• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 23/12/2021 - 16:32h
Saúde pública

MP recomenda continuidade de UTI Pediátrica; PMM diz manter serviço

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Secretaria Municipal de Mossoró que seja adotada toda e qualquer medida necessária ao funcionamento ininterrupto da UTI pediátrica do Município, evitando a descontinuidade dos serviços ali prestados, sobretudo, com a manutenção, em seus quadros, de profissional intensivista pediátrico e médicos pediatras habilitados para compor as respectivas escalas, em especial a partir de 27 de dezembro de 2021.

Recomendação do MP sai um dia após divulgação de notícia sobre suposto encerramento do serviço (Foto ilustrativa)

Recomendação do MP sai um dia após divulgação de notícia sobre suposto encerramento do serviço (Foto ilustrativa)

Na segunda-feira (27), serão encerrados os contratos dos médicos habilitados que atualmente encontram-se desempenhando suas funções na UTI pediátrica de Mossoró. Caso haja descontinuidade dos serviços, o Município poderá ser responsabilizado civil e criminalmente, diante de eventual dano à saúde de crianças, usuários do Sistema Único de Saúde.

Prazo

A informação passada ontem por médicos da Neoclínica, empresa que presta serviço na UTI Pediátrica instalada desde 10 de abril de 2013, no Hospital Wilson Rosado (HWR), era de que o atendimento seria encerrado porque o contrato com municipalidade não foi renovado.

Em Nota à Imprensa (veja AQUI), a Prefeitura Municipal de Mossoró desmentiu a informação que foi pulverizada em redes sociais e distribuída à imprensa: Sobre a disponibilidade de médicos para a UTI pediátrica, a Prefeitura de Mossoró esclarece que, após o encerramento do contrato com a empresa Neoclínica no dia 27 deste mês, outra empresa assumirá a prestação desse serviço já no dia posterior, 28 de dezembro. Ou seja, o atendimento não será interrompido.

A promotoria sublinha, que “o exercício da atividade médica por profissional intensivista pediátrico e médicos pediatras habilitados para compor a escala é essencial para o funcionamento de uma unidade intensiva pediátrica”.

Em sua página na Internet (veja AQUI), o MPRN assinala que o município “tem um prazo de 48h para se manifestar sobre a recomendação expedida pelo MRN, sob pena de propositura da demanda judicial cabível, sem prejuízo da apuração de eventual responsabilidade de quem de direito, nas esferas cível e administrativa”.

Leia também: UTI Pediátrica passa a ter nova empresa e equipe

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Roncalli José Guimarães Cunha diz:

    Preocupação nessa decisão não é somente manter a continuidade do serviço, mas manter a QUALIDADE DO SERVIÇO. A continuidade é uma coisa óbvia, uma UTI pediátrica não pode ser interrompida por detalhes burocráticos . Espero que isso seja melhor para a população pq há 08 anos a UTI pediatrica presta um serviço de qualidade a Mossoró e região e trocar de contrato é até simples, difícil é conseguir equipe com o nível de experiência e entrosamento que existe hoje .

  2. Marcos Pinto. diz:

    Frei Molambinho e Quincas Berro D’água exclamam, sobressaltado : Mais um fato sintomático que comprova o quanto o prefeito encontra-se desnorteado, sem rumo e sem prumo. Com certeza, reflexo do péssimo assessoramento e de uma visível e imprevisível sintomatologia da intragável SÍNDROME DO SILVEIRINHA. Essa é de lascar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.