Na caudalosa série de pesquisas eleitorais que povoa a imprensa e redes sociais do RN, para alegria ou contrariedade de muitos, o nome de um oficial da PolÃcia Militar do RN, Inácio Brilhante de Araújo Filho, o “Major Brilhante”, aparece em continuada ascensão. Passou a ser comum sua aparição entre os mais lembrados à Câmara Federal.
Inscrito no Progressistas para fazer ‘esteira’ ao deputado federal mossoroense Beto Rosado, Major Brilhante pode ser mais do que isso e fugir ao script estabelecido pelo parlamentar, que comanda o partido. Duvidar, quem há de? Bom não.
Em algumas pesquisas, Brilhante já desponta à frente de Beto Rosado (veja AQUI). Ainda não se pode falar em tendência, mas com certeza é um sinalizador de preocupação para o deputado e seu grupo, o rosalbismo, que luta desesperadamente à manutenção de seu mandato, único após perda da Prefeitura de Mossoró.
Major Brilhante pode ser mais um daqueles fenômenos eleitorais nascidos do nada e, teoricamente, tratado como alguém a cumprir papel de coadjuvante, que acaba saltando ao estrelado. Ou seja, à eleição.
Para quem não lembra, o RN tem um exemplo bem marcante desse tipo de engenharia polÃtica planificada por Beto e o rosalbismo, que acabou dando errado. Em 2010, o vereador, apresentador de televisão e radialista Paulo Wagner, natural de Areia Branca, foi convocado pela então prefeita natalense Micarla de Sousa (PV) para ser esteira de sua irmã, Rosy de Sousa, em chapa à Câmara dos Deputados.
Contas erradas
Estava tudo certo, arrumado, pronto e definido. Âncora de programa de grande audiência na TV Ponta Negra, que o projetava como figura cômica e muito popular, Wagner aceitou a missão de forma despretensiosa. Era mais uma tarefa profissional do que polÃtica, que lhe era entregue pela ‘patroa’ (Micarla é uma das sócias da TV até hoje).
As contas dela acabaram dando errado. Paulo Wagner foi eleito com 55.085 votos e Rosy ficou na primeira suplência com 32.341 votos. Ela só experimentou um gostinho de ser parlamentar com afastamento de Paulo Wagner no fim do mandato, por problemas de saúde.
O agravante para Micarla na mesma eleição, é que igual fórmula ela tentou para deputado estadual com o então marido Miguel Weber (PV). Ele não se elegeu.
Beto e seu grupo já estão ressabiados, para não serem a nova versão do ‘efeito Paulo Wagner’. Se tudo der certo, contudo, como o esquadrinhado, o major é quem será seu principal ‘eleitor’.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O major será eleito entre os 3 mais votados, votar no major é pelo: politicamente correto, é pela mudança do no Novo, é pela a descrença da velha polÃtica, é pela confiança em alguém que tem o nome doce e limpo, é pela renovação, é pelo caráter, é pelo comprometimento de mudanças, major BRILHANTE nosso futuro Dep federal, temos certeza que ele irá representar muito bem o povo norteriograndense!
Ele foi derrotado ! Graças a Deus!
O mesmo poderá acontecer com Kelps Lima e Lawrence Amorim.
Os Mossoroense mais uma vez dará a resposta nas urnas, colocando de vez um PONTO final no ROSALBISMO, Mossoró têm bastante candidatos a Deputados Federais, o quê faz com que “betinho”, filhinho fique esquecido um pouco, e os votos da sua querida tia não o elege, se ela tem ainda esse poder, vou de LAW, ATÉ POR QUE SE O PREFEITO DE MOSSORÓ NÃO CONSEGUIR ELEGER UM DEPUTADO, UMA FUTURA REELEIÇÃO PARA VAI POR AGUA ABAIXO.
Eu acho que Beto Rosado dessa vez não escapa, vai cair fora da câmara federal.
Caiu, ainda bem!
Beto será uns dos 8 mais votados do estado concerteza. Brilhante foi disputado por todos os partidos polÃticos devido seu potencial, escolheu o PP ,tomara que o partido consiga eleger os dois.
Os dois foram derrotados.
Chega de Milicos envolvidos em politica!. – Já basta as vergonhosas e desastrosas e incompetentes figuras carimbadas dos intragáveis Capitães bolsoLIXO e Stevenson Valentim. Suas atuações são ridÃculas e vexatórias. Ligam nada à coisa nenhuma Essa é de lascar.
Beto será eleito novamente não por ser bonito ou feio, ou por ser Rosado ou Silva. Beto será reeleito porque o povo vai reconhecer o trabalho, precisamos reconhecer que Beto é o maior deputado federal que Mossoró já teve.
Eu sou uma pessoa que não voto por nome ou sobrenome, voto em Beto por reconhecer todo esforço e trabalho q ele vem desempenhado nesses mandatos como deputado.