuradas em gabinete todo mundo já sabe onde no que dá.
    O nome de Lidiane é, de longe, o melhor para a municipalidade, para o grupo que elegeu o prefeito Sousa e para o futuro político de Areia Branca.
    Por que melhor para a municipalidade?
    Respondo: não pesa sobre Lidiane nenhuma acusação de improbidade administrativa, processos que tramitam nas várias esferas judiciais e acusações de infidelidade a tudo e todos. Lidiane desempenha, com louvor, todas as funções que o cargo de Secretária de Saúde de um município pobre exige. É atenciosa com a população, com os vereadores, com os líderes comunitários e com o projeto administrativo do prefeito Sousa. Suas qualidades de boa gestora tem sido cantada em prosa e verso na cidade. Na zona rural a população agradece sua atenção e carinho e a tratam como uma filha querida. A oposição (se é que ainda existe isso em Areia Branca) não teria condições de fabricar um discurso que desestabilizasse suas gratificantes credenciais junto a população. Sua origem de humildade a fez trilhar por este caminho que a conduziu a um patamar de popularidade que nunca, de forma premeditada, buscou. Foi a população que a consagrou.
    Porque Lidiane é melhor pro grupo que elegeu o prefeito Sousa?
    Lidiane reza na mesma cartilha do prefeito. Sua atenção as lideranças políticas e sociais do município e sua FICHA LIMPA garantem a continuidade, sem sobressaltos, de um projeto que iniciou com Bruno, foi ampliada com Sousa e Lidiane e terá continuidade no seu governo. Todos os vereadores e líderes comunitários sabem do valor e atenção dispensado por Lidiane aos mesmos. Valores que não se podem comparar e nem são conseguidos à força. São princípios que norteiam a atual administração e que seguirão com Lidiane para o fortalecimento de Areia Branca frente ao cenário político do Estado. Com Lidiane a política de Areia Branca continuaria a ser tratada na cidade, longe dos tribunais e sem solavancos e, com isso, a Prefeitura de Areia Branca passaria a lutar por ações dos governos estadual e federal de igual pra igual com outros municípios, levando vantagem na continuidade política e administrativa que só Lidiane pode garantir ao grupo de Sousa.
    Por que Lidiane é melhor pro futuro político de Areia Branca?
    O prefeito Sousa deu claras demonstrações de ser alguém com futuro político. O seu perfil de administrador o credenciou a alçar vôos mais altos. Quando projetou o Polo Costa Branca e aglutinou em seu entorno prefeitos de toda a Região mostrou que tem argumentos e liderança para buscar, na região, o reforço para o caminho além de Areia Branca.
    Como Sousa poderia contar com uma garantia para este projeto? Com Lidiane na prefeitura. Com a capacidade que tem de manter a população satisfeita através de uma boa administração, com o fortalecimento do grupo de Sousa e com a fidelidade que lhe caracteriza. Nenhum outro nome, e me perdõe o ex-prefeito Bruno, tem condições de oferecer a Sousa esta garantia. Se hoje, necessitando do apoio de Sousa, sofrendo solavancos judiciais que o deixam trôpego politicamente, o ex-prefeito vem tratando Sousa como alguém que deve ser descartado, como será a partir de 01 de janeiro de 2013?
    Daqui faço um apelo ao prefeito Sousa: converse com a população, converse com os líderes políticos, comunitários e sociais do seu agrupamento e veja se não tenho razão.
    Lidiane será a melhor candidata pro seu grupo e uma grande prefeita para Areia Branca.
    PS: Se quiserem podem procurar saber de Lidiane quem é Jailson Gomes. Nunca conversei com a mesma. Só tenho acompanhado o seu trabalho e, como alguém que gosta de política, a vejo com o potencial que aqui descrevi.
    Jailson Gomes – Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do RN

  13. Cláudio Garcia diz:

    Sem sombras de dúvida. O melhor nome. A melhor candidata. Com certeza será também, a melhor prefeita de Areia Branca. Siga em frente Lidiane!!!

  14. Edineide oliveira diz:

    Isso ai é bommmmm demais!!!! Que rachem mesmo e VIVA IRANEIDE PREFEITA DE AREIA BRANCA 2012 SE DEUS QUIZER!!!!

    • Josi Souza diz:

      Quem é Iraneide?? Uma turista que visita Areia Branca de 4 a 4 anos. Quem vota nela? quatro gatos pingados!
      Lidiane é um ótimo nome para Areia Branca.

Trackbacks

  1. […] da enfermeira Lidiane Garcia (PSB) da Secretaria da Saúde do Município, sob intensa festa (veja AQUI) promovida por outros setores políticos e sobretudo pelo grupo de Souza, o deixou […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.