• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 04/04/2024 - 10:26h
Investigação

Ministro de Lula é suspeito de desvio milionário

Rui Costa está agora na Casa Civil do Governo Lula (Foto: Jonne Roriz/Veja/Arquivo)

Rui Costa está agora na Casa Civil do Governo Lula (Foto: Jonne Roriz/Veja/Arquivo)

Do Canal Meio e outras fontes

Um dos responsáveis pela articulação política do governo Lula (PT), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, está sendo investigado pela Polícia Federal por suposto envolvimento em irregularidades na compra de respiradores quando era governador da Bahia, conta Aguirre Talento. O nome de Costa surgiu na delação premiada da empresária Cristiana Prestes Taddeo, da Hempcare, que recebeu R$ 48 milhões por respiradores durante a pandemia, mas não entregou nenhum aparelho.

Ela disse que o negócio foi intermediado por um empresário baiano que se apresentava como amigo de Costa e cobrou R$ 11 milhões pela “assessoria”.

Em outro depoimento, o ex-secretário da Casa Civil da Bahia Bruno Dauster disse que o negócio foi fechado por ordem do então governador. Em nota, Costa diz que mandou abrir investigação quando os respiradores não foram entregues e negou irregularidades na contratação. (UOL)

Na delação premiada, Cristiana afirmou ter prints de conversas de Costa com Cleber Isaac, considerado pela PF pivô da compra milionária de respiradores, relata a coluna de Lauro Jardim. O vendedor Hesdras Gafi, da Hempcare, apresentou Daniel Nakamoto, dono de uma fábrica, a Isaac para doação de máscaras ao governo baiano durante a pandemia.

Gafi recebeu o print de uma conversa de Reinan Almeida, sócio de Isaac, com Costa sobre uma doação de Nakamoto e, na sequência, ele pergunta o preço de cada máscara. A doação tinha o objetivo de estabelecer contato com o governo para depois ter preferência na venda. (Globo)

Desde o início do governo, Costa vem se queixando do inquérito, que considera injusto. Segundo Guilherme Amado, ele manifestou seu descontentamento a integrantes do Ministério da Justiça nas gestões de Flávio Dino e de Ricardo Lewandowski. O chefe da Casa Civil se irritou especialmente com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, por considerar que ele não tratava o inquérito com a devida atenção. (Metrópoles)

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Heytor George diz:

    Já deveria ter pedido para sair, bem como uma declaração do Presidente sobre o assunto .

  2. barbosa Gomes diz:

    A velha mania da mão inquieta desse rapaz que mais uma vez, novamente e de novo tem como proteção a armadura do PT. Quero ver oq os petistas vão dizer.

  3. Luiz Carlos Batista diz:

    Na CPI da pandemia não deu nada pra ele, nem foi ouvido imagine agora com todo poder e protegido por Alibaba e os 40 ladrões.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.