• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 24/06/2015 - 18:32h
Coleção Mossoroense

Lobby empresarial consegue salvar patrimônio cultural

Na tarde desta quarta-feira (24), os representantes das três entidades representativas do comércio de Mossoró voltaram a se reunir para discutir formas de preservação da Coleção Mossoroense, assim como todo o acervo da Fundação Vingt-un Rosado. Desta vez Getúlio Vale, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), Oberi Penha, da Associação Cultural e Indústrial de Mossoró (ACIM), e Michelson Frota, do Sindicato do Comércio Varejista (SINDIVAREJO), acompanharam o chefe do executivo mossoroense, prefeito Francisco José Lima Silveira Júnior (PSD), em visita ao prédio onde funciona o Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia.

Participantes de reunião chegaram a bom termo para a cultura (Foto: cedida)

A visita ao museu foi agendada depois que o prédio foi sugerido pelas entidades como adequado para abrigar os mais de 150mil títulos que compõe toda a coletânea mantida pela Fundação Vingt-un Rosado, durante reunião com a secretária de Cultura de Mossoró, Isolda Dantas, realizada na última quinta-feira, dia 18.

Durante a visita que também contou com a presença da secretária de Cultura de Mossoró, Isolda Dantas, do secretário de adjunto de Cultura, Jurandir Filho, do diretor do Museu, Almir Moura, do presidente da Fundação Vingt-un Rosado, Dix-sept Rosado Sobrinho, vereador Claudionor dos Santos (PMDB) e dos historiadores Kydelmir Dantas e Geraldo Maia, ficou acertado que uma das três salas do piso superior do Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia será cedida pelo município para abrigar todo o acervo da Fundação Vingt-un Rosado, assim como da Coleção Mossoroense.

Levantamento

A transferência do acervo já poderá ter início na terça-feira, dia 30, e com isso os responsáveis pela fundação começarão a catalogar todos os títulos, e fazer um levantamento de seus exemplares, para que parte seja doada para escolas municipais e instituições públicas.

De acordo com o acerto firmado com o município, a CDL, a Acim e o Sindivarejo se comprometeram a viabilizar a instalação da plataforma para garantir a acessibilidade ao andar superior, para que seja liberado para visitação do público.

Dix-sept Rosado frisou a importância da luta das entidades para a revitalização da fundação e preservação das obras. “A CDL, a Acim e o Sindivarejo, trouxeram um alento novo para nós que fazemos a Fundação Vingt-un Rosado”.

O presidente da CDL, Getúlio Vale, enfatizou que as entidades saem com sentimento de vitória, mas que este foi o primeiro passo. “Agradecemos a boa vontade do prefeito de vir ao museu, e demonstrar o interesse de contribuir com nossa luta. Agora vamos viabilizar a instalação da plataforma de acessibilidade, e para isso contaremos com a classe empresarial de Mossoró”, ressalta.

Com informações da CDL.

Nota do Blog – Esta página fez uma postagem recente (veja AQUI), analítico-opinativa, mostrando que Acim, CDL e Sindivarejo que abrigam a mais representativa constituição de empresários-empreendedores-lojistas do município, tinham mudado de feição, foco e atitude.

Passaram a ser protagonistas.

Esse é mais um caso que prova como o Blog conseguiu identificar e fomentar essa salutar mudança. Que assim continue.

O poder público estava passivo, omisso e distanciado dessa questão. Parecia que não era, também, problema seu.

Acim, CDL e Sindivarejo agiram e provocaram essa decisão.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Notícia muito boa! Em frente e salve o “Nosso” blog!

  2. vladenilson duarte diz:

    Ufa!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.