• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 31/03/2014 - 08:43h
Golpe de 1964

Loja Maçônica lança manifesto em defesa da democracia

A Loja Maçônica Sebastião Vasconcelos dos Santos, de Mossoró, lança “Manifesto em defesa da democracia”, assinalando a fatídica data de 50 anos do golpe militar de 1964, neste dia 31 de março.

Veja abaixo, a íntegra desse texto:

A aurora do dia 31 de março de 2014 remeterá o povo brasileiro a uma profunda reflexão sobre a democracia, valor supremo de uma sociedade livre, igualitária e fraterna, que tem defendido, no curso dos acontecimentos, o homem como ser essencialmente político, dotado de razão e de direitos inalienáveis, dentre os quais a vida, a liberdade, a igualdade, a felicidade e a solidariedade que os fazem filhos de uma mesma e intangível raça, criada para pensar e agir pelo influxo do diálogo e da tolerância.

Os primeiros raios da estrela mãe a manar o solo do Brasil nesse histórico dia, sublinhará quão bela e sedosa é a dádiva da LIBERDADE, inegável extensão da vida, da IGUALDADE, manifesto pavimento da razão, e da FRATERNIDADE, forjada como o mais nobre dos sentimentos humanos.

A efusiva magia que hoje acalenta cada brasileiro também nos faz lembrar, chorar e repudiar um outro dia 31 de março, encravado, trágico e sombriamente, no ano de 1964, e que colide, sob qualquer aspecto racional, com o esplendor republicano e de liberdades civis do ano em curso.

A marcha dos militares há 50 anos, assinalava o início do mais tenebroso e duradouro período de trevas da História do Brasil, marcado por perseguições sistemáticas aos que se opunham ao regime, por condenações a revelia da lei, por graves transgressões aos Direitos Humanos, pela criminalização das liberdades civis, pela usurpação do poder político, pela violação do Estado constitucional, enfim, pela prática das mais violentas ações contra um povo.

A noite esvaiu-se diante do triunfo dos raios da liberdade, regenerada pela reconstrução do edifício constitucional do Brasil e pela devolução do poder político aos civis, marco da cultura política ocidental, da qual a nação brasileira herdou toda a filosofia ética e o amálgama social e jurídico.

Como instituição histórica e que tem participado, como protagonista, da construção da identidade política desse povo, a Maçonaria não poderia deixar de registrar o seu repúdio ao estado de exceção e aos graves atentados por ele praticados aos Direitos Humanos, ao tempo em que reafirma, assim como o tem feito em toda a sua existência, a crença no homem, como principal criação do Grande Arquiteto do Universo, nas instituições democráticas, nas liberdades civis e no sistema de tolerância política, ideológica e de escolhas, somente possíveis e assegurados em um Estado Democrático de Direito.

Loja Maçônica Sebastião Vasconcelos dos Santos

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. gilmar h diz:

    Minha Nossa Senhora!!!
    Gente, acorde!!!!
    Qual o representante público que a Moçonaria local homageou recentemente?
    Gente, atente para o comportamento dessa irmandade em relação aos traquejos políticos atuais e depois procure relacioná-lo à época a qual esse manifesto se refere.

    A propósito, compare também o comportamento de certos comentaristas aqui. Alguns só aparecem para elogiar AUTORES de textos politicamente corretos. Alguns deles chegam até a publicar “artigos” regularmente, descrevendo tudo que há de errado nesse sistema social. No entanto, quando se publica FATOS comprobatórios de políticas públicas impopulares e os responsáveis por elas, esses leitores-comentaristas e grandes escritores se calam só para revelar quem eles são – são próprios para esse tipo de manifestação retórica que acabamos de ler. Mamam nesse sistema.

  2. Pablo Vinícius diz:

    É lamentável como algumas pessoas e instituições tentam esquecer o que fizeram no passado. A Maçonaria não só apoiou o golpe de 64 como também o planejou, com outros grupos. O que dizer da atuação do Coronel maçônico Golbery do Couto e Silva?

  3. Francisco Soriano de Souza Nunes diz:

    Sou VM da ARLM Novo Século 3022, GOB RJ. Faço parte do movimento Maçons pela Democracia. (21)999633605. Favor me ligar. Tfa

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.