A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PROMULHER), lança nos dias 18 e 26 de junho, à s 9h30, o “Manual de Boas Práticas Comportamentais”. Os eventos de lançamento acontecerão no auditório Cortez Pereira, o Plenarinho, e serão direcionados para chefes de setor e servidores do Legislativo.
O manual aborda diversas formas de discriminação, incluindo machismo, misoginia, capacitismo, gordofobia, etarismo, transfobia, lgbtfobia e racismo. O objetivo é criar mecanismos de prevenção e enfrentamento das diversas violências no âmbito institucional, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso.
Para a elaboração do manual, a Assembleia Legislativa formou um grupo de trabalho com integrantes da Promulher e de outros setores da Casa, com apoio metodológico e edição da doutora em Direito Mariana de Siqueira, professora da UFRN e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB.
Baseado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o manual orienta sobre padrões comportamentais respeitosos, sustentáveis e dignos. Aborda temas como assédio moral e sexual, importunação sexual e violência polÃtica de gênero, apresentando conceitos, exemplos e canais de acolhimento à s vÃtimas, além de possÃveis ações de prevenção e repressão a condutas indesejadas.
Faça um Comentário