• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 25/03/2023 - 21:34h
Estreia

“Graça – uma economia da encarnação”, é o novo show da Giradança

Após circular pelos estados de São Paulo, Ceará, Pernambuco e Paraná, o espetáculo “Graça – uma economia da encarnação”, da Companhia Giradança tem estreia marcada em Natal, na Casa da Ribeira, no dia 1º de abril, às 20h. Uma segunda apresentação acontece no dia 02, às 19h, e conta com intérprete de libras. O primeiro lote de ingressos gratuitos começou a ser distribuído através do sympla.com/giradanca dia passado.

Espetáculo tem importante elogio da crítica (Foto: Brunno Martins)

Espetáculo tem importante elogio da crítica (Foto: Brunno Martins)

Camadas de tinta e de histórias acumuladas, impressas, misturadas, desbotadas, dissolvidas nos corpos. Assim podem ser observadas as bailarinas do grupo, Jania Santos, Joselma Soares e Ana Carolina Vieira, que fazem parte do elenco. Elas trazem à tona histórias que atribuem aos próprios corpos qualidades e possibilidades múltiplas, como nas narrativas mitológicas, questionando o ser fêmea através das automitologias.

Durante a passagem da companhia pelo estado de São Paulo, o dramaturgo e crítico teatral, Márcio Tito, classificou o espetáculo como “organismo surpreendente, sensível, filosófico e bem inscrito”. A crítica, publicada no site Deus Ateu, afirma ainda que Graça transforma cenário e corpo em idioma que “numa dimensão reformada nos entrega uma corajosa e bem armada nova arquitetura aos sentidos”.

Coreografia

A coreografia do grupo potiguar foi elaborada por Elisabete Finger, que é performer e coreógrafa e desenvolve trabalhos que perseguem uma ‘lógica de sensações’. Já a direção artística é de Alexandre Américo, artista e pesquisador da dança, com enfoque na investigação em arte contemporânea.

Américo afirma que o espetáculo é um marco para a Giradança, pois avança no seu pensamento poético e político. A estreia em Natal, após a circulação em outros estados do país,  traz uma peça mais amadurecida, com “um tipo de espirituosidade estética”, como ele diz.

“Graça – uma economia da encarnação” teve a montagem realizada com o apoio do projeto Rumos Itaú Cultural e as apresentações são viabilizadas através do Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022. A temporada do espetáculo em Natal abre a comemoração do mês da dança, celebrada internacionalmente no dia 29 de abril.

Giradança

A Companhia Giradança foi criada em Natal (RN), em 2005, e se estabelece, já em seus primeiros trabalhos, como uma zona capaz de gerar tecnologias inacabadas (coreografias) operadoras de corpos discursivos com o enfoque nas relações tensionais entre corpos com e sem deficiência.

A Giradança tem apresentado em palcos de todo o Brasil um trabalho que rompe preconceitos, limites pré-estabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea. Com quase uma década de trabalho acumula diversos prêmios nos seus mais de 13 espetáculos de repertório, tendo se apresentado por mais de 15 estados brasileiros e 5 países.

Serviço

Estreia do espetáculo “Graça – Uma economia da encarnação” em Natal/RN

01 de abril, às 20h

02 de abril, às 19h

Local: Casa da Ribeira (R. Frei Miguelinho, 52 – Ribeira)

Reserva de ingressos: sympla.com/giradanca (Gratuito)

Classificação indicativa: 16 anos.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.